STF julga hoje se Janot é suspeito para denunciar Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reuters
 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, estará impedido de oferecer uma segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e de inclusive investigá-lo. Os ministros julgam o caso em sessão desta quarta-feira (13).
 
Na sessão de hoje, os ministros da Suprema Corte ainda decidem se afastam Rodrigo Janot de todos os processos dos quais o mandatário peemedebista é investigado e, ainda, se as provas já entregues pelos delatores da J&F, incluindo o dono da JBS, Joesley Batista, são válidas.
 
Todos estes temas foram incluídos em recurso enviado pela defesa de Michel Temer, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que considera que já é “público e notório” que o procurador-geral “vem extrapolando em  muito os seus limites constitucionais e legais inerentes ao cargo que ocupa” e que, ao que “tudo indica”, a motivação do procurador-geral ultrapassa a de um investigador chega a ser “questão pessoal”.
 
Com estes argumentos, a defesa entendeu que Janot deve se declarar suspeito, em petição enviada no mês passado e que o STF deve retirá-lo das investigações. Segundo Mariz, o procurador-geral tem “ideia fixa” de acusar o presidente da República e que “teimosamente” tenta destituí-lo do posto maior do Executivo.
 
Assim, a expectativa do mandatário é de tentar barrar a nova denúncia que deve ser enviada nos próximos dias por Janot, acusando Temer de obstrução à Justiça e organização criminosa e levando como base as delações da J&F.
 
Neste cenário, as investigações em andamento contra as delações premiadas dos executivos dentro da própria Procuradoria são decisivas para determinar a continuidade ou não da investigação e do uso destes depoimentos nas peças processuais.
 
Entretanto, assim como vem adotando, o ministro relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin, não considera Janot parcial nas investigações relacionadas a Temer. “As alegações exteriorizadas pela defesa não permitem a conclusão da existência de relação de inimizade capital entre o presidente da República e o procurador-geral da República, tampouco que o chefe do Ministério Público da União tenha aconselhado qualquer das partes”, já havia despachado o ministro.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma pergunta. Porquê Janot

    Uma pergunta. Porquê Janot pode ser julgado como suspeito para denunciar alguém, enquanto Moro parece ser “imune a qualquer suspeita” quando é óbvio que ele é absolutamente suspeito para julgar qualquer um? Ou a ridícula justiça brasileira não se preocupa com lógica?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador