Sou criacionista, mas respeito o darwinismo, diz bispo convidado para o Ministério da Ciência

Jornal GGN – Marcos Pereira, bispo licenciado da Igreja Universal e presidente nacional do PRB, foi convidado para ser ministro da Ciência em um eventual governo de Michel Temer e diz que sua religião e suas crenças pessoais não vão atrapalhar sua função caso assuma a pasta. Em entrevista para o blog do Fernando Rodrigues, no UOL, ele diz que, como cristão, acredita na teoria do criacionismo, mas que respeito o darwinismo. 

Na entrevista, Pereira afirma que seu partido queria a pasta da Agricultura, mas Temer ofereceu o Ministério da Ciência e Tecnologia, dando pistas de como são as negociações para a montagem de um governo do PMDB. Leia mais abaixo:

Do blog do Fernando Rodrigues

Possível ministro da Ciência é criacionista, mas diz respeitar darwinismo

Fernando Rodrigues

Marcos Pereira, do PRB, é bispo licenciado da Universal
 
“Minha religião e crenças não afetarão caso eu seja ministro”
 
“Como cristão, acredito na teoria do criacionismo”
 
E sobre darwinismo?  “Eu respeito. É uma posição pessoal”
 
PRB tem 22 deputados e 9 são da Igreja Universal

O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, foi convidado por Michel Temer para ser ministro da Ciência e Tecnologia –caso o impeachment de Dilma Rousseff seja aprovado semana que vem e Temer assuma o Palácio do Planalto.

Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, Marcos Pereira tem 44 anos e total controle da bancada de 22 deputados federais do PRB. Desses, 9 são ligados diretamente à Universal.

Em entrevista ao repórter Gabriel Hirabahasi, o presidente do PRB disse que suas crenças pessoais não atrapalharão seu desempenho se vier a ser ministro de uma área antípoda à da religião.

“Como cristão, acredito na teoria do criacionismo. Mas não influenciaria no papel como ministro pois religião e ciência podem andar juntas. O ministro tem que ser político e gestor”, afirma.

O chamado criacionismo é uma teoria baseada na Bíblia segundo a qual o mundo teria sido criado por Deus a partir do nada.

O criacionismo se opõe ao darwinismo, a teoria evolucionista formulada pelo inglês Charles Darwin (1809-1882) – a origem e a transformação das espécies teria se dado com base na seleção natural.

E o que acha Marcos Pereira sobre o darwinismo?

“Eu respeito. Mas não vou declarar minha crença. Essa é uma posição pessoal e vai ficar restrita a mim. Minha religião e minhas crenças não vão afetar caso eu seja ministro da Ciência e Tecnologia”.

Na entrevista ao Blog, Pereira relata que o desejo do PRB era ficar com a pasta da Agricultura. Mas Michel Temer ofereceu a Ciência e Tecnologia no lugar. É um relato claro sobre como se dão as negociações da montagem do futuro governo do PMDB.

A seguir, trechos da entrevista de Marcos Pereira ao Blog

Blog – O que o senhor acha do darwinismo?
Marcos Pereira
 – Eu respeito. Mas não vou declarar minha crença. Essa é uma posição pessoal e vai ficar restrita a mim. Minha religião e minhas crenças não vão afetar caso eu seja ministro da Ciência e Tecnologia.

O PRB tem fortes ligações com a bancada evangélica e com a Igreja Universal. O senhor acredita na teoria do criacionismo?
Eu, como cristão, acredito na teoria do criacionismo. Mas não influenciaria no papel como ministro pois religião e ciência podem andar juntos. O ministro tem que ser político e gestor. Muito ministro técnico não dá certo porque não sabe lidar com a pasta. O Fernando Henrique Cardoso foi ministro da Fazenda e é sociólogo. José Serra foi ministro da Saúde e não é médico. Acredito que eu tenho essas duas características, como político e como gestor. Não haveria conflito de interesses. Em discussões em que a ciência e religião possam se chocar, respeitaria a linha científica. Acho que isso nao é relevante para o caso. Se a gente assumir, seja eu ou outro indicado, vamos tratar o assunto de forma imparcial, independente e laica. Não misturamos política com religião. De 22 deputados, apenas 9 são da Universal.

Como foi o encontro [2ª feira, 2.mai.2016] com Michel Temer?
Nós tínhamos conversado sobre a Agricultura, mas havia uma dificuldade da montagem. Eles pediram que abríssemos mão para outros partidos ocuparem a pasta. Nossa segunda opção sempre foi o Ministério de Ciência e Tecnologia.

O PRB está satisfeito com a montagem do futuro eventual ministério de Michel Temer?
A gente tem que entender que as coisas são proporcionais ao tamanho da bancada. A gente tem que avaliar o tamanho na Câmara e no Senado. Depois, trata-se de governabilidade. Está dentro de uma razoabilidade. A bancada quer que eu seja o indicado para o ministério, mas ainda vamos nos reunir hoje [3ª feira, 3.mai.2016] à tarde, às 16h30, para decidir.
[houve a reunião da bancada e a decisão foi indicar Marcos Pereira para ser o ministro da Ciência e Tecnologia].

Se o PRB ficar com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o que poderia fazer?
Primeiro, precisamos confirmar se será isso mesmo. Tem muitas coisas que estão feitas no ministério e que estão paradas. Precisamos analisar como será o Orçamento e ver como está a situação financeira. O país passa por um uma recessão grande. Então, precisamos saber qual será a real condição do Orçamento. Como o convite foi feito apenas ontem [2ª feira, 2.mai.2016], não posso dizer exatamente aquilo que vamos fazer. Vou me reunir com alguns técnicos para poder receber informações melhores de o que está parado e o que dá para avançar.

O eventual ministro que o PRB indicar terá de ser uma pessoa religiosa ou pode ser um agnóstico?
Não faz diferença. Não há problema algum em ser um religioso ou um agnóstico. Desde que seja uma pessoa política, que pense como político e administrador de políticas públicas para a área.

O senhor acha que seria aceitável se o próximo ministro da Ciência e Tecnologia for um crente na teoria do criacionismo?
Não acredito que vai influenciar pois não deve ser levado em conta a crença pessoal.

Como tem sido a construção da base aliada ao governo no Congresso? Ela será capaz de apoiar todas as reformas econômicas que o governo planeja?
Acho que vai ser a base mais sólida dos últimos tempos. Até agora, estamos falando algo em torno de 367 deputados, se se confirmar essa base. Estive com Henrique Meirelles no sábado de manhã. Batemos um papo de meia hora, 40 minutos. Ele disse que estava animado e empenhado. Ele acha que essa crise tem solução com o trabalho feito por ele. No curto prazo já começamos a por as coisas no rumo.

Será possível resolver o problema da crise econômica a curto e médio prazo, já que o governo terá pouco mais de 2 anos e meio de duração?
Eu acho que sim. Já vivemos isso. Quando Itamar assumiu e FHC foi pra Fazenda, a inflação era astronômica. Foram feitas algumas medidas que permitiam a estabilidade. Precisamos preparar a base para o crescimento. Pelo menos uma base que o país retome o crescimento.

A agenda de Michel Temer inclui algumas medidas impopulares, como a reforma da Previdência. O senhor acredita que a base que tem se formado será fiel a essas propostas?
Nós temos que fazer um esforço. Vamos ter que fazer uma cota de sacrifício. Os parlamentares da base vão ter que se sacrificar. Quem votar contra certas medidas, mesmo que impopulares, vai mostrar para o povo que não quer a solução para o país. É fato que o país precisa passar por essas reformas. A reforma da Previdência vai ser feita para o futuro.  Pode ser impopular, mas vamos ter que fazer, pois o país não aguenta mais o sistema do jeito que estar. Quem vota contra certas medidas, pode estar votando contra o Brasil. O problema é que o governo do PT não conseguiu formar uma base.

Redação

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. sempre presente …

    … uma expressão atribuida a Einstein: “não sei se haverá uma terceira guerra mundial, mas se vier a ocorrer uma quarta, ela será a pauladas e pedradas”.

  2. Ufa !!!!
    E tem quem defenda que a Idade Média findou…

    Mas agora estou bem mais tranquilo uma vez que o futuro Ministro “respeita” o Darwinismo. Não respeita a Ciência, respeita o Darwinismo.

    Bem mais tranquilo… Ufa !!!!

  3. mais perguntas

    O que o senhor acha do heliocentrismo? Respeito os heliocentristas, mas não vou declarar a minha crença.

    O que o senhor acha dos dinossauros? Respeito quem acredita que existiram antes de Deus criar Adão e Eva, mas não vou declarar a minha crença.

    É uma questão de crença. Ciência é um ramo de ficção. Melhor mandar para o Roberto Freire cuidar dessa área. Já começou inovando! Podem sumir com CNPQ, FAPESP e quetais e colocar tudo na lei Rouanet.

    Mudéso! A quem vão entregar o país!!

     

  4. O sangue de Jesus tem poder

    Rodrigo Lucheta – 2 h · 

    Este com o microfone na mão chama-se Marcos Pereira. É presidente do PRB e será o ministro de Ciência e Tecnologia do governo Michel Temer-Eduardo Cunha-PSDB.

    1. Ele tinha apenas dois

      Ele tinha apenas dois neurônios também… O Tico e o Teco, depois do descarrego da igreja apareceu mais um, o Jumelo.

    2. Tá a explicação da indicação

      Tá a explicação da indicação do bispo, oras bolas!!!Gente, isso é preconceito puro!!!!!É para glorificar de pé Igreja!!!! Aleluia!!!!! O Brasil se tornará uma potência (pseudo)científica!!!!!!!Aleluia!!!!!!

      Ps: depositem na conta que aparece ai na tela para subsidiar novas pesquisas. Aleluia!!!!!

  5. Comparando. É como colocar um

    Comparando. É como colocar um Nazi-Facista assumido na comissão de Direitos Humanos e perguntado, ele diz: – ah, mas eu respeito as demais posições…

    1. Mas isso já tem! A Comissão

      Mas isso já tem! A Comissão de Direitos Humanos da Câmara está cheia de Marcos Felicianos e o Bolsonaro sempre aparece por lá…

  6. ministeriáveis

    “Marcos Pereira, do PRB, é bispo licenciado da Universal”

    Já dizia Dilma: “Feliz é a nação cujo deus é o Senhor.”

    Então, qual é o problema de um bispo “licenciado” da IURD no Ministério da Ciência e Tecnologia?

    No governo progressista do PT esses homens de Deus ocuparam o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Ministério dos Esportes.

    Agora, por que não o Ministério da Ciência e Tecnologia?

    Fala sério: tirando uns três ou quatro ministérios, o restante sempre foi moeda de troca, tanto nos governos petistas quanto nos que o antecederam.

    (Ontem eu tive um pesadelo: Bolsonaro era Ministro da Defesa…)

    1. não dá a ideia

      Eles podem nomea-lo sim!

      Quanto a um pastor ser ministro da ciencia mostra que viramos o país da piada pronta!

      Macaco Simão tem sempre razão!

  7. Um religioso no comando do
    Um religioso no comando do orçamento de ciência e tecnologia do país… Como alguém pode ser tão estúpido, mas tão estúpido para ter uma idéia dessas?

  8. “vamos tratar o assunto de forma imparcial e laica”

    Ok, ok! O Boitatá e o Saci, aqui ao meu lado os dois, também acreditaram nisso!

    E acabei de receber uma mensagem no celular da fada-madrinha dizendo que acreditou também!

  9. Acho que o pessoal tem que começar a chamar

    esse futuro governo de GOVERNO PMDB/PSDB , e não de Governo Temer.

    Tem que começar a vincular esses absurdos com o PSDB também.

    Os dois partidos que pariram esse golpe e que pelo jeito vão nos levar a tempos obscuros.

    Porque se o PSDB perceber que vai ser uma furada ele pula fora e vai fingir que nunca foi responsável por nada disso.

  10. Caro Nassif
    Essa é uma das

    Caro Nassif

    Essa é uma das muitas caras do golpe.

    Os golpistas dizem que não é golpe, os corruptos, dizem que querem caçar corruptos, agora um pastor medieval, é ministro da ciência.

    Logo teremos concursos sobre o metodo de que Noé construiu a arca em nome da ciência.

    Também teremos um ministro do Trabalho, que em nome do emprego irá desempregar em massa, e por ai afora.

    É a construção de uma tragédia.

    Saudações

  11. Quando pensávamos que já

    Quando pensávamos que já tínhamos chegado ao fundo do poço, Temer, o que tem fé em Cunha, cava mais um pouco e abaixa ainda mais o nível.

  12. Em plena Idade Média!!

    Depois de Alagoas aprovar um lei que proibe os professores de expressarem opinião, de terem de respeitar as tradições dos familiares dos alunos, que implica que poderão ser probidos de ensinar sobre o evolucionismo, e terem de incluir na grade escolar o “criacionismo”, essa indicação de Temer para seu governo golpista é o retorno a idade das trevas! Logo as fogueiras serão instaladas nas praça públicas para queirmar os “não crentes”!!

     

  13. Serão 30 anos

    de retrocessos em todos os campos (econômico, político, social, estrutural e científico) num curto espaço de tempo (até 2018); das duas uma:

    Ou Temer e Cunha sua turma de canalhas vão implantar uma tirania que durará enquanto o povo brasileiro continuar nessa de conciliação e diálogo com quem lhe oferece em troca balas e opressão; estou entre os que acreditam que logo empossados eles mandarão ao Congresso uma penca de medidas escrotas e entre elas a de anular as eleições próximas;

    ou vão ser enxotados do Planalto e do Congresso como dos maiores patifes, o que de fato são, que tentaram se destacar na nossa História de vida com nação.

     

     

     

  14. Deus do céu…….

    Lembro de nos aqui criticando os ministros de Dilma… E lembro também que os piores dentre eles faziam parte da cota do PMDB, ou seja, eram inidicados por Temer…  Acho que as coisas estão muito claras agora.

    1. Pois é Luísa

      imagina o que a Dilma não tem passado tendo esse crápula ao lado dela todo o tempo, tomara que agora, apesar de toda a tensão do golpe, ela esteja se sentindo mais leve.

    2. Éramos felizes…
      Quando o Sr. Aldo Rebelo assumiu o MCTI foi uma gritaria. Ele chegou manso, humilde e me parece não foi um desastre.

      Vamos sentir saudades dos muitos erros da Dilma…

  15. Depois do espetáculo de circo

    Depois do espetáculo de circo encenado (televisado ao vivo) por paspalhões e picaretas com sérias deficiências de cognição ou de vergonha na cara, em pleno parlamento, era o que faltava para nos tornarmos uma república totalmente bananeira: seguir o credo imbecil e anticientífico que o explorador inventou para exportação as colônias, visando controle mental e (in)cultural: termos um oportunista retardado, um vigarista brega que adota esse credo como ministro da ciência e tecnologia.

    Parabéns Macedo!

    Parabéns Temer!!

    Parabéns Brasil!!!

     

    1. Exatamente, credo de

      Exatamente, credo de exportação para colônias, que, entretanto, abunda em parte do meio oeste norte-americano. Este país ainda vai se tornar um imenso Oklahoma…

  16. Interlocução com a Academia
    Divagando; ou melhor, viajando!

    Vai ser interessante…

    A Academia que despreza o PT, Dilma e Lula, agraciada com recursos todos esses anos para incubadoras, Consultorias, Projetos, Desenvolvimento de produtos… Pesquisa básica para as universidades. FAPESP, FAPERJ, etc…

    Agora a interlocução será com um Ministro que – ufa!!!! – respeita o Darwinismo. O que será mais que ele respeita?

    Pena que esses golpistas de m*** nunca admitirão, mas que vão sentir falta de liberdade e respeito, não tenho dúvida.

    Quem se acostuma aos ventos do tão atacado “republicanismo” e tem que se submeter ao tacão da iniquidade e da opressão chora de saudade…

    A ver.

        1. Ah… Vc acha q alguns = todos…

          Ao passo que quem está reclamando nao sao só indivíduos isolados, mas associaçoes, inclusive de reitores.

          1. Só posso falar do que eu penso, me parece óbvio…
            Nunca passaram tão bem quanto nos governos Lula e Dilma. É por isso que estão reclamando. Reclamação legítima. Mas não significa acolhimento e compartilhamento. São interesses – legítimos. Mas apenas toleram. E os indivíduos – dê uma passeada pelas redes – só faltam chamar Dilma de bonita e Lula de estadista.
            A Academia é classe dominante. Alguma dúvida?

            De Lula, com pouco estudo e muita visão, vão à outra ponta do espectro: estudo (supõe-se) e nenhuma visão. Pediram, está aí…

            Vai faltar concurso público para todos os formandos da PUC em 2016…

            Vamos retroceder 30 anos. Este é o ponto relevante. O resto é para desopilar o fígado e tentar afastar a tristeza.

          2. Tenho mais sorte que vc, entao

            Meu entorno próximo (departamento) tá quase todo contra o golpe.

          3. Pergunta do intelectuauauau

            Edu, tambem fiquei na duvida!

            Voce ta chamando “intelectuais” de “academia”?  Ou voce esta falando de “academia” mesmo?  (nao da pra saber do seu post)

      1. Correto Anarquista Lúcida!

        Correto Anarquista Lúcida! Duvido que as centenas dos maiores cientistas brasileiros, presentes à Conferência Nacional de Ciência Inovação e Tecnologia, em Brasília / 2010, e que aplaudiram de pé o Presidente Lula e seu ministro Prof. Dr. Ségio Resende iriam apoiar uma pessoa como essa, colocado no poder através de um golpe imundo. Período de trevas, destruição e choro nos aguardam ali adiante na esquina de um tempo rochoso…

  17. O deboche está tão na cara

    que o Anastasia é o relator contra a Dilma e a aogra o ministro da Ciência e Tecnologia é um pastor na universal. Podem aguardar que o bolsonaro será o ministro da justiça ou coisa parecida.

     

    1. Deveras surreal a associação

      Deveras surreal a associação (ops, paralogismo) de corolários com a moral (”Eu respeito”/”Eu tenho que respeitar”)

  18. Na boa, não tô entendendo.
    O

    Na boa, não tô entendendo.

    O blog já “recepcionou” o golpe e o exercício ilegítimo de poder pelos usurpadores?

    Luciana Mota

  19. Não vejo como uma volta à
    Não vejo como uma volta à idade média, apenas não conseguimos sair da primeira infância. Agora papai voltou, acabou a festa masestamos protegidos como a menina medrosa carmem lúcia.

  20. Mas a constituição proíbe a

    Mas a constituição proíbe a nomeação no perído de 180 porque a presidente neste interim juridicamente ainda é a chefe do executivo e o vice é um interino no cargo, mas a imprensa legalista brailseira vai dizer que ele pode tudo.

  21.  
    Calma pesoal.
    Ainda vão

     

    Calma pesoal.

    Ainda vão criar o Ministério dos Bons Costumes que será dirigido por algum Mulá indicado por Feliciano ou Malafaia.

    Os  Talibãs devem brevemente  enviar alunos ao Brasil .

  22. Muita “ciência” na escolha do ministério…

    1 Ministro = 90 Deputados Evangélicos.

    Bom negócio para o Temer, mas ruim para a tecnologia

     

  23. Não há coiso mais indigesto

    Não há coiso mais indigesto pra mim do que o dito bispo Macedo. Um escroque na expressão da palavra; embusteiro; farsante; mentiroso; fingido,… Ladrão com L maiúsculo. Não rouba apenas as almas humanas, os incautos; ele rouba mesmo de todo jeito, do contrário não seria agora dono de um império tão grandioso. Desde sempre o vi assim, e sei que nunca estive errada, como não estou, e não estarei. 

    Malafaya, outro merecedor de tantos adjetivos ruins, é um ser perigoso à sociedade, mas não chega aos pés de Macedo, que se diz bispo, e sequer sabe se dirigir aos fieis. É por esse fato, tenho certeza, de não saber falar direito, com concataneção das ideias, por falta de estudo, ou preguiça intelectual, que ele já não se arvorou ser presidente. Na rabeira desses monstos foram, paulatinamente, surgindo outros, e mais outros, até atingigem o campo político em cheio, com um dos seus na Presidência da Câmara, usando o recinto laico, por natureza constitucional, num palanque de igreja de quinta categoria.

    Veja que todos que estão nessa farsa em que mistura alhos com bogalhos, cristo (com c minúsculo) com alguma atividade política, em nenhuma hipótese consegue ampliar aceitação em grupos de pensantes, e não manipuláveis. 

    Acontece que o Brasil extrapolou-se em misérias de todas as ordens, e esses mseráveis, marginais dos direitos sociais, passaram, por manipulações muito bem estudadas e elaboradas, a se encontrare dentro das mais variadas ceitas – e são inumeráveis – um jeito de se sentirem felizes.

    Esses fieis de todas as ceitas neopentencostais, principalmente nessas, são o retrato dos que Platão descrevia sobre o Mito da Caverna. Estão acorrentados na própria alma; sonham em poder sair do caos, e acreditam nas vãs promessas de um deus que não poderia jamais ser o pregado pelos bandidos. E um vai se alimentando também dos enganos dos outros, iguais a eles, também acorrentados. 

    É muito profundo e fundo esse sistema dito evangélico, e de um poder que nem satanás, na sua infinita maldade seria capaz de explicar onde ele vai chegar. 

    Já atingiu diretamente o Governo, a partir de Lula e Dilma, que nunca sentiram medo desses políticos. Subestimaram-nos. Dilma chegou a indicar Crivella para o Ministério da Pesca. Macedo foi à posse dela e esta foi à inauguração do templo de Salmão. Pareciam que ambos pregavam as mesmas ideologias. 

    Na verdade, Dilma hoje vive um verdadeiro pesadelo. O pior deles, acho, foi ter sido traída por todas as frentes. 

    Por fim, entrando direto na questão do indicado para ministro de Temer, um “licenciado” da Universal do ladrão, só Deus sabe o que se pode esperar de um sujeito desses, à frente de uma pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Só a palavra Inovação nas mãos de um desqualificado já nos pode dizer o que será esse governo Temer. Imagine o que pode ser feito com as inovações científicas e teconológicas, se partindo de um abestalhado da Universal do Reino do Cão.

    Tô me sentindo infeliz com o desenrolar desse triste episódio. 

  24. Esse ministro, junto com as

    Esse ministro, junto com as indicações de Malafaia e Feliciano ao Temer ,vão fazer um estrago no governo.

    Essa turma vai se alastrar pelos programas sociais do governo, e irão fazer uma festa.

    Coitados do necessitados ligados à religião africanas e católicos.

    Coxinha em breve se arrependerão da merda que fizeram apoiando essa turma.

    Bem feito !

  25. BÃO … mas vamos fazer uns prognósticos?

    Quando vcs acham que a mídia vai começar a tirar “o dela” da reta? Simmm … por que mesmo essa meia-duzia de familias, que capitaneiam c omunicação no país, levando o din-din deles, vão querer passar para os poucos leitores que eles praticam um jornalismo isento… né? Não surpreendam uma “oposição republicana da mídia” a Temer. É phoda! Bando de caras de paus sem escrúpulos e outras coisas mais pesadas que não dá para falar aqui … 

  26. ““Como cristão, acredito na

    ““Como cristão, acredito na teoria do criacionismo. Mas não influenciaria no papel como ministro pois religião e ciência podem andar juntas. O ministro tem que ser político e gestor”, afirma.”

    Então por esse ponto de vista eu posso crer que evolucionismo não é ciência…

  27. é evidente que a grande mídia

    é evidente que a grande mídia golpista está usando essas

    “medidas ” t,merostas para legitimar o golpe…

    há  que denunciar isso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador