Temer quer Exército atuando como os capitães do mato, por J. Carlos de Assis

Movimento Brasil Agora

Temer quer Exército atuando como os capitães do mato

por J. Carlos de Assis

Capitão do Mato era o nome que se dava ao caçador de escravos foragidos no fim do século XIX. O Exército acabou por repudiar essa tarefa em nome de sua dignidade funcional.  Poucos poderiam imaginar que, mais de um século depois, o presidente Michel Temer atribuiria às Forças Armadas uma missão no mesmo nível de dignidade: tomar conta das revistas em presídios conflagrados. Claro, todo trabalho honesto deve ser respeitado. Contudo, este é trabalho que requer um mínimo de especialização. Não pode ser improvisado.

Fico imaginando como, na estrutura hierarquizada das Forças Armadas, base de sua disciplina e de sua força, vamos equilibrar as patentes. A quem caberá o comando da patrulha nas alas dos presídios? A um cabo? Ou a um general de três estrelas? É claro que, preocupado em fazer grandes cortes nos gastos públicos e implementar a PEC da Morte, que congela os gastos públicos por 20 anos, Temer não deve ter tipo tempo para pensar no assunto. E o equilibrado general Villas Boas, tomado de susto com a proposta, teve que engoli-la.

Teremos, pois, novos capitães do mato espalhados pelos presídios brasileiros com o objetivo de pacificar a consciência de uma elite dirigente debochada que usa a estrutura do poder a seu bel prazer e agora quer fingir responsabilidade social. Imagino o clima de perplexidade e revolta que grassa hoje nas Forças Armadas diante dessa decisão absurda. Seria o caso de algum general mais irritado dizer para Temer: “Bem, senhor presidente, já que está tão preocupado com os presídios, fique com eles, e nós ficamos com o governo.”

Como esta, obviamente, não seria uma solução ideal, a alternativa é buscar na área civil um meio decente de tratar não apenas os presídios, mas o governo como um todo. A primeira medida profilática é não permitir que os futuros presidentes do Senado e da Câmara sejam reféns do STF por conta de implicações com a Lava Jato.  Como a perspectiva de uma eleição presidencial está muito próxima, é fundamental que haja nesses cargos personalidades  de caráter forte e capazes de conduzir a sucessão sem interferências judiciais espúrias.

O próximo ponto é assegurar a aplicação de um plano econômico de emergência para romper a crise pois a sociedade já não suporta a incompetência política para superá-la. O momento seguinte é aceitar a renúncia inevitável de Michel Temer e de seus comparsas do Planalto e organizar a eleição, necessariamente indireta por razões constitucionais, de um novo Presidente da República. Em seguida, o novo Governo teria que meter o pé no acelerador, a começar pela revogação da PEC da Morte, e ampliar gastos públicos keynesianos.

A situação da conjetura, entretanto, exige que se trate dos problemas emergenciais dos presídios porque não poderemos iniciar um novo ciclo político no Brasil com matanças em série de presos. O senador Roberto Requião, que manifestou sua indignação com a atribuição às Forças Armadas da função de guarda de presídio, tem uma larga experiência no setor como governador três vezes do Paraná, quando construiu 12 presídios e quase resolveu o problema carcerário, exceto pelo fato de que a Justiça os estava entupindo continuamente com novos presos.

Para o senador, duas providências são essenciais: tipificar a posse de drogas e limitar  as prisões temporárias. No caso das drogas, a lei descriminalizou o uso, mas deixou a critério do juiz o que é uso e o que é tráfico. No caso das prisões temporárias, trata-se de um crime contra os negros, os pobres e os mulato que são jogados nos presídios, sem condições de ter um advogado próprio ou público, e lá apodrecem por anos, muitas vezes ocupando o lugar de presos muito mais perigosos. Resolvido isso, resolve-se metade do problema.

No lado privilegiado da sociedade, o estamento político, já é tempo de criminalizar o caixa dois das campanhas eleitorais, mesmo sabendo que isso beneficiaria regressivamente pessoas que o usaram em eleições passadas. A reação feroz dos promotores da Lava Jato a essa descriminalização é um acinte. Toda lei nova anistia ações do mesmo tipo adotadas em tempos anteriores. É da natureza do processo penal. Se, no caso da criminalização do caixa dois, houver políticos beneficiários, é do jogo. O que não pode é que a proposta seja feita em claro benefício próprio por presidentes da Câmara e do Senado sem credibilidade.

 
Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra quem puder abandonar o BraZil bananeiro…Uruguai é a saída

    [video:https://youtu.be/YXz-erPr8B8%5D

     

    O Uruguai é um país que possui uma infra-estrutura de serviços bem desenvolvida, com grandes redes de supermercados, bancos, hospitais e centros comericias, além de ofertas diversificadas de comércios e serviços como imobiliárias, restaurantes e lojas.

    Montevidéu, a capital do país, possui mais da metade da população e concentra a grande maioria das empresas e oportunidades.

    Começar a viver no Uruguai não é complicado. Os trâmites burocráticos são simplificados e a contratação de serviços é bem simples também.

     

    Similaridade com os custumes brasileiros

    O país é similar ao Brasil em muitos aspectos. As leis aplicadas no Uruguai são muito parecidas às nossas, além dos hábitos e costumes que não variam muito de um país para o outro. Os eventos culturais, as festividades e a culinária também não são tão diferentes do que temos no Brasil, o que facilita (e muito) a adaptação dos brasileiros no Uruguai.

     

    Estabilidade Política e Econômica

    No Uruguay existem 3 partidos políticos que concentram 98% dos votos (Frente Amplio, Partido Nacional e Partido Colorado) e nos últimos 20 anos, os 3 partidos governaram o país. A estabilidade política, aliada com flexibilidade cambiária e inflação controlada, permite o crescimento contínuo da economia, apoiada por investimentos e incentivos ao desenvolvimento do setor turístico e industrial.

    Por meio de planos governamentais, a pobreza é bastante controlada e as classes médias e altas representam 75% da população de Montevidéu.

     

    Empregos

    O desemprego no Uruguai é baixo comparado aos outros países e gira em torno de 5%. Existem muitas ofertas para profissionais de TI, engenheiros e consultores em diversos segmentos de negócios.

     

    Segurança e Moradia

    Além disso, o país é relativamente seguro, Apesar do aumento da violência nos últimos anos, podemos dizer que o Uruguai ainda é um lugar seguro para viver.

    O valor do aluguel depende da localização escolhida e varia muito de uma região para a outra. Os valores não são muito diferentes das principais capitais do Brasil, onde se pode encontrar preços que variam drasticamente de acordo com a região da cidade em que está localizado o imóvel. Os bairros mais caros são aqueles que formam a rambla (orla da praia), enquanto os mais baratos são os bairros centrais e os afastados da faixa do Rio da Plata.

    Devido à baixa densidade demográfica, existe no país uma grande predominância de casas, principalmente no interior, onde as casas representam 94% das residências. Em Montevidéu, as casas representam 56% das habitações. Dependendo da localização e tamanho, o preço da casa chega a ser mais barato do que um apartamento de tamanho inferior.

     

     

    Para viver definitivamente no Uruguai, é necessário solicitar o Processo de Residência Permanente no Uruguai. O processo é simples, demora em torno de 30 dias e não requer comprovação de vínculo empregatício. Assim, o brasileiro pode ir morar no Uruguai legalmente antes de obter um emprego, facilitando o ingresso no país. Para saber mais sobre o que é e como obter o processo de residência.

    Para os brasileiros que desejam morar no Uruguai ou estabelecer-se por um período maior do que permitido pelo visto (90 dias), é necessário solicitar residência no país para o Ministério de Relaciones Exteriores, o órgão responsável pelo trâmite.

    O governo do Uruguai possui um acordo com o governo brasileiro que visa facilitar o ingresso de cidadãos brasileiros no território uruguaio. O acordo de residência permite que o Brasileiro solicite residência permanente no Uruguai sem precisar comprovar vínculo empregatício.

    Por meio da residência permanente, o brasileiro pode obter o documento de identidade uruguaio, chamado Cédula de Identificación (o nosso RG). Isso o habilita a viver e trabalhar legalmente no país.

    Além do processo de residência permanente, existem outros tipos de residência que variam de acordo com a situação em que o estrangeiro está vivendo. Como o processo Residência Permanente está bastante simplificado e pode ser obtido em até 30 dias em média, os brasileiros optam por solicitar este tipo de residência.

    Qualquer cidadão brasileiro que queira morar no Uruguai pode solicitar a sua Residência Permanente no país. O processo é rápido, mas possui diversas etapas e envolve diversos órgãos governamentais, no Brasil e no Uruguai.

     

     

  2. Engraçado que quanto mais prega a desmilitarização das polícias.

    Engraçado que quanto mais se prega a desmilitarização das polícias, mais se torna necessário recorrer ao exército para fazer o que as polícias não conseguem fazer.

    1. O desencadeamento da violência é proposital

      – Criar problemas, depois oferecer soluções

      Este método também é denominado “problema-reação-solução”. Primeiro cria-se um problema, uma “situação” destinada a suscitar uma certa reação do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.

      https://resistir.info/varios/manipulacao.html

      Se ligou, Pedro? Não é que a polícia não consegue fazer, é que é melhor para a elite manter e expandir seus privilégios deixar a violência reinar nos presídios e nas ruas. Você sabe disso, você só finge que é burro, mas você não é burro. Eu conheço d natureza humana. Se bem que Sartre, não o Sartre FHC, mas o Sartre Encanador sabe que não existe natureza humana, pois a natureza humana é desumana.

      1. Sinceramente Rui, isto é superestimar a capacidade de criação…

        Sinceramente Rui, isto é superestimar a capacidade de criação das oligarquias nacionais, achar que a violência pública foi incentivada para permitir um domínio maior do povo brasileiro é desconhecer a História do Brasil. 

        Eu sempre disse e continuo a dizer o golpe no Brasil foi produto do improviso e amadorismo dos golpistas, por exemplo utilizar um Cunha como a cunha do golpe (péssimo trocadilho) está levando de arrasto a credibilidade (que já era pouca) dos golpistas.

        Se olharmos o passado recente se vê claramente que as ações não são articuladas e quando elas tem sucesso são mais produto da desorganização do movimento operário do que outra coisa.

        Criar problemas para vender soluções, se formos por este raciocínio isto começou já no tempo do Império, a polícia brasileira sempre foi truculenta e violenta e os presídios sempre foram depósitos de presos.

        Não fantasie!

          1. Teoria conspiratória é uma ova

            A elite controla uma Manifestação de um milhão de pessoas e, pior, pessoas que estão soltas, nas ruas, porque não controlaria 650 mil prisioneiros?

            Que tal o Temer construir panópticos? Ele dissolveria as forças armadas, as quais têm mil e uma utilidades, e construiria panópticos.

      2. Rui, nesta estou contigo.

        Sabemos que a quadrilha política do PMDB não é a ‘queridinha’ daqueles que compõem o alto comando internacional do golpe. A quadrilha chefiada por michel temer, participou de TODOS os governos (FHC, Lula e Dilma) e sempre desviou e sugou o dinhero público, para fins privados (a corrupção sempre esteve no DNA do PMDB). Saído de uma costela desse PMDB, o PSDB e seus falsos intelectuais foi logo adotado pela mídia e se postou como vestal da social-democracia (de fachada, obviamente); o PSDB é o verdadeiro destinatário desse golpe, de que participou ativamente. Os tucanos sabem que a banca financeira internacional e nacional, que o alto comando do golpe (nos EUA), assim como toda a burocracia estatal (PF, MP e PJ) trabalham para colocar um dos seus ‘lideres’ no Palácio do Planalto. 

        michel temer e a quadrilha do PMDB por ele chefiada (tendo como colaboradores eduardo cunha, eliseu padilha, romero jucá, geddel vieira lima, moreira franco e cia.) sabiam que a sobrevivência deles dependia de se anteciparem ao golpe no TSE (que poderia cassar a chapa presidencial e entregar a presidência diretamente ao aécio cunha). Aquelas conversas entre Romero Jucá e Sérgio Machado mostram exatamente isso. E TUDO o que jucá declarou está se realizando, com precisão de relógio suíço.  eduardo cunha foi recolhido no presídio de curitiba, depois que cumpriu toda a missão que lhe foi delegada. o ex-deputado não foi algemado, não estampou manchetes de jornal, não sofreu qualquer abuso, ao contrário do ‘normal’ ilegal que vigorou para os demais. eduardo cunha teve tempo de retirar a maior parte dos recursos que se encontravam em suas contas no Brasil e no exterior. Nem a esposa nem as filhas de EC foram incomodadas pelo juizeco sérgio moro, que concedeu 4 (QUATRO) meses para que eles arrolasem testemunhas de defesa. Os oficiais de justiça designados para notificar Cláudia Cruz foram incapazes de localizá-la, mesmo sendo públicos os endereços das residências, tanto no Rio como em Brasília. Há dois meses o PIG/PPV faz silêncio completo sobre Cláudia Cruz e a Daneille Cunha; como os passaportes delas não foram recolhidos (aliás foram gentilmente devolvidos por sérgio moro, que faltou apenas pedir descuplas às madames, pelo incômodo causado) é provável que estejam no exterior, desfrutando da grana desviada do erário.

        Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco (esse sofre de uma doença grave), Paulo Roberto Costa e Albero Youssef, todos delatores premadíssimos pela Fraude a Jato, estão curtindo a vida em suas mansões, desfrutando do produto do roubo e da comissão que lhes foi concedida.

        Mas o que os assuntos acima têm a ver com a discussão inicial? Simples. A quadrilha de michel temer não é a mentora, mas a executora das tarefas imundas do golpe. A própria desorganização que alguns analistas (como o Rogério Maestri) observam, mas que pode ser uma simulação, para dar uma idéia de que a pilhagem do Brasil e a entrega das riquezas e empresas estratégicas não seja um plano cuidadosamente calculado, faz parte da trama golpista. As ORCRIMs institucionais, sobretudo a da Fraude Jato, já mostraram que estão alinhadíssimas, em sintonia e sincronismo com o alto comando internacional do golpe, como revelam os acordos informais e ilegais de cooperação entre a PF e o MPF junto ao DoJ e ao FBI, dos EUA.

        Por fim relembremos Naomi Klein e o Choque do Capitalismo de Desastre, já analisado aqui no GGN por Luís Nassif. Tudo o que está escrito lá, descrevendo o método e os procedimentos, pode ser observado na ação de desmonte do Estado Brasileiro e na desagregação da sociedade. O ódio nazifascista disseminado pelo PIG/PPV, pela direita reacionária e golpista, pelas ONGs internacionais ou as que foram formadas aqui, mas com financiamento no exterior (algumas são bancadas pelos irmãos Koch) faz parte da estratégia foi adotada aqui. Notem que em 6 meses os golpistas conseguiram desmantelar o Estado Brasileiro, revogar a CF/1988 na parte que trata dos direitos sociais, previdenciários e trabalhistas. No mesmo período estão privatizando e entregando de bandeja empresas e setores estratégicos como a Petrobrás e todo o setor de óleo e gás. A crise financeira dos estados em grande parte se deve a uma dívida fraudulenta (como demonstram o professor José Carlos d Assis, da COPPR-UFRJ e o senador Roberto Requião). Essa crise financeira criada está sendo usada como justificativa para ‘completar o serviço da privataria’ começado no governo Collor e aperfeiçoado por FHC. As tragédias, o caos, as matanças nos presídios, também fazem parte do Choque do Capitalismo de Desastre, de modo a gerar um mercado nessa área, sobretudo num momento em que os EUA estão reestatizando os presídios de lá.

  3. Isso é desvio e acúmulo de atribuição e função

    Quando tiver incêndios florestais, vamos botar o exército para debelá-los também. Vamos botar o exército prá recolher lixo nas ruas. O exército deve justificar sua existência e seu soldo, porque defesa interna não é o seu ponto forte.

    Ora, o Orwell afirmou, com razão, que a guerra é travada pelos grupos dominantes contra seus próprios súditos, e o seu objetivo não é conquistar territórios nem impedir que outros o façam, mas manter intacta a estrutura da sociedade.

    O exército não vai solucionar o problema, vai agravá-lo. Temer burraldo

  4. O exército Brasileiro nunca

    O exército Brasileiro nunca foi mais do que capitães do mato dos Estados Unidos aqui.

    Elei aceitam qualquer humilhação, desde que venah de um governo liberal entreguista e que mantenha eles fora de reformas draconianas.

    O Exército Brasileiro lê muito Olavo de Carvalho. Vê comunistas caindo dos céus, saindo dos bueiros, e topa qulquer parada que os comunistas sejam contra, tipo entregar o país.

  5. As derrapadas de sempre

    Prezados,

    Sempre leio com atenção os artigos do professor José Carlos de Assis. Mas volta e meia os escorregões e derrapadas aparecem. Reparem no trecho:

    “O momento seguinte é aceitar a renúncia inevitável de Michel Temer e de seus comparsas do Planalto e organizar a eleição, necessariamente indireta por razões constitucionais, de um novo Presidente da República. Em seguida, o novo Governo teria que meter o pé no acelerador, a começar pela revogação da PEC da Morte, e ampliar gastos públicos keynesianos.”

    Errado, professor. O momento não é de aceitar, mas de resistir e se indignar. O traidor-golpista-usurpador-corrupto profissional, o verme michel temer, não tem a hombridade de renunciar ao cargo usurpado. Portanto não se trata de ‘aceitar’ a renúncia dele, mas de sair às ruas, protestar e exigi-la. Como a CF/1988 foi estuprada com o golpe do impeachment, deve-se reempossar a presidenta eleita, Dilma Rousseff; e ela, como o mandato legítimo que lhe foi conferido por 54.501.118 brasieliros, é quem tem a prerrogativa de convocar novas eleições diretas.

    Sendo um parlamento em que 60% dos integrantes são investigados ou procesados por diversos crimes fico impressionado como o professor José Carlos de Assis conceda a esse parlamento a prerrogativa de eleger um novo presidente da república. Não faz sentido algum esse raciocínio. Devem ser convocadas eleições gerais e diretas.

    Feita essas resalvas, concordo com o restante da análise.

  6. Michel Temer chegou ao poder

    Michel Temer chegou ao poder através de uma improvisação.

    E a única coisa que ele tem feito é improvisar.

    O único programa de governo do usurpador é se salvar das acusações de corrupção e salvar os bandidos que o apoiam.

    Mas se algum deles cair na Papuda, Temer certamente irá abandoná-lo à própria sorte.

    Portanto, no coração do plano governamental do usurpador só existe um objetivo principal: a salvação pessoal do usurpador.

     

  7. Proposta de reforma geral da

    Proposta de reforma geral da Previdência em pauta. Mas, não os militares que são especiais porque …. Por que mesmo? Ah! porque eles estão aí para defender a ordem a pedido da presidencia da república. Certo. Então manda eles entrarem e “ordenarem” os presidios do país já que uma vez os civis demonstraram total incapacidade. Opa! A história se repete. Todo mundo dentros de sua respectiva cela. Ministro da Defesa informa que conosco ninguem podemos e devido a isso os militares não podem e nem devem de maneira nenhuma fazerem parte de reforma coisa nenhuma. Todo dia notícias nos jornais da Globo enftizando “Paz nos presídios do pais depois da intervenção determinada pela presidencia da republica”. O cara é bom mesmo. A sociedade civil só precisa se aposentar aos 93 anos com a média dos 55 primeiros salários de contribuição. Reforma feita congresso libera verba de bilhões de dólares para construção de 87 presidios mudernos pelo país afora após aprovação de texto de autoria de 393 deputados federais do PMDB e 76 senadores também do PMDB. Enquanto não se iniciam as construções o STF determina mutirão com estagiários de análise dos processos condenatórios dos presos por todo o pais. Certamente seremos heptacampeões na Copa de Moscou e bateremos recordes de medalhas em Tokyo 2020. Quem viver, verá.

  8. Isso não é tarefa do
    Isso não é tarefa do exército. Os soldados não são treinados para uma situação como essa, nem os generais estudam para lidar com esse cenário. A cúpula do exército deve estar soltando fumaça pelos ouvidos. Temer botou um abacaxi no colo deles. Se tiver outra rebelião e presos acabarem mortos por soldados o exército passará como vilão da historia.

    1. Os Militares só sabem tratar de cavalos e com cavalos

      Certa vez eu estava esprando um transporte coletivo num ponto de ônibus que fica em frente a um quartel. De tanto esperar, me cansei e encostei no muro do quartel e apoiei um das minhas pernas no muro a fim de que a minha longa espera ficasse menos desconfortável e cansativa. Um brucutu saiu da caserna, veio até mim e mandou eu tirar a pera do muro. Tentei argumentar com ele. Por pouco, não fui agredido fisicamente. Me calei e, por sorte, fui agredido apenas moralmente.

  9. Simples
    Foram instruídos pela CIA a promover o contato entre PCC e EXÉRCITO.

    Sem contato, vão conversar como?

    O ato é uma tentativa de sabotagem às forças armadas do Brasil.

    A esquerda só não se aproveita PORQUE respondem ao mesmo chefe!
    PSOL é CIA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador