STF acaba com processos ocultos

Jornal GGN – O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assinou medida que proíbe a tramitação oculta de processos no Supremo. “Fica vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como ‘ocultos’ os quais deverão receber, desde logo, a mesma nomenclatura e idêntico tratamento que atualmente são conferidos aos processos sigilosos”, informou o ministro.

Para Lewandowski, a norma segue os princípios de transparência internacional, dos quais o Brasil é signatário. “A norma não causa prejuízo às investigações criminais, uma vez que prevê especial proteção às medidas cautelares que devem ser mantidas em sigilo até a sua execução, a fim de que a coleta da prova não seja prejudicada”, diz nota do STF. De acordo com a resolução, os requerimentos de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, fiscal e telemático, interceptação telefônica, dentre outras medidas necessárias no inquérito, serão processados e apreciados, em autos apartados e sob sigilo”, disse.

Do Valor Econômico

Lewandowski acaba com tramitação oculta de processos no STF

Por Carolina Oms

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, proibiu nesta sexta­feira a classificação de processos como ‘ocultos’. Com isso, a movimentação destes processos será pública, mas seu conteúdo segue sigiloso.

“Fica vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como ‘ocultos’ os quais deverão receber, desde logo, a mesma nomenclatura e idêntico tratamento que atualmente são conferidos aos processos sigilosos”, informou o ministro.

Com a medida, será possível acompanhar, por exemplo, a tramitação de alguns inquéritos contra políticos investigados na Operação Lava­Jato. Seria o caso de um pedido de abertura e investigação contra a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex­presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex­advogadogeral da União José Eduardo Cardozo por suposta tentativa de obstrução da Lava­Jato.

No caso de processos sigilosos, no entanto, é possível ver apenas as iniciais dos investigados.

Na resolução, divulgada nesta sexta­feira na página eletrônica do Supremo, o ministro Lewandowski considera que a medida atende aos princípios constitucionais da publicidade, do direito à informação, da transparência e aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

“A norma não causa prejuízo às investigações criminais, uma vez que prevê especial proteção às medidas cautelares que devem ser mantidas em sigilo até a sua execução, a fim de que a coleta da prova não seja prejudicada”, diz nota do STF. De acordo com a resolução, os requerimentos de busca e apreensão, quebra de sigilo telefônico, fiscal e telemático, interceptação telefônica, dentre outras medidas necessárias no inquérito, serão processados e apreciados, em autos apartados e sob sigilo.

“Com o fim da tramitação oculta será possível verificar a existência de uma investigação, bem como a identificação dos investigados, seja nominalmente, ou por meio de suas iniciais, no caso de procedimentos sob sigilo. Além de satisfazer as garantias constitucionais e a transparência, a medida possibilita que o Tribunal tenha maior controle sobre seu acervo de processos, inclusive para produção de dados estatísticos internos e para pesquisadores externos. Desta forma, apenas as ordens de prisão e de busca e apreensão não conterão identificação daqueles contra quem foram expedidas, até que sejam devidamente cumpridas”, diz o STF.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode ser, mas ainda não
    Pode ser, mas ainda não transmite confiança, ainda mais com Gilmar Mendes, Rosa Weber, Tofolli e cia Ltda

  2. Com endereço certo.

    Sigilo só para os amigos e amigo dos amigos…..

    A matéria já informa o porque da medida.

    Sobre ministros sentarem sobre processos ou fazerem proselitismo político, nada?

    Sobre o que o Jucá disse quanto a ministros pedindo a cabeça da Dilma, nada?

    A definição de que a medida é soberba,  depende de que lado o cidadão está.

    O atual Supremo tem lado e, atualmente, não é o mesmo da Constituição. 

  3. Vergonhoso

    O STF está imundo, fedido, corrompido,degradado, desacreditado e fazendo uma espécie de apologia ao crime do colarinho branco. Uma vergonha para o Brasil.

  4. vão continuar sumidos, …

    os processos que investigam os políticos que fazem parte da mesma quadrilha dos julgadores….

    o stf não pode mais ser considerado um tribunal, …..  são jagunços togados a serviço de uma corrente política, … corrupta e  golpista

  5. STF acaba com processos ocultos

    E a roleta, Presidente ?

    Irá continuar contemplando os 2% de chances a favor do Gilmar ?

    Será que se acordaram ou continuarão com as sessões pipoca ?

    A Constituição Federal voltará a vigir ? 

    Ou “não vem ao caso” ?

    Esse STF . . . .

  6.  
    Já se disse que o supremo

     

    Já se disse que o supremo era a última táboa de salvação…nhē nhē..nhē. Estas bobagens há muito foram desmontadas. Ainda que assim não fosse, o supremo hoje é uma táboa bichada, apodrecida e desmoralizada por infestação de cupins. Ali nada se aproveita, nem pra jogar no lixo.

    Orlando

  7. Cara legal, mas na hora ahá …

    … só queria falar do aumento de salário do Judiciário com  a Dilma! 

     

    E era sobre o absurdo aumento de salário que o cunha prometeu caso eles participassem do golpe e a Dilma não queria aprovar!

     

    Ele foi o herói de muitos quando do mensalão, mas hoje em dia sabemos que é, era e foi.  tão golpista quanto a gilmaudantas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador