Testando hipóteses: golpe, soberania nacional e o complexo de vira-latas, por Mogisenio

Por Mogisenio

Comentário ao post “Xadrez da Lava Jato contra Darth Vader

Olá debatedores,

vamos jogar um “veneno” nesse debate com a seguinte hipótese:

-Na verdade, na verdada, na verdade,  a presidenta Dilma “aceitou” ser provisoriamente ou até “definitivamente,  afastada do cargo possibilitando a realização de um “serviço sujo” aqui no QUINTAL, com suas “vantagens comparativas”.

Isso porque, o Brasil, oh meu Brasil! –  com o seu complexo de vira lata – ainda é um QUINTAL que se diz “soberano”.

A propósito, a “soberania” à moda do Estado moderno tipo europeu, já não é mais a mesma… Encontra-se em processo de putrefação.

-Lembremos que “soberania estatal”, a rigor e em tese, é uma “forma” de cooptar a soberania individual para formar um ESTADO.

Esse “estadão” (ops…) esse Estado delimita território, estabelece língua, moeda, povo etc que se dizem  “oficiais” para que tudo, como num ato de “mágica cosmológica qualquer”,  possa  “fluir” para o bom desenvolvimento da “sociedade”. E o  “melhor”  é que essa “sociedade” ( que não a de Saint Simon, mas de Comte e seguidores)  esteja “carregada de valores” com a ajuda, por exemplo, de uma “religião” de “preferência”…

Qual é a sua religião? 

A propósito, a música da chuva ameríndia é algo dos “animais” locais? Quem sabe não seria melhor é ouvir os “cantos jesuítas”. Algo mais “erudito”, mais “pitagoriano”,por exemplo. Enfim, “coisa do mundo civilizado”…

Alguns ainda acreditam no vocábulo “nação” .E eu fico me perguntando:

Como ainda acredita nisso? Nesse “coisa” criada lá nos idos da revolução francesa que já começa “enganando” a própria “ideia de nação”?.

E ainda, fora do do contexto dos “Estados Unidos do Brasil,  “escravocrata”? Francamente….

Ora, ora, ora, senhores debatedores! Ao fundo, o vocábulo  deveria ser substituido por “enganação” até lá mesmo, nos tempos da revolução francesa “contra a propriedade feudal”.. kkkkkkkkk( aqui cabe o kkkkkkk).

-Alguns ainda “acreditam” em “instituições sólidas” e supostamente “imparciais” ou isentas, que buscam manter a ORDEM pública, dentro de certo ORDENAMENTO JURÍDICO.

De fato, conseguem fazer isso. Mas não é só isso!

“Pague 2 e leve 3”!

Elas, as instituições sólidas como  um citoplasma, um complexo lameloso,  também propagam “cultura” de “ordem pública ou do “bem comum” para o bem da “nação”, devidamente, enquadrada em certos “valores”. 

Resta saber de onde vem essa “cultura”

Especula-se que talvez tenha a ajuda daquele monstro sagrado que vive em algum lugar e que só os economistas de escol o conhecem pessoalmente: O “mercado”…

Bom, vou para aqui  com essa hipótese.

Evidentemente, respeitando sua excelência, a única presidente atual do Brasil( em quem eu votei).

Talvez, ela não teve escolha a não ser ter que “aceitar” mais essa manobra “política” aqui no QUINTAL dos golpes.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa hipótese.

    Mosigenio, a aceitação seria válida se ela tivesse noção das variáveis em jogo, se ela soubesse da (enga)nação ou se sua (i)nação.

    Como escrevi no mesmo post, a sua cultura política não chega a tanto, nem a dela, nem a do projeto que reivindicamos e votamos.

    Ela, ao que me parece, acredita nesse complexo de instituições isentas e sólidas, e veste o ethos nacional da culpa cristã ou o complexo de vira-latas. 

  2. Caro Nassif
    Juro que tem hora

    Caro Nassif

    Juro que tem hora que não entendo a Dilma, PT e demais progressitas.

    Após o sucesso da educação, saúde, moradia, entre outras coisas junto ao povo, no Afeganistão, Iraque, Líbia entre outros países, os EUA querem agora implantar no Brasil, tendo Temer, como líder inconteste, esses grupelhos que apoiam Dilma não querem permitir?!

    Para que eles querem o petróleo, para investir nessas melhorias, para que mais seria????!!!!!

    Mas o que é isso minha gente?!

    Saudações

  3. Dilma no Planalto e golpistas na prisão.

    Polianamente ponderando, o que o momento atual tem de bom é que está deixando nus todos estes reizinhos, que, segundo o geógrafo Milton Santos, não querem e nunca quererão saber de direitos, apenas de seus privilégios.

    Pena que muita gente pobre também não acredita em direitos e, como não podem ter privilégios, optam pela bajulação dos poderosos.

    Brasil, 2016, mas o século é o XIX, com a família real e o séquito de europeus falidos que veio administrar a colônia brasileira. Dizimaram os nativos, sequestraram e escravizaram os africanos e vendem até hoje a preço vil as riquezas naturais; desviar para um paraiso fiscal é a sua principal regra econômica.

    Dilma estava certa em não negociar com bandidos, daí a pecha de ser durona ou centralizadora (em quem confiar  e delegar funções neste baile de cobras?)

    E agora ela está no meio do povo, recebendo o carinho e o apoio político, enquanto a corja golpista se afunda em recíprocas traições. Votei nela e espero que ela retorne e termine seu mandato, sem a sabotagem dos aliados  e pela consolidação da democracia.

    A única coisa que realmente me preocupa é a turma brasileira dos defensores da Segunda Emenda à Constituição dos EUA (que protege o direito do povo de manter e portar armas, de 1791). São provocadores profissionais, que intimidam e caluniam, sempre à espera de uma reação das vitimas, que, manipulada pela midia, venha a legitimar uma intervenção policial ou militar. 

  4. Como, parece, ela se

    Como, parece, ela se considera candidata a santa, é bem possível que tenha aceitado. Só que, para ser santa nesses tempos medievais, tem que ser martirizada. E ela será, sem dúvida. Ela sabe disso, mas parece que aceita esse sacrifício. Pela santidade vale o sacrifício.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador