Sessão das Dez: “Dead of Night”

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Jorge Rebolla

Dead of night

Se este filme foi exibido no Brasil não sei qual foi o título que recebeu na época. No Youtube é No silêncio da noite, mas com este título em português existe um filme com o Humphrey Bogart. 

Terror gótico, produção britânica de 1945, com dois dos episódios dirigidos pelo brasileiro Alberto Cavalcanti (1897-1982): Festa de Natal e O boneco do ventríloquo. Merece pelo menos 4 estrelas.

http://www.youtube.com/watch?v=H6ReHCmG7S8 width:700 height:395

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa, Rebolla!

    vc poderia colocar mais filmes por aqui? Tem alguns que não encontro no youtube. E nunca baixei filmes de sites por medo de virus e de chegarem mais spams.

    grata participação a sua.

  2. O título correto do filme do

    O título correto do filme do grande e esquecido Alberto Cavalcanti, em português, é Na solidão da noite. Quem postou o filme no youtube cometeu um lapso, aliás bastante comum. Realmente, No silêncio da noite é o nome brasileiro do filme noir In a lonely place, de Nicholas Ray, com Bogart. Quanto a Cavalcanti, foi um cineasta brasileiro que participou dos primeiros mais importantes momentos do cinema europeu (e mundial): a vanguarda francesa, e o documentarismo britânico. Voltou ao Brasil, e participou da importante e fracassada produtora Vera Cruz, e dirigiu alguns filmes. Na volta à Europa, fez o único filme baseado em peça de Brecht de que o importante dramaturgo gostou. Seguem exemplos de sua obra: 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=_hjA4a44SGs%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=TY26e1aBfgg%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=1lAbZzCsXe4%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=u115gJbevEQ%5D

  3. Grande tópico

    Este tópico juntamente com os links de Jair está muito bom. O filme de Rebolla é um dos precursores introduzindo temas freudianos nas telas, fato bem explorado depois por Hicthcock. O Canto do Mar é um filme que eu já ouvi tanto falar, mas sequer sabia que ainda existiam cópias, muito menos que estaria no Youtube.

    Obrigado a vocês.

    1. Valeu, Toni.

      Alberto Cavalcanti merece ser lembrado. Se Dead of Night sempre foi considerado um clássico do terror “psicológico”, só recentemente se valoriza o extraordinário Went the Day Well?, de 1942, que tem tudo para ser um clássico dos “filmes de guerra”, ao imaginar, baseado em Graham Greene, uma invasão nazista da Inglaterra, de forma subreptícia, quando agentes alemães são preparados para se passarem como ingleses. Segue o trailer do filme recentemente restaurado. E outro trabalho brasileiro de Cavalcanti, Simão o Caolho, de 1952, em cópia ruim, mas rara. Cavalcanti é mais reconhecido na Europa, do que no seu país.

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=oJ9Xm9st4Sg%5D

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=m8ygcMKkGXs%5D

  4. Acho que vi Dead of Night duas vezes, uma quando menino, num ano da década de 50, outra, muito mais tarde, na televisão. Quero vê-lo de novo e não o consigo. Lembro-me bem que na última vez eu já havia lido The turn of the screw, de Henry James, a novela extraordinária que começa justamente com pessoas conversando, parece-me à boquinha da noite, um serão noturno de que participei muita vez, antes da televisão tomar conta do cenário, muito embora nesse começo, os serões continuassem em cadeiras na calçada. Em 1961, veio o filme The Innocents, de Jack Clayton. Enfim, The turn of the Screw continua supremo. Porém, cuido que Herbert George Wells participou de Dead of Night, daí fico imaginando se ele se alinhava ao dito de Eugénio D´Ors, no insight (sacação) de que tudo que não é tradição, plágio será. Agora, a melhor tradução para Dead of Night é certamente Na Calada da Noite, ou antes À Noite Todos os Gatos são Pardos, ainda que possam ter três cores, se gatas; e só possam ver preto e branco, que não são cores.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador