Toffoli envia para a Justiça do Rio inquérito contra Cunha por corrupção em Furnas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli enviou para a Justiça do Rio de Janeiro um inquérito contra Eduardo Cunha (PMBD) por suspeita de ter recebido propina de desvios praticados no laboratório de Furnas. A investigação foi instaurada a partir da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. 

Por Pedro Canário

No Conjur

Com a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, enviou um dos inquéritos abertos contra o ex-parlamentar à Justiça comum do Rio de Janeiro. As investigações tratam de suspeitas de que Cunha recebeu dinheiro de contratos superfaturados do laboratório de Furnas, no Rio.

O ex-deputado foi cassado no dia 12 de setembro por quebra de decoro parlamentar. A acusação era de ter mentido à CPI da Petrobras quando disse não ter contas no exterior. Logo depois, documentos enviados à Procuradoria-Geral da República pelo Ministério Público da Suíça demonstrou indícios de que Cunha era, sim, titular de contas em bancos suíços.

Toffoli determinou a baixa de um inquérito não relacionado diretamente com a “lava jato”, que investiga corrupção em contratos da Petobras. Esse inquérito é mais uma decorrências da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral, segundo a qual integrantes do PMDB do Rio receberam dinheiro oriundo de contratos superfaturados de Furnas. Entre os peemedebistas estaria Eduardo Cunha.

O caso já havia sido levado à Justiça Federal do Rio em 2012, mas a denúncia não foi recebida. Naquela ocasião, o juiz declinou da competência e enviou o caso à Justiça comum, por entender não haver acusações de crimes federais nem de interesse da União no caso. Por isso, em parecer no inquérito baixado por Toffoli nesta sexta, a PGR reafirma a competência da Justiça comum fluminense.

Toffoli decidiu seguir o parecer da PGR. No entanto, ressalvou que o novo juízo competente pode tomar futuras decisões sobre a competência para julgar o caso. E determinou que o Tribunal de Justiça do Rio decida em qual vara correrão as investigações.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. São sete inquéritos(!) contra

    São sete inquéritos(!) contra Eduardo Cunha sendo diluídos…

    Na justiça Federal de Curitiba, com Moro: ação que diz respeito ao recebimento de propinas, em contas na Suíça, proveniente da compra de um campo de petróleo em Benin. Fartas provas vindas da Suíça….No TRF2° RJ: 5 milhões de propina/suborno em contratos de navios-sonda da PetrobrasNa justiça estadual do Rio de Jeneiro: FURNAS/ cada lugar deu uma explicação diferente

    – A isto é disse ser por conta de alteração da legislação do setor energético entre 2007 e 2008

    http://istoe.com.br/toffoli-envia-para-justica-do-rio-inquerito-sobre-atuacao-de-cunha-em-furnas/

     – No globo, fraudes no Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FI-FGTS, administrado pela Caixa Econômica Federal

    http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/2016/09/ministro-do-stf-envia-para-justica-do-rj-inquerito-sobre-cunha-em-furnas.html

     – Aqui e conjur contratos superfaturados do laboratório de Furnas

    Fiquei na dúvida.

    Na Justiça Federal em Brasilia: venda de emenda parlamentar para o banco BTG por 45 milhoes.Restam ainda 3 no STF: formação de quadrilha?,  caso do grupo Schahin? e +1

  2. Caixão!

    Era esperado, agora é só aguardar o seu provável (não garantido) julgamento, livre e sem tornozeleira, sem condução coercitiva, provavelmente após a decisão final sobre mensalão tucano, em que Eduardo Azeredo sera inocentado (e beatificado) post mortem. Certamente, os advogados dele poderão invocar a jurisprudência de Carandiru…

    Não adianta, enquanto não houver a revolução das massas tupiniquim, e um Paredón, continuaremos a ser desrespeitados pelos bandidos que mandam no Pais.

    PS: Alguem sabe se aquela funcionária da Receita, que sumiu com o processo da Globo, tem contatos nesse Tribunal?

  3. Eu já disse que inquérito

    Eu já disse que inquérito nenhum desse puritano da câmara vai prara nas mãoes dos puritanos de curtitiba.É só esperar e confrerir. Como diz o Mino, é tudo a esma sopa!

    1. Uma ação contra Cunha já foi

      Uma ação contra Cunha já foi para o Moro, em 14/09/2016

      Pouca gente se deu conta porque olha os acontecimentos que se seguiram

      Dia 14/09 – MP faz denúncia ridícula contra Lula

      Isso repercute por dias, quando começa a esfriar

      20/09 – juiz moro aceita denúncia contra Lula

      22/09 – prisão mantega

      25/09 – prisão palocci

      27/09 – STF aceita denúncia contra Gleisi e Bernardo

  4. Agora vai….

    Agora vai….o inquerito chegou no Rio……..agora ele e a mulher vão presos….certeza……a globo vai fazer um escarcéu………vai ter saaaaaangue……..

    E então o telefone tocou e eu acordei, era so um sonho…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador