Tudo no Brasil atual tem que resvalar para o ridículo, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Fufuca presidente da Câmara parecia fofoca… e não era. Mas uma tendência atual chama atenção: a de que tudo vai descambando para o ridículo. Outro exemplo é o fato de os procuradores da República ligarem Gilmar ao “rei dos ônibus” por flores que custaram 200 reais, e há dois anos. E se não é por carência de fatos, já que haviam fotos do casamento em que Gilmar foi padrinho, qual o motivo desta nova? Ah, responde Janio de Freitas, “faltava o ridículo”.

Para o articulista da Folha, a foto é o documento mais que suficiente para impedimento de Gilmar na decisão do habeas corpus, o resto é cinismo. Gilmar explicou-se, como comumente o faz, por meios externos, a imprensa, e disse que era ataque pessoal de Rodrigo Janot, e que não havia relação para pedir impedimento. E foi assim em maio, quando do caso de Eike Batista.

Para Janio, se o STF tivesse feito seu dever de casa, não estaríamos passando por mais uma discussão com o mesmo ministro, ou seja, se em maio tivessem apreciado o pedido, hoje, para o bem ou para o mal, já estaria resolvido.

Outra ponta solta na Justiça, é a explicação de Sergio Moro, juiz de piso, para a celeridade com que processos contra Lula são apreciados. Segundo ele, em resposta à própria Folha, valeu-se de subterfúgios, como sempre, não respondendo à questão central. Ele considera que os prazos, no caso de Lula, foram respeitados e acusa o jornal de transformar em teoria da conspiração “a mera observância dos prazos legais”.

Ainda sobre Moro, Janio pontua que o juiz de piso admitiu ter como “conhecido” somente alguém que é seu amigo íntimo e padrinho de casamento. E saiu pela tangente, sem abordar o que foi questionado.

Leia o artigo a seguir.

da Folha

Tudo no Brasil atual tem que resvalar para o ridículo

por Janio de Freitas

A entrega da Câmara à presidência do deputado Fufuca parecia fofoca. Não era. Tudo no Brasil atual tem que resvalar para o ridículo. Estão aí alegres e vitoriosos, também, os procuradores da República que descobriram o envio, pelo “rei dos ônibus”, de R$ 200 em flores “Para Guiomar e Gilmar”, há dois anos.

É o que consideram a prova substanciosa e irrefutável de relações do casal com Barata Filho, preso a quem o ministro do Supremo concedeu recente habeas corpus. Já havia, porém, até fotos do casal apadrinhando o casamento da filha do “rei”. Por que mais? Ah, faltava o ridículo.

Para o impedimento de Gilmar Mendes na decisão do habeas, já que ele burlou-o, o documento fotográfico tem eloquência além da necessária. O resto, nessa querela, é cinismo. Mas está posta a discussão sobre o peso da foto para o impedimento, se as flores bastariam para comprovar o grau de relações que o ministro nega, e mais lenga-lengas. O que importa para todos não é discutido.

Há dez dias, a Procuradoria-Geral da República pediu à presidente do Supremo, Cármen Lúcia, a retirada do caso Barata Filho das mãos de Gilmar Mendes, considerando o impedimento por provada proximidade entre os dois. Como de praxe, foi pedida ao ministro a sua manifestação. Para efeitos externos, Gilmar Mendes deu logo a previsível explicação de mero ataque pessoal de Rodrigo Janot. E não impedimento.

Nada de novo. Já em maio, Cármen Lúcia recebeu idêntico pedido da Procuradoria-Geral, provocado por habeas corpus de Gilmar Mendes para Eike Batista. Janot argumentou que Guiomar Mendes é associada ao escritório de um dos advogados de Batista. O ministro negou interferência de sua mulher na defesa. E desde então o assunto ficou imobilizado e silenciado no gabinete de Cármen Lúcia. Se aplicada solução no tempo devido, fosse em um ou outro sentido, todos seríamos poupados do segundo caso que deprecia mais o conceito do Supremo.

Afinal de contas, servem para alguma coisa, ou não, os pedidos e recursos apresentados ao Supremo sobre procedimentos ali verificados ou dali esperados? A presidente do tribunal tem outros ofícios não respondidos e referentes a Gilmar Mendes. Tem mais um, agora. E a expectativa cá fora não a favorece.

Com boa dose de razão, há dois dias a ministra atribuiu-nos incompreensão quanto a atos da magistratura. Pode, então, atenuar sua incompreensão das nossas queixas, começando por dar-nos mais respostas que temos esperado em vão.

SUBTERFÚGIOS

O juiz Sergio Moro respondeu ao trabalho de Estelita Hass Carazzai e Joelmir Tavares, revelador da rapidez do processo contra Lula (Folha, 25/8): “No caso em questão, os prazos processuais foram seguidos estritamente”. E acusa: “É lamentável que a mera observância dos prazos legais seja invocada para alimentar teorias conspiratórias por este jornal”.

Sergio Moro gosta de saídas artificiosas. Agora mesmo, respondeu a uma história improvável admitindo ter como “conhecido”, apenas, alguém que é seu amigo íntimo e padrinho de casamento. Os repórteres não o acusaram quanto a “prazos processuais”, cumpridos ou não. Mostraram que o processo da condenação de Lula, no caso do apartamento, “chegou em tempo recorde ao Tribunal Regional Federal” (Porto Alegre), que julgará o recurso da defesa.

Foram 42 dias. Mas “a média dos demais recursos, nesse mesmo percurso [de Moro ao TRF], foi de 96 dias”. Com caso de até 187 dias.

Moro não toca no assunto verdadeiro da reportagem. E faz, como se ao jornal, aos dois repórteres a acusação de “teorias conspiratórias”. Sobre ser tola, é acusação injusta. O que não fica muito bem em juiz.

Assine

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. repetindo
    enquanto nos distraimos com o nosso “grand guignol”, as coisa vão acontecendo:

    http://www.voltairenet.org/article197570.html
    http://www.voltairenet.org/article196386.html
    http://www.voltairenet.org/article195004.html
    http://www.voltairenet.org/article192263.html
    http://www.voltairenet.org/article197562.html

    os brasileiros tiveram diversas oportunidades para evitar o horror que vem pela frente.
    não aproveitaram, agora aguentemos!

  2. falsos religiosos não escapam do ridículo…

    CONIVÊNCIA com INJUSTOS, COMUNHÃO NAS CONSEQUÊNCIAS

    Responsabilidade do profeta –* «Criatura humanaestou colocando você como sentinela para a casa de Israel. É da minha boca que você ouvirá a mensagem. E o que aprender de mim, você vai lhes ensinar. 18 Se digo ao injusto que ele deve morrer, e você não o avisar e não lhe falarensinando-lhe a deixar o seu mau caminho para que possa continuar vivo, ele morrerámas eu cobrarei de você a morte dele. 19 Se vocêporémavisar o injustomas ele não voltar atrás do seu mau caminho, ele morrerá por causa de sua própria injustiçamas você ficará com a vida a salvo. 20 E se o justo se afastar da sua justiça e praticar a injustiça, eu colocarei um tropeço diante dele, e ele morreráPorque você não o avisou, ele morreráporque se desviou, eu não me lembrareido bem que praticouMas vou cobrar de você a morte dele. 21 Se vocêporémchamou a atenção do justo para que ele não pecasse, e ele não pecouentão ele conservará a própria vidaporque foi orientado; e você também terá a sua própria vida a salvo».  (Ezequiel 3, 16-21)

    * 3,16-21: O profeta é porta-voz da justiça de Deus. Isso o torna, por obrigação, um conscientizador do povo. A justiça de Deus quer que todos tenham chance de perceber o erro e se converter para a vida. Calando, o profeta se torna conivente com a injustiça e sofre dela as mesmas conseqüências.

      1. E a coisa esteve menos pior

        E a coisa esteve menos pior quando os que se consideram intelectuais ensaiaram ficar do lado da libertação do povo, contra a ELITE históricamente LADRA.

        Mas no golpe de 2016 viraram, descaradamente, VASSALOS à serviço da OPRESSÃO DO POVO. É o “poder” do “saber”, vendido, para criar a diferença e desigualdade.

        E ainda se consideram algo que preste.

        1. rede esgoto, soros, ongs e o tal greenpeace

          Essa entrega de agora do mi$$hell e camarilha (çerra e jucá inclusos) tem que ser barrada.ponto.

          Depois não tem volta.

          O restante: soros, ongs aqui infiltradas, greenpeace, etc. e etc., podem esperar.

           

           

      2. xadrez de ratos

        Apoderar porque

        O monstro SIST é retado
        E tá doido pra transar comigo
        E sempre que você dorme de touca
        Ele fatura em cima do inimigo

        A arapuca está armada
        E não adianta de fora protestar
        Quando se quer entrar
        Num buraco de rato
        De rato você tem que transar

         

  3. Bem, esperar algo da dona

    Bem, esperar algo da dona carmencita, em si, é o mesmo que o desembarga-candy chegar no trabalho não combinando lencinho e gravata. Afinal, há tempos o tal cnj (ainda existe?) anoronhado na corregedoria não consegue julgar se o desMoronado é bandido e criminoso na persecução penal que move contra o Lula. Então, juntando a fome com a vontade de comer, criamos as hienas que nos aterrorizam com seus escárnios-arreganhados.

  4. Nos que bebemos…

    O que aconteceu aqui? O Jânio esta falando do fuleiro em que se transformou o STF. De como o Ministro Gil leva Carmem Lucia na rédia curta, faz o que bem entende e ainda se sai com aquelas cretinices e também de que Sergio Moro além de cinico é… Xa pra la. 

  5. Porque outros prazos processuais não são observados?

    O que Moro deve explicar não é a celeridade imprimida ao processo do Lula mas a morosidade em relação aos demais processos.

    Uma imagem vale por mil palavras e um buquê de flores vale por mil imagens.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador