Sindicatos desafiam Padilha a defender terceirização nas fábricas

Jornal GGN – Através de nota conjunta, a Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos desafiaram Eliseu Padilha, ministro chefe da Casa Civil do governo interino, a repetir o discursos em defesa da terceirização na porta das fábricas. Padilha defendeu a proposta em encontro com empresários, falando em terceirização irrestrita da mão de obra. 

“Estamos fazendo um convite para que ele venha conversar com aqueles que sofrerão com a terceirização”, diz Luiz Carlos da Silva Dias, presidente da FEM-CUT, que afirma que a ideia defende pelo governo interino de Temer é um retrocesso de 50 anos. “As terceirizadas são as campeãs de acidentes de trabalho, pagam os menores salários, os menores benefícios, algumas deixam de cumprir com as suas obrigações legais, não depositam FGTS e Previdência.”

Patricia Pelatieri, pesquisadora do Dieese, diz que há muitos casos de empresas que fecham as portas e abandonam os funcionários, que ficam sem emprego e sem a verba rescisória. Um projeto de lei no Senado permite a terceirização de todas as atividades das empresas, ao contrário do que ocorre atualmente. Para os sindicalistas, a terceirização indiscriminada reduziria a massa salarial brasileira em 30%.

Da Rede Brasil Atual

Sindicalistas desafiam Eliseu Padilha a defender terceirização nas portas de fábrica
 
Há poucos dias, em reunião com empresários, o ministro da Casa Civil defendeu a terceirização irrestrita de mão de obra

Em nota conjunta, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e a Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos (FEM) da CUT de São Paulo desafiaram ontem (4)o ministro chefe da Casa Civil do governo interino, Eliseu Padilha, a repetir na porta das fábricas o discurso feito dias atrás em uma reunião com empresários, quando defendeu a terceirização irrestrita da mão de obra.

“Estamos fazendo um convite para que ele venha conversar com aqueles que sofrerão com a terceirização. O Brasil não pode retroagir e aqueles que terão que arcar com as consequências nem sequer são consultados”, afirmou Luiz Carlos da Silva Dias, presidente da FEM-CUT, em entrevista à repórter Vanessa Nakasato, daTVT.

Segundo o sindicalista, a terceirização defendida pelo governo interino de Michel Temer “é retrocesso de 50 anos”, que precariza o trabalho, retira os direitos sociais e coloca a vida dos trabalhadores em risco. “As terceirizadas são as campeãs de acidentes de trabalho, pagam os menores salários, os menores benefícios, algumas deixam de cumprir com as suas obrigações legais, não depositam FGTS e Previdência.”

“Nós temos muitos casos relatados de calote de empresas que simplesmente fecham as portas e abandonam o trabalhador. Eles ficam sem trabalho e sem as verbas rescisórias. A contratante não tem a responsabilidade também por aquele trabalhador terceirizado”, diz Patricia Pelatieri, coordenadora de pesquisas do Dieese.

O projeto de lei que tramita no Senado permite a terceirização de todas as atividades das empresas e não de apenas alguns setores, como é hoje.

“Na escola, por exemplo, você tem um serviço de limpeza, você tem cantina, tem um serviço de segurança, mas o negócio da escola é o ensino. Com o projeto, os professores poderiam ser todos terceirizados. Então, quem está recebendo o serviço sempre fica sem ter com quem reclamar”, diz Patricia.

“Depois de a atividade ser terceirizada, o próximo passo vai ser flexibilizar as férias, fracionar décimo terceiro, diminui adicional noturno, que é o que eles dizem que está obsoleto e ‘trava’ o Brasil”, conclui o presidente da FEM-CUT.

Para os sindicalistas, a terceirização indiscriminada trará consequências sérias para a economia e o desenvolvimento do país. “Significa que você vai reduzir a massa salarial brasileira em 30%. Isso vai reduzir o consumo das famílias e das pessoas minimamente em 30%. Para um país que precisa que a economia volte a crescer, vamos para o caminho inverso”, afirma Luiz Carlos.

Assista:

 
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A hora do Pesadelo II

    O Brasil é troço louco!

    Culpa destas instituições, TODAS CORROMPIDAS!

    Hoje já tem gente vivendo a angustia de NÃO TER COMO sustentar sua familia!

    Como é possivel isso!

    São trabalhadores HONESTOS QUE FORAM JOGADOS AO MAR PARA SATISFAZER A SANHA DOS GOLPISTAS!

    Se tem petista ladrão –  QUE VÁ PARA A CADEIA!

    O que não dá para aceitar é o Machado ter AFIRMADO E TER DOCUMENTOS QUE PROVAM QUE JUCÁ, SARNEY E RENAN receberam 70 milhões em propina e tem gente que ainda os defenda em nome do equilibrio da república!

    Num governo que não se incomoda com a CORRUPÇÃO ENTRE SI!

     

  2. Resende, Betim, Sete Lagoas……….

          Independente da discussão, a terceirização de supostas “atividades-fim” está ocorrendo há anos, é só ir nas montadoras da PSA e VW – MAN Caminhões em Resende (RJ ), na FIAT em Betim,ou na IVECO em Sete Lagoas, nas quais até 70% do operariado é “terceirizado”, inclusive é bom lembrar que estas plantas industriais, em seu desenho original, foram projetadas para operarem neste modelo de “polos produtivos”.

           Formas negociadas de contratação, out – CLT , devem ser discutidas pois já existem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador