Revista GGN

Assine

Sobre a ação de Aécio contra uma falsa denúncia na internet

Da Folha

 
Ao acionar a Justiça para evitar a propagação de falsa denúncia, Aécio mostrou que é possível defender-se sem atentar contra a liberdade de expressão
 
Carlos Sampaio
 
Após a publicação de reportagem ("Poder", 14/3), a Folha dedicou um editorial ("De Minas a Pequim", 15/3) questionando a legitimidade de uma ação movida na Justiça pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) com o objetivo de evitar a propagação, via internet, de uma falsa denúncia envolvendo o seu nome.
 
Esclareço, inicialmente, que o senador é autor de uma única ação junto a provedores de busca e, nela, ele não pleiteou a exclusão de qualquer conteúdo da internet ou muito menos cerceou o direito de livre expressão.
 
O que ele fez foi, única e exclusivamente, exercer o sagrado direito de defender-se ao tomar ciência de que todas as vezes que se buscava nos provedores de pesquisa o nome de Aécio Neves aparecia a informação inverídica e criminosa de que ele é réu em uma ação judicial e responderia pelo desvio de R$ 4,3 bilhões da saúde de Minas Gerais.
 
Essa injusta disseminação de uma informação falsa e caluniosa contra sua pessoa, à evidência, precisava ser contida, pois a ação e a acusação por desvio de recursos públicos jamais existiram.
 
Daí a solicitação em juízo para que referido fato criminoso fosse excluído das buscas realizadas com o nome dele, tudo de forma a amenizar o impacto de tais mentiras em sua imagem, já que evitar o desgaste havido era medida impossível.
 
Seu proceder foi reconhecido como legítimo pelo Superior Tribunal de Justiça em recente decisão relativa a outro caso na qual a corte reconheceu como indevida a disponibilização, por meio de buscas, de links para conteúdos ilícitos.
 
Qualquer ação contra blogs que deliberadamente repercutiam essa informação falsa seria uma medida inalcançável, pois existem mais de 50 mil resultados de busca para as falsas acusações na internet.
 
A mentira foi construída de má-fé por seus idealizadores, que adulteraram o conteúdo de um questionamento acerca da possibilidade dos gastos efetuados pelo governo com saneamento básico decorrentes de recursos provenientes das empresas públicas poderem ou não ser incluídos na composição geral das despesas com saúde pública.
 
Esse procedimento judicial (proc. 0024.10.244832/1, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte), que é público, foi recentemente extinto, com manifestação do Ministério Público que, inclusive, reitera que "não se vislumbra lesão ao patrimônio público nem se cogita ocorrência de desvio ou apropriação de recursos públicos".
 
Diante de tais fatos, o senador Aécio Neves, apesar da ofensa brutal e ilícita à sua imagem, agiu com a razoabilidade esperada de um homem público e demonstrou que é possível defender-se sem atentar contra a liberdade de expressão e o direito à informação.
 
Quem o conhece sabe que ele sempre defendeu a liberdade de imprensa, de opinião e de expressão, sendo que foi sob a sua presidência que a Câmara Federal aprovou o chamado pacote ético, com importantes avanços nas áreas de transparência e participação popular.
 
Agir para que a verdade seja restabelecida não é e nunca será uma medida de censura. Liberdade de crítica e opinião são pilares da democracia. Difamação e assassinato de reputação são armas de regimes totalitários, por maior que seja o esforço de alguns para fazer parecer que se tratam da mesma coisa.
 
CARLOS SAMPAIO, 50, procurador de Justiça licenciado, é deputado federal (PSDB-SP)
Média: 1 (6 votos)
14 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

ah, entendi

mentira é só o tal processo. que ele tem um aspirador de pó no lugar das narinas é verdade mesmo.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Esse documento em que a perícia da PF constatou ter sido feita uma rasura, o senhor sabe quem o rasurou?

A vida é curta demais para se beber cerveja barata!!

A folha é contra a corrupção no pt, no psdb não!!!

 Frede69

imagem de Carlos Dias
Carlos Dias

O pó rela no pé, O pé rela no pó

eu achoq ue eu sei de quem é.... Ah, é sim!! Ah, é sim!

 

Não espalha que é melhor.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Álvaro Noites
Álvaro Noites

Mais uma do pateta Sampaio.

Mais uma do pateta Sampaio.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Silvio Torres
Silvio Torres

Liberdade......essa palavra..

Liberdade......essa palavra..

Seu voto: Nenhum
imagem de JoselitoSN
JoselitoSN

Ta, então falar que ele é réu

Ta, então falar que ele é réu na ação, recentemente extinta, em uma reportagem antes da extinção está errado? Ta bom.

Falar também que a ação foi extinta porque o PGR, alçado ao cargo por ele, não a subscreveu também é crime? Ou trata-se somente da verdade?

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Claudio.SJ
Claudio.SJ

Procurador de confusão

Sr. Carlos Sampaio, tu não passa de um procurador de confusão tranvestido de deputado tucanalho. Fica aí pinçando em ovo para achar qualquer coisa que possa ser motivo de denúncia contra o PT e a Dilma.

Vá procurar sua turma!! diacho...

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de rosenvald flavio barbosa
rosenvald flavio barbosa

carlos sampaio

Difamação e assassinato de reputação são armas de regimes totalitários.............(falando Carlos Sampaio)..........mandou bem, afinal deste assunto ele conhece bem.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Pó pará deputado

Aócio Never defensor da liberdade, qualquer que seja, é uma enorme piada.

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de maria rodrigues
maria rodrigues

Tá igual a JB, que se fo o

Tá igual a JB, que se fo o autor de mentiras não tem problema, todavia sabe se defender se o autor age do mesmo modo, mas contra ele.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Ah! Eh sim!

Eéééééééééé, a internet não da para controlar, como se faz com a velha imprensa. E essa historia ai, da Secretaria de Saude, esta contada pela metade. Tem prefeito, la pelo Triângulo Mineiro, qua anda falando outra coisa sobre a falta de verbas da Secretaria Estadual de Saude.  Sem nos esquecermos da construção do novo centro politico mineiro, que até hoje, fala-se em Minas, custou muito mais que deveria ter custado. 

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Debochado...

Esse lado debochado do Deputado tucano (membro do MP-SP), eu não conhecia:

"Quem o conhece (Aécio) sabe que ele sempre defendeu a liberdade de imprensa, de opinião e de expressão, sendo que foi sob a sua presidência que a Câmara Federal aprovou o chamado pacote ético, com importantes avanços nas áreas de transparência e participação popular."

O Senador Aécio e o Deputado Carlos Sampaio, deveriam ficar mais preocupados é com os 440.000 resultados obtidos no Google na busca "Aécio Neves drogas".

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de JoselitoSN
JoselitoSN

Chama o Cajuru e o Carone,

Chama o Cajuru e o Carone, eles têm muito a dizer!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Atenção pessoal!!!

Querem ajudar a descobrir a verdadeira história do Helicóptero do pó?

Então contribuam para o projeto coletivo de financiar a reportagem investigativa que vai tentar descobrir a verdadeira história que a mídia tradicional omitiu:

http://catarse.me/pt/helicoptero

Seu voto: Nenhum (6 votos)

É mesmo....

Jornalista que deununciou tucanos foi transferido para presídio de segurança máxima...e olhe lá que o homi é só ex-governador, imagina só se conseguir mais poder, o Silvio Berlusconi é fichinha diante de tanta devassidão, com a irmãzinha Andrea Neves cuidando de tudo já que o pimpolho poparar não dá conta de parar suas travessuras de aborrecente

http://www.viomundo.com.br/denuncias/com-medo-de-morrer-delator-do-mensalao-tucano-fica-em-presidio-de-seguranca-maxima-e-se-diz-perseguido-por-aecio-neves.html

Seu voto: Nenhum (4 votos)

 

...spin

 

 

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.