Telexfree é denunciada por lavagem de dinheiro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Quando o GGN denunciou o golpe da Telexfree, tentamos de todas as maneiras que o então Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, agisse. Afinal, era mais de um milhão de vítimas do golpe. Cardozo refugou de todas as maneiras. Alegava que era 171, estelionato e, portanto, crimes de alçada estadual.
 
Argumentamos por posts e emails que era lavagem de dinheiro, crime contra o sistema financeiro e outros crimes da alçada federal. E não tinha lógica um golpe aplicado em todo o país depender da atuação de cada estado.
 
Pouco tempo depois, a Justiça norte-americana agiu rapidamente – para proteger os brasileiros de lá. Em poucos meses, liquidou com a quadrilha, acusando-a de lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro. Agora, o Ministério Público do Espírito Santo denuncia a Telexfree e seus parceiros brasileiros por crime de lavagem de dinheiro. 
 
É evidente que Cardozo, preparado como é, sabia o tipo de infração na qual a Telexfree incorria. Apenas padecia de uma invencível timidez para tomar qualquer tipo de decisão.
 
Jornal GGN – Os proprietários da Telexfree, Carlos Wanzeler e Carlos Costa, foram denunciados pelo Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) por lavagem de dinheiro em 81 operações financeiras que movimentaram mais de R$ 55 milhões.
 
Segundo a denúncia, entre março de 2012 e junho de 2013, a Telexfree transferia recursos, direta ou indiretamente da atividade criminosa, por meio da conta Ympactus Comercial para contas da Worldxchange Intermediação e Negócios Ltda e KLW Prestadora de Serviços, do mesmo grupo.
 
O órgão de investigação no Espírito Santo aponta que os valores das empresas e de seus sócios deverá ser decretados perda por se tratarem de produto da atividade criminosa.  Duas das operações, datadas de junho de 2013, transferiram para a Worldxchange a maior parte da quantia: R$ 51 milhões.
 
A empresa tem como proprietárias a mãe e a irmã de Carlos, Marilza Machado Wanzeler e Febe Vanzeler de Almeida, também denunciada pelos procuradores. A investigação também rastreou trocas de mensagens entre os denunciados, provando que tentaram movimentar as quantias assim que foi noticiada a decisão judicial de bloqueio das contas bancárias e das aplicações financeiras da Ympactus e de seus sócios.
 
Também entraram par a adenúncia Marisa Machado Wanzeler Salgado e Lyvia Mara Campista Wanzeler, outra irmã de Carlos Wanzeler e sua filha, respectivamente. Em resposta, os advogados alegam que a denúncia “não se sustenta” e que “toda a receita da Telexfree possuía origem lícita, pautada na venda e comercialização do Softphone 99Telexfree, o que por si só demonstra a improcedência da acusação de lavagem de dinheiro”.
 
Com informações do G1 Espírito Santo

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acompanhei a luta de Nassif

    Acompanhei a luta de Nassif contra essa pirâmide, aconselhando os incautos a não arriscarem suas economias com algo misterioso, mostrando onde terminaria essa brincadeira de mal-gosto E não deu outra: os poucos que conheci, enaltecendo o negócio, se dizendo vitoriosos, e até um deles declarando ter se demitido de um emprego para servir aos enganadores, sequer me respondem quando hoje tento votar ao assunto. Um deles, gerente do Itaú, numa tacada depositou três mil, segundo me contou, e hoje foge do assunto como o diabo da cruz.

    Outro dia foi divulgada a batida de policiais nos EUA na casa de um homem, e descobriu-se que ele guardava milhões de dólares debaixo do colchão. Era tudo produto da Telexfree. A matéria passou rapidamente, daí não lembrar mais quem era o homem, nem da cidade.

    Por que a imprensa mal e porcamente fez alusão a esse crime? Pergunta que não quer calar.

  2. O Estado quer ficar com o dinheiro do povo q a telexfree roubou.
    O interessante nisso tudo é o Estado de um lado querendo do inventar de tudo para ficar com o dinheiro do povo e a mídia do outro lado torcendo para isso acontecer. Lamentável como as pessoas gostam de ver a desgraça das outras. Independente de ser uma empresa fraudulenta ou não, o estado é a mídia tem q está ao lado do povo q não tem culpa.

  3. O Estado quer ficar com o dinheiro do povo q a telexfree roubou.
    O interessante nisso tudo é o Estado de um lado querendo do inventar de tudo para ficar com o dinheiro do povo e a mídia do outro lado torcendo para isso acontecer. Lamentável como as pessoas gostam de ver a desgraça das outras. Independente de ser uma empresa fraudulenta ou não, o estado é a mídia tem q está ao lado do povo q não tem culpa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador