Uma carta de despedida para Cunha

Enviado por Webster Franklin

Do O Cafezinho

Uma hipotética carta de despedida para Eduardo Cunha

Por Tadeu de Brito Oliveira Porto*

“Prezado Eduardo,

Ou melhor, Dudu. Nesse altura do jogo, acho que estamos íntimos o suficiente para tratamentos mais carinhosos e esse apelido lhe cai
incrivelmente bem, devida a sua habilidade por repetir coisas!

E é bom que começamos nossa carta assim, de uma maneira mais suave, com ternura e proximidade, pois o que vamos te falar não será fácil. 

Dudu, você está fora!

Demitido, deposto, exonerado, dispensado, não precisamos mais dos seus esforços… Fique a vontade para escolher a expressão que lhe caiba melhor. Cortesia nossa, aproveite! Até mesmo porque não nos importa a maneira que você irá se sentir, contanto que você saia. Seus trabalhos não são mais uteis, ou seja, você está tão out quanto uma bola de tênis mal jogada.

Nós sabemos, pode parecer cruel nossa posição…

E de fato é, convenhamos. Mas uma pessoa como você, Cunha, não pode se importar com isso. Seria o cúmulo da hipocrisia! Por isso com muita tranquilidade lhe escrevemos este “texto de despedida” com o inverso da transparência que praticamos no nosso cotidiano.

Queríamos lhe falar para não ficar tão triste afinal, Eduardo, pois seu legado foi importante. Conseguimos grandes avanços com vossa
excelência.

Como, por exemplo, tirar o símbolo dos transgênicos dos produtos brasileiros! Os ramos alimentícios e de agrotóxicos nos agradeceram
demais! Até as indústrias farmacêutica e de saúde privada nos mandaram lembranças pela conquista!

E aquela manobra da maioridade penal?! Jogada de mestre! Os mega traficantes, que moram em grandes mansões e andam em aviões
particulares e helicópteros, ficaram em êxtase! Recebemos muitos presentes, também. Eles sabem que é importante que a população
acredite que a verdadeira violências está nas periferias, com aqueles pretos, pobres e favelados! Põe logo esses pivetes na cadeia e deixa a população achar que está “combatendo o tráfico”.

Poxa, e como não agradecer o PL 4330 que nos permite terceirizar a torto e a direito! A festa dessa aprovação foi top demais! Não cabia
mais iates lá em Ibiza com tanto dono de empresa comemorando! Ao precarizar direitos trabalhistas e enfraquecer sindicatos, vai sobrar
muito mais dinheiro para nós! No nosso grupo do whatsapp já estamos combinando de conhecer Marte a partir de 2030. Parece que a Nasa va itentar mandar humanos pra lá, e estamos cansados de dividir a Terra com cada vez mais pobres sujos e sem classe.

A reforma política então, nem se fala! Mesmo com o clima de mudança de junho de 2013 e da eleição de 2014 – que perdemos no executivo federal infelizmente – você conseguiu manter o financiamento empresarial de campanha! Com a Lava Jato apontando para milhões em doações suspeitas foi bem difícil, o que fez de sua jogada algo sensacional! Pena que o STF avacalhou, tentamos segurar lá também.

Demarcação das terras indígenas, ótimo para nossos amigos ruralistas, Lei do Desarmamento, galera da bala está apreensiva aqui querendo logo, mais isenção de impostos para igreja, tem religioso querendo fazer estátua para você, cara! Valeu demais Dudu!

Mas já era… Apesar de tudo, dos altos expedientes e dos bons serviços, acabou mesmo. Não temos dó em te falar pois o que vai ser da
sua vida agora pouco nos interessa. Nas barras de um chocolate suíço ou de uma prisão, tanto faz para gente onde você estará até mesmo porque já te dispensamos.

E você sabe o porquê, não é Cunha? Temos a absoluta certeza que nos entende! Não é falta de pena ou empatia é simplesmente pelo fato de você ser descartável…

Tão descartável quanto um produto orgânico, que é substituído por uma mercadoria bem mais barata por ser nociva ao consumidor.

Ou como um pobre aviãozinho na favela, que não tem muita perspectiva de futuro e tem que vender a juventude trabalhando feito um pombo correio de guerra, se desviando de balas, cacetetes e preconceito.

Também um trabalhador terceirizado, que ao sofrer de uma doença ocupacional é dispensado tão fácil quanto embalagem de chicletes.
Falando nisso, manda um abração para a Cláudia, sua esposa… Ela passou por isso, não foi?!

Descartável como um eleitor nos dias que não pertencem a campanha, como índios que querem manter umas tradições esquisitas e que deveriam ter morrido junto com Pedro Álvares Cabral. Descartável como qualquer cidadão ou cidadã que não pertence ao nosso seleto grupo, graças ao bom Deus cada vez mais pequeno, de pouco mais de 1% que detém a maioria das riquezas do planeta.

Mas não se esqueça, por favor, de ao pegar seus trapinhos e sair, deixar encaminhado aqueles processos de impeachment, ok? Sei que não vai guardar rancor e vai nos compreender que precisamos nos livrar daquela “terroristazinha” de quinta que continua atrapalhando nossos planos!

Um forte abraço,

O Sistema”

*Tadeu de Brito Oliveira Porto é diretor do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense – SindipetroNF

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. aUmm texto inteligente e que

    aUmm texto inteligente e que representa o pensamento, desejo e operacionalidade do status quo conservador. Que vive permanentemente de standy by.

  2. Resposta do Cunha

     

    Prezado. A vida não é tão simples assim, participei dos governos Collor, Itamar, Sarney, FHC, fui presidente da Telerj, e nessa ocasião grampei , colecionei e guardei milhares de gravações. Nessa estatal  se pagava mensalmente políticos, regiamente todos os meses. Estive e participei dos conchavos onde se orquestrava grandes negociatas. Sei  onde e quem  esconde o dinheiro no exterior, tenho mais de 40 anos de conhecimento da vida pública desse país. Nunca acreditei que esse apoio dos políticos da oposição é porque me amam, mas porque me respeitam e me temem, porque eu sei quem é cada um deles e por isso te digo, só saio daqui se eu quiser.

  3. ja vai tarde

    Não posso dizer “vai com Deus” por respeito aos verdadeiros crentes de todas a igreijas.

    Mas posso dizer ” sai e vai abraçar o capeta e que ele te abrace para sempre”

  4. Dá um tempo, Tadeu!
    Vai

    Dá um tempo, Tadeu!

    Vai escrever mal e desinformadamente assim noutro lugar.

    Sem pé nem cabeça, parece o Samba do Crioulo Doido.

    Eduado Cunha não é do time da burguesia. É dos bandidos.

     

  5. Desde sempre

    Desde sempre, a carta mais desejada. O Sr. Cunha causou – e causa – estrago e desserviço imensuráveis ao Brasil e aos brasileiros. Infelizmente, ele não está sozinho e sabemos que esta é apenas uma das cabeças da hidra. Mas cortá-la e queimá-la, cauterizando este canal, já terá sido um evento de monta. 

    Webster, obrigada por trazer ao Blog.

    Tadeu, obrigada por “cobrir todas as bases”.

    Excelente.

    1. Amiga Anna

      No Brasil é infinitamente mais fácil um político corrupto se eleger do que destitui-lo do poder, ainda mais quando este financiou campanhas de dezenas de parlamentares em diversos estados. Vamos em frente que a estrada é longa!

  6. “Você está tão out quanto uma

    “Você está tão out quanto uma bola de tênis mal jogada.’

    O eminente  professor de tenis Nick Bolletiere – mestre de craques como Andre Agassi, Maria Sharapova e Claudia Cunha – vaticinaria: erro não forçado.

  7. leva

    O Kunha aida vai desmoralizar mais o Brasil e os brasileiros. Muito mais do que já fez até aqui.

    Amanhã vai sentar na mesma cadeira da Câmara dos deputados e “tacalhe pau”. Sem medo de ser feliz. Sabe que sempre terá onde se agarrar. Ladino que é, não pôs todos os ovos na mesma cesta. Suiça é apenas um pingo d’agua no oceano. 

    Vai fazer isso porque pode. Pode pela garantia que lhe dá a maioria de corruptos, seus iguais. Nenhum deles vai ter o direito de atirar a primeira pedra. Muito menos a mídia PIG.  

    -Sai Kunha e leva o Laércio junto!

  8. Oco do oco

    “Você é o oco do oco do oco do fim do mundo! O que é teu ja esta guardado, não sou eu que vou lhe dar!”

    So de reler todo o mal que Eduardo Cunha conseguiu produzir em alguns meses, fica essa bola no estômago de quanto o povo brasileiro é expoliado e maltratado. E essa lista é infima perto de todo o mal causado por todos estes, incluindo um judiciario partidarista e corrupto. 

  9. Esse Cunha deve ser muito mas

    Esse Cunha deve ser muito mas muito mau caráter mesmo. Na verdade essa Lava jato é guerra da Zelite; o PT entra nesse imbroglio prar fazer cortina de fumaça pra baixaria da magnatada; empresários graúdos , grupos de comunicação, bancos, Judiciário,MP etc… Pra que a corrupção fique atrelada a política e aos políticos ( de preferência, de esquerda, fazem esse evento todo…. Mas pssando a lupa, sobra a nossa elite ociosa, ineficiente, corrupta e incapz de produzir um real com sua capacidae limitada. tudo é treta e aaranjoo no mundo dos meritocratas da iniciativa privada ( que nada mais é que um bolsa safado ou seja dinheiro/ estrutura públicospara sustentar luxo de vagabundo incompetente.

    Essa galera toda é uma só e Cunha não foi delatado, foi traído pelos seus. A delação foi o esquema que o grupo dele montou pra eliminar desafetos. Era pro PT e pra petistas… essa esandalização do nda que começou na AP470  e chegou até aqui, tem como único objetivo salvar o financiamento privado que salva a grana dos meios de comunicação e os esquemas de propina p/ eleiçõe cada vez mais caras para os representantes das elites. Jogo tudo no PT que a gente salva a grana e o esquema e os candidatos deles ficam sem votos mesmo valendo-se do financiamento…. 

    Não sei o que Cunha e mulher arrumaram mas foram traidos. Alguma coisa os golpistas do midiciário estavam fazendo de muito errado. Não tem mais suporte da narcobandidagem universal. ou então.. o poder da narco bandidagem planetária perdeu poder para outros idiomas.

  10. Se prenderem ele, no dia
    Se prenderem ele, no dia seguinte se elege Presidente da CADEIERJ, e entra com pedido de impeachment do Diretor do Presidio e do Juiz . Ou seja, a aporrinhação vai continuar!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador