STF vai decidir se reverte fatiamento da Lava Jato

Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal voltou a debater a reversão (ou não) do fatiamento da Operação Lava Jato. Atualmente, as investigações sobre corrupção na Eletronuclear correm sob condução da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro e os ministros discutem se devem reencaminhar o caso ao juiz Sérgio Moro.

Enviado por Henrique O.

Do Correio Braziliense

STF deve julgar recurso da PGR para reverter fatiamento da Lava-Jato

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na terça-feira (15/3) um recurso da Procuradoria-Geral da República que tenta reverter o fatiamento de um dos braços da Operação Lava Jato e reencaminhar o caso ao juiz Sérgio Moro.

Atualmente, após uma decisão do ministro Teori Zavascki, as investigações sobre corrupção na estatal Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, correm sob condução da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

No recurso, a PGR argumenta que há identidade de provas, pessoas, empresas e partidos nos esquemas de cartel e corrupção na Petrobras e na Eletronuclear. A investigação apura corrupção e propina nas obras da Usina Nuclear de Angra 3.

A discussão sobre o fatiamento da Lava Jato foi retomada na Turma, mas suspensa após pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que liberou agora o caso para deliberação.

Compõem a Turma os ministros Dias Toffoli, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, além do próprio Zavascki. Já há três votos no julgamento: o do próprio relator, que é contra reencaminhar o caso a Moro, e o dos ministros Celso de Mello e Gilmar Mendes, favoráveis ao pedido da PGR.

Redação

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto é assunto de segurança
    Isto é assunto de segurança nacional, nunca pode ficar sob a responsabilidade de juiz e procuradores que não têm nenhum compromisso e identidade com as causas brasileiras, como é o caso do submarino atômico sob a responsabilidade da Eletronuclear.

    1. Se a coisa chegar a este

      Se a coisa chegar a este ponto passo a ser favorável a interverção das Forças Armadas, o que vemos é uma nitida conspiração para acabar com o setor produtivo do Brasil!

    2. Se a coisa chegar a este

      Se a coisa chegar a este ponto passo a ser favorável a interverção das Forças Armadas, o que vemos é uma nitida conspiração para acabar com o setor produtivo do Brasil!

    3.  o STF não quer ficar de

       o STF não quer ficar de fora. tb quer tomar posição. Imagine a segurança nacional nas mãos do um judiciário que atirou o país no caos.

       

  2. Depois que os “intocáveis”
    Depois que os “intocáveis” fecharam as empresas nacionais de engenharia, agora chegou a vez do setor elétrico e eletronuclear, nem duvido que o Moro seja presenteado com o retorno do caso para as suas mãos, basta ver a gritaria da midia e da oposição só porque houve esse conflito de competência entre o GloboMoro do PR e o GloboBlat de SP para ver quem prende Lula primeiro. Pais bananeiro esse nosso, cadê as forças armadas que não dão um chega prá lá nesses agentes do Tio Sam e resgatam o comandante Othon. 

    Vale a pena ler de novo esse artigo do Nassif: Como a Lava Jato se tornou o poder maior do pais

    http://www.jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-midia-tornou-se-o-poder-maior-no-pais

     

     

    1. Prezado Spin
      A miopia de

      Prezado Spin

      A miopia de Dilma em dar um basta a toda esta patifaria, brecará todo o desenvolvimento do Brasil.

       

  3. Eles vivem NOUTRO MUNDO…

    O Brasil está muito perto de pegar fogo!

    Acho inevitável!

    Eles poderiam agora seria apenas minimizar o estrago…

  4. Se ous doutos ministros do

    Se ous doutos ministros do STF colocarem a Eletronuclear e todo o setor energético na mão de moro, eles estarão assinando a carta de filiação ao golpismo. Do dias toffoli e do gilmar mendes o que se espera é isso mesmo; a covardia e oportunismo de Celso de Mello, colocado no STF pelo impoluto José Sarney, pode surpreender alguns. Carmem Lúcia, com aquele cinismo e falsa moral que utilizou para acusar o ex-presidente Lula e outros petistas de serm eles os cínicos, deve cerrar fileiras com com GM e DT. Portanto, a depender dessa turma do STF, todo o instrumental do golpe estará nas mãos de sérgio  moro e asseclas. 

  5. O STF deveria preservar o

    O STF deveria preservar o país, acalmar os anânimos e salvar a nossa democracia… parece que suas excelências não tem nenhum compromisso com nada a não ser suas preferências pessoais.

    Uma coisa é certa Janot está prevaricando não denunciando o penta delatado Aécio.

  6. Essa Lava Jato fora da lei

    Essa Lava Jato fora da lei não merece o respeito de ninguém, estão usando a desculpa do combate a corrupção para o enfrentamento politico.  As “forças ocultas” estão por trás desse processo de excessão. Defensores dos interesses deste pais é que não são.

    1. Nenhuma.
      Aliás, O STF é parte

      Nenhuma.

      Aliás, O STF é parte importante no golpe em curso.

      Algumas pessoas não tem sanidade mental para ter poder  No Judiciário tem muitos que ao serem investifdos no cargo após passar em um concurso público acreditam ter se transformado em deuses infalíveis. Desta maneira estão destruindo o país que já foi a sétima economia do mundo. Eles não correm o risco de serem demitidos por incompetência, e há muitos incompetentes,  nem de passar pelo julgamento das urnas nem serem demitidos quando agem fora da lei. Neste caso em particular, o castigo é a aposentadoria compulsória com vencimentos. Penso que isto deveria mudar e que eles fossem responsabilizados pelos estragos provocados por seus atos. Acho que o CNJ foi criado com este objetivo, entretanto rapidamente se tornou corporativista.

      O Judiciário Brasileiro vai destruir o país. No futuro os livos de história mostrarão a desgraça que eles fizeram a esta nação.

  7. Nassif, desculpa usar esse

    Nassif, desculpa usar esse espaço aqui, mas quero dar uma sugestão urgente a você e a todos os blogueiros progressistas nacionais: hoje vários atos estão acontecendo de ataques a partidos e movimentos sociais de esquerda, para que se gere uma reação amanhã e aconteça alguma violência, para jogar isso no colo da esquerda.

    É importante que se orienta a todos a NÃO IREM nas passeatas de amanhã e a não ceder a nenhum tipo de provocação. Seria interessante todos os blogueiros fazerem algo em comum, colocando isso com destaque em suas home pages, junto com vídeos (que espalham-se bem por Facebook) falando a mesma coisa.

    Não sei se vocês tem contato uns com os outros, mas falem isso e combinem algo rápido. Uma sugestão, apenas.

    Saudações a você e aos demais presentes.

    1. Penso que a resposta à sua

      Penso que a resposta à sua pergunta é não, pois um helicóptero com 450 kg de pasta base não preocupou a PGR, o PIG, os moralistas sem moral, os coxinhas, etc.

  8.  
     
    Tio Sam agradece

     

     

    Tio Sam agradece antecipado ao STF.

    Espero estar enganado .

    Nem o Paquistão entregou aos EUA o cientista criador do projeto nuclear  deles.

     

     

  9. Se a Min. Carmem Lúcia não for a última perderá de 4 x 1

    Se ela for a última , talvez , por peninha acompanhará o relator.

    Confundiram até o oficial de justiça que também deve ter achado que “capoteiro tem a ver com Petrobras”.

    Se algum  Petista de nome nacional bater com carro vai ser preso por Moro por estar usando combustível da Petrobras.

    Seria cômico se não fosse trágico.

  10. Encontro marcado

    Os ministros do STF irão perder em definitivo o compromisso com o país?

    Por que vão discutir a reversibilidade do que decidiram há tão pouco tempo sob o maior entusiasmo da sociedade brasileira, da qual, vê-se agora com clareza, não mais fazem parte?

    Vejo quase que diariamente as pessoas dizerem coisas como “serão cobrados pela história”, “a história os condenará”, “entrarão na história pela porta dos fundos” e coisas assim.

    Sempre respondo de maneira bem simples.

    Só os grandes homens se preocupam com a história.

    Citemos protótipos como Aécio Neves, Aloysio Nunes, Ronaldo Caiado. e tantos outros.

    O laboratório do mundo os deixou de lado ainda na fase de protótipos. 

    Abandonados na fase de testes iniciais do projeto Homem, foram rejeitados pela baixa qualidade e ficaram vagando como corpos vazios no Éter, tão polêmico ele próprio, o Éter, quanto à sua existência.

    E numa nuvem carregada de dejetos foram cuspidos no Brasil e aqui vegetam.

    Deixemos esses, portanto, de lado.

    Se a preocupação com o que dirá a história estivesse ao alcance de todos, Fernando Henrique Cardoso teria se transformado nisso que hoje é?

    Claro que não.

    Ou então, uma possibilidade concreta, Fernando Henrique Cardoso sempre foi o que é.

    Trazendo para a sabedoria da linguagem popular, diante da qual o ex-presidente apresenta intensas reações alérgicas, o príncipe sempre foi “lobo em pele de carneiro”.

    Fernando Henrique Cardoso é o melhor exemplo dos homens que não têm compromisso com nada mais além de viver o tempo que lhe foi concedido aqui na Terra.

    Será esse descompromisso com o futuro que pertencerá ao passado o caminho daqueles homens do STF?

    Mas deixo de lado também essa questão, por considerar que há outra mais importante ainda, que é o que se pode ver e mais do que isso sentir.

    É o olhar nos olhos dos filhos.

    Assim como os pais muitas vezes se perdem em ações pelos filhos, os filhos tendem a ver os seus pais como referências maiores e tenderá, mesmo que sob dispêndio de energia e esforço, a não ver as “fragilidades” dos pais.

    Mas os pais não. Dificilmente escaparão do auto julgamento quando diante do olhar deles.

    E para homens de verdade nada pode ser mais cruel que o auto julgamento.

    Se é ocorrência somente para homens de verdade, claro que não muitos passarão por ele.

    Mas posso quase que assegurar que este momento surgirá na vida de pelo menos alguns daqueles ministros e ministras.

    São os encontros do homem com ele mesmo.

    Nesse momento, não restará muita coisa.

    É assustador imaginar que aquele olhar que ajudará o filho a seguir com força pela vida não existirá.

    Diante de tudo isso, não vejo boas perpectivas para Lula, Dilma e PT.

    Dilma cairá e Lula ou será preso ou vão “desmoraliza-lo em definitivo”. E o PT não mais será o mesmo.

    O STF marcou um encontro com a desonra.

  11. Fiquei surpreso: Gilmar Mendes funcionário do MP teve12 anos

    no executivo.

    A veemência dele no julgamento é de corar de vergoha quem as tem.

    Uma pessoa mudar de opinião sempre ao seu favor é correto isso?

    O outro Ministro que mudou de opnião no Roda viva foi o Carlos Veloso.

    Quando a PF apertou ele .não aceitou nem marcar data de depoimento , parece que foi na sathiagraha

    Nõ é q o danado defendeu a coercitiva do Lula?

    É claro que ele foi ao Rodaviva sí pra isso.

  12. Porque Janot é parte interessada na destruição

    Porque Janot é parte interessada na destruição dos sistemas elétrico e eletronuclear, o que ocorrerá se o comandante Othon voltar para a Guatánamo do mouro sic moro.

    “(…) Para selar de vez a parceria com a cooperação internacional, o próprio PGR Rodrigo Janot foi aos Estados Unidos comandando uma equipe da Lava Jato para dois eventos controversos.

    O primeiro, levar informações da Petrobras para possíveis processos conduzidos pelo Departamento de Justiça contra a estatal brasileira. O segundo trazer de lá informações que explodiram na Eletronuclear, depois de encontro com advogada do Departamento de Justiça ligada a escritório de advocacia que atende o segmento nuclear por lá(…)”

    https://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-tudo-comecou-em-junho-de-2013

     

    1. Alta traição?
      Difícil entender… se um procurador americano viesse ao Brasil trazer informações que nos permitissem processar uma empresa norte-americana e ameaçar projetos estratégivos daquele país, qual seria a reação de Obama e do Congresso Americanos? De sua mídia? De seu povo?

  13. Se “eles” não estão

    Se “eles” não estão conformados em não conseguir meter a mão nos segredos nucleares brasileiros e em não conseguir destruir empresas nucleares e o projeto da defesa nacional do submarino brasileiro, é porque vão tentar de todas as maneiras, realizar ainda estas coisas. O présal será pouco para as ambições “deles”. Eles não querem perder nada, nem um milímetro do que foi planejado fazer com o Brasil. Esta é uma tentativa “deles” de retornar ao doutor Moro a capacidade de levar adiante esta parte nuclear das intenções destrutivas iniciais. “Eles”não são bobos, sabem que o país está tonto e fragilizados pela ação muito bem sucedida pela ação de domínio psicológico de seus meios de comunicação de massas, e avaliam que o país não tem condições de reagir a este ataque que poderá render uma vitória e um butim inestimáveis aos inimigos do Brasil. Todo o STF merece ser observado atentamente.

  14. Espero, e acredito, que a

    Espero, e acredito, que a presidência da república junto com a FAs, estejam fazendo uma contra espionagem para saber o real interesse do juiz Moro e do procurador da república Janot, sobre a operação lava jato.

    Principalmente sobre suas idas ao USA

    Já está na hora da Dilma deixar de lado o republicanismo e partir para cima desses caras.

    E mais, deveria chamar o procurador Janot e dá uma prensa nele para saber porque até agora não denunciou o Aécio.

    Sinceramente, acho que os militares devem estar aflitos com o que vem acontecendo, com a destruição do patrimônio nacional.

    Li há algum tempo num site de milico, dizendo que o estado maior da FAs estavam impressionados com o PT.

    Principalmente depois de conhecerem e conviverem com os ministros Celso Amorim e Jaques Wagner, pelo seus alto espirito de patriotismo e nacionalismo, e no interesse do desenvolvimento da industria bélica nacional. 

    Portanto, as FAs estão com a Dilma. Está na hora de colocar esses atores em cena e dá um passa fora nesse golpistas.

    Paciência tem limite, a Dilma tem que parar com essa letargia, e partir para cima desses caras.

    Tem que dá uma de doida, de maluca para virar a mesa.

    Se fizer isso acalma o país, e esses golpistas botam o rabo entre as pernas.

     

      1. Min. Aldo Rebelo

            O MInDef Rebelo mesmo antes estar neste cargo, enquanto era MinEsportes, já tinha angariado apreço das FFAA, assim como Celsinho Cineasta,  até Wagner ( ex aluno do CM RJ ).

            Mas ninguem espere da Sra. Rousseff , que ela acione qualquer dispositivo militar , não é do perfil dela, nem ao menos necessário.

        1. mas bem que podia…

          quanto mais visões diferentes do que está acontecendo ou poderá acontecer com o país, melhor

          duvido muito que não tenha solicitado outras visões defensivas

    1. Ela errou

          O Planalto, Sra. Rousseff , na recente e inócua “reforma administrativa”, cometeu um erro ao demobilizar o GSI ( Gabinete de Segurança Institucional da PR ), retirando deste o status de Ministro de Estado, e acumulando estas funções para a responsabilidade do Ministro Berzoini e Wagner , portanto delegando a eles o controle da inteligência do Governo.

           Que nunca foi muito eficiente, afinal a ABIN é um “saco de gatos” que não se suportam, tem gente emprestada da PF, dos militares, e funcionarios próprios, como é o caso do Dr. Trezza ( Dir ABIN ) que só tem influência sobre os “Abin”, ele até ganha menos que alguns delegados da PF a ele subordinados.

           Enquanto o GSI existia, o ultimo comandante foi o Gen. Elito Siqueira, os militares adidos a ABIN, o respeitavam, uma relação de hierarquia, com a saida dele do GSI/PR, a relação que existia foi “quebrada”, o unico link de inteligência do Planalto foi “para o saco”.

           Para vc. ter uma idéia, desde os governos militares, e depois com Sarney, FHC, Lula, o 1o contato diário com o PR, era com os “ministros da Casa” ( Planalto ), os Chefes da Casa Civil + Chefe da Casa Militar, o que na democracia evoluiu para o Ministro da Casa Civil ( ou Governo ), Comunicações e GSI ( informes de inteligência, tanto interna como externa ).

  15. Para entender o que ocorre leia a edição 283 da Carta Capital

    Nassif,

    Acho que seria interessante publicar a edição número 283 da Carta Capital, aquela que traz uma reportagem do Bob Fernandes com o chefe do FBI no Brasil.

    Importantes figuras públicas citadas a época estão neste jogo político hoje. 

     

    Abc

  16. Não misturem

      Os blogs, de todas as tendencias politicas, menos os cientificos, estão fazendo um tremenda confusão entre projetos diferentes, que mesmo com origem semelhante, de há muitos anos ( desde os anos 90 ), são coordenados, desenvolvidos por instituições governamentais opostas: uma civil (Eletronuclear ), uma militar ( Aramar/Iperó ).

       O “pepino” Angra 3 ( Andrade Gutierrez / Areva / KWU/ Siemens ) é exclusivo da Eletronuclear .

       O CTMSP – CEAramar – Fundação Patria, todos em Iperó ( SP ), não possuem relação nenhuma com a Eletronuclear, tanto que as obras relativas ao PROSUB – Nuclear , continuam seu desenvolvimento, aliás a frente do que está acontecendo em Itaguai (RJ ).

  17. Acho que o pêndulo da balança será a Carmen Lúcia…

     

    Se fosse possível analisar pela lógica do Direito, coisa que já não é possível no momento atual do Brasil, haveria esperanças de que o fatiamento fosse mantido, pois, na discussão inicial houve uma votação PELO PLENÁRIO e não por uma das turmas, no caso que desmembrou a questão da senadora Gleisi, na oportunidade o Gilmar Mendes e o Celso de Mello foram votos vencidos por um placar elástico (eles eram, como agora, contra o fatiamento).

     

    Ou seja NO PLENÁRIO, no caso da Gleisi, Gilmar Mendes e Celso Melo foram os únicos que votaram contra o fatiamento (foram 8 votos a favor do fatiamento e apenas dois contra, exatamente de Gilmar Mendes e Celso Melo). Assim, não surpreende que eles votem contra o fatiamento neste caso, o que supreenderia é se a Carmen Lúcia e o Toffoli votassem a contra o fatiamento, pois se posicionaram a favor anteriormente, no caso Gleici, em que pese a diferença dos casos, a linha de pensamento é semelhante, tanto que Gilmar Mendes e Celso de Melo mantiveram as que tinham.

     

    Agora, porque o caso da Gleici foi decidido pelo plenário e agora esse da Eletrobrás está sendo decidido por uma turma composta por cinco ministros eu ainda não entendi, mas acho que deve ter tido alguma decisão do STF nesse sentido. O que acho estranho é que coincidentemente,  os unicos que foram contra o fatiamento no caso da Gleici no Plenário, estejam exatamente nessa turma que vai analisar o desmembramento do caso Eletrobrás (o que me parece contra majoritário, uma vez que, embora existam diferenças pontuais a linha de pensamento em favor do fatiamento foi amplamente vitoriosa no Plenário da casa).

     

    Bem o que temos é voto do relator Teori Zavascki a favor de manter o desmembramento e os votos dos ministros Gilmar Mendes e Celso de Melo contra o desmembramento (ou seja, trazer o caso de volta para o Vara de Curitiba e entregá-lo de volta ao Moro), vamos ver se Toffoli e Carmen Lúcia continuarão a manter suas linhas de pensamento e votar a favor do desmembramento ou se vão subitamente acompanhar a linha de pensamento de Gilmar Mendes e Celso de Mello.

     

    Eu não faria aposta alguma, porque para mim a Carmen Lúcia gosta muito de frases de efeito de holofotes e não lida muito bem com pressões da mídia. No caso da Gleici ela ficou mais confortável para ser a favor do fatiamento porque a votação foi muito favorável (8 x 2).

    Agora, o Toffoli foi o que fez a defesa mais enérgica em favor do fatiamento naquela ocasião, inclusive a frase mais marcante dizendo que não existe apenas um juiz no Brasil, que não existe apenas um grupo de promotores no país e que não se pode imaginar que os demais não sejam capazes de julgar os feitos, pois se for assim melhor demitir os demais (estou falando do que lembro da fale dele, não é uma transcrição literal, mas foi praticamente isso que ele disse, podem pesquisar) então talvez o voto dele acompanhe o de Zavascki e a Carmen Lúcia decida. Claro é um palpite, vamos ver como será.

     

    Se devolverem para o Moro ele voltará a incendiar o país com vazamentos e mais vazamentos, pois vejam que depois do fatiamento praticaemente não houve vazamentos do caso Eletrobrás, o que demonstra, para mim, que os vazamentos fazem parte da estratégia de Moro para influenciar a opinião pública.

  18. pelo que enti em alguns

    pelo que enti em alguns comentários, essa definição é decisiva…

    senão periga as forças armadas entrarem no jogo…

  19. Janot é o capitão do golpe contra os interesses nacionais

    O que a geopolítica americana não quer e conseguiu destruir sem gastar sequer 1 míssel: teve a ajuda de mercenários “grátis” da Lava Jato, com Janot como capitão do esquema lesa-pátria. Os videos abaixo mostra em que ponto estavámos antes da Lava Jato com sua tática de terra arrasada. No primeiro vídeo, veja que em 2012  os EUA já se preocupam com a estratégia de defesa do Brasil, esse foi o ponto incial para a Primavera Brasileira, que amanhã tem mais um ato nas ruas

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=brXyAp7DDD0%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=SQihcwmUU4I%5D

    1. depois de ver esses vídeos,

      depois de ver esses vídeos, duvido que essas forças que estão construindo

      um setor tão importante quanto a defesa não reajam contra os golpistas, os quais

      certamente abortarão esses programas fundamentais para o país….

    2. interromper um país só de um lado…

      realmente não faz sentido

      quem interrompe um país dessa forma é escória que não tem vida própria

      mas estamos muito mais próximos da certeza do que eles imaginam

    3. Fico revoltada quando vejo

      Fico revoltada quando vejo isso tudo indo pelo ralo. Queria saber o que o Moro fez com os arquivos do almirante. Quando fizerem os cáculos de tudo que perdemos com essa “brincadeira”, o Moro e Janot deveriam ser julgados por Corte Marcial como lesas Pátria por violarem as Leis de Segurança Nacional.

  20. Ligando os pontos com a Primavera Brasileira e a Lava Jato
     [video:https://www.youtube.com/watch?v=qRz-hWqSCCU%5D Em 2012 tomamos conhecimentos, via WikiLeaks, sobre a preocupação dos EUA com a ousadia do Brasil no campo da defesa..,.segundo o Tio Sam, o Brasil não ia dar conta porque faltaria dinheiro, só que o Brasil deu conta…ai tivemos a Primavera Brasileira financiada pelos EUA…depois os EUA teve a Lava Jato que caiu do céu para seus interesses estratégicos e geopoliticos. Em 2015 o Tio Sam canta vitória…
    Assista de novo a este video e ligue os pontos com a Primavera Brasileira e a Lava Jato (http://www.jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-tudo-comecou-em-junho-de-2013

     

    1. Bem colocado, a corrupção de cérebros

      Bem colocado, a corrupção de cérebros(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/A-maior-de-todas-as-corrupcoes/4/35682), isso que a Globo faz muito bem, é a maior corrupção. Do lado dos EUA, tudo é muito bem planejado, eles tem knhow, há séculos acumulam experiências no campo das internvenções noutros pais, não são de zerar tudo como aqui, seja com Bush ou Clinton algumas coisas são imutáveis, o Estado continua independentemente do partido, aqui temos uma direita entreguista, anti-povo e inimiga dos interesses nacionais, os EUA tem aqui mercenários grátis, daqui a pouco eles estão nas ruas em mais uma etapa da primavera brasileira que afunda o pais e melhora pro  tio sam

      A Primavera Arabe a la brasileira e como os EUA atuam na geopolítica

      https://jornalggn.com.br/noticia/da-primavera-arabe-ao-brasil-como-os-eua-atuam-na-geopolitica

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador