Terra não irá passar seis dias na escuridão

Do Diário de Notícias

Acredite, a Terra NÃO vai passar seis dias na escuridão

O rumor de que vem aí um período de seis dias de escuridão, que tem circulado nas redes sociais, não tem qualquer ligação com a realidade. As explosões solares, apontadas como a causa, não podem causar escuridão diurna.

Uma notícia falsa num website satírico tem sido partilhada repetidamente nas redes sociais. O artigo do Huzlers.comafirma: “A NASA confirmou que a Terra vai passar 6 dias de escuridão quase completa”. A história convenceu muitos, que usaram o Twitter e o Facebook para expressar a sua preocupação, mas não é verdadeira.

A notícia diz que a escuridão seria causada por tempestades solares de maior intensidade entre os dias 16 e 22 de dezembro. Algo que simplesmente não é possível. É um facto que as tempestades solares não podem causar escuridão diurna. Aliás, a NASA não fez qualquer anúncio, muito embora a “notícia” que se tornou viral cite supostos altos responsáveis da Agência Espacial Norte-Americana.

As explosões solares podem interferir na atmosfera terrestre, confirma ao Diário de Notícias o astrónomo Máximo Ferreira, do Centro Ciência Viva de Constância, uma interferência que ainda que seja improvável, pode de facto perturbar alguns sistemas elétricos. “Algumas zonas podem ficar sem iluminação noturna” durante um período de explosões solares mais intensas, concede o astrónomo, mas “só se tem ideia de uma vez que isso tenha acontecido” com um impacto maior: no Canadá há cerca de dez anos.

Rui Agostinho, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa, explicou à Lusa que o Sol se encontra “num ciclo de atividade máxima, num pico de 11 anos”, mas as explosões solares não afetarão Portugal. “O impacto na vida é, eventualmente, a possibilidade remota e muito localizada de haver uma falha na distribuição elétrica, mas em geral são casos pontuais”, sublinhou Rui Agostinho.

O rumor falso espalhou-se pelas redes sociais

A notícia do Huzlers não é verdadeira, mas ganhou circulação. O site incentiva os seus leitores a usarem a hashtag#6DaysOfDarkness (seis dias de escuridão) para partilharem nas redes sociais o que vão fazer com o seu tempo passado às escuras.

Máximo Ferreira diz que as redes sociais facilitam muito este espalhar de rumores científicos, citando outros exemplos célebres como o rumor que ressurge ciclicamente de que Marte surgirá no céu do mesmo tamanho que a Lua, ou de que a Terra vai começar a girar na direção contrária. “E mesmo que quiséssemos, quase nunca somos capazes de chegar à fonte dos rumores, porque as coisas são lançadas na Internet e vão sendo transmitidas”, afirma o astrónomo.

“É por isso que em muitos países, e, apesar de tudo, em Portugal também, nos preocupamos muito com a divulgação científica”, esclarece Máximo Ferreira, que acredita que o nível de interesse que as pessoas têm na ciência tem um impacto na partilha acrítica destas notícias.

“O que podemos dizer é que a falta de condições para continuarmos a ter programas que levem as pessoas a confiar mais na ciência vai agravando a situação”, acrescenta.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. acordo

    Os seis dias de escuridão são fruto do acordo celebrado por Lula para prolongar a sua festa de aniversário dos 70 anos.

    O juiz mouro já está investigando o contrato, aguarda para qualquer momento uma delação premiada por parte de Selene a deusa da lua.

  2. Ah, nem!

    Ainda tem quem acredite nisso? Essa estória é muito velha, só mudou o n° de dias. Quando minha mãe era criança, na década de 1950, já havia esse boato, que circulava de boca em boca, sobre os “3 dias de trevas”. Segundo a lenda da época a desgraça tinha sido anunciada por um bebê ao nascer (!). Ouvi bobagens assim  na minha infância, nos anos 1970, em Belém do Pará. E ainda tem gente acreditando nisso?

  3.  
    Lembrou-me o jornalista

     

    Lembrou-me o jornalista Carlos Chagas que escreveu uma coluna (eu acho que foi na Manchete) acusando o governo Lula de financiar uma ONG fundada por pessoas revoltadas com o fato de Plutão perder o status de planeta do sistema solar. Muita gente acreditou, até porque Carlos Chagas era um jornalista antigo. Mas enfim, era tudo invenção.

  4. Aqui no Brasil estaríamos

    Aqui no Brasil estaríamos felizes com apenas 6 dias de escuridão. Parece que nossa nova idade das trevas durará muito mais que isso.

  5. O Cair da Noite – Isaac Asimov

    Num planeta distante, iluminado por 3 sóis, um parque de diversões foi fechado pela saúde pública.

    A grande atração, para os mais corajosos, consistia num passeio por uma mina sem iluminação, no escuro TOTAL. O passeio durava 10 minutos nos quais ninguém via absolutamente nada na escuridão total.

    Num planeta com 3 sóis em que a escuridão não existe, o passeio foi mais do que alguns poderiam suportar.

    Dos turistas que fizeram o passeio, um bom percentual deles, enlouqueceu,  e após algum tempo os assassinatos começaram.

    E foi neste ponto em que O Governo entrou na história fechando o parque.

     

    Até aí tudo bem. O que Todos no planeta não sabiam é que o Einstein deles errou em suas observações e que o planeta que habitavam não orbitava 3 sóis apenas e sim quatro.

    E este astro oculto, que só aparece em intervalos de 2000 anos(locais) iria causar um eclipse total dos sóis, todos eles.

    O planeta vai ficar 24 horas na escuridão TOTAL e apenas alguns especialistas sabem disso, além de uma Igreja que diz que o fim do mundo está próximo fornecendo até a data. Data esta que coincide com os cálculos dos especialistas para o eclipse.

     

    Recomendo!

  6. Eu sou ligado nesse assunto.

    Eu sou ligado nesse assunto. Mas como comentar ?

      Se no post abaixo me colocaram na sala de espera, embora ”divulgado” basta clicar em comentários pra ler, que dirá nesse ?

      Centenas de comentários foram divulgados com Um comentário só. Por que não o meu ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador