Um advogado a favor da destruição das empresas de construção, por J. Carlos de Assis

Um advogado a favor da destruição das empresas de construção

J. Carlos de Assis*

Assisti estupefato à entrevista do advogado Modesto Carvalhosa, apresentado como grande autoridade em Direito Comercial, ao programa Roda Viva, da Tevê Cultura: o tema em pauta era a punição das grandes construtoras contratadas pela Petrobras envolvidas na operação Lava Jato; o tema preferencial do entrevistado foi atacar os partidos da base aliada do Governo, e especialmente o PT. Até aí nada a objetar. Entretanto, assinale-se que nesse último caso quem fala não é o especialista em Direito de Empresas, mas um porta-voz do tucanato que destila preconceitos contra políticos e o Governo com espantosa leviandade.

Carvalhosa tem uma noção peculiar de democracia. Segundo ele, governo democrático era o de Fernando Henrique, pois Fernando Henrique exercia pessoalmente o governo que, assim, não era do PSDB. Já os governos Lula e Dilma não são democráticos porque quem governa é o PT. Isso se manifestaria sobretudo pelo aparelhamento do Estado e do Governo pelo PT e seus partidos aliados. Com isso, ficamos em dúvida sobre o papel do partido político numa democracia. Ao que o advogado quer, o partido escolhe o candidato e conduz a campanha, elege o presidente e, pronto, sai imediatamente de cena para não conspurcar o governo com sua participação direta!

Entretanto, examinemos um pouco mais de perto a questão do aparelhamento. Carvalhosa, um jurista, confunde Estado com Governo. Estado transcende ao Governo e suas instituições são mutuamente autônomas. Já Governo se confunde com Executivo, cabendo a este, uma vez eleito, escolher os seus quadros auxiliares, ministros etc. É do jogo democrático que o Governo escolha também os dirigentes de algumas instituições permanentes do Estado, pois, do contrário, cada uma dessas instituições – e não falo do Legislativo e do Judiciário – formaria uma casta na sociedade infensa ao jogo democrático.

A nomeação de ministros e dirigentes de entidades estatais pelo Governo escolhido pelo povo é uma contingência da democracia. Não cabe falar em aparelhamento. Não me consta que Fernando Henrique tenha colocado adversários políticos em postos de mando no Governo e na direção de entidades estatais. Por outro lado, também não me consta que os governos do PT – do qual não sou filiado e ao qual sempre fiz algumas restrições – tenha “aparelhado” a Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República ou a direção de outras instituições que, constitucionalmente, o presidente nomeia.

Voltando a Carvalhosa, outra observação espantosa em sua entrevista foi a vinculação do escândalo na Petrobrás com o chamado “mensalão”. Que a opinião pública brasileira tenha sido empulhada pela mídia ao ponto de achar que o julgamento do “mensalão” foi justo é admissível, dada a fragilidade da sociedade diante de uma imprensa manipuladora. Mas um “jurista” dizer que o mensalão consistiu em compra de votos, inclusive de parlamentares do próprio PT, com dinheiro público é um insulto à inteligência por parte de quem teria a obrigação moral de tomar conhecimento dos autos em sua integralidade.

Voltemos ao tema central da entrevista: Carvalhosa quer quebrar judicialmente as empresas com contratos suspeitos com a Petrobras. As empresas, não só os diretores, tem “culpa”, por isso tem que pagar.  Esse é o foco. Seja tudo pela luta contra a corrupção: se isso significar a demissão de 500 mil empregados das empreiteiras, e outro milhão de empregados indiretos; se isso significa sucatear a tecnologia nacional; se isso significa entregar o mercado de construção e do setor petróleo às ávidas empreiteiras externas, tudo bem: É uma forma de depurar a sociedade brasileira dos seus corruptos, matando de fome algumas centenas de milhares de trabalhadores que não tem absolutamente nada a ver com a corrupção.

Contrariamente à tese de Carvalhosa, a Presidenta Dilma teve seu melhor momento nesse episódio ao estabelecer claramente uma linha política de separação entre corruptos e corruptores, que devem ser punidos, e empresas, que devem ser preservadas. Felizmente, nesse caso, o Governo não se omitiu em posicionar-se. Em relação aos corruptos e corruptores, acho que a Lava Jato nos deve maiores explicações que vão além de simples delações premiadas. É preciso ter provas, e não encharcar a imprensa de informações fragmentadas e sensacionistas. Por exemplo, a imprensa noticiou amplamente que Cerveró recebeu uma propina de US$ 40 milhões. É muito dinheiro. Mas onde está a prova?

 Enquanto gente como Carvalhosa quer quebrar as empresas de construção brasileiras, os Estados Unidos, origem dessa campanha contra a Petrobras, sabe tratar muito bem suas corporações, cuja corrupção está longe de ser comparada ao que acontece no Brasil. Por exemplo: o Citigroup e o Bank America cometeram fraudes bilionárias no mercado imobiliário; ninguém, pessoalmente, foi punido. As empresas, por sua vez, aceitaram, cada uma, pagar multa de US$ 20 bilhões para encerrar o processo – algo que apenas fez cócegas no orçamento delas. Ao lado disso, tivemos o escândalo da Libor, do Deutche Bank e do UBS(operações de câmbio), sendo que não vi nenhum luminar jurídico do primeiro mundo defender a quebra desses bancos. Sintomaticamente, também não li nada a respeito na imprensa brasileira.

Para não falar que estamos defendendo a impunidade absoluta das empresas, sugiro que, no caso de desvios e corrupção comprovados, os responsáveis pessoais sejam devidamente julgados e punidos, enquanto, para as empresas, sejam estipulados, além do ressarcimento do dano, uma multa proporcional a sua capacidade de pagamento sem prejuízo de suas operações. E, uma vez cumprida a sentença, as empresas estejam livres para contratação pelo Estado das obras em que estão operando e de novas obras, com o devido cuidado contra novos atos de corrupção, usando o que me parece ser a única sugestão válida de Carvalhosa: o instrumento do performance bond, isto é, o seguro de desempenho do contrato. Do contrário, o prejuízo para a sociedade e o Estado, em casos de corrupção, será muito maior por causa da conversão de muitas obras que estão em andamento em elefantes brancos, assim como em face do retardamento de outras obras urgentes que temos que fazer.

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe-UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ficar calado diante de

    Ficar calado diante de ataques deste tipo não ajuda em nada o Partido dos Trabalhadores e muito menos o Governo. Teria que haver tolerância zero com isto. Deveria haver uma monitoração sistemática de tais ataques, com resposta à altura e  imediata, com força proporcional, conforme a gravidade do ataque. Muitas vezes um simples telefonema inibe o atacante que não volta a veicular seu pequeno terrorismo verbal. Outras vezes só a ameaça de providências jurídicas consegue deter a tentativa de proselitismo de certos endemoninhados da direita, que sentem a língua completamente solta quando se encontram frente a um microfone. Ganhar na justiça pode ser hoje muito difícil a quem tem razão, mas apelar, dar trabalho ao finório e também à justiça, não é ainda proibido. Tem que haver reação imediata contra isto, foi a persistência cotidiana deste tipo de ataques que aos pouquinhos construiu o gigantesco edifício de calúnias, mentiras e falácias escabrosas que abriga hoje toda a política de direita no país.

  2. Paladinos da Justiça querem dar o golpe

    Há um complo entre midia, oposição, alguns setores do MP e do Judiciário para travar o pais e, consequentemente, prejudicar a administração Dilma.

    Não há nenhuma irregularidade em investigar e punir os malfeitos, entretanto, essas mesmas facções que querem dar o golpe sempre foram e são coniventes com a corrupção e os malfeitos quando o governo era e é do PSDB.

     

    Com a palavra, os paladinos da justiça……………

  3. é um pavão

    trata-se de mais um pavão a petiscar minhocas.

    mas na hora de fazer qualquer uma das 4 operações na cabeça … a vaca tosse!

    o brasil teve um presidente muito parecido. 

    1. O Carvalhosa é um dos gênios

      O Carvalhosa é um dos gênios do Direito Comercial. Famoso pela defesa dos acionistas minoritários. Pode estar certo que, sendo verdadeiro o que foi dito no texto, e sendo verdadeiro que ele se manifestou contra o PT, ainda assim ele sabe bem fazer as 4 operações. E sabe mais. É um gênio.

      Essa eu só acredito vendo a reprise do que ele falou. E no dia em que essa turma toda que o governo defende atravessar a linha da pobreza, muitos deles vão usar suas poupanças para serem acionistas minoritários, beneficiados pelas teses do Carvalhosa. Devagar com o linchamento.

  4. O que eles querem é acabar com o País…

    …para se vingar das vitórias do PT.

    “Se não vai ser meu, não vai ser de mais ninguém!”

    E o pessoal do Ministério Público, Judiciário, os Moros da vida? Vivem numa bolha, totalmente alheios à realidade do País.

    Neste ponto, sou obrigada a concordar com o André Araújo!

    Estão pouco se f… para a necessidade de assegurar a sobrevivência das empresas; a manutenção de empregos, renda, produção, etc. Economia real não é com eles. Passaram num concurso, terão o dinheiro do salário limpinho no final do mês. E quanto menos os de baixo ganharem, mais ricos, do ponto de vista relativo (que é o que lhes importa), eles serão.

    Passou um vídeo “educativo” na TV – “Turminha do MPF” – que dá uma boa ideia do tipo de mentalidade que vigora nessa galera. Totalmente sem noção!

    Consideram-se ungidos por Deus para assumir a posição de “déspotas esclarecidos”, tutelar a nação, neutralizar a podridão que consideram imanente a Políticos e Povo; eliminar a sujeira da Política. Um governo dos Bons, como diria a Marina Silva!

    Que Deus nos livre dos Torquemadas!

     

     

  5. Especialista de que?

    Por que chamam um sujeito totalmente partidarizado e sem nenhuma visão holística do assunto para dar palpite sobre política? Política sim, porque foi disso que ele tratou. Todos os governos tucanos são extremamente aparelhados, o de Aécio Falastrão, além de amigos, vizinhos, bicheiros, doleiros, Perrelas, Marcus Valérios, tinha a família inteira distribuída, inclusive nos outros poderes. Temos também que colocar “os pingos nos is”.  O demotucano Paulo Costa, cargo de careira da Petrobras, foi colocado na direção pelo governo FHC. Nessa época, quando tentaram “doar” a empresa, Petrobras valia 5 vezes menos do que atualmente. Youssef, outro envolvido até o último fio de cabelo, é cria tucana, amigo íntimo de Álvaro Dias. Por que o nome desses e de outros larápios tucanos ainda não apareceram nas tais “investigações”? Essa operação é 100% tucana e está sendo conduzida dentro de um comitê de campanha tucano no Paraná. Uma grande vergonha. Quando falou-se em CPI da Petrobras, os tucanos tremeram de medo e começaram e tentaram inviabilizá-la. Agora, respiram aliviados. Desde que a Petrobras tem esse nome, existe corrupção por lá. O auge foi nos governos militares, Sarney e FHC. Quanto ao programa, há muito tempo se tornou um puleiro fedorento tucano. Não assisto mais o “Roda Morta”.

  6. Informacao

    PROCURADORA PAULA ROUSSEF, FILHA DE DILMA E ARAÚJO, ACIONA RBS POR PRÁTICA SELVAGEM DE CONTRATAÇÕES. CASO SERÁ INVESTIGADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO.

    Postado por Polibio Braga on 1/29/2015 04:34:00 PM com 1 comentários  O Grupo RBS passou a usar uma fórmula cruel e ilegal de contratação de funcionários, obrigando-os a assumir a condição de pessoa jurídica. A prática é comum em todos os jornais de Porto Alegre e visa escapar do pagamento de encargos sociais. Na Justiça do Trabalho, as empresas são invariavelmente punidas, mas elas apostam no temor dos trabalhadores, que não querem sofrer vetos futurois. Esta prática da RBS vai render um tremendo dissabor para…

     

  7. de onde nada é esperado…. sai m…..

    Os estados unidos e tio sam sempre na vanguarda nos métodos de tortura. Colocam um emplumado tucano na “casinha” depois de cinco dias sem a descarga e conseguem as bobagens desejadas.

    1. Ele estava representando a

      Ele estava representando a OAB no programa ?

      A, a OAB, o presidente do Conselho Federal esta almejando uma vaga no STF, dizem que é favorito, da cota do Sarney.

  8. VAMOS CAIR NA REAL, O GOVERNO DILMA É TOTALMENTE INOPERANTE

    Foi o voto mais tolo que já dei, o maior estelionato eleitoral que já cair. Agora só sou torcedor fanático de TIME QUE NÃO GANHA TITULO. Siceramente torço para a DILMA, ela é honesta e competente, porém gente, não tem como ter um ministro da justiça desses, ele se associou a causas salariais da PF e se tornou um verdadeiro Zé Ninguem. O ataque que o Governo sofre minuto a minuto destroe o BRASIL de tabela. Não é possível aceitar que CONGLOMERADOS DE COMUNICAÇÃO e concessão pública faça o o que estão fazendo, deixar um JUÍZ de quinta categoria e ainda por cima totalmente partidário colocar esse monte de trabalhadores na rua e destruir a maior empresa estratégica para o BRASIL da forma que esta sendo feito e o MAIOR E MAIS COVARDE GOLPE DE ESTADO  QUE SE TEM NOTÍCIA. E o Ministro da justiça não fala nada, não dar uma satisfação a sociedade e ainda por cima permanece no CARGO ou seja na BOQUINHA. Este GOLPE esta vindo de fora, não é possível que um governo de um Pais dessa magnitude SOFRER ESSE TIPO DE ATAQUE e ainda por cima apoiado por canais de TVs e Jornais de dentro do Brasil e que funcionam como PARTIDOS POLÍTICOS sem ter uma só ação na justiça para lhes cobrar o prejuízo que estão dando ao país e ainda por cima só a REDE GLOBO RECEBEU BILHÕES DESSE GOVERNO BURRO e não reagem a nada em nada, isso é uma covardia para com o eleitor que acreditou neste monte de sonsos que se dizem governo. Cá para nós a DILMA È FRAQUINHA e o PT É UM AMARELÃO, Fui ENGANADO. GOVERNO ACORDE se tá ruim corta todo tipo de propaganda pública da mídia o governoa já tá destruído mesmo, pelo menos já que o GOVERNO DESGOVERNOU então pelo menos não paguem esse bando de “PREDADORES” para falar mau, já que eles falam mesmo, que falem sem receber um tostão do governo. CAIA NA REAL NÉ DILMA tá ficando indefensável.

  9. “Entretanto, assinale-se que

    “Entretanto, assinale-se que nesse post específico quem fala não é o Jornalista Assis Ribeiro, mas um porta-voz do petenato que destila preconceitos contra políticos do PSDB e o governo paulista com espantosa leviandade”

  10. Roda Viva

    Ligo a TV às segundas para assistir o Roda Viva. Ultimamente não tenho assistido o programa até o final. Muito chato. Felizmente, não liguei a tv no dia da entrevista deste advogado. Pelo que eu li nesta análise, certamente, não teria dado conta de acompanhar o raciocinio do advogado até o final. 

  11. esse é o discurso dos

    esse é o discurso dos tucanos.

    aparelham a tv cultura e, sabendo que isso é um absurdo

    e extremamente antidemocrático, culpam o outro.

    se o pt tivesse realmente aparelhado o estado,

    nada do que ocorreu contra ele nestes últimos doze anos teria

    ocorrido,sequer o tal do famigerado mentirão..

    quis ser republicano, respeitar as instituições e as entidades

    corporativas que indicaram os ministros do stf, por exemplo,

    e deu no que deu.

    e os próprios tucanos tiram sarro do pt

    porque preferiu praticar essa política republicana, ser mais

    ético em princípio do que os próprios tucanos, que tudo privatizaram

    criminosamente e ninguém até hoje está preso.

    quem domina o aparelho de comunicação social hoje no país

    senão os tucanos?

    quem deita e rola na globo todo dia denunciando supostas

    corrupções incomprovadas que, de repente,

    passam a virar verdade pela repetição 24 horas por dia?

    quem domina a financeirização do mercado , a economia, etc?

    esse cara que emite essas falácias na tv cultura,  aparelho tucano

    de emissão cotidiana de mentiras e acusações fajutas, deveria ser processado.

    chega de aceitar empulhações.

  12. 4,8%

     

    O desmprego está em 4,3%. Fará parte da história deste país.

    O desemprego a 4,8, ou será 4,3%, e o assis assistindo a roda morta. Por favor gaste um parágrafo destruindo este bobo deste advogado de esquina e esqueça o assunto.

    O que está em voga é: o desemprego com marca histórica de 4,3%, nem sabia que isto seria possível, e a responsabilidade do pig com a crise da sede em são paulo. O pig e sua desinformação causaram o problema da sede em sp.

    Se quizer fazer algo útil, prcure  o psdb que se perdeu dentro das páginas da revistinha do esgoto. Procura-se um partido de oposição.

    O psdb, corrrupto como é, vai votar em quem? Cunha?

  13. Parei no ” apresentado como  

    Parei no ” apresentado como   grande autoridade em Direto Comercial”.

    É uma pensa quem escreveu o texto faça questão de se intitular Doutor e sequer saiba quem é Modesto Carvalhosa.

    Sempre que alguém fora do ” rano” fala sobre direito, é comum que algumas bobagens sejam ditas.

    Agora, a ” ignorancia ” sobre quem é Modesto Carvalhosa, e a tenttiva se desqualificar a Doutor Carvalhosa pelo fato de sua opinião não convergir com a de quem escreveui o texto é lamentável.

    O escritor do texto jogou o seu próprio ” Dotor” no lixo.

    Nassif, você como intelectual sabe do trabalho do Doutor Carvalhosa na ditadura e muito embora a opinião do mesmo não seja agradável a todos, sei que você não cometeria a injustiça do autor do ” texticulo”.

  14. Roda Viva

    Ligo a TV às segundas para assistir o Roda Viva. Ultimamente não tenho assistido o programa até o final. Muito chato. Felizmente, não liguei a tv no dia da entrevista deste advogado. Pelo que eu li nesta análise, certamente, não teria dado conta de acompanhar o raciocinio do advogado até o final. 

  15. Mais um direitista se fazendo de leso em rede nacional

    Quando fala do “aparelhamento” do PT e que FHC governou sozinho, o sujeito assina sua confissão de “tô me fazendo de leso” com firma reconhecida.

    Entrei na faculdade de Direito em 1989, conclui em 1993. Quando entrei na faculdade Modesto Carvalhosa já era considerado ultrapassado e vetusto. Pontes de Miranda era considerado mais moderno que ele…

    1. Pois é, Alan. O sujeito conta

      Pois é, Alan. O sujeito conta com a ignorância total do espectador. O Assis não quis completar, mas eu completo: Não consta que o PT tenha aparelhado o MP, o STF e a PF. Aparelhar com o Ayres e o Barbosa, o Gurgel e os aecistas do Lava a jato?! Mas consta, com certeza, que o FHC colocou o engavetador no MP, o Gilmar (que seria a mesma coisa que o Lula botar o Dirceu)  no STF e o Itagiba na PF.

      Em termos de aparelhamento, os tucanos são o Barcelona e os petistas o Botafogo.

  16. É o moralismo, estúpido!

    “Questionado por uma série de advogados sobre a validade de grampos na operação ‘lava jato’, o juiz federal Sérgio Fernando Moro afirmou que o importante não é se atentar a detalhes de cada diligência, mas se houve autorização judicial e se os fins foram alcançados”, de acordo com o 24/7 (ver aqui).

    Assis, neste artigo, diz, e com razão, que se espanta com o pensamento do advogado Carvalhosa que toma empresas como entes morais, uma estupidez, condenando-as eventualmente à morte, outra burrice, independentemente do prejuízo que o fechamento da empresa cause à sociedade.

    Do que dizem Carvalhosa e Moro, depreende-se que ambos são moralistas da pior espécie, pois radicais. Joaquim Barbosa está a fazer escola.

    Moralismo é a deformação do sistema moral que toma os valores morais como superiores a todos os demais valores éticos. Ademais disto, há um moralismo para cada moralista, pois o moralista tem um moralismo exclusivamente seu. Por exemplo, o pai que expulsa de casa a filha solteira que engravidou é um moralista. Põe o preceito moral de que a mulher só pode ter filho depois de casada acima da preservação da vida da filha e do neto. Obviamente, a filha grávida pela primeira vez,  fragilizada pela gestação e inexperiente corre risco de vida se não tiver apoio, inclusive financeiro, como também o filho dela. Ao agir assim, o pai esquece-se do preceito moral de que deve proteção à filha, ou seja, o pai estabelece para si um sistema moral peculiar e bizarro. O caso do pai que expulsa de casa a filha grávida é protótipo do moralismo e dos moralistas. Mutatis mutandi representa quaisquer moralistas e moralismos.

    Moro, um juiz, chega ao cúmulo de dizer que a forma como as denúncias da Lava Jato foram obtidas é irrelevância, o que importaria é o alcance dos fins. Que fins, Dr. Moro? Arrasar com a economia punindo empresas? Vazar acusações seletivamente para atacar adversários políticos dos que conduzem as investigações? Vazar acusações sem provas e sem dar oportunidade aos acusados de se defenderem nos mesmos foros em que são atacados, os judicial e midiático? São estes os fins?

    E os meios, juiz? E os meios? Nessa história toda, os meios são o que mais importa. Os meios não são questiúnculas. Ou, agora, para se alcançar os fins (que fins?), pode-se prender e execrar acusados para, por meio de chantagem, obrigá-los a caguetar? E os direitos fundamentais dos cidadãos, como ficam?

    E caguetagem é boa prática? Não é. Caguetar é o ato mais vil que se pode cometer. Não se quer um país de caguetes.

    Há ainda a falácia ad populum de um delegado da PF ligado à Lava Jato que é primária e ridícula: não é porque diversos países democráticos promoveriam caguetagem que ela é coisa boa. Muitos países democráticos aplicam pena de morte e processam criminalmente crianças de 12 anos, e nem uma coisa, nem outra, é boa. Esse delegado está equivocado, e é mais um que se junta à escola moralista retomada pelo infausto Joaquim Barbosa, cuja ausência do STF preenche enorme lacuna. Depois de tantos terem se sacrificado lutando contra a Ditadura para que país voltasse a trilhar a senda da civilização, tem-se a recidiva autoritária, pois moralismo e autoritarismo são a mesma coisa, de Barbosa e Moro.

    A linha moralista dos fins abonam os meios professada por Moro é outra deformação moralista, não obstante Maquiavel. Quem pensa assim, crê que seus fins são tão superiores aos de todos os demais que, por isto, pode lançar mão de qualquer meio. Lançar mão de qualquer meio implica desrespeitar o sistema moral de todos. Quem pensa como Moro está a um passo de concluir que torturar acusados é perfeitamente justificável. Por que não torturar? Afinal, se o “fim” for alcançado, tudo se justifica, não é mesmo? Ameaçar a família do acusado também é aceitável, pois são os “fins” que importam. Para fazer valer seus valores morais, o moralista põe todos os demais bens éticos em plano inferior. Como se vê, o moralista é primo do linchador, do torturador, do assassino, que, como o moralista “genérico”, põem seus “fins” acima de todos os demais bens éticos.

    A visão de Moro, na contramão dos avanços da civilização e do Direito, que se traduz por seus atos e palavras, poderá ensejar a anulação da Lava Jato. E deveria ser assim: nossa democracia não pode aceitar que o moralismo de uns poucos, apaixonados por si mesmos e inebriados com a fama e o poder, faça regredir o respeito a direitos fundamentais dos cidadãos. O moralismo radical dessa gente não pode causar prejuízos a, talvez, milhões de pessoas, jogando fora o bebê com a água do banho, pondo para fora de casa a filha “pecadora” com o feto, fechando empresas e pondo ao relento milhões de pessoas.

    Infelizmente, é necessário que a Lava Jato seja anulada, como o foi a Satiagraha, se é que não se quer novo retrocesso jurídico e democrático, como foi a AP 470. Abusos do Estado contra os cidadãos não podem ser tolerados, abusos que foram cometidos pelo STF na AP 470, e que estão a produzir filhotes espúrios nessa Lava Jato. Se a Lava Jato prosperar, serão cristalizados precedentes perigosos que agridem e desonram direitos fundamentais dos cidadãos. Moros e Barbosas não pairam acima dos interesses maiores da Sociedade, e não podem ser tolerados

  17. Mais do mesmo

    O Roda Viva tornou-se programa de um so partido, de uma so ideologia, o anti-PT de carteirinha. Colocar Augusto Nunes para apresenta-lo esperando que o programa teria voz contraditoria, pluralismo, foi bobagem. De toda forma, com ou sem Nunes, faz tempo que a TV cultura, aprelhada pelos tucanos de SP, sr. Carvalhosa, so faz o samba de uma nota so.

    E pra quando o programa sobre a crise hidrica no Estado da TV Cultura ?  

  18. O buraco é mais embaixo.

    Li o texto acima e fui assistir a entrevista no you tube.

    Ao contrário do que disse o autor acima, acho que o Carvalhosa não confundiu Estado com Governo. Ele sabe muito bem a diferença entre os dois, tanto que fez questão de tecer críticas poderosas contra o governo atual. 

    Todavia  ele, o Carvalhosa, ainda que com pouca ênfase, também teceu crítica ao governo do FHC, quando disse que eles acabaram com a tal comissão que vinha desde o governo Itamar tentando acertar o problema de compras governamentais etc.

    Mais para o final do programa a crítica foi muito forte e direta ao governo do PT. Achei que passou dos limites e se eu fosse do PT,  ou do governo, eu tomaria alguma providência.

    Mas, focando agora apenas na questão da corrupção  brasileira, acho que o Carvalhosa tocou em pontos importantes e que precisam ser resolvidos neste país. Por exemplo, sobre a ratificação dos tratados internacionais pelo Brasil e sobre a lei da corrupção ( anticorrupção) já praticamente regulamentada etc. Enfim, isso daí não é opinião pura e simplesmente dele. Ou se foi, pelo menos teve o cuidado de fundamentá-la.  

    Eu não li essa lei mas se realmente nela constar que as “pessoas jurídicas” devem também ser penalizadas então isso deve acontecer. “Doa a quem doer”!

    Nesse sentido, tanto a diretoria , a conselho de administração ( que tiver conhecimento do caso) e a pessoa jurídica devem pagar por isso.

    Os empregados que não tiveram conhecimento do problema, de fato, não deveriam pagar por isso. Mas, se estão trabalhando para “pessoas jurídicas” corruptas meu amigo, então vão sofrer – por tabela – as consequências da corrupção da cúpula, infelizmente. 

    Evidentemente, não estou aqui buscando o legalismo nazista para defender uma ação irracional contra as pessoas naturais, no caso, os empregados.  Mas, estou na corrente que defende o cumprimento das leis. Todos “somos” iguais perante a lei , razão pela qual, a gente não somos inúteis!  Esse é o ponto e o Brasil NECESSITA disso. ( doa a quem doer!)

    Sem essa de buscar interpretações “flexíveis” para uma grande empresa. Se é grande e corrupta, ou se só é grande por que é corrupta então não deve receber méritos por isso. Ou deve? Será que um grande pode corromper e um pequeno não?

    E antes que algum desorientado hermêneuta tente achar novos sentidos para o que eu disse, estou ciente de que a igualdade é também desigual. Noutras palavras: igual = igual e desigual = desigual. 

    Logo, igual é diferente de desigual.

    Porém, mesmo assim, a lei deve ser aplicada ao diferente, exatamente de acordo como foi prevista, sob pena de quebrar o pacto. Noutras palavras: ratificar que realmente, nós , os cidadãos comuns ( iguais nisso) somos realmente uns otários!

    Outro ponto:

    Essa questão da flexibilização no processo de compras públicas , é realmente balela para enganar , nós, cidadãos comuns brasileiros,  os otários de sempre.

    Aliás, falar em “flexibilização” já começa a cheirar mal. Mas vá tentar ir contra a ela…  logo surge aquela famigerada retórica de que você você é “inflexível”, desatualizado, não consegue perceber os ventos atuais da globalização etc e todo aquele blá blá blá de sempre. Balela pura.

    Max weber hoje , é claro, já está ultrapassado para esse pessoal da “flexibilização”.

    O processo de compra da Anatel, salvo engano, também “flexibiliza”. 

    Perguntemos ao mestre Bandeira de melo o que ele acha disso? Arrisco a dizer-lhes que vai “detonar” todo e qualquer tipo de CÓPIA de legislação alienígena sem que observemos nossas particularidades. Copiar e colar, como se costuma fazer por aqui em matéria de legislação administrativa, certamente, não será defendida por ele. 

    SAudações

     

     

     

     

     

  19. FHC, “tão democrata” que fez do genro chefão na ANP da Petrobrax

    Sr. Carvalhoso

    O genro do FHC era o chefão da ANP que fez todo o plano pra vender a Petrobrax, sorte nossa que o Serra nunca foi e nunca será presidente!

    Além disso, pesquise, Sr. septuagenário, as estatais administradas pelo “tão democrático” PSDB e veja quanto de cabidão e aparelhamento existem em seus respectivos conselhos, presidências e “cargos de confiança”.

    Vai lá pesquisar pra ver como o tucanato paulista concede cargo puramente por “mérito”. Mérito de ser amigo, filho do amigo, partidário ou coligado…

    Espetacular é a cooptação do MP Estadual, alternando-se no cargo de Procurador do Estado, Promotores com alta performance política, independente do “mérito”…

    E veja que não estou falando de Secretários e auxiliares diretos, estou falando de TODA MÁQUINA!!!!

    Recordo-me que há pouco o ex-prefeito de Santos bateu asas do PMDB para o “democrata” PSDB, ganhou cargo de alto posto na SABESP. Justo a famigerada SABESP…

    Deve ter sido puro mérito do “Papa”

    Ahhhhh vah coçar bunda de macaco!!!!

    Conversinha fiada essa de “choque de gestão” e “ilibados tucanos”. Já encheu!

    Passar bem

  20. Se há algo que não consigo

    Se há algo que não consigo entender, um mistério não desvendado por ninguém, é o ministro da Justiça. Sempre soube que é o ministério mais importante da república, o 1º a ser criado, etc. etc, Como pode um ministério desses ser ocupado pelo atual ministro? Qual a força desse sr. junto à Dilma e ao PT ? Falta de pessoa capaz? Lí, certa vez, que ele é o preferido da rede grobo, mas ela faz parte da coligação tb? E o ex das comunicações ? tb é indicação dela ? Acho, infelizmente, que a presidente está um tanto perdida mesmo. Um ministro incapaz de ganhar um direito de resposta da Presidente naquela revistinha? Um Gilmar que faz o que bem quer? um juiz moro claramente  oposicionista ? Pode isto mais uma vez ? e logo a seguir ao julgamento do Mensalão? E sem nenhum  julgamento das sujeiras dos outros partidos? República de bananas, colônia Americana, isto é o que voltamos a ser, para o meu desconsolo e decepção. O golpe já foi dado  e não percebemos….

  21. Hipocrisia não tem remédio

    Esse mesmo sujeito, o autor, vive tratando as grandes corporações financeira como um câncer na economia, mas agora que lhe foi útil, usa o fato delas terem sido preservadas apesar de suas falcatruas, como um bom exemplo a ser seguido.

    Haja hipocrisia.

    Outra coisa é esse apelo apocalíptico de milhões de desempregados, de obras abandonadas, etc.

    Sendo essas empresas ou outras, aquelas que não formam cartéis e sabem trabalhar num ambiente de negócios saudável, as obras terão que ser feitas e para isso pessoas terão que ser contratadas. 

    Ficar insistindo nessa tecla de que, é com isso que está aí ou o mundo acaba, é pura manipulação. Todas essas epresas aí são empresas de dono, empresas onde o comando pertence a famílias que roubam o país há dezenas de anos. 

    Qua acabem logo de uma vez e abram espaço para outras.

    Aliás, onde está a Delta, que ousou desafiar o clubinho ???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador