STF é Gilmar, contra Janot, por Luís Nassif

De um lado, há um Ministro abusivo, Gilmar Mendes com sua falta de limites e de postura. De outro, um Procurador Geral da República (PGR) abusado que, a partir de determinado momento, julgou que tinha “a força” – a Globo – a seu lado e tentou impor qualquer espécie de narrativa ao STF (Supremo Tribunal Federal). Gastou sua munição forçando ilações a respeito de declarações grampeadas e indícios recolhidos. A ponto de, em cima de meras conversas, não conclusivas, ter tentado colocar atrás das grandes três senadores da República.

Entre a desfaçatez de Gilmar e a megalomania amadora de Janot, o Supremo ficará com seu integrante. E não apenas devido à imensa influência de Gilmar sobre a presidente Carmen Lúcia, mas porque censurar Gil (como Carmen Lúcia o trata) significaria enfraquecer o Supremo contra a invasão bárbara da Lava Jato e da PGR.

Talvez a posse da nova PGR Raquel Dodge ajude a devolver a dimensão institucional à PGR, que Janot preferiu trocar pela sensação ilusória dos pactos midiáticos.

Luis Nassif

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nosso LN ainda acredita que seria possível

    evitar a barbarie geral e irrestrita no Brazil.

    Infelizmente “too late, too few”.

    Mas que o Gil vai ganhar por k.o. sobre o MPF isso vai.

    O futuro do MP seja ele F ou E será a aniquilação. refazer do 0.

    Os atuais ministros do STF tem que fazer seguro de vida, se isso é ainda possivel depois do Teori.

    P.S.1: Os “gestores de fortuna” brasileiros estão ficando muito preocupados com o crescimento do fluxo de capitais privados saindo do Brazil. Por que lá fora a competição é brutal.

    P.S.2: Faço questão de explicar aois meus novos amigos que se sou um ex-brasileiro (eu estava com naturalização em curso – logicamente parei), eu não era da turma da camista da CBF gritando ‘somos milhões de cu(nha)”, na avenida “Paulista”. Queriam o “seu pais de volta”, e agora fogem dele… e deixo claro que o tal “pais deles” nunca foi o meu.

     

     

  2. porque o STF está nas mãos de Gilmar?

    Boa tarde, Nassif.

    Meses atrás, você fez uma carta desabafo exigindo dos Ministros do STF que tomassem atitude contra Gilmar sem limites Mendes. Hoje você posta o texto clamando por atitudes de várias classe influentes de brasileiros, mas dando pouca atenção aos mebros do STF, e aqui deixa claro que o STF está completamente subjulgado a Gilmar. A constatação é óbvia: sim, o STF vai se submeter e aceitar a tudo qeu Gilmar fizer, e não vai fazer nada pra impedi-lo.

    A pergunta que sobra é: Porquê? Gilmar tem os podres dos colegas na mão? Ou alguém tem e manda dar liberdade extrema a Gilmar? Ou será que não houve nenhuma ordem ou ameaça explícita, mas apenas fatos como a suspeita morte de Teori bastaram pra apavorar os ministros, que desde então não “bolem” com Temer, Gilmar, Jucá ou qualquer peixe grande? Talvez seja um medo indireto provocado pela Imprensa que já demonstrou que tem conhecimento de atos negativos deles e de seus familiarse e pode publicar tudo se for tomada qualquer medida que desagrade, e, nesta, se sub entende por dedução qeu Gilmar age em nome dos interesses da imprensa e, por lógica, não deve ser questionado. Talvez, não haja pressão ou medo nenhum: Seja apenas que essa gente com grande formação, português rebuscado irretocável, filhos da eleite e mimados na ostentação, possam se achar humildes e honestos, mas no fundo, seus atos naturias são de pessoas ultra conservadoras, corruptas, ignorantes, preconceituosas, excludentes, arrogantes e amantes do Poder, e, enfim, nãoa dmitam, mas no fundo concordam e apoiam todos os atos do ousado Gilmar Mendes, o qual, bem os representa.

  3. Cooporativistas.
    Com todos os

    Cooporativistas.

    Com todos os defeitos de Janot sua ficha corrida não atinge nem 1% da ficha de desfaçatez e desrespeito a instituição Judiciário de Gilmar. O Gil da Carmém Lucia é o que ela e o STF é em termos de Justiça. Fraudadores de roleta para salvar os seus políticos protegidos. 

    E Raquel vai realmente agradar o STF. Sua conversa noturna com Temer a iguala a um frequentador noturno do Palácio, o Gil que não horroriza a Carmén Lucia. E Janot é criminalizado pelo STF porque tentou prender senadores da republica? Quando o senador foi o Delcídio o STF da presidenta Carmen não teve pruridos democráticos. Quando validou junto com o Gil o grampo do Moro sobre a presidente Dilma também não. Estão sentados em cima do processo de contestação do impeachment enquanto uma quadrilha destroi o país e vem pousar de defensores da lei? Ao serem investidos de fazer valer as leis do país mas agirem com leis criadas por eles próprios para dar um golpe e proteger são ladrões de dinheiro público.

    Janot tem a seu favor o fato de ter tornado público os ladrões Aécio e Temer. O STF tem a seu favor o apoio ao golpe para agradar a mesma Globo do Janot e a proteção aos bandidos denunciados por Janot. São roleteiros fantasiados de juizes.

     

    1. O pano de fundo é um pesado

      O pano de fundo é um pesado jogo de poder entre as corporações não eleitas e o poder eleito, nesse jogo Gilmar defende os poderes eleitos contra os não eleitos , nada tem a ver com pessoas e sim com grupos no poder. Nesse jogo queiram ou não Gilmar joga a favor da democracia e contro  a tentativa de dominação do poder não eleito que  ganha extraordinaria força nos ultimos cinco anos a custa do valores classico de democracia, onde o poder eleito é submetido as urnas a cada quatro anos e o poder não eleito é vitalicio, infinitmente mais fechado  para a democracia  do que o poder eleito, mesmo com todos seus vicios.

      1. André, eu entendo a

        André, eu entendo a necessidade de se aliar e de enfrentar essa corporação autoritária. O problema é que Gilmar tem a mesma estatura moral dos procuradores. O jogo dessa gente é o do toma l-a, dá cá e o lado de cá não tem moeda de troca. Ao contrário é o oposto das pretensões de quem Gilmar representa.

        Você viu que o Sérgio Bermudes tem enviado na Eletrobrás? O jogo é alto.

      2. Perfeito! Mas …

        Muito interessante sua análise,  parabéns pela sagacidade de sempre.

        Em outras palavras,  está-se a defender o pretérito perfeito contra o futuro do pretérito.

        Mas,  se de quebra,  alguns mega empresários proporcionarem uma conta bancária bem recheada,  melhor ainda,  pois passa-se ao pretérito mais que perfeito.

        1. Mas………….. tem que

          Mas………….. tem que estar no nome, ou preposto do beneficiario.

          Caso contrário….. aparece dizendo, depois de anos, que aquela conta era para fulano(a) ou sicrano(a) sem provas.

           

      3. A luta é parcial. Há um inimigo maior que os une.

        Acredito que sua análise está parcialmente correta.

        Nessa luta, ambos estavam no mesmo campo quando se tratava de retirar o poder “democrático popular”.

        Logo, Gilmar é defensor de um poder “democrático oligárquico”.

        Ou seja, há uma guerra dentro da oliguarquia: “burocrático estatal” X “político empresarial”.

        Por trás desses atores há outros dois gigantes: a Globo e o mercado financeiro. Ora se digladiando, ora atuando em parceria. Nesse caso, a Globo, muito provavelmente, quer a proteção do MPF (sem denúncia não há julgamento). Por outro lado, Globo e mercado financeiro apoiam as reformas. 

        O Governo Temer sobrevive por duas razões. Está entregando as reformas e os ativos nacionais ao mercado (lato sensu), e é um fator de estabilidade, evitando uma convulsão que poderia abrir camihho para o retorno do “poder democrático”.

        Resumindo. Os grupos oligárquicos (apoiados por setores conservadores de classe média) estão numa LUTA CONTROLADA pelo poder. Tipo: estamos em guerra, porém, temos um inimigo maior a vista, que é o poder “político popular” (apoiado por setores nacionalistas/desenvolvimentistas de classe média e, em menor escala e de maneira tímida, empresariais). Nossa guerra tem limites, pensam os oligarcas.

        Daí é fundamental a prisão e/ou inabilitação política do LULA.

        Isso ocorrendo, principalmente uma prisão com mordaça, a ameça do poder “político popular” praticamente desaparece. 

        Nesse caso, por contraditório que possa parecer, a “burocracia estatal” (vitalícia e sem voto) se fortalece frente ao poder “político empresarial”.

      4. http://midiabahia.com.br/cida

        http://midiabahia.com.br/cidades/2017/08/24/gilmar-mendes-intima-ex-presidente-dilma-pagar-multa/

         

        A ex-presidente Dilma Rousseff foi intimada, nesta quinta-feira (24), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, a pagar uma multa de R$ 5 mil por irregularidade praticada durante a campanha presidencial de 2010.

        À época, a petista concorria com o atual senador José Serra (PSDB-SP), que utilizou o seu horário político para criticar o ritmo das obras de transposição do Rio São Francisco.

        Um dia depois, o governo do então presidente Lula, por meio do Ministério da Integração Nacional, divulgou informações rebatendo o candidato tucano.

      5. Concordo parcialmente

        Aguda observação André.

        Embora, eu acho que quando se tratava do PT aí era diferente. O Gilmar defende a democracia agora, apenas quando esta é tucana. Gilmar não é o único, pois até alguns meios de comunicação e políticos importantes estão virando o casaco, ao ver que o assunto transcendeu do PT, por causa do timing equivocado, que não conseguiu provar nada contra Lula e, agora, não sabem que fazer com os acusados amigos…..que inevitavelmente tinham que aparecer

  4. Faltou a imagem de Janot do outro lado do ringue

    Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ele Gil, que vem e que passa, num doce balanço a caminho do plenario! Mas Gil é isso ai, papo cabeça, esta refazendo e refundando o judiciario brasileiro. A questão Gilmar esta para o Supremo como um caso de meu bem, meu mal.

  5. Não me canso de citar o que

    Não me canso de citar o que houve nos EUA em 16 e comparar com o Brasil = antes da eleição, uma juíza da suprema corte disse que Trump era uma farsa (que foi a crítica mais leve que o Trump escutou rs ) . Levou pancada dos pró e contra Trump e se desculpou. E tudo por um motivo simples = qualquer cidadão pode um dia estar diante de um juiz de suprema corte a julgar um caso em que esteja envolvido. Logo, não pode haver a menor suspeita sobre o juiz a julgá-lo. Isso se chama respeito ao cargo, compostura. Isso, prum juiz de suprema corte de qualquer país,  é o óbvio – mas o óbvio é uma palavra que está prestes a sair dos dicionários impressos no Brasil. 

    Sobre Janot, é nosso inspetor Clouzet [rs]. Só um idiota não mandar pôr um chip em uma mala com 500,000 dólares. Só por isso tinha que ser demitido rs 

     

     

     

     

     

  6. Não há motivo algum para

    “Talvez a posse da nova PGR Raquel Dodge ajude …”

    Não há motivo algum para acreditar na nova PGR. Ela foi votada por Procuradores analfabetos políticos, nomeada por um governo golpista após a “consulta” ao Juiz mais politiqueiro da “face do oeste”, e teve sancionada sua nomeação por um Senado que derrubou uma Presidente Eleita por causa de um crime que jamais existiu. Portanto, agora já na fase de estancar essa porra, de acordo com o plano traçado lá atrás, os compromissos assumidos por essa nova PGR não me dizem respeito, tampouco, e há fundadas suspeitas, em relação à Constituição.

  7. A luta é quase Mayweather contra McGregor

     Ambos adoram publicidade , podem se machucar, mas de qualquer maneira a  bolsa é  muito alta. E não vai melhorar a vida de nenhum espectador.

  8. No fundo só estão defendendo

    No fundo só estão defendendo seus interesses e de seus apaniguados,

     

    um “esqueceu” o mineirinho por muito tempo até que ficou com o rabo muito exposto, o outro só começou com esses arroubos democraticos quiando a agua começou a bater na bunda dos demotucanos, enquanto só petistas se estrepavam nas mãos da farsa a jato ficou caladinho……..quero que todos se explodam…..

  9. Paradoxo do poder de toga

    Parece paradoxal mas Gilmar precisa permanecer onde esta para evitar que a primeira instancia com o novo codigo de processo criado a revelia da constituiçao transforme essa anarquia de país numa ditadura de toga onde claramente o supremo seria eliminado. Se a segunda instancia validar a condenação sem provas de Lula o supremo e a constituição nao servem para nada pois as leis serão estabelecidas de acordo com a cara do sujeito na primeira instancia e o orgão revisor passa a ser a imprensa com a segunda instancia validando de imediato suas decisões.

     

    1. Leia-se “cara do sujeito “

      Leia-se “cara do sujeito ” como cara do Lula. Perfeito, observador atento. É exatamente isso que você observou. Por incrível que pareça, hoje o Gilmar representa a constituição contra as arbitrariedades supremas da Lava jato. Mereceu o pseudônimo.

  10. STF em momento de decisão

    Caso dona Carmen Lucia e seus companheiros ministros não tomem uma atitude contra a arrogância e as condutas do ministro Gilmar (condutas  condenadas por muitos no meio jurídico), o STF vai perder toda a credibilidade que tem. O STF está em um importante momento de decisão; se nada fizer, as biografias de todos os ministros do STF ficarão manchadas. É preciso parar com esse corporativismo que, aos olhos do povo, ressoa como impunidade.

  11. quem mandou conspirar contra a legalidade!?…

    provavelmente quem apoiou com o recebimento automático de peças acusatórias por meio de visto feito às cegas, o que deve ter contribuído bastante para este “levante” autoritário ou para todo este jogo de poder na base do quem pode mais, um ministro do supremo ou um procurador!? Ou a Globo?

    há peças que parecem montadas em cartório e em série

  12. na verdade pretenderam contornar o STF…

    com antecipação de culpa em série…………………………

    algo bolado por idiotas aventureiros contra a presunção de inocência

  13. Dois perdidos em um Brasil
    Dois perdidos em um Brasil sujo,enlameado,putrefato.Nao falo de Gil e de Janot,falo sim das duas maiores Instituicoes Juridicas do Pais,STF X PGR,patrocinadores exclusivos do estado de execao.A proposito,Nassif tem apostado a metade de suas fichas na nova Procuradora Chefe Raquel Dodge.Eu respeito os oito baixos dele como todos sabem,todavia vou aguardar pelo fato de que estamos passando pelo surto da peste negra.So um milagre para escapar dela.

  14. Gil e Carminha, nessa geléia

    Gil e Carminha, nessa geléia geral tropicalista tristes trópicos, estão fazendo o que todos estão fazendo. Estão defendendo a sua turma. As instituições coitadas são violadas e humilhadas diaramente sem descanço, nem no domingo, que é o dia em que altas figuras da república visitam o MT atrás da moita.

    A democracia, que pressupõe a participação dos que estão fora das turmas, ou seja o povo, está em suspenso, vivendo num limbo estranho em que é mas não é. 

    Por isso Lula que até pode ter turma, mas não se fecha nela, um democrata por dentro e por fora, com todos os defeitos que ela trás, está lá no meio do povo, para tentar reconectá-lo com a política que é como a democracia se manifesta.

    E lembrar que foi através delas, política e democracia, que o povão melhorou de vida. E a julgar pela forma como Lula está sendo recebido já lembraram. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador