Sobre o erro na Globo News no gráfico da inflação

Enviado por Francisco de Assis 

Na sexta-feira (10), o Conta Corrente mostrou o fechamento de 2013 do índice de inflação IPCA que ficou em 5,91%, segundo o IBGE. Ao compararmos com os índices dos anos anteriores, houve um erro no gráfico de barra do indicador, apesar de os números estarem corretos. No próximo programa, na segunda-feira (13), o Conta Corrente mostrará o gráfico correto.

http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/01/11/nota-de-correcao/

______________________________________________________________________________

A inflação para a Globo

Tento ser imparcial, mas os fatos me jogam na lona. Tento me convencer que o termo PIG é uma bobagem de quem não tem cérebro, mas os fatos me sacodem.

Recebo de um amigo este gráfico publicado no Conta Corrente (GloboNews). Veja como se constrói o jornalismo militante no Brasil. No gráfico (que ele fotografou direto da tela) uma inflação de 5,9% é maior que 6,5%. Algo mágico.

Por Ruda Ricci, sábado, 11 de janeiro de 2014, 
em http://rudaricci.blogspot.com.br/

______________________________________________________________________________

Gráfico da Globo inflaciona a inflação

Luiz Carlos Azenha, 11 de janeiro de 2014 às 16:23, 
em http://www.viomundo.com.br/humor/grafico-da-globo-inflaciona-a-inflacao.html

______________________________________________________________________________

Um incrível gráfico que diz muita coisa

Olha que o Conta Corrente é um programa especializado em economia, exibido num canal fechado, tendo como público alvo, em tese, pessoas bem informadas. Se a Globo é “descuidada” assim num programa como esse, imagine as barbaridades que não faz numa concessão pública.

Por essas e outras é que o governo federal, agora que já identificou uma guerra psicológica de setores da mídia ligados à oposição, à economia brasileira, deveria parar de injetar dinheiro nela.

Nem comentei por aqui, porque ainda estou em estado de choque, a notícia de que o ministro da Educação, Aloisio Mercadante, acaba de presentear o grupo Abril com um contrato de R$ 2,5 milhões, sem licitação, para fornecimento da revista Nova Escola. Não sei o que é pior: se é o ministro dar dinheiro para a Abril, se é fazê-lo sem licitação, ou se é dar o lixo da Abril para nossas crianças. Bem, acho que o pior, com certeza, é a última opção

Por Miguel do Rosário on 13/01/2014 – 7:32 am
em http://www.ocafezinho.com/2014/01/13/um-incrivel-grafico-que-diz-muita-coisa/

______________________________________________________________________________

Gráfico da inflação da GloboNews é o que se pode chamar de vandalismo jornalístico

Todos os inícios de ano a Globo lidera o terrorismo inflacionário. A inflação do ano que virá pode colocar o país em risco e blablablá.

Nos almoços de família, os parentes mais sensíveis às bobagens midiáticas repetem o mantra de que a situação está ruim e que o país está caminhando ladeira abaixo.

Que no final, todo o esforço feito pelo príncipe em 1994 ao debelar o dragão, vai ser jogado fora pelos aloprados do PT. Como se o Brasil de 2014 tivesse algo a ver com aquele que vivia de calças abaixadas para o FMI e que tirava os sapatos como sinal de respeito ao deus USA.

Todo começo de ano é assim, a inflação é a bola da vez.

Mas dessa vez a Globo levou o índice de ridículo ao limite ao fazer o gráfico acima. Não há proporção alguma nele. E isso é o mínimo para fazer um gráfico minimamente sério com dados informativos.

Nem na época de jornalzinho de Centro Acadêmico meus colegas mais radicais proporiam algo tão absurdo.

Prestem atenção na distância desproporcional do 5,81% do centro da meta de 4,5%. Os 4,5% são três vezes menor do que os 1,31%. Isso não é o mais grave. O 5,91% de 2013 é maior do que 6,50% e 5,82%, índices de 2010 e 2011.

O fato é que a inflação não superou o teto da meta que é de 6,5% em nenhum ano. No limite ficou no teto em 2010. E ficar em 5, 91% no ano passado não é nada grave. É parte do jogo.

Com este tipo de abordagem a Globo ultrapassa até a linha do que se pode chamar de desinformação. Isso é vandalismo jornalístico.

Duvido que a assessoria de imprensa de uma grande empresa deixasse uma sacanagem dessas sem resposta. Ia ter carta esculachando o veículo e pedindo correção. Se negasse, o veículo seria cortado da programação de publicidades da empresa.

Mas como o governo federal é ao contrário. Da mesma forma que o generoso ministro Mercadante decidiu enfiar 2,5 milhões na Abril, comprando Nova Escola, a Globo ainda vai lucrar por ter feito mais essa sacanagem.

E assim caminha a umanidade. Eu não errei não. Coloquei sem h de propósito. Porque essa humanidade não merece a palavra completa.

Renato Rovai, 11/01/2014
em http://revistaforum.com.br/blogdorovai/

Redação

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bem feito, quem mandou o pessoal ligar a TV!

    Eu tinha visto o gráfico num dos comentários do blog, prestei tão pouca atenção que não vi o erro, mas lembro que achei a forma do gráfico de barras um pouco estranho, tipo uso de uma escala que ajude a demonstrar “sua verdade”.

    Acho que esse “erro” mostra bem o que é o a Globo. Alias quem usou o gráfico, não viu nada errado: foi a leitão? o sarnenberg?

    1. O que me assusta é a grande

      O que me assusta é a grande quantidade de pessoas que acreditam na crediblidade da Globo. Ela está perdendo audiencia pela ausencia total de crediblidade de pessoas inteligentes e independentes qie não estão a fim de perderem tempo com as mentiras e o cinismo golpista da Globo. Parabens você despertou.

  2. Globo News pública gráfico com correção ontem, além de nota

    Confira gráfico ajustado com as proporções do índice de inflação IPCA de 2009 a 2013

    seg, 13/01/14 por Flávia Sarmento | categoria Aviso editorial

    Na sexta-feira (10), o Conta Corrente mostrou o fechamento de 2013 do índice de inflação IPCA, que ficou em 5,91%, segundo o IBGE. Ao compararmos com os índices dos anos anteriores, houve um erro no gráfico mostrado: os números estavam corretos, mas a ilustração estava errada. Por isso, veja no vídeo o gráfico com as proporções corretas das barras verticais, em azul:

       

    Em 2013, o IPCA fechou em 5,91%. Na coluna anterior, em 2012, o índice terminou em 5,84%. Em 2011, com 6,5%; 2010 com 5,92%. E o ano de 2009, com 4,31%.

    http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/01/13/confira-grafico-ajustado-com-as-proporcoes-do-indice-de-inflacao-ipca-de-2009-a-2013/

     

  3. Software

    Eu queria saber QUAL o software que foi usado para fazer aquele gráfico.

    QUALQUER software que coloca uma barra de 5,91 ACIMA de uma de 6,5 deveria ser descartado na hora.

    Isso é informação de interesse público.

     

    PS:  qualquer software que faça gráficos, até as planihas, NÃO fazem esse tipo de erro primário.

    O gráfico foi EDITADO para que a barra de 5,91 ficasse acima da de 6,5.

    FOI PROPOSITAL.

    1. Como fraudar o gráfico

      Como fraudar um gráfico

      Estes gráficos são desenhados automaticamente a partir de valores em células numa planilha no Excel (ou software similar).

      Para fraudar o gráfico pode se fazer o o seguinte:

      1. Digitar 6.91 em vez de 5.91 na célula da planilha, obtendo-se a imagem do gráfico.
      2. Fotografar a imagem do gráfico (Print-Screen), e editar em seguida num software de imagem (como o Paint), mudando-se o número 6.91 para 5.91. Observe que basta alterar um número: trocar 6 por 5.

      A propósito: como fraudar uma eleição…

      Começando com o histórico do caso Proconsult, em que se tentou derrotar Leonel Brizola na eleição para Governador do Rio de Janeiro …  

      1. Como eu disse acima

        Tem que QUERER fraudar, o software sozinho não comete esse “erro”….

         

        Eles não tem como alegar um simples erro, não tem como fazer isso de forma simples, tem que querer fazer.

    2. Foi feito com o software

      Foi feito com o software “Whisfull thinking” produzido pela Leitão & Sardenberg info. corporated. Os camelôs aqui do Largo da Carioca desaconcelham esse produto

  4. A internet está impondo um novo relacionamento com a notícia

    Apenas estão se adaptando ao fator da interrnet, principalmente ao contraditório, as redes sociais e ao poder de memória e armazenamento.

     

  5. Sintomas.

    Prezados e prezadas.

    Todo respeito as escolhas do editor do blog, e dos demais aqui presentes. 

    Mas vejam só: É preciso dar nome as coisas pelo que elas são!

    Chamar o texto com a palavra “erro” é já decidir, de antemão, que não houve intenção alguma do pessoal da “turma” do Jardim Botânico de produzir o efeito sobre as expectativas de quem consumia a “notícia”, em outras palavras, manipulação.

    Vejam que o texto do Miguel do Rosário não menciona a palavra “erro”.

    Ok, poderão dizer os cautelosos que a palavra erro traz em si um julgamento, mas que é menos prejudicial do que dizer que houve dolo sem também poder prová-lo. Concordo.

    Mas eu só aceitaria esta tese no caso de estarmos na presença de um grupo de comunicação com uma biografia de serviços prestados a veiculação de informação de maneira equilibrada, ainda que parcial quando necessário demonstrar suas opções ideológicas (legítimas).

    Não é o caso. A “folha corrida” do grupo do Jardim Botânico é tenebrosa, alguns diriam criminosa.

    No caso da globo e suas franquias não há benefício da dúvida, justamente porque seu comportamento não deixa margem a elas.

    Um dos grandes problemas da Humanidade na superação das injustiças, mormente as sociais, é a presença do espírito de corpo.

    Em determinado momento, as corporações profissionais podem funcionar como instrumentos de questionamento do estamento desigual, mas há limites explícitos que aparecem quando estas corporações são chamadas a renunciar a defesa de interesses corporativos que confrontam os interesses de toda a coletividade.

    O jornalismo talvez carregue o pior tipo de corporativismo vigente no mundo atual, porque ele se manifesta sempre no campo simbólico, da consciência subliminar, na construção de discursos. Estes valores sempre são voláteis e passíveis de distorções oportunistas, e raramente conseguiremos identificar sua manifestação de forma direta ou objetiva.

    A prova está aí em cima.

  6. Gráfico cubista

    A Globo está aprimorando sua “tecnologia”. Já se conhece a tática dos editorialistas do pig que incentivam a “criatividade” dos mancheteiros para pegar uma notícia neutra, e as vezes favorável, e dali extrairem uma manchete do contra.

    Agora os diretores de arte foram arrebanhados para essa missão. São incumbidos de pegar os incautos ainda mais preguiços do que os que só lêem as manchetes. Seus alvos são os que só vêem figurinha de relance, sem ler números nem palavras.

    Daí inventaram o gráfico cubista, a mais recente contribuição da imprensa brasileira ao jornalismo mundial. Uma contribuição artística sob influência de Picasso e Braque. Que chique

     

  7. A “EXTRAORDINÁRIA” COMPETENCIA DA GLOBO… EM MANIPULAR

    Nota de Francisco de Assis

    Agradeço a publicação do post pelo blog  como Enviado por Francisco de Assis , mas observo que o primeiro parágrafo do post acima e o link seguinte para endereço da Globo não fizeram parte do meu comentário original no Fora de Pauta (repetido no Cilpping). Em vez destes dois elementos do post, no meu comentário original existem uma charge e uma paródia do “‘erramos” da Globo.

    Acredito que o Editor considerou agressivos (ou sem importãncia) os dois elementos referidos do meu comentário para efeito da postagem. Entretanto, como não sou defensor da Globo (muito pelo contrário), muito menos seu porta-voz (como ficou parecendo), faço esta ressalva. 

    Infelizmente, só atentei depois da publicação no retrato distorcido da Miriam Leitão uma mancha na sua têmpora, que pode parecer para alguns uma perfuração. Peço desculpas veementes pela minha desatenção, inclusive para a jornalista Miriam Leitão, pois a galhofa foi o meu único objetivo, sem nenhuma outra intenção.

    O meu comentário original pode ser visto em https://jornalggn.com.br/comment/194155#comment-194155

    Publico abaixo os dois elementos não publicados no post acima, para referência e porque acredito que isto seja possível no nível de comentário.

    _____________________________________________________________________________________

    A “EXTRAORDINÁRIA” COMPETENCIA DA GLOBO… EM MANIPULAR

     

    ______________________________________________________________________________

    “Nota de correção sáb, 11/01/14 por Tomatino | categoria Aviso editorial

    Na sexta-feira (10), expliquei no Conta Corrente o fechamento de 2013 do índice de inflação IPCA que ficou em 5,91%, segundo o IBGE. Ao comparar com os índices dos anos anteriores, houve um erro no gráfico de barra do indicador, apesar de os números estarem corretos. No próximo programa, na segunda-feira (13), explicarei no Conta Corrente o gráfico correto. Peço sinceras desculpas.

    Tomatino”

    ______________________________________________________________________________ 

     

  8. como são feitos esses gráficos

    Seria interessante se alguém daqui soubesse como são feitos esses gráficos. que ferramentas são utilizadas. Se for uma ferramenta que gere automaticamente o gráfico se baseando na entrada de dados, como é o caso por exemplo do MS Excel, ficaria praticamente comprovada a manipulação. Ou seja, o ‘designer’ teria entrado com dados errados, gerado o gráfico, e manipulado o número que aperece no topo da última barra.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador