Situação de Temer agravou-se muito, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Temer acha que está a salvo com trapalhada na delação de Joesley, da JBS, mas está muito enganado. As entregas indevidas de gravações não apagam as outras feitas, bem como o evento não empana o brilho de R$ 51 milhões em espécie num bunker baiano. Ele continua denunciado, e será processado quando termine o mandato. Assim vai Janio de Freitas em seu artigo de hoje, na Folha.

Um dos tais ‘anões do Orçamento’, Geddel não é uma novidade no ato do bunker. É conhecido e ninguém tem dúvidas sobre ele há 25 anos. Já na década passada ACM avisava, alto e em bom som, dos negócios de Geddel. Que não são poucos, nem mesmo transparentes.

Leia o artigo a seguir.

da Folha

Situação de Temer agravou-se muito

por Janio de Freitas

Para quem em visita à Noruega pensa estar na Suécia, e, ao lado do presidente paraguaio, trata-o como governante de Portugal, uma confusão a mais seria apenas natural e inevitável. Não fosse, dessa vez, uma viagem de Michel Temer a respeito de si mesmo, ao acreditar que o afundamento de Joesley Batista extingue os efeitos judiciais e políticos do que tramaram no seu encontro noturno. A situação de Temer, na verdade, agravou-se muito. Além de inalterada, a já conhecida incriminação que Joesley lhe fez ganhou, entregue em malas e caixas, volumosa contribuição do seu parceiro Geddel Vieira Lima.

As gravações que Joesley traz não apagam a anterior, em que Temer lhe recomenda manter a compra de silêncio dos presos Lúcio Funaro e Eduardo Cunha. Nem elimina sua indicação, para representá-lo junto a Joesley, do “auxiliar de plena confiança” logo fotografado com a mala e meio milhão vindo do empresário. Temer continua denunciado, para ser processado quando termine o mandato.

Geddel é um político que não suscita dúvidas há 25 anos, quando se notabilizou como um dos “anões do Orçamento”, que desviavam em favor próprio a destinação, pela Câmara, das verbas federais para o ano. Na década passada, Antônio Carlos Magalhães avisava, sobre negócios de Geddel com fazendas e outros imóveis: “Geddelzinho vai às compras”, ou foi. Apesar de tal transparência, Geddel foi diretor da Caixa Econômica a pedido do então vice de Dilma Rousseff (para eliminar dúvidas teimosas sobre o sentido de suas escolhas, o outro diretor indicado por Temer foi Moreira Franco). Derrubada Dilma, Geddel estava na primeira fila a entrar no Planalto, feito ministro da Secretaria de Governo de Temer –um dos dois ministros que sabem e lidam com tudo no governo.

O apartamento de Salvador tornou-se cofre de Geddel no ano passado, como informou à polícia o proprietário, Silvio Silveira. No governo Temer, portanto. A providência teve motivo claro: o governo resguardava Geddel de investigação sobre o pretendido prédio ilegal em Salvador, mas a Lava Jato e outros jatos poderiam escapar ao controle. Remeter dinheiro para o exterior, assim como aplicações encobertas, era um risco implícito nas circunstâncias. Malas e caixas passaram a compor um cofre dotado de sala, quartos, banheiro e cozinha. Tão único quanto Geddel. Mas sem negar a utilidade de cofres ainda mais turísticos, apesar de inconvenientes no momento.

As autorizações do juiz Vallisney de Souza Oliveira à Polícia Federal indicam disposição de esmiuçar a riqueza de Geddel, seus meios e fontes. Isso tem conexões com outro fator de agravamento para Temer: as revelações de Lúcio Funaro, intermediário de corrupção com ligações tanto a Geddel, em transações variadas, como a Temer, no mínimo em captações sob o nome do PMDB. A delação de Funaro homologada pelo Supremo foi um complemento adequado ao dia em que ficaram conhecidos o cofre e mais uma gravação de Joesley. A homologação encerra a espera do procurador-geral Rodrigo Janot para liberar nova denúncia criminal contra Temer.

Ainda em nível de expectativa, há mais quatro ou cinco gravações de Joesley e outros dirigentes do grupo J&F. Mais ameaças potenciais para Temer, sem exclusividade: seria a hora também de outros políticos. Acima de tudo isso, paira a indignação que invadiu o Supremo e, pode-se pressentir, exacerbou disposições ali quanto a tudo referente à corrupção e seus personagens. Uma boa perspectiva, pois. Não para Temer.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz um ano que eu leio ou

    Faz um ano que eu leio ou ouço que temer está por um fio, mas este fio, pelo visto, é feito de algum material extremamente resistente… Não adianta, enquanto ele não for apeado do poder à força, não vai cair porque sua permanência é de interesse de uma parcela extremamente poderosa da corja golpista.

    1. Parte da esquerda faz o joguinho da direita para aparecer na FSP

      Parece que esse tipo de texto tenta passar a impressão que Temer, Aécio, Serra e cia, estão sendo atingidos também pelo turbilhão… quando na verdade 100% dos ataques não arranham nem a blindagem dos bandidos… enquanto as acusações contra a esquerda são um tiro de 12 na cara!

      Esse tipo de texto deveria ser execrado pela esquerda… serve só para os otários que lêem a Folha ficarem com a impressão que estão lendo um jornal imparcial, que mostra os dois lados.

      Aécio já apareceu em gravações ameaçando o primo de morte… já apareceu com Perrela falando que era traficante… já apareceram 3 contas em paraísos fiscais: SE FOSSE PARA ALGUÉM PRENDER ELE, JÁ TERIA ACONTECIDO… MOTIVOS NÃO FALTAM!!!

      ISSO NUNCA VAI ACONTECER!!!

      A NÃO SER QUE EXISTA UM VÍDEO DE AÉCIO ESTUPRANDO UMA MENOR DE IDADE… NÃO VAI VIR NADA MAIS CHOCANTE… ELE ESTÁ ACIMA DAS LEIS!!! OS TEXTOS TEM QUE MOSTRAR ISSO… EM LUGAR DE FALAR QUE ELE ESTÁ QUASE SENDO PRESO… SÓ FALTAM ALGUNS ACERTOS!

      TEMER ESTÁ NO MESMO BARCO… ACIMA DE QUALQUER ACUSAÇÃO… ALIADO DOS JUIZES E DO STF… MUITO IDIOTA QUEM PENSA QUE A SITUAÇÃO DELE SE AGRAVOU… INGENUIDADE OU MÁ FÉ!

      O JOGUINHO DO TEMER SEGUE DENTRO DO QUE SE ESPERA DE UM BANDIDO COM VÁRIOS CRIMES E QUE CONSEGUE SE LIVRAR DE TODAS AS ACUSAÇÕES.

  2. “Agravou-se”???… ACORDA!!!

    A situação dele está tão grave quanto a de Aécio, Serra, Alckmin… basicamente contam com uma blindagem judiciária, midiática e econômica… além de usar o PT como bode espiatório de tudo.

    A baixa popularidade de Temer é apenas numérica pois não reflete ação efetiva do patético povo brasileiro.

    Esse texto é contra-produtivo… tenta acalmar a esquerda diante do ataque total e desproporcional que está acontecendo no Brasil… não existe nenhuma tipo de ameaça ao esquemão PSDB/Globo/PMDB/Moro/Gilmar/Maçonaria…

  3. caiu na boca do povo

    O assunto das malas cheias de dinheiro caiu na boca do povo. Ouvi comentarios no trem, metro  e até aqui em casa.

    “politico é tudo ladrão” “dinheiro roubado do povo”  etc.

    Mas pelo jeito vai ficar somente nos comentarios. Programar manifestacoes isso não… vamos deixar para os outros. 

    O que mais quer para irmos para a rua?>:. Eu estou pronto,

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador