Sérgio Moro critica ‘demonização’ de sua imagem

Jornal GGN – Sérgio Moro, juiz federal responsável pelo julgamento das ações da Operação Lava Jato, fez críticas ao foro privilegiado e à “demonização” de sua imagem. “Não sou nenhuma besta fera”, afirmou durante palestra no 10º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em São Paulo.

Moro defendeu a divulgação de informações investigadas na Lava Jato. Para ele, a publicação dessas informações é um instrumento de democraticação do poder e também um dever constitucional. “Defendemos que os processos devam ser públicos, principalmente quando envolve a administração pública, até porque permite um escrutínio da imprensa”.

Do O Globo

‘Não sou nenhuma besta fera’ , diz juiz Sérgio Moro
 
Em congresso da Abraji, magistrado critica demonização de sua imagem e foro privilegiado a políticos
 
SÃO PAULO — O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo julgamento das ações da operação Lava-Jato, criticou nesta sexta-feira, em palestra durante o 10º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo, a “demonização” de sua imagem.

— Não sou nenhuma besta fera — disse Moro, quando questionado sobre a pressão de setores insatisfeitos pela maneira com que conduz o julgamento das ações.

No início da semana, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, criticaram o “vazamento seletivo” do conteúdo da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC.

O juiz fez ainda críticas ao foro privilegiado. Para Moro, o foro a políticos com mandato fere o princípio da igualdade. Ele criticou o uso da prerrogativa como instrumento para causar morosidade aos processos penais.

 

— Vejo este instituto não muito com viés positivo porque é contrário ao princípio da igualdade. Pensando o foro privilegiado como um forma de maior controle (da administração pública) é positivo. Mas pensando em outra forma, como um mecanismo de proteção (de figuras públicas), eu tenho dúvida da sua validade. Como eu gostava muito de revista em quadrinho, lembro daquelas fases do Homem-Aranha onde dizia “quanto maior o poder, maior a responsabilidade”. Acho que o sistema tem que ser construído em cima disso — declarou o juiz.

Moro defendeu ainda a publicação das informações investigadas na Operação Lava-Jato como instrumento de “democratização do poder”. Para Moro, esta ampla divulgação é um dever constitucional, ainda mais em casos envolvendo a administração pública.

— Defendemos que os processos devam ser públicos, principalmente quando envolve a administração pública, até porque permite um escrutínio da imprensa — afirmou o magistrado, completando: — Quanto maiores poderes, maiores responsabilidades. Os governantes têm mais poder e com isso mais responsabilidades.

O juiz se negou a responder sobre questões relativas ao julgamento da Lava-Jato. Questionado se aceitaria falar do julgamento após a conclusão, ele se mostrou aberto, mas disse que não era o momento para se pensar nisso.

— A única certeza é que quero tirar umas longas férias depois disso tudo.

Em relação às delações, Moro destacou que “toda delação depende de prova” para ser usada como peça de acusação.

No final da palestra, Moro foi questionado pela plateia se um dos seus objetivos das investigações da Lava-Jato seria “pegar” o ex-presidente Lula. O magistrado disse que não cabe a ele dizer quem “deve ou não” ser investigado já que ele não é condutor das investigações. O juiz também não quis comentar sobre os comentários da presidente Dilma Rousseff, que declarou não respeitar delatores:

— Acho que a presidente merece respeito da parte minha e de todas as pessoas. Não me sentiria confortável em rebater um comentário da presidente.

Antes da palestra, Moro defendeu o jornalismo investigativo como instrumento fiscalizador da sociedade. O magistrado afirmou que o jornalista tem a capacidade de antecipar informações relevantes a investigações em curso.

— O profissional de imprensa não tem os mesmos instrumentos da polícia, mas muitas das vezes tem uma certa flexibilidade. Essa flexibilidade dá a capacidade de buscar informações e colher dados antecipando até mesmo as investigações da Justiça — afirmou Moro.

Moro foi um dos convidados a conversar com os jornalistas nesta sexta-feira. A operação, que levou à prisão políticos e empresários, foi tema ainda de duas mesas de debates jornalísticos. No sábado, será a vez do jornalista francês Riss, editor da revista Charlie Hebdo, falar sobre o ataque terrorista que matou 12 integrantes da revista em janeiro passado. Também fará palestra sobre jornalismo investigativo, no sábado, Dana Priest, do Washington Post. Veja a programação completa do congresso.

Redação

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanto mais um juiz aparece

    Quanto mais um juiz aparece na mídia,menos gosto dele.

       É o caso de M A M que dá entrevistas a granel.

      Muito difícil,pra não dizer QUASE impossível ,um membro do Supremo Tribunal americano conceder uma entrevista.

           Por essas e outras que somos do TERCEIRO mundo.

                Não gosto de escrever isso, Me doi.Amo meu país,

                    Mas é verdade !

                   

  2. – ‘sergio ARANHA moro’, você

    – ‘sergio ARANHA moro’, você precisa salvar a humanidade !!!

    – Não !!

    O ídolo do cara é o HOMEM ARANHA, gente !!! INACREDITÀVEL … Quando vc pensa que já viu tudo, o mundo da umas voltas e te surpreende completamente.

     

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

     

    1.   Então ele é fã sem ter lido

        Então ele é fã sem ter lido os gibis.

        Nas histórias em quadrinhos, é ressaltado o quanto o Homem-Aranha come o pão que o diabo amassou por conta de campanhas difamatórias promovidas por um inescrupuloso dono de jornal.

    2. Fui conferir, e é vero…rs

      “Como eu gostava muito de revista em quadrinho, lembro daquelas fases do Homem-Aranha onde dizia “quanto maior o poder, maior a responsabilidade”. Acho que o sistema tem que ser construído em cima disso — declarou o juiz.”

    3. E pensar que…

      quando criança eu simplesmente não lia quadrinhos (exceto as do Pateta porque sempre eram engraçadas) porque achava de uma babaquice sem limites.

      E outra coisa. Meu pai nos proibia de ler quadrinhoas durante o período escolar. 

      Durante as aulas so livros.

      Mas pelo pouco que conheço das caracteristicas, individualidade e personallidade do homem-aranha Ele dispensaria esse fá. São exatamente um o oposto do outro.

      Estou certo?

  3. Acho que a minha sobrinha de

    Acho que a minha sobrinha de 7 asninhos tem um senso de justiça mai apurado que este … ‘senhor’.

     

    “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

  4. ahhhh

    há poucos dias atrás ele solicitou ao TRF de Porto Alegre para não ter novos processos em sua vara por conta da lava jato. Foi atendido de forma que não receberá novos processos para cuidar/julgar.

    E toda a semana ele comparece a um show midiatico em pleno dia útil em que deveria estar trabalhando.

    Eu pergunto: pode isso Arnaldo?

  5. Caro Nasif
    Mentiroso como só

    Caro Nasif

    Mentiroso como só ele quer ser.

    Duvido- d-o-dó, que ele fizesse o que está fazendo aqui, nos EUA.

    É um calhorda. Em nada diferente de seus comparsas.

    Cadeia seria o  mínimo para ele.

    Saudações

  6. Não Moro, você não é uma

    Não Moro, você não é uma besta fera, é um esperto que usa a imprensa para atingir seus objetivos. O Moro elegeu a imprensa como a “inteligência” da Lava Jato. Lamentável sr. juiz, lamentável…

  7. Todos os tons de cinza

    É lógico que a Justiça deve transparência à sociedade sobre a coisa pública. Ms se os meios devem justificar os fins, os métodos dotados pela “besta”  (que o mesmo renega)  são transparentes e obedecem integralmente aos preceitos da lei?    Concedem forum isonomico aos delatados e envolvidos? Respeitam o estado de direito, o sigilo,  o direito de defesa e o recato jurídico? Quem fabricou o demônio e esconde a imagem à margem do simulacro publicado dos fenômenos?

    Ao perguntar pelo retrato, a Dorian respondem todos os tons de cinza do nome.

     

  8. …”Defendemos que os

    …”Defendemos que os processos devam ser públicos, principalmente quando envolve a administração pública, até porque permite um escrutínio da imprensa”… ….”toda delação depende de prova”…

    Deixa ver se eu entendi: primeiro divulga (ou vaza) a delação, depois expõe ela ao escrutínio da imprensa e só então vê se existem provas.

    É isso?

     

  9. “Como eu gostava muito de

    “Como eu gostava muito de revista em quadrinho, lembro daquelas fases do Homem-Aranha onde dizia “quanto maior o poder, maior a responsabilidade”. Acho que o sistema tem que ser construído em cima disso”

    UAU! Já tivemos o Batman, agora temos o Homem Aranha. Já, já teremos uma Liga da Justiça completa.

  10. Se fosse imparcial, característica que se espera de um

    juiz, criticaria também o endeusamento de sua imagem e teria uma atitude menos sedenta de atenção.

  11. O Lula acabou de dizer que

    O Lula acabou de dizer que reza para a Dilma não perder a calma diante de tanta agressividade, em muito gerada por essa investigação com vazamentos seletivos e distorcidos, ou o que pensar no vazamento do depoimento a´s vesperas das eleições que jogou fumaça com os nomes de Lula e Dilma e escondeu a participação do senador mineiro? È truculenta, raivosa, seletiva ilegal e imoral, não é ele que está sendo agredido pelas ruas ou preso indefinidamentem e para mim, a culpa maior é dos tribunais superiores inertes, que assistem a tudo com uma complacencia vergonhosa.

  12. Senhor Juiz

    Ninguém deseja endemoniá-lo, pois o sr. não tem necessidade disto. O sr. se endemoniou a si próprio, quando promove uma justiça seletiva que só atende a quem lhe interessa. Está cumprindo e muito bem o papel que lhe foi designado, inclusive com prêmios e capas de revista. E não sei se ficará somente nisto……

    Fui educada por meus pais para jamais ir contra uma autoridade, mas não se fazem mais autoridades com A maiúsculo. O interesse sempre está atrás de tudo neste mundo atual, ou sempre esteve e não percebíamos e/ou não permitiam que percebêssemos.

    É de chorar ver um partido , um ex presidente e uma tual presidente que tentaram fazer algo melhor para o país, serem trucidados pelos mesmos interesses que sempre nos dominaram . Que o sr. nunca se arrependa, pois é o pior sentimento que pode  atingir uma pessoa.

  13. Perguntas

     

    Essa associação de “jornalismo investigativo” é aquela do repórter “investigativo” que não divulgou os nomes no Swissleaks? Se for, não tem credibilidade. Quanto ao entrevistado, ao se referir a “princípio da igualdade”, por que nenhum jornalista “investigativo” não quis “investigar” uma pergunta que não quer calar: por que a corrupção na Petrobrás, envolvendo vários delatores, no espaço de tempo entre 1998 e 2002, no governo FHC, não estaria sentoi investigada? Houve alguma lei de Anistia que eu não tenha visto? Os procuradores podem perdoar algum crime? Esse perdão consta de alguma lei que vedea  investigação de corrupção durante o governo FHC? Quanto à exposição pública de suspeitos ou acusados, a narrativa me lembra as três primeiras páginas do livro “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault. Só muda praça pública pela mídia. Outra coisa: no Brasil , a mídia sempre se comportou como um partido político de extrema-direita, manipulador e parcial. O seu escrutínio, o que representa? Também os repórteres “investigativos” não “investigaram” sobre se  o juiz autorizou ou está de acordo com os vazamentos em processos que legalmente são sigilosos e, caso contrário, se determinou a abertura de inquérito poliicial federal para apontar autoria e materialidade delitiva do crime de quebra de sigilo funcional, o mesmo que gerou a demissão do Delegado Protógenes. As circunstâncias eram semelhantes, e a única diferença parece que era o tipo de investigado.  Também poderiam ter esclarecidos as notas de alguns jornais eletrônicos, que publicaram que o escritório da esposa do juiz teria contratos com empresas concorrentes da Petrobrás. Pode ser que não, e até acredito que não. Mas um “repórter investigativo”, presume-se, tem de investigar tudo: se existem os clientes e contratos, qual seu objeto, forma de remuneração etc. etc.. Ou não é investigativo coisa nenhuma. Enfim, jornalistas “investigativos” que deixam d fazer perguntas investigativas.

  14. Perguntaram qual é a ligação

    dele , da mulher dele e do pessoal dele com o PSDB? E gostaria de saber dele também se ele acha que só a doação para o PT é suspeita de corrupção.

    Acho que essas seriam perguntas mais importantes para se fazer a ele.

  15. É CLARO, NÃO É!


    É claro que não é um besta-fera.

    O fato é que um premiado pela Rede Globo, aquela mesma que apoiou a Ditadura e que se tornou o principal personagem do PIG brasileiro.

    O que mais preciso dizer?

     

  16. Se não fosse uma entrevista

    Se não fosse uma entrevista entre cumpadres, talvez um entrevistador de verdade pudesse perguntar se o fato de tornar tudo público para a imprensa, inclusive as prisões e a comunicação entre acusado e defesa, não estaria, talvez, quem sabe, prejudicando só um tiquinho aquele princípio básico da presunção de inocência.

  17. É o que há em comum entre PT, Moro, PSDB, Lula,…

    O ódio que sentem pelo Moro é o que existe em comum entre ele e outras pessoas tão diferentes.

    Muita gente só enxerga os erros do juiz e o aumentam de forma distorcida. 

    Parabéns ao Moro que finalmente aplica a lei (que ele não criou) para punir grandes criminosos e diminuir a impunidade.

    Se Deus quiser, seus eventuais erros serão corretamente reformados nas instancias superiores, sem gerar Pizza.

      1. Desqualifica ofendendo?!

        O ódio que cega, a carapuça serviu?!

        Sabe que debate se ganha com argumentos, discutindo os méritos???

         

        *Se vc parou seu tratamento pro ódio, volta, nem pela internet vc consegue interagir com alguém.

        1. Argumentos…

          Como esse: Se deus quiser…

          E “quanto a aplicar a lei” ele não somente deixou de aplicar a lei como também “usurpa direitos individuais que são muito superiores a lei”.

          E quero ver quando esse tipo de autoritarismo se acercar de simples cidadãos e o guarda da esquina prender para depois averiguar ou o seu vizinho lhe acusar sem provas e você tiver que “provar sua inocência”.

  18. Essa abraji é investigativa

    Essa abraji é investigativa mesmo, ou se baseia em vazamentos seletivos??? O presidente dessa abraji não é o fernando rodrigues, ex fai, digo folha de sp?  Ahhh tá, já entendi.

  19. Moço estranho este. Ele deu
    Moço estranho este. Ele deu entrevistas, não coibiu vazamentos seletivos e, porque era conveniente, aceitou o prêmio lhe concedido por um sonegador de impostos que tem dinheiro suspeito na Suíça. Agora que percebeu o tamanho da enrascada que se meteu ele se faz de vítima. Ele é juiz, devia se manter longe dos hofotes e preferiu a fama. Se adquiriu má fama não deve culpar os outros e sim a si mesmo.

  20. Bobão ignorante.

    Ora, o que o “excelentíssimo senhor doutor cavalheiro juiz” queria, que “glorificassem” o trial by media?! Aonde?!

    Por que ele não dá a sentença logo, já que está convenfido da culpabiliodade dos réus? Por que não indica qual o fim dessa ação que só está servindo para manipulação política-eleitoral e paralisando a economia do país?

    Prudência é o mínimo que se esperara de um julgador. Não é possível que ele não tenha aprendido isso nas escolas de Direito ou nos cursinhos preparatórios pra concusrso.

  21. Não acho que ele seja uma

    Não acho que ele seja uma besta fera. É um juiz provinciano que virou celebridade pela Globo. Assim com JB. Criadores ou repetidores dos factóides arranjados pela sua mídia seletiva e poderosa. O poder sempre sobe à cabeça para quem ainda não tem nem chão, nem conhecimento e nem sabedoria para exercê-lo de forma serena. Por vezes olho para ele e nem vejo uma pessoa requintada ou sofisticada. Parece um peão com uma humildade fake com diploma de Direito, que se deu bem nos concursos e na vida.Virou juiz e virou famoso. Suas ações denotam  prepotência  sim, sem os exageros ou destemperos  do Joaquim Barbosa. A globo realmente está fazendo escola da justiça sem lei. Da delação sem provas.

  22. O carrasco de Guatánamo ainda se dá ao luxo de ser debochar.

    O carrasco de Guatánamo ainda se dá ao luxo de ser debochar.  Já abemos que Moro é debochado desde o voto que ele(Moro) colocou na boca de Rosa Weber quando seu assessor. Coisa de psicopata debochar às custas da tortura e do uso da justiça com finalidade político-partidária. Ë no uso do poder que pessoas revelam, no caso de Moo uma explícita falta de caráter.

  23. Sinto muito . Foi bom ser feliz por um tempo.

    Eu tinha alguma esperança de ver qualquer sinal de ética e consciencia no comportamednto de Sergio Moro .
    Pensei comigo : “são tantas críticas diretas , explícitas , inclusive à sua imagem , que ele não vai resistir . Vai assumir um mea culpa , vai ter um rompante de humildade e  deve mostrar uma face mais branda , humana ‘.

    Que nada . Ao contrário , o homem usa o pior dos expedientes , o da auto vitimização  , da injustiça . Um homem que até agora só cometeu injustiça , arbitrariedade e , pior , protecionismo partidário seletivo descarado , se acha vítima de demonização. E ainda usa com propriedade para o momento um argumento curioso , quando cita seu gosto por revista em quadrinho (gosto por realidade fantasiosa) e inclinação por super heróis (o que explica seu desejo de ‘ser herói’ ) .
    E o golpe segue .
    Dentro de alguns meses Eduardo Cunha será presidente do Brasil por 90 dias . Como Chefe de Estado e apoio das Forças Armadas e o Congresso não só na mão , mas no bolso e todo o poder que o diabo sonha ter , ele proporá o Parlamentarismo e assumirá o posto de Primeiro Ministro por tempo indeterminado.

    E aí , amigos , preparem seus espíritos , pois não mais estaremos vivendo num país , mas numa ditadura evangélica , ultra-conservadora e sob valores totalmente subvertidos , onde a corrupção será regra e a Justiça capacha .
    Perseguição a minorias  e oposição (nós seremos a oposição, tá ?) podem começar a acontecer .
    Blogs de esquerda serão fechados ou censurados sem requinte .
    Petrobras , Caixa ,BB , SUS possivelmente privatizados . Terceirização passará , bem como redução da maioridade .  Em um ano , 12 anos de avanços virarão pó.

    É o que penso . Se torço para que não se confirme ? Com certeza . Mas considerando a fraqueza do governo , da Presidente  (que mesmo cercada de seguranças é xingada por um verme durante 1 minuto sem qualquer intervenção) , eu não consigo esperar praticamente mais nada .
    Sinto muito . Foi bom ser feliz por um tempo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador