Sobre a ‘parada sigilosa’ de Dilma em Lisboa

Por Alberto Porem Jr.

Desde domingo a mídia tem, em efeito manada, colocado na pauta a chamada “parada sigilosa” do avião presidencial em Lisboa.

Algumas manchetes sobre o assunto:

O Globo: “Após estrear em Davos, Dilma faz escala sigilosa em Lisboa.”

Estadão: “Dilma passa fim de semana em Lisboa em sigilo.”

Folha: “Oposição cobra explicações sobre parada de Dilma em Portugal.”

Veja/ Estado de Minas: “Dilma deixa hotel de Lisboa pela porta dos fundos.”

Talvez pela absoluta falta de sensibilidade jornalística ninguém foi a fundo para saber realmente sobre esta parada em Lisboa.

Graças a comentaristas comprometidos com a verdade dos fatos como junior50 e barbalho podemos demonstrar mais esta barrigada.

O avião presidencial é um Airbus A319. Este avião segue uma regra internacional de aviação chamada ETOPS 180.

O que é a ETOPS? Conforme a  Wikipédia temos:  ETOPS (Extended Twin Engine Operations) é uma sigla para certificações oficiais de autoridades aeronáuticas de vários países, que permitem às aeronaves comerciais bimotoras e aeronaves executivas bimotoras voarem em rotas com trechos que estejam tão distantes de um aeroporto alternativo quanto a distância de voo percorrida em até 60 minutos, ou, em outros casos, até mais…

No caso do A 319 a certificação é a ETOPS 180, ou seja, para 180 minutos (3 horas).

…Numa tradução livre e simplificada, ETOPS significa Operação de Longo Alcance em Bimotores, e, durante o processo de certificação, as autoridades aeronáuticas submetem a aeronave e o seu fabricante a uma série de exigências, entre elas sistemas de segurança redundantes e equipamentos de comunicação e navegação altamente confiáveis…

…A principal exigência das autoridades aeronáuticas para a obtenção dessas certificações é a capacidade da aeronave se manter em voo, caso um dos motores falhe, até uma parada de emergência mais próxima, principalmente pela análise do índice de confiabilidade dos motores….

Como podemos verificar nos links abaixo temos a certificação do Airbus 319 com a ETOPS 180:

Link:  Airbus A320 Family approved for 180 minute ETOPS by the FAA

E o range para o A319 partindo de Zurique seguindo a ETOPS 180.

Link: http://www.airbus.com/aircraftfamilies/passengeraircraft/a320family/a319/performance/

Insinuar que foi uma parada tipo “vamos parar em Lisboa que tô com vontade de comer no Eleven” é jornalismo rastaquera.

A parada é um procedimento obrigatório como diz claramente em seu comentário, o junior50: “ O ACJ da PR cumpre a determinação de ETOPS ( extended twin-engine operations) 180, portanto para atravessar o Atlantico para Cuba, pela aerovia preferencial do Atlantico Norte, teria de escalar Lisboa ( Etops nas ilhas atlanticas), ou caso fosse de Zurique para Nova York, escalar Londres ou Luton ( Etops Islandia, Etops Groelandia, Etops Canadá/Baffin) em rota direta Lisboa – Natal ( Etops Ilhas Atlanticas, Etops Noronha, Etops Africa Ocidental).

Junior50 vai mais fundo:” Uma escala técnica para travessia ETOPS 180, não é, como alguém escreve abaixo, passível de ser realizada em apenas 02:00 hs, para aviação comercial o mínimo seria de 04:00/05:00 hs, mas em procedimentos e na doutrina operacional, militar  VIP-P- FAB/USAF/NATO, em menos de 06:00 hs é impossível, mesmo com um ACJ equipado com sistema BITE ( built in test), exige-se até um parcial “sangramento” de alguns fluidos hidráulicos, analise de resíduos e substituições ( travessias marítimas são completamente diferentes de voos sobre a terra, salinidade etc..), além da liberação, pelo Eurocontrol – na saída – e do componente civil do NORAD (Estados Unidos) – em rota e aproximação, que faculta a aeronaves (MilStd/VIP-P), uma aerovia e classificação (número do voo) preferencial.”

– Vamos ao fato da estadia em Lisboa já que no que diz respeito a parada “sigilosa” temos que “Inês está morta!”.

 O que querem tipificar com abuso econômico da comitiva presidencial é de uma comicidade típica da nossa Direita-Miami. Presidentes não se hospedam em qualquer hotel e quando se hospedam existe uma suíte que até no próprio nome, “presidencial”, já diz a quem deve servir.

Disseram que a presidente e comitiva deveriam permanecer a bordo durante o “reabastecimento” (de novo o desconhecimento de procedimentos operacionais imaginando que é tipo “enche o tanque” no posto da esquina).

Como este procedimento dura mais de 6:00 hs e o avião chegou às 17:50 hs local, alguém imagina o vôo partindo depois da meia noite?

Se houve a parada tem que ter hospedagem na cidade e por conseguinte devem jantar em algum lugar. De novo vem o pensamento tupiniquim vira lata de “poderia ter comido no bar da esquina” e esquecem que se trata da Presidente da República e que no mínimo deve ir no melhor restaurante da cidade, ou só a Direita-Miami pode ter este privilégio Sr. Rodrigo Constantino?

Sobre as contas pagas: É de uma sovinidade ímpar, lembra o episódio pirotécnico do Romanné-Conti de Lula.

O que posso dizer? Tentou-se criar um factóide que não se sustenta por razões técnicas e os políticos teleguiados da oposição fazem seus papéis habituais.

Gerações futuras de jornalismos elegeram esta era, que começou em 2005, como a “era das trevas” do jornalismo brasileiro onde a nossa mídia juntou a lenha, jogou o combustível e acendeu o fósforo de sua própria pira mortuária.

Redação

58 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vão sempre negativar o governo do PT.

    O PIG vai sempre negativar o governo do PT. 

    Vocês já perceberam que desde o governo LULA não saiu nada de errado sobre o governo do PT que todos (oposição e situação) admitissemos como sendo interessante para divulgação negativa na imprensa.

    PIG = Partido da Imprensa Golpista. 

  2. CALADA, OPOSIÇÃO!

    Alberto, os néscios tucanos perderam uma ÓTIMA oportunidade para ficarem de bicos fechados. A Presidenta aproveitou o episódio para mostrar como faz os gastos que considera pessoais e, mais que tudo, disse que estava achando muito bom procurarem pelos gastos dela em Portugal e não em bancos suíços, numa clara alusão ao escândalo Alstron do PSDB paulista. Abrs.

    1. CALADA, OPOSIÇÃO (2) !

      A globo não reproduziu todas as palavras da PRESIDENTA. Na Band, ela afirmou que sempre paga seu jantar e os que a acompanham também pagam seus próprios jantares. Falou isso com muita garrra e ênfase!  Cada vez mais mostrando sua dignidade! Ô mulher guerreira, corajosa e ADMIRÁVEL!!!!  

    1. Não o é por acaso,

      e sim é a aeronave Airbus 319 da FAB que teve este “apelido” há algum tempo. 

      Lembro ainda que a mesma FAB encomendou um Airbus 330 – um pouco maior do que o 319 – para substituir esse 319. O tal 330 consegue voar mais longe sem escalas. 

  3. Luta de classes.

    Os governos Lula Dilma fizeram escolha política de prestigiar as classes historicamente mais desassistidas dai bolsa família, prouni, cotas raciais, pronaf, etc. A nova realidade criada com estas políticas está levando ao desespero integrantes de classes sociais até então hegemônicas , inconformados em dividir o pais com novos atores. Isto explica  as raivosas e descabidas falações do PiG, o não vai ter copa , a ação dos blaquebostas , e outras demonstrações de ódio .  A estrema direita começou uma luta de classes sem limites.

  4. É apenas cortina de fumaça!

    O PSDB está vendo toda a sua corrupção vir a tona, está desesperado por que todo dia alguma mídia divulga as roubalheiras prisão arbitrária ou escândalos do pó do Alckmin, Serra, Aécio, falecido Covas e companheiros LTDA, já que são uma empresa de corrupção e tentam criar estas cortinas de fumaça para tentar esconder o assunto. E o PIG, com o rabo todo atolado neste esgoto de corrupção faz o jogo do PSDB. Agora é saber qual idiota vai esquecer as falcatruas tucana!

  5. Ridicularizam-se ao se fazerem de bobos!

    Oposição tonta e ridícula. Qualquer pessoa sabe que,dependendo da viagem, e do tipo de aeronave, há a necessidade de um pouso técnico do avião, para abastecimento. Esses deputados que questionam esse pouso, devem lembrar-se que o vôo da Varig à Tóquio no Japão, fazia escala em Los Angeles. Caso não houvesse essa escala, o avião cairia no Pacífico, por pane seca ( falta de combustível).   Explica melhor, colega Marco Santo. Nesse assunto você é fera!

  6. Lamento, mas explicar a

    Lamento, mas explicar a necessidade  de uma parada técnica, com detalhes abundantes não explica por que a assessoria do governo escondeu que haveria uma parada em Portugal. Entendo a irritação da rpesidente com a insistência dos jornais em apontar gastos nas viagens (sempre altos, as comitivas necessariamente não são pequenas em compromissos importantes).

    Mas é um erro, e contraproducente reagir aos exageros na avaliação dos gastos tentando esconder onde haverá escalas, onde a Presidente jantará e outros pontos da agenda que, por natureza, deveriam ser públicos. “Vamos pernoitar em Portugal; a presidente pretende jantar em um excelente restaurante, como faria qualquer chefe de Estado; mas vai pagar do seu bolso, como sempre”. Essa informação simples não foi fornecida, saiu após as reportagens, quando já tinham cara de desculpa.

    Foi “sigilosa” sim a escala. Havia reservas desde quinta-feira em Portugal e, assim mesmo, negaram essa informação aos jornais. Haverá quem pense que detalhes da agenda presidencial devem mesmo ser escondidos da imprensa. Mas então apresentem argumentos para tal, e não raciocínios ilusionistas sobre os detalhes técnicos do aerolula e sua limitada autonomia de voo.

    Demonizar a imprensa não vai ajudar em nada. Saber lidar com ela, suas manias e equívocos, sim. Isso não é uma disputa por centro acadêmico, entre facções estudantis. O governo Lula e o de Dilma mostraram em vários momentos capacidade de lidar com a complexidade da sociedade brasileira e até hostilidade de certos segmentos. Valia mais a pena fazer isso com os jornalistas, muiotas vezes hostilizados por cumprirem seu papel de informar, em condições abaixo do ideal, obrigados a lidar com fontes de infomação reticentes e secretivas.

    1. a burrada

      SLeo tem razão. Essa longa explicação técnica não vai apagar o estrago feito na imagem de Dilma e do PT por essa escala não anunciada e por explicações canhestras que se seguiram após a descoberta do fato que não tinha sido comunciado antes.E poderia, e deveria.  A grande comitiva e os gastos excssivos de hospedagem resvalam no desperdício de dinheiro público que condenamos nas diárias de Joaquim Barbora, nos altos salários e ajudas de custos do Poder Legislativo, em especial o senado. Tudo bem, cada um pagou o seu jantar. Mas não bsta dizer isso. E a diária de 27 mil? Pega mal. E as embaixadas, não podem hospedar a presidente? O governo de Dilma, por falta de sensibilidade de seus assessores, deu um prato cheio para a Oposição. Que burrada  . A mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta.  Aqui, as aparências foram terríveis.

      1. É muito difícil…

        Alfie vamos por partes como diria o Jack.

        A embaixada não tem acomodações suficientes para as 30 pessoas do comitiva. Embaixada é residencia do embaixador e dos servidores da embaixada. Como é que seria? “Limpa os quartos e manda todo mundo procurar onde dormir que a presidente vem ai?”. Tenha paciência.

        Quanto ao custo desta hospedagem: O preço apresentado pela mídia é o PRECO DE TABELA NORMAL e você como eu sabemos que em negociações para muitas pessoas e num grau de importância de ser um comitiva presidencial este preço deve cair e muito. Qual hotel não adoraria ter entre seus hóspedes uma presidente e mais uma presidente tão importante como a do Brasil?

        Desperdício de dinheiro público é comissão de 15% sobre obras de milhões que a mídia se cala.

        Perguntem a justiça suíça quanto ela já bloqueou de “comissões” pagas, ai sim vamos ver o “custo do desperdício”.

         

         

        1. gastos excessivos

          Alberto, um erro não justifica outro. A Dilma, em que votei, e o governo, têm de dar exemplo de lisura e racionalidade nos gastos. POr uma noite, a presidenta poderia ficar na embaixada e o resto da comitiva em hotel. O mais grave é essa escala portuguesa ter surgido  na mídia como surgiu. Era sigilosa por que? Da maneira como surgiu, passou uma imagem de leviandade. Pagando, claro que ela tem direito de jantar onde quiser e a preços mais baixos do que em SP. Mas a hospedagem no mais luxuoso hotel de Portugal pegou mal.  Há gastos excessivos no executivo, no legislativo e sobretudo no poder judiciário (as diárias de Barbosa). Esses gastos têm de ser combatidos.

          1. Sigilosa?

            Mas ainda insiste nesta estória de escala sigilosa?

            Não tem sigilo nenhum! Como não havia compromissos oficiais em Lisboa então não entra na agenda!

            Se houvesse um encontro com alguma autoridade em Portugal, esta escala constaria da agenda!

            Para com isto! O governo português foi informado que seria uma ESCALA TÉCNICA, só!

            Da mesma forma que se a escala tivesse sido em Londres a mesma seria tratada pela mídia como sigilosa também pois é desta mesma merda toda que ela se alimenta.

            Você é mais inteligente  que este “povim bunda” da mídia alfie.

            Quem falou que o Ritz de Lisboa é o mais luxuoso?

            Tem o Pestana, eleito o melhor de Portugal: http://www.pestana.com/br/pestana-palace-lisboa/pages/home.aspx

            Tem o Miriad, um espetáculo: http://www.splendia.com/pt/myriad-by-sana-hotels-lisboa.html

            Como dizia o Wellington: ” Quem acredita nisso, acredita em tudo”

          2. E essa hitorinha absurda de

            E essa hitorinha absurda de hotel então? É ridícula.

            Se a Dilma tivesse ido direto para Havana ia passar a noite em um hotel do mesmo jeito.

            Hotel caríssimo? É o mesmo que todos os presidentes brasileiros se hospedaram quando em Lisboa, nem mais nem menos. Quer que a presidente fique em uma pensão ou durma no banco da praça?

            Isso é coisa de quem lê a manchete na imprensa e nem ao menos pensa antes de sair repetindo.

          3. Leia os comentários acima,

            Leia os comentários acima, raciocine e dê menos peso ao que vê nos jornais. Vai te fazer bem.

        2. É Alberto, por mais que os

          É Alberto, por mais que os boçais fiquem espezinhando picuinhas e inventando mentiras de todo o tipo, não conseguem sair do ridículo.

          Esse tal de Alfie fala em “estrago à imagem do PT” e “explicações canhestras”.

          Só ví pessoas achando essa picuinha que a imprensa inventou uma coisa ridícula de quem não tem mais o que fazer.

          Só convenceu os convencidos de sempre. Esses tentam inventar todo tipo de mentiras no que são prontamente desmentidos. É aí, quando os desmentidos deixam a escumalha com a cara no chão, que eles falam em “explicações canhestras”. Ou seja, pedem explicações, quando elas são dadas, deixando flagrante o ridículo e a falsidade das alegações, então reclamam que as explicações foram dadas.

          O tal de Alfie escreve dizendo que não adianta dar explicações que o estrago já estaria feito.

          Outra feladaputagem da imprensa é dizer que a comitiva era grande. Compararam com as comitivas de outros presidentes brasileiros? Compararam com as comitivas de outros presidentes de países de mesmo porte do Brasil?

          NÃO. Se fizessem essas comparações veriam que a comitiva brasileira não é exagerada nem comparado com outros países nem comparada com o próprio Brasil.

          São dois eventos internacionais importantíssimos em que são feitos contatos em vários níveis. Enquanto a presidente se reúne com outros chefes de estado, os ministros e autoridades da comitiva se reunem com outras autoridades das comitivas dos outros países, como sempre foi.

          Quem perdeu em termos de imagem com mais essa mentira é a imprensa e a oposição burra que vai atrás e com isso também perde a credibilidade (apesar que já estão sem nenhuma, então não tem como piorar)..

        3. Toda Embaixada tem quarto de

          Toda Embaixada tem quarto de hospedes, a de Washington tem 4 suites com entrada independente, a de Roma pode abrigar umas 15 pessoas, a Presidente poderia ficar na Embaixada em Lisboa, a comitiva poderia ir para hoteis 3 estrelas, como o Avenida Palace, central tradicional e perfeitamente adequado.

          Despesas de presidentes são uma simbologia extraordinaria, mostrar-se modesto vale mais que 20 João Santana.

    2. Sobre explicações

      Bom dia Sleo.

      Imaginar que as viagens da Presidente Dilma é aquelas “bagunças farofeiras da periferia” que colunistas “lambe-botas de patrão pra ganhar seus caraminguás” pintam é ofensivo ao Staff civil e militar que cuida destas viagens. Eles existem para que a viagem seja a menos estressante possível a presidente e sua comitiva . Tudo é minuciosamente calculado antes e com no mínimo 3 dias de antecedência.

      O mote para colocar o tal do “sigilo” nesta parada técnica partiu de uma colocação torta do Ministro das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo. de que a “parada” foi decidida no sábado, só na cabeça maldosa de quem recebeu esta informação e com intuitos já de pôr lenha na fogueira isto faria sentido. No muito e acredito que para isto existe o Staff  acima citado, o ministro foi informado no sábado da rota e ai disse o que disse. Ele não tem obrigação de ver isto, tem o Staff presidencial para cuidar .

      O Staff como foi dito estava averiguando a melhor rota e decidiu por Lisboa.devido ao clima  mas e as reservas? Bom reservas são o que são: RESERVAS! Posso reservar uma mesa num restaurante em São Paulo se minha reunião for lá e posso reservar uma mesa num restaurante de Brasília se a reunião for em Brasília. Em todo caso é só desmarcar onde não foi.

      O Staff esta lá para isto. Provavelmente fez reservas na segunda rota também, é muita inocência achar que Dilma é cercada por funcionários incompetentes como quer nossa mídia.

      Mas ela foi num restaurante caro! Lembre-se meu amigo, em Lisboa Dilma já tinha ido e gostado do Eleven e ai se você é do Staff da Presidente vai reservar uma mesinha no Mac Donalds? Vamos ter um mínimo de ligação neural ai.

      A mídia conseguiu criar a partir de um infeliz declaração de um ministro ( eu demitiria ele por isto) todo um factóide e que vai cair no imaginário nacional turbinado por uma central de boatos e fofocas chamada MIllenium.

      Quem achou que 2014 seria fácil?

    3. O seu SLeo, existe algo mais

      O seu SLeo, existe algo mais importante para a imprensa mostrar, polemizar.  Por que não coloca em pauta a questão da Reforma Agraria que o governo Dilma não fez e não está fazendo? Sabe porque? Porque os pauteiros do “aquário” a mando das 5 famílias da imprensa nativa oligopólica dominante não quer colocar o tema – Propriedade da Terra e Agronegócio – em debate.  Seu SLeo, deixe ser cínico e dissimulado. Um aluno me disse: “os imbecis só ajuda a Dilma se reeleger”.

    4. Suas palavras:
      “Foi

      Suas palavras:

      “Foi “sigilosa” sim a escala. Havia reservas desde quinta-feira em Portugal e, assim mesmo, negaram essa informação aos jornais. Haverá quem pense que detalhes da agenda presidencial devem mesmo ser escondidos da imprensa. Mas então apresentem argumentos para tal, e não raciocínios ilusionistas sobre os detalhes técnicos do aerolula e sua limitada autonomia de voo.”

      Desculpe, não quero ofender mas essa sua argumentação é disparatada, fico até constrangido de estar detalhando o óbvio, mas dado o ridículo de algumas alegações por aí eu aproveito esta resposta para colocar alguns pontos que são notórios, mas que alguns teimam em fingir que não existem.

      1) Escala sigilosa.

      Por que a presidenta precisaria de sigilo para fazer uma escala em Lisboa? Ela simplesmente poderia avisar que iria pernoitar em Lisboa em uma escala na sua viagem. O que haveria de errado? O que tem de mais? NADA.

      A questão é que ela não sabia da escla. Quem determinou a escala foi a aeronáutica ao elaborar o plano de vôo e o texto do post deixa provado de forma inequívoca que a parada foi necessária devido a condições climáticas que não aconselhavam o vôo direto pois haveria pouca margem de manobra para contornar a tempestade sobre o Atlântico.

      Mas então por que havia reservas nos hotéis e as autoridades portuguesas tinham sido avisadas da escala. Simplesmente porque era uma alternativa possível e portanto os preparativos necessários para cumprir essa possibilidade haviam sido feitos. Se o tempo permitisse o avião iria direto, senão faria a escala, então os preparativos da escala foram feitos. Provavelmente outras alternativas foram preparadas. Inclusive alternativas para mal funcionamento da aeronave e procedimentos de emergência. Não tem como avisar de todos os detalhes técnicos e nem precisa. A má-fé na interpretação da informação de que as reservas haviam sido feitas foi que levou à alegação ridícula de “escala sigilosa”.

      2) Hospedagem em hotéis

      Essa é a maior estupidez de todas. De qualquer forma a presidenta iria pernoitar em um hotel. Se não fizesse escala em Lisboa seria um hotel em Havana, o gasto e a necessidade seriam os mesmos.

      Dilma se hospedou em um hotel diferente dos hotéis em que todos os outros presidentes se hospedaram? NÃO. Então por que reclamar desse pernoite? É de uma imbecilidade assustadora. Só falta dizerem que a Dilma tem que dormir no albergue da juventude.

      3) Jantar

      Aí não tem nem o que dizer, cada um pagou sua conta como exige a presidenta. Ponto positivo multiplo para ela que deu o bom exemplo. Exemplo esse que não é seguido por nenhum governador ou prefeito da oposição. Mesmo assim os jornais com MENTIRAS tentaram inverter e colocar como negativo algo que é muito positivo pra ela. A imprensa e a oposição usaram de falsidade e insídia típica dessa escumalha, mas que é esquerosa para qualquer pessoa com um mínimo de honestidade intelectual.

      4) Avião presidencial

      O avião presidencial não tem capacidade de vôo limitada. ele pode fazer vôos transoceânicos e ir a qualquer parte do mundo (tanto que vai), apenas tem mais escalas de reabastecimento que modelos maiores. Se um bando de boçais reclamaram que o avião presidencial era grande demais e que deveria ter sido comprado um avião da Embraer (mesmo com a explicação de que os modelos da Embraer são regionais e não tem a autonomia de võo necessária, falar agora que o avião tem pouca autonomia é outra boçalidade de igual monta. A autonomia é suficiente, nem abaixo  nem desnecessariamente acima do necessário.

       

      É uma estupidez sem tamanho insistir nessa não-notícia. Apenas mostra que a oposição não tem do que reclamar.

  7. Ainda tem gente que vai

    Ainda tem gente que vai entrar aqui no Blog (e não será preciso citar nomes. Até o reino mineral já o sabe) pra defender o posicionamento da oposição! É de doer!!

  8. Porca Imprensa Golpista, e

    Porca Imprensa Golpista, e ainda querem que eu vote em rentista e no homi que nunca trabalhou na vida, oh! gentalha imunda, sempre com seus métodos rasteiros.  

  9. Nassif, e pensar que são

    Nassif, e pensar que são jornalistas (que por hipótese, deveriam apurar os fatos).

    E a propósito da inauguração do porto em Havana: nossa legislação permite que uma empresa estrangeira construa portos aqui?

  10. Quantas manchetes houveram

    Quantas manchetes houveram para o fato do governo Alckmin deixar sua policia troglodita portar armas de fogo na manifestação de sábado?

     

     

  11. A oposição está tão perdida e

    A oposição está tão perdida e sem programa de governo que em breve começará a controlar as idas de Dilma Rousseff ao banheiro. E então nossa presidenta terá que recorrer à jurisprudência da Justiça do Trabalho, que considera este tipo de controle abusivo, ofensivo e passível de indenização. Ha, ha, ha… 

  12. Era da bobeira !

    Estamos viovendo a era da bobeira, ou melhor, da babaquice !

    Todos os dias vem à tona fofocas, futricas,….nada que se aproveite. Tudo vira molecagem- e até os intelectuais entraram nesta onda: “quero falar irresponsavelmente, a boca é minha e falo o que quiser “. Até o STF dá o exemplo: manda e desmanda. Os bons, com poucas exceções, são omissos como os doutos do STF, o Congresso,  e os amigões do Genoíno, Dirceu, Delúbio, PT incluso.

    Tá bom, é um processo de evolução: quanto mais besteiras falarem, mais se esvaziam e permitem “coisas boas” substituirem as superfluas. Mas haja paciência evangélica para aturar coxinhas, black bocks, Veja, Barbosão, Alvaro Abduzido Dias…..

    Há muito nossos ouvidos se tornaram pinicos e já aceitamos  candidamente esta situação – só reclamamos e contestamos e fiscalizamos todos os dias, como se fosse um dever de ofício permanente. estamos sempre esperando um ataque do PiG, e vida  que continua.

    Assim com a Folha convoca passeatas por que os blogueiros não promovem uma passeata na Paulista ou em Brasília exigindo respeito aos símbolos brasileiros, exigindo punição aos que desejam o caos e a desordem, exigindo que os quase 500 votados do Congresso façam a sua parte, que é  legislar sobre o que o povo quer, precisa e o que pensa sobre os rumos do país, da mídia, do STF, da Justiça, dos bancos……e…em tudo mais que estes come-dorme foram eleitos para cumprir e esquecem.

     

     

    1. hummm

      Entrarão com uma representação no ste,no stf,no conselho de ética com a “alegação”  de que ela está fazendo   política  por baixo dos panos.

  13. Antigamente, o Estadão tinha

    Antigamente, o Estadão tinha um bordão publicitário: “Tá com falta de assunto? Leia o Estadão”.Os tempos mudaram, o Estadão  mudou. O de agora deve ser: ‘ Tá sem idéia, tá à toa? Escreva no Estadão”.

  14. Não merecemos essa oposição

    Penso que o tema não merece maiores esclarecimentos, muito menos aprofundamentos.

    Estamos nessa quadra por conta de factóides criados por uma oposição imbecilizante. Sem agenda e sem discurso resta esse tipo de baboseira que a velha e carcomida imprensa brasileira tem a coragem de levar à frente.

    São factóides típicos de Álvaro Dias ou Carlos Sampaio. Sem medo do ridículo.

    “Ano de eleição exige uma oposição mais firme”, diriam. Mas precisa ser tão imbecilizante assim?

    A criatividade dessa gente assusta. Imagina esse povo no governo.

    E a velha e carcomida imprensa brasileira? Parece que se esforça até não mais poder.

    São engraçadíssimas as chamadas para pautar o governo, tipo: “há desconforto no Planalto”. Como se o assunto merecesse mesmo alguma relevância. A gente nem nota que estão forçando a barra.

    A presidenta Dilma veio a público explicar sobre o pagamento das refeições que fez porque vivemos numa democracia, e somos obrigados a dar satisfações de baboseiras desse tipo.

    Aja paciência. Burrice tem limite.

     

     

     

  15. mais um caso vergonhoso de terrorismo midiático…

    se o governo, juntamente com o judiciário e o legislativo, se eles não conseguirem estabelecer limites ou condições normais de trabalho para a imprensa brasileira como um todo, esses 4 possíveis terroristas midiáticos seguirão impondo suas políticas de mentiras, de corrupção e de ódio aos outros, à cada cidadão, e, principalmente, aos políticos, diretamente no seio da sociedade ou em cada lar, família ou empresa

  16. Regra geral a política

    Regra geral a política resvala para o drama. Ultimamente no Brasil ela só tem se revelada como comédia.

    Essa dupla Álvaro Dias e Carlos Sampaio poderiam fazer um duo num desses programas humorísticos medíocres das nossas TVs. Uma espécie de Abott e Costelo tupininquim. 

    Os discursos e pronunciamentos da Marina Silva de tão embolados já viraram piada. Decerto emula o impagável Rolando Lero da Escolinha do Professor Raimundo. 

    As idas e vindas do José Serra em termos de candidatura já  passam da dimensão do patético. 

    Os artigos autocondescendentes de Fernando Cardoso induzem quase sempre à risos tal a desconexão com o mundo real. 

    E pairando sobre tudo, a batuta de uma mídia que na ânsia de fazer oposição política e ideológica não teme o ridículo, o histriônico e a até a bizarrice. 

  17. rumos?

    Os patetas liderados pelo alvaro/pig/psdb estão perdido no chão, pretendem ser o gps no céu. Qualquer assunto é valido para desviar dos trilhos o trensalão.

  18. BULLSHIT!
    cara que besteira,

    BULLSHIT!

    cara que besteira, se fosse assim o aviao nunca poderia cruzar o Atlantico pois são bem mais que 3 horas…

    Esse jornalista nunca deve ter feito um voo na vida…

    1. 3 horas de autonomia com UM

      3 horas de autonomia com UM motor funcionando. é isso que diz a certificação. para garantir as 3 horas de autonomia SE um dos motores falhar, há o plano de escala técnica (que leva em consideração os dados de probabilidade de falha) conforme a rota.

      Inclusive, se vc consultar os links, vai aprender que a certificação ETOPS foi criada justamente para permitir aos bimotores as rotas transatlânticas. assim não é necessário fazer tais rotas com aeronaves maiores, com mais motores e que são menos eficientes. só que pra isso são necessárias as paradas técnicas, para garantir que, conforme as probabilidades de falha, SE um motor falhar, vai dar tempo de seu avião voar mais 3 horas (tempo suficiente pro piloto decidir onde pousar, não?).

      moral da história: fazer um voo na vida não torna ninguém mais capaz de interpretar um texto.

  19. A grande mídia está podre,

    A grande mídia está podre, todos os dias comprovamos isso várias vezes.

    O jornalismo de verdade migrou para alguns blogs e para alguns comentaristas.

    Não é verdade?

  20. Portugal

    A mídia brasileira, com raríssimas exceções, não sabe o que fala e/ou escreve. Simplesmente desinforma a população que por falta de um raciocínio mais apurado devido ao baixo nível educacional, toma tudo como verdade.

    Em um ano eleitoral como este, tudo piora. Concordo com o Sr. Alberto. Vamos ter mais respeito. buscando a verdade das coisas.

  21. Os tucanos infurecidos por

    Os tucanos infurecidos por estarem fora do Planalto há tantos anos, e sem perspectivas de lá voltar, se mordem de raiva, e querem, a qualquer custo, encontrar brechas para desconstruir Dilma e Lula. Todos os dias um deles aparece na mídia como acusador de Dilma, junto ao STF. Ora é por ela usar vestidos vermelhos, ora por ter feito um discursos aqui ou alhures com algum tom eleitoral, e agora vem essa. Como se outros presidentes, incluindo FHC, que foi talvez o mais viajado dentre todos os presidentes, não tivesse discursado durante seus governos, etc.

    Se Dilma desse ouvidos a essa gentalha, passaria a jogar as roupas vermelhas fora, não viajaria mais até as eleições, e não apareceria mais, de jeito algum, nas televisões.

    Faltou o jantar. A partir de agora, quando estiver em um restaurante com seus colegas e amigos, Dilma deve pedir uma quentinha pra não deixar dúvida de que comeu barato.

  22. O PIOR É QUE MUITA GENTE ACREDITA

    Infelizmente, há que se falar que este tipo de jornalismo coloca argumentos na boca de muita gente que acredita naquilo que a imprensa noticia.

    No dia seguinte, no escritório, um de meus amigos foi logo detonando a presidente, dizendo que pagava imposto de renda para que a Dilma fizesse turismo. Onde já se viu, dizia, ele, hospedar-se no hotel mais luxuoso de Liisboa, por um simples capricho, e gastar mais de 70 mil reais. Só ela, arrematou, gastou mais de vinte e um mil reais.

    Olhei para ele, dei-lhe uma risada e falei que, infelizmente, ele acreditava em tudo que a imprensa falava. E que a ela, a mídia, mandava no julgamento dele. Não argumentei mais, porque seria inoportuno, pois precisava continuar meus serviços.

    Na mesma esteira, minha empregada doméstica começou a criticar o programa Minha Casa Minha Vida, em furnção de um programa de televisão, onde um núcleo financiado pelo programa fora mal  feito, v. gratia, material ruim, cômodos mal acabados, pintura ruim, etc, enfim, um péssimo negócio.ói

     O produtor do programa fez ela pensar que todo o programa era da mesma qualidade. 

    Como tinha tempo, expliquei a ela que no programa Minha Casa Minha Vida, a pessoa que adquire tem liberdade de comprar terreno e ele próprio construir a casa de moradia, escolher o engenheiro, comprar os materiais diretamente, inclusive adquirir apto, etc, etc, diferentemente das casas populares, construídas por empreeiteras, estas, sim, de péssima qualidade. 

    Disse a ela que a posição daquele que participa do programa é igual a quem adquire ou constrói sua casa com outro qualquer financiamento. Há que se ter cautela, cuidados com o que se está adquirindo e isto não pode ser fiscalizado pelo programa, que apenas financia. Todos que adquirem de empresas construtores  devem ter cuidado, como buscar a opinião de pessoas do ramo, mesmo engenheiros mais amigos, etc, para não fazer mal negócio.

    Esclareci que a liberdade de que adquire ou constrói, no programa Minha Casa, Minha Vida é muito grande, coisa que não acontecia com as casas populares, construídas por empreteiras, onde a qualidade das construções deixam muito a desejar.

    Difícil explicar tudo que a mídia constrói em duas ou três palavras, uma reportagem maldosa e mal intencionada ali, ou aqui, quase todos os santos dias, é difícil de ser esclarecido. Somadas as inverdades e falsidades midiáticas, sem quaisquer condições e direito do governo se defender,  irão, sem, dúvidas, influir e muito nas eleições.

     

  23. O Pior Esta Por Vir

    Nassiff: o pior está por vir. As reportagens e as interpelações judiciais foram apenas o começo, café pequeno. Meu compadre Nathanael está soprando aos meus ouvidos que, tão logo retorne um certo ministro, o arremedo de oposição (PSDB, PSB, DEMOníacos etc) vai levar à Corte Maior um “manifresto”, cujo texto integral já foi encaminhado ao grupo EstadãoGloboFolhaVeja, devidamente redigido nos socavões da ABL, no qual intentam constranger bastente a  Presidente: cobram explicações do porquê da Presiddente, pouco antes de embarcar, em Lisboa, foi por 3 vezes à “toilette”. Aguenta, coração…

  24.  Sem dúvida uma lição
     Sem dúvida uma lição importante é a construção coletiva de conhecimento permitida por um jornalsimo aberto como o blog do Nassif. A soma de conhecimentos, percepções e dados trazidos pelos leitores/comentadores traz amplas possibilidades de se aprofundar um debate e em muitos dos casos falsear informações trazidas pela grande mídia. Especificamente nesse caso, a minha contribuição que o Alberto destaca foi a visita ao site da airbus e a indicação do link onde pode-se constatar o range do A-319. Eu fiz essa pesquisa dentro do espírito do método científico de buscar confirmar ou falsear a informação dada pela Presidência da República, já que tratava-se de uma informação falseável. Mesmo sem ter maiores conhecimentos sobre aviação, fui no portal da empresa e encontrei esse aplicativo bem interessante que mostra as autonomias das diversas aeronaves da Airbus. Deixei o comentário no blog do Nassif para que pudesse ser avaliado por pessoas experientes e eventualmente falseado. Pelo que percebi o achado tinha procedência e de uma certa forma colaborou com diversos outros comentários, principalmente os que explicavam detalhes mais técnicos.Uma aposta interessante para os sites que permitem a colaboração, como é o caso do blog do Nassif, é incentivar esse tipo de prática. Deve-se sobremaneira explorar as possibilidades de dados abertos como esse da Airbus e principalmente dos dados abertos governamentais. A possibilidade de construção de forma coletiva de um bom artigo que gere por sua vez novas e ainda mais interessantes discussões tende a permitir que esse tipo de portal se torne uma referência para o novo paradigma de comunicação. Inovação aberta e Web 2.0, dois bons conceitos para serem explorados em conjunto.

    1. Fundamental.

      Oi Barbalho, seu comentário foi fundamental para este post tanto quanto o de Junior50. Obrigado.

      Acrescentaria um detalhe interessante. Montei um comentário com o que você mostrou e com o que junior50 passou e mais alguns dados obtidos em outros sites no blog do Ricardo Setti. Sabe o que aconteceu? Ele simplesmente apagou o post e fez outro.

      detalhes: 

      1º post: dia 27/01/2014 19:57 h – “Ao justificar escala de Dilma em Lisboa por falta de autonomia do avião presidencial, governo tromba com informações do fabricante” – para abrir use o link abaixo poque o post foi deletado e agora só em cache.

      http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uvkk8NjZhaQJ:veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/ao-justificar-escala-de-dilma-em-lisboa-por-falta-de-autonomia-do-aviao-presidencial-governo-tromba-com-informacoes-do-fabricante-confiram/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

      2º post:dia 28/01/2014 14:00 h – “Post do leitor: essa escala “obrigatória” do avião presidencial em portugal está mal explicada.” – Post refeito e colocado no outro dia para “sumir” com minhas explicações. Averiguei não valer a pena repetir meu comentário. Quando o blogueiro usa este expediente está simplesmente admitindo que a verdade existe mas alguém manda mais. 

      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/post-do-leitor-essa-escala-obrigatoria-do-aviao-presidencial-em-portugal-esta-mal-explicada/

      1. OI Alberto, é por isso que lá

        OI Alberto, é por isso que lá não se produz conhecimento e aqui se produz. Esses caras não percebem a grande vantagem que tem um espaço como esse aberto a investigações, aprofundamentos e até mesmo contradições.  

      2. Caro, lendo o link que você

        Caro, lendo o link que você me passou, é muito provável que o leitor do Setti não esteja de todo errado. Nesse caso, defendendo a ideia de que esse é um espaço para construção de conhecimento e inclusive para contradições, vale a pena aprofundarmos um pouco mais.

        A partir da informação dada pela PR entende-se que o modelo do avião presidencial é um A-319, conforme pode ser lido na nota publicada no blog do planalto: “(…)Dependendo de condições climáticas, o Airbus 319 presidencial  (…) “. Foi com essa informação que me baseei na minha pesquisa. Se for esse o caso, o link que passei traz a estimativa correta de alcance do avião da PR já que refere-se de fato ao desempenho do A319.

        Acontece, porém, que é possível que a nota da presidência tenha sintetizado a especificação da aeronave. E isso é muito provável já que CJ, a família apontada pelo leitor do outro blog, é uma configuração que permite mais customizações, o que seria ideal para o caso do avião da PR. Se for esse o caso, realmente o alcance pode chegar a 11.000 km. Porém, há um detalhe: esse alcance é para uma carga em que se leva em conta a configuração default de 8 passageiros e isso está claro no site da Airbus. O site da airbus não traz informações sobre o alcance com outras configurações. Considerando a comitiva que estimaram em 40 pessoas, a carga em termos de passageiros é 5 vezes maior do que a default.

        Não encontrei nenhum site de governo que confirme qual é exatamente a família da aeronave em questão. Um site não oficial informa que se trata de um CJ e se pudermos confiar no que está escrito lá, a autonomia para 40 passageiros cai para 8.300 Km (http://www.defesabr.com/Fab/Presid/fab_presidente.htm),  o que nos traz de volta ao limite operacional de uma viagem entre Zurich e Havana. Isso sem considerar a parafernáia de defesa militar e de escritório que o avião tem, além das outras questões trazidas pelo junior50.

         

        É isso. creio que não vale a pena perder muito mais tempo com isso, mas não queria deixar essa bola quicando.

         

        Saudações,

        Barbalho

  25. A parada foi sigilosa,  Dilma

    A parada foi sigilosa,  Dilma foi tratar do projeto de Zé Dirceu onde Portugal

    passe a ser colônia do Brasil.Os Tucanos ..que triste fim hein?

  26. Como dizia Chico Buarque:
    Como dizia Chico Buarque: “Esse é o dever do injustiçado, manter a calma a qualquer custo. Enquanto que a raiva é privilégio do injusto.”

  27. Já era de se esperar que

    Já era de se esperar que houvesse um comentário tentando “desmascarar” as pressões feitas quanto a presidente e ao PT, pois é o que se mais vê em seu blog é uma busca de defesa deles.

    Mas queria comentar que a parada técnica não é o ponto culminante do questionamento e sim os gastos. Porque não se hospedar na embaixada brasileira? Porque gastar com hoteis pra essa comitiva extensa? Pagaram suas despesas? com cartões corporativos né!?

    Sem contart os investimentos feitos em Cuba com dinheiro do BNDES, ao invés de investí-los em linhas de crédito aqui enfim, para você defensor dos petistas o tempo todo,  o meu abraço de descontentamento com esse governo pífio

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador