Uma aula do Instituto Ethos sobre democracia participativa

Nosso conservadorismo é ignorante, desinformado, pavloviano.

Analisam todo tema sob a ótica “o governo ganha”, “o governo perde”. Com isso, ficam cegos a toda forma de aprimoramento social do Brasil.

Há muito, o Instituto Ethos representa a parcela mais moderna do empresariado nacional. Participa ativamente dos movimentos pela transparência, trabalha indicadores, para controlar as políticas públicas.

Aqui, uma entrevista da CBN – parceria constante do Ethos – com o presidente Jorge Abrahão.

Uma aula simples, didática, objetiva, sobre o significado da participação social, impedindo o besteirol sobre castrismo, bolivarismo e outras bobagens desenvolvidas por esse arremedo de Guerra Fria que tomou conta do debate político.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um autêntico lambe-botas

    A “soldadinho” ficou fula da vida e tratou de encerrar a entrevista. Não era o que espera ouvir. 

    Tá ficando difícil para o PIG.

    Ontem, num post sobre os lambe-botas da imprensa onde o “jornalista” Alberto Dines era o tema principal, alguns comentaristas não conseguiram enxergar ou identificar a atuação de um lambe-botas.

    Ei-lo, pois, em ação.

    O lambe-botas não se sente um lambe-botas porque já assimilou de tal forma as idéias do patrão que não consegue raciocinar por ele mesmo.

    Odeia, pois, idéias que lhe tire do prumo e que sejam contrárias as do patrão.

     

     

  2. Desculpe…
    O que se discute

    Desculpe…

    O que se discute é que o PT quer encrustrar suas franjas no Estado, sem que haja mandato outorgado pela população.

    Quer, por Decreto Lei, empurrar uma mudança profunda sem discussão adequada.

    Nada impede que um governo ouça a sociedade civil, nada!

    Didático está sendo o Sindicato dos Metroviários, que se julga acima das pequenezas tipo obedecer ordem judicial, e causando o caos que tem a população como vitima maior. Gostaria de ver o Conselho Social atuando no Metrô!

    O PT já tenta dividir a sociedade entre povo e “zelite”, agora quer dividir movimentos entre “sociais” e “coxinhas, atenção!, na base do Decreto Lei!

    Ignorante, desinformado e pavloviano são os povos sujeitos às ditaduras de esquerda, bolivaianas ou não. 

    A esquerda é “esssperrrtaaaaaa”……

    1. A multidao de de petistas de junho de 2013… vc ta alucinado?

      ano passado tinha milhões de petistas nas ruas pedindo maior participação nas decisões do estado e falando de representatividade…. vai catar coquinhos se vc é contra a participação e discussão da sociedade civil nas decisões do estado brasileiro. E ai vai uma dica: se organize  com os seus amigos do facebook q acham q o Lula é o diabo e o pt o inferno no Brasil, se organizem e façam alguma coisa que preste pelo país ao invés de ficar reclamando do governo abrir canais pra ouvir pessoas como vc!  Prove pra si mesmo junto de eus amogos e PENSE e discuta o país, porque ficar em redes sociais e blogs falando mal de qualquer coisa que o PT proponha não serve nem pra resolver NENHUM problema do país. Se tem idéia, se organize e disculta nesse novo espaço que o governo abriu, se não tem, vai assistir novela e discultir quem beijou ou traiu sei lá quem na malhação…

      1. A participação da sociedade

        A participação da sociedade civil se dá através do voto, inclusive diretamente em plebiscitos, por exemplo.

        Só quem tem disponibilidade de tempo, depois de pagar impostos e alimentar a família, de ficar discutindo em reunião de condomínios é a pelegada, que se sustenta sei lá como.

        Os profissionais dos movimentos “sociais”  são bancados para serem profissionais por alguém, não vivem de luz, assim sendo, quem bancar vai ter pelegos à vontade para desfrutar.

        É simples assim.

    2. Negativo. A revolta dos
      Negativo. A revolta dos partidos conservadores ocorre porque eles só fazem política de gabinete. Nunca se preocuparam em estabelecer contatos com os movimentos sociais, que não fossem de empresários. O único partido que mantém este contato foi o pt. Por isso o choro.

    3. O PT vai é comer todas as criancinhas…

      O que se discute na verdade é se o PT vai ou não comer criancinhas…

      Um perigo esse PT

      Desconfio que o PT tirou 30 milhões das classes C e D só para engordar. Agora chegou a hora de comê-los.

      “- Mostra o dedinho para o titio para ver se já esta gordinho”.

      Comunistas comedores de criancinhas…

       

  3. Ponderando

    Vamos analisar a pratica das coisas:

    1 – uma dita liderança , que se intitula de liderança por si ou é taxada pelo governo como sendo uma lideranças que não passou por qualquer critério democrático  indica a si próprio ou alguém para representar uma fatia da sociedade (o povo não pode se candidatar e não vota)

    2 – Os indicados fazem conchavos entre si e votam entre si quem será os representantes (o povo não vota)

    3 – Cria-se uma serie de ditas conferencias ou sistemas virtuais de conferencias que quem participa são só os escolhidos (os escolhidos recebem diárias, ajudas de custos, alimentação tudo pago por recursos públicos).

    4 – Conforme as conferências vão subindo de nível ocorrem viagens, com diárias pagamento de bons hoteis aviões, turismo (tudo pago pelos recursos públicos.

    5 – As conferencias não te poder e o que decidem é apenas sugestivo, mas pelos ditos lideres sociais representativos alegadamente pela sociedade ficam de bom humor pelas viagens e diversão proporcionada pelo governo….

    6 – O governo com isto descobre quem são os ditos lideres políticos mais engajados e liberam verbas , mesadas para que apoiem suas propostas.

    O que o povo ganha com isto se não participa efetivamente do processo e só as ditas lideranças viajam e tem suas diárias e contas pagas, almoços e jantares gratuitos, transporte pago? 

    No mundo de hoje bastaria as ditas lideranças mandarem um e-mail ou uma plataforma virtual aberta a todos sobre temas fosse aberta sem quaisquer custos para os cofres públicos, mas todo o  sistema visa a captação politica de ditas lideranças para apoio do governo… só que o processo é ilusório para o próprio governo , pois muitos dos ditos representantes auto intitulados pelo governo ou por si próprios não são na pratica as reais lideranças do setor só souberam praticar bons atos de engenharia social e ao passarem a receber  as mesadas do governo , que acredita estar comprando o voto e apoio de setores da sociedade não vai receber exatamente o que esta pagando… Um exemplo recente disto foram as ditas lideranças sindicais (eleitas em processos até com tiroteios e denuncias de morte e atentados contra opositores) fechando acordos que suas bases não ratificavam e greves ocorreram e o grito nas rus que instituições e governantes não representam.

    O governo com tais processos esta nutrindo ilusões consumidas pelo próprio governo e principalmente pelo PT onde acreditaram ter comprado e pago a ditas lideranças por apoio, mas tais indivíduos não são lideranças de nada… com isto a dita base de sustentação é fictícia e milhares de reais foram gastos para a construção de tais ficções….

    E udo feito para criar sugestões que podem ser ou não usadas … ou seja que para nada servem e crie a ilusão de participação do processo decisório… e o povo paga a conta… 

    Mas ai temos o perigo de um governo mais ditatorial pro meio de um decreto instituir que estes conselhos tenha o poder decisório, conselhos estes devidamente aparelhados para fazer o que o governo desejar , assim se o governo perder uma eleição basta dar o poder a estes conselhos e se manteria no poder de todo o Estado… um poder não baseado no voto da população e sim em indicações poliicas… 

    É isto que queremos ilusões, compra de apoios do governo ou mesmo o risco de uma ditadura? 

    Sim queremos todos participar dos processos decisórios de modo sugestivo e mesmo de modo decisório, mas em processos democráticos onde todos da população tenham o direito de participar do processo e não com falsas lideranças que nem sabemos direito de onde saem ou como são escolhidas fingindo nos representar … Do que adianta ter uma base dita piramidal se não temos qualquer direito de influir na base da pirâmide que será escolhida. Não precisamos de ninguém que finja sugerir ao governo coisas em nosso nome , queremos de fato ter o direito de sugerir diretamente…  O governo não escuta a voz do povo e para fingir escutar cria uma elite falsa de representantes e dialoga ($$$$$$$) com tais indivíduos.

  4. E você acha, Nassif, que

    E você acha, Nassif, que essas aulas bissextas e quasse excepcionais, mesmo vindas do setor empresarial, podem dar jeito nesses malucos?

    São níveis muito profundos de neurose-de-guerra-fria. Não se apagam assim, não. Você acha que Araújos, Rebolas, Leônidas, Alianças, Calvins, etc. se importam com isso? Vão morrer atirando… É a batalha da vida deles.

    A questão é outra: como uma pauta dessa, de acerto de contas com a guerra-fria, com o DCE, etc, que só interessa à minorias de lado a lado, pode intoxicar tanto o ambiente de debate público em detrimento dos reais interesses da maioria?

    A resposta é simples. É porque a grande imprensa é composta por essas minorias que se dizem “bem informadas” mas que não sabem bulhufas de como o povão faz no dia a dia pra sobreviver. Não possuem nem a experiência direta nem, tampouco, ferramentas intelectuais para isso, a não ser preconceitos de décadas passadas.

    Além disso, obviamente, uma visão quase infantil – de tão simplório liberalismo – sobre a democracia.

    Os gregos lá atrás perceberam os componentes de demagogia e desinformação que copncorriam com o debate razoável. O esforço sempre foi o de fortalecer o debate para anular as falácias que poderiam levar a coletividade a se dar mal se agisse de acordo com elas.

    Na complexidade atual das sociedades modernas isso fica cada vez mais conturbado quando há o interesse de fazê-lo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador