Um ministro da Justiça fora da lei, por Patrus Ananias

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Um ministro da Justiça fora da lei

por Patrus Ananias

A ditadura em marcha passou a exibir, desde o último fim de semana, um elemento novo, tenebroso e escandaloso: o atual ministro da Justiça, já reconhecido protagonista de inúmeros atos antidemocráticos, travestiu-se agora, fora da lei, em arauto de operações policiais, em pregoeiro de ações de polícia a serviço de interesses eleitorais.

Domingo, ao participar de comício pelo candidato do PSDB à Prefeitura de Ribeirão Preto, o ministro Alexandre de Moraes anunciou para esta semana uma nova etapa da Operação Lava Jato. O que o ministro anunciou ontem, a Polícia Federal executou hoje. Na mesma Ribeirão Preto do comício de campanha do PSDB, a instituição comandada pelo ministro Moraes cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do ex-prefeito e ex-ministro Antonio Palocci, a quem prendeu em São Paulo.

Não há a menor sombra de dúvida de que no comício de domingo o ministro da Justiça violou de uma só vez, frontal e gravemente, o Código Penal Brasileiro, a Lei da Ficha Limpa e outras regras.

Alexandre Moraes abusou do poder político ao se valer da condição de Ministro de Estado da Justiça e, portanto, de superior hierárquico da Polícia Federal, para influenciar eleitores.

Mais grave ainda: o Ministro da Justiça cometeu o crime de violação de sigilo funcional, previsto no art. 325 do Código Penal, ao revelar fato que deveria manter em segredo e de que somente teve ciência pelo seu status de ministro. Serviu-se disso exclusivamente para fins eleitorais, num comício público, cometendo usurpação inaceitável de sua função pública.

É escandaloso que alguém possa se achar no direito de usurpar dessa forma o cargo de Ministro de Estado da Justiça.

O comportamento de Alexandre Moraes mancha gravemente não só a autoridade ministerial, mas também a de seu superior hierárquico, Presidente da Republica Michel Temer.. E mancha inclusive a Operação Lava Jato ao reforçar as suspeitas de seu uso puramente eleitoreiro, para prejudicar campanhas de oposição ao atual governo.

Polícias políticas são próprias de ditaduras – e nós conhecemos bem os malefícios que já causaram ao Brasil. São assustadores os indícios de que estão de volta.

São assustadores os indícios de que estão de volta, entre eles a infiltração de agentes do Exército em ações de opositores ao governo golpista.

Que o povo do Brasil, que os homens e mulheres de bem possam se indignar e se levantar contra um Ministro da Justiça que age, diuturnamente, para consolidar no Brasil um Estado Policial em que a repressão política é o maior e único objetivo.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TIJOLAÇO 27/09/2016 . . . .

    TIJOLAÇO 27/09/2016 . . . . . 

    O texto é dos repórteres  Alexandre Hisayasu e Marcelo Godoy:

    O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia de São Paulo, prendeu, nesta quarta-feira, 11, Silvonei José de Jesus Souza, o hacker acusado de extorquir Marcela Temer, mulher do vice-presidente da República. O bandido exigiu R$ 15 mil depois de ter invadido os arquivos de seu telefone celular. Um inquérito sobre o crime foi aberto há cerca de um mês depois que o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, foi informado sobre a ação dos criminosos. Moraes determinou que policiais de sua confiança assumissem a apuração do crime. O delegado Rodolpho Chiarelli assumiu as investigações e decretou sigilo nos autos.

    1. Quanta diferença de

      Quanta diferença de tratamento da PF e do sistema judicial. Com uma presidenta da republica, Sérgio Moro com aval de Rodrigo Janot jogou pra midia a conversa particular dela com o ex-presidenta Lula, ja com a mulher de Temer, tudo sob total sigilo. O PT não entendeu o odio que a PF e o judiciario lhe reservavam e ainda pensava que poderiam ser aliados.

  2. Relembrando Joel em tempos de

    Relembrando Joel em tempos de FORA TEMER.Se esse capadócio João Dória vier a se eleger Prefeito de São Paulo,a ex Presidenta Dilma de mim não receberá sequer um bom dia.Não é possivel.Parece que estou sonhando. 

  3. senta e chora mortadela

    Claro, agora você quer que o povo levante?

    esta tudo perdido.

    como os coxinhas gostam de falar na rede, senta e chora mortadela.

  4. Muito bem Patrus, seu texto é

    Muito bem Patrus, seu texto é digno de respeito e de aplausos!

    De início eu não acreditei que o Alexandre de Moraes, outrora, respeitável constitucionalista, tivesse feito o que fez. Tivesse “brincado com coisa séria”.

    Todavia, ao ver o vídeo que circulou pra todo lado de forma igual ( o que me convenceu que não teria sido editado)  fiquei assustado e indignado!

    Como pôde agir assim? 

    Onde vamos parar?!

    Que país é esse!?

     

  5. Se o que Alexandre Moraes

    Se o que Alexandre Moraes fenão foi certo, mais errado ainda o Idiota do Cardozo que deixou a PF virar polícia política da oposição.

    Até o afasatamente de Dilma, o Brasil era o único país na história qu a oposição tinah polícia política (Que agora virou da situação !!)

    Reforma Educacional, entrega do pré-sal, PEC 241…

    Cardozo e Dilma, espero que apreciem o legado que vocês deixaram para o Brasil !!!!

  6. Baderna Geral no Brasil

    Com um Executivo e Judiciário foras da Lei, nada mais natural do que um Mininstro da Justiça fora da Lei.  O Brasil está entregue a uma corja de baderneiros a começar pelo STF e Planalto passando por Curitiba. Cambada de canalhas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador