Serrano Suñer, o centenário chanceler de Franco, por Motta Araújo

Um personagem das sombras que atravessou todo o Seculo XX e chegou a nossos tempos, nasceu em 1901 e morreu em 2003, Ramon Serrano Suner teve um protagonismo importante no regime franquista de 40 anos. Concunhado de Franco, casado com Ramona, a irmã da temivel dona Carmen Polo, mulher de Franco e poderosa primeira dama do longo periodo do franquismo, Serrano Suner era o chefe da FALANGE, a organização politico-partidaria-miliciana do regime, foi Ministro da Gobernacion (equivalente a do Interior) e foi Ministro de Relações Exteriores no crucial periodo da primeira metade da Guerra, quando Hitler e Mussolini fizeram de tudo para a Espanha se alinhar ao Eixo, não conseguindo. Com a virada da Guerra na Europa, Serrano Suner perdeu poder, ele representava o link com o nazi-fascismo, foi ele quem patrocinou a criação da Divisão Azul, que lutou com os alemães na frente russa, mas Serrano Suner era um politico muito habil e sinuoso, refez suas ligações, especialmente com o mundo financeiro espanhol e teve serios conflitos com Franco, a quem acusava do culta à personalidade, o que fez estremecer as relações politicas entre ambos, embora mantevissem relações familiares.

Como Chanceler tinha que lidar com dois desafetos ligados a Franco, o irmão deste, Nicolas Franco Salgado y Araujo, Embaixador em Portugal e o Duque de Alba, Embaixador em Londres. Serrano Suner era todavia muito amigo do Conde Galeazzo Ciano, Ministro de Relações Exteriores de Mussolini (até 1943).

Serrano Suner participou ativamente da Guerra Civil Espanhola, em julho de 1936 foi preso pelos Republicanos e conseguiu escapar vestido de mulher, em um navio argentino foi para a França e de lá para Salamanca, então sede do Governo Nacionalista de Franco, ao qual se agregou como auxiliar de primeira linha do concunhado. Organizou as JONS, a Falange Tradicionalista Espanhola, réplica do Fascismo italiano e braço politico do franquismo.

Um seu filho foi politico esquerdista no pós franquismo e chegou  a Deputado ao Parlamento Europeu. Outra filha, Carmen, tambem se tornou importante intelectual de esquerda, com um pai que era o simbolo da extrema-direita dos anos 40 e protagonisma central dos acontecimentos da Segunda Guerra no front politico espanhol.

Serrano Suner foi vitorioso na sobrevivencia, sobreviveu a todos os personagens importantes da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra, sendo um dos poucos  vivos na virada do Seculo que mais intimo conhecimento tinha de perto da Italia fascista e da Alemanha nazista, era um frequente visitante de Berlim e Roma.

Homem elegante, culto e refinado, teve sobre ele uma dezena de biografias e deu valiosos entrevistas para a TV espanhola, uma das ultimas testemunhas do violento Seculo XX.

Já no fim da vida, em 2000 abriu-se contra ele um processo por genocidio mas a morte o levou antes do juizo.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Antecedentes

    JONS – Juntas Ofensivas Nacional Sindicalistas, organização fundada por Ramiro Ledesma Ramos

    Falange Española – Fundada por Jose Antonio Primo de Rivera

    Falange Española y de las JONS – Unificação dos grupos em 1934. Não deu certo. Por vários fatores houve rompimento entre os líderes do movimento.

    Tanto Ledesma quanto Primo de Rivera fora fuzilados pelos anarco-comuna-socialistas em 1936. 

    A filosofia de Ramiro Ledesma Ramos é datada, típica do período entre as duas guerras mundiais. Hoje em dia é anacrônica.

    «A Ramiro Ledesma y a sus camaradas les viene mejor la camisa roja de Garibaldi que la camisa negra de Mussolini.»

    A Falange Española Tradicionalista y de las Juntas de Ofensiva Nacional Sindicalista (FET y de las JONS) foi o partido da ditadura franquista, porém um instrumento sem capacidade de criação política, voltado praticamente para o culto do tirano. Hoje em dia é um partideco de saudosistas do período totalitário.

     

    1. Parabens meu caro Rebolla,

      Parabens meu caro Rebolla, vejo que tambem é um apaixonado da Guerra Civil Espanhola, um dos grandes acontecimentos do Seculo XX, profundamente simbolico da luta esquerda x direita, semente de tantos livros e debates.

      1. A Guerra Civil Espanhola…

        …deveria ser matéria de estudo dos nossos políticos. Como destruir um país e causar centenas de milhares de mortes pois ambos os bandos só se contentariam com o outro exterminado. A radicalização extrema, que vemos aqui, hoje, felizmente em pequena escala e ainda só nas palavras, é um lembrete da burrice humana.

        Tem um personagem da Guerra Civil Espanhola que nunca descobri a verdadeira identidade, olha que já vasculhei o Google. Quem foi o brasileiro, agente da NKVD, que usando o pseudônimo José Escoy foi um dos responsáveis pela execução e ocultação do corpo de Andreu Nin. Este bem que poderia ser identificado pela começão da verdade.

        1. Andres Nin e muios outros

          Andres Nin e muios outros anarquistas foram executados por agentes de Stalin, que liquidou com o POUM, foi a guerra dentro da guerra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador