Temer: “Se Geddel tivesse saído antes, melhor”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em uma das maiores crises ministeriais e políticas de seu governo, Michel Temer tentou sair em novo jogo duplo: se pelas gravações e depoimentos de Marcelo Calero, Geddel Vieira Lima tinha espaço para deliberar no ministério com status de vice-presidência, a imagem suja do Secretário de Governo fez Temer abandonar seu braço direito: “se talvez tivesse saído antes, seria melhor”, disse.
 
“Se talvez tivesse saído antes, seria melhor. O episódio tomou uma dimensão extraordinária, porque colocou no meu colo, como se eu fosse o advogado de uma causa. Se tivesse demorado menos, seria melhor, mas também não causa prejuízo de volume”, posicionou-se o presidente, como quem estivesse completamente por fora da ocorrência.
 
Mas as gravações mostram que não. No depoimento, o ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, não apenas consultou Temer mais de uma vez a respeito da pressão exercida por Geddel em sua pasta, como o próprio presidente ordenou Calero a “construir uma saída”, já que o Secretário de Governo estava “bastante irritado” e “a política tem dessas coisas”, ao se referir à irregularidade de contrariar uma decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 
Disse à Procuradoria-Geral da República “que o próprio Presidente da República o havia ‘enquadrado'”. Nos relatos, Calero já adiantava o jogo duplo do presidente, mostrando-se empático aos dramas do então ministro da Cultura, e depois, pressionando-o a obedecer às pressões de Geddel.
 
Leia mais: “A política tem dessas coisas”, disse Temer pressionando para liberar edifício
 
Já mais de uma semana da saída de Calero, também superada a demissão de Geddel, Temer apenas manifestou-se, neste domingo, que não afastará o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também arrolado no depoimento. A mesma postura tomada antes com Geddel.
 
Mas, a diferença é que, se as falas de Padilha forem consideradas graves suficientes para um afastamento, seria uma auto-condenação. Calero narrou que o Ministro Chefe da Casa Civil também tentou negociar e articular para que Calero resolvesse o problema em favor de Geddel Vieira.
 
“Eliseu Padilha argumentou com o depoente no sentido de que se a questão estava judicializada, não deveria haver decisão administrativa definitiva a respeito; Que Eliseu Padilha disse ao depoente para que tentasse construir essa saída com a AGU; Que o depoente não procurou a AGU e nem tomou qualquer iniciativa de buscar saída que contemplasse a tese apresentada por Eliseu Padilha”, contou.
 
“O que o ministro Eliseu Padilha fez foi o que eu, de alguma maneira, disse. Ele sugeriu o que a lei determina e mandou ouvir a AGU”, defendeu Temer, não somente o seu ministro e outro braço direito do governo, como também a si próprio.
 
Mas as declarações de Temer não foram vistas como uma boa saída para a crise ministerial. A oposição já tomou a postura de afirmar ter conversado com Calero para “solucionar um conflito entre órgãos” como uma confirmação de seu envolvimento no caso.
 
Nesta segunda-feita (28), dois pedidos de impeachment contra Michel Temer serão protocolados junto ao Congresso: um do PSOL e outro do PT. “Temer constrangeu e ameaçou um funcionário subordinado, o que prova que estava arbitrando em favor de Geddel”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). 
 
Mas Janaína Pascoal, uma das autoras da peça de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, disse que o momento “é diferente” e os atuais pedidos contra o peemedebista são “imaturos”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pequenez…

     “Geddel Vieira Lima tinha espaço para deliberar no ministério com status de vice-presidência,…”

    “Nos relatos, Calero já adiantava o jogo duplo do presidente, mostrando-se empático aos dramas do então ministro da Cultura, e depois, pressionando-o a obedecer às pressões de Geddel.”

     

    Fica muito claro nos dois episódios que o ex-novo “vice-presidente” Geddel tem a dimensão pequena de um parlamentar em um já apequenado Congresso; tratando com sofreguidão o ganho de um apartamentozinho; só não é menor que o ex-ministro de Collor Rogério Magri e seus US$ 30,000.00. Já o Usurpador reafirma quão correto é o ditado brasileiro sobre burros velhos e andanças em círculo – Dilma pôde experimentar o “falar uma coisa” e agir completamente diferente desse cidadão.

    Como não aguardar a queda de tais boçais? O Brasil ainda aguarda nestes dias políticos e administradores à sua altura…

  2. É isso! Dizer que melhor

    É isso! Dizer que melhor seria se o conluiado geddé tivesse saído antes, é uma tentativa de dizer-se ocupando a presidência legitimamente!  É um golpista traidor salafrário ordinário ladrão ditador! Só conseguiu roubar o cargo ficando de 4 pro fhc que fica de 4 para os eua!  Caiam fóra! Mas antes arrumem a mérda de ditadura que que estão fazendo, devolvendo os nossos votos, nossa democracia e a certeza de que poderemos votar novamente sem sermos roubados por vocês  

  3. Temer ontem

    As colocações feitas por Temer ontem, quando se referiu ao caso Geddel, não constituem, a meu ver, prova de desonestidade no exercício do cargo. Mas seria bom incluir na legislação a obrigatoriedade de exames periódicos de sanidade mental para os ocupantes de altos cargos da República. Claro, até os honestos podem ter demência senil. Os outros, então, podem simular a doença, se acharem que o povo é formado por idiotas.

  4. Janaína golpista

    Com essa declaração de que o crime de Temer é imaturo, e por isso não cabe impeachment, a doutora Janaína mostra que sua ira contra os mal feitos na política são seletivos. Só baixa a pomba gira nela se o acusado for do PT????

  5. Temer….

    Primeiro deveríamos exigir uma democracia de verdade. Esta enganação acabou, faliu. Por que sustentamos no Poder esta corja de Coronéis. Estados, IDH, população, votos, produção econômica que nada representam. Como podem ter tanta representação em governos? República de Coronéis que sustentam o parasitismo, a letargia nacional. Batedores de Carteira. Olha o nível do nosso  comando? O uso da estrutura da Presidência da República de uma das maiores nações do planeta, para resolver problemas particulares da moradia ou empreendimento privado de um Ministro. Onde podemos descer mais? Mas também revela outra desgraça brasileira. O porque das nossas construções históricas abandonadas, em ruínas, um lixo em desmoronamento, enquanto em países vizinhos, o patrimônio histórico é ricamente preservado. Nossa limitação e atraso são absurdos.    

  6. O Brasil fica cada vez pior

    O Brasil fica cada vez pior porque Michel Temer não tem estatura de Presidente, e o Congresso é composto de uma maioria menor do que ele.

    Não é possível que tenhamos que ir até 2018 para aguardar novas eleições. O povo, até mesmo os paneleiros, querem outra coisa. Uma eleição pra já, direta.

    Ontem a gente presenciou mais um caso de Chico e Frnacisco. Fosse Dilma ou Lula encrencado com um vagabundo como Geddel, a posição da Globo seria bem outra. Colocá-lo no Fantástico, sem aviso, tem duas conotações: 1. a de não se ouvir panelaços Brasil afora; e 2. para que Temer possa mentir, e se fazer de vítima de Calero, para abafar o medonho.

    As denúncias contra Geddel, pelo visto, estão somente começando. Já tá rolando na rede que ele diz ter pago em cheques quase dois milhões pelo ap., mas não apresentou provas. Aí, surge a possibilidade dele ter sido premiado com a unidade. 

    Quanto ao horror que diz Temer ser um rpesidente gravado, ninguém se preocupou qquando gravada foi a Presidenta, e logo por quem. 

    Aos poucos, esse governo vai caindo, e só espero que esbarre logo de cara no chão, antes que faça mais estragos.

  7. Em edição extraordinária.Peco
    Em edição extraordinária.Peco ao Moreno de Poços de Caldas,se possível for,quê traga para cá,as perguntas que o psicopata Eduardo Cunha,fez a Temer como sus testemunha de defesa em processo da Operação Lava a Jato.Nada demais,como todos aqui sabem,Eduardo Cunha é meu às de ouro.Aguardo essa carta desde de setembro qur,pelo teor das perguntas que disparou contra Temer Pai,ela pode está a caminho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador