Uma célula é uma célula, mesmo sendo desorganizada, diz Moraes

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“Uma célula organizada não tentaria comprar uma arma pela internet. É uma célula desorganizada”, disse o ministro interino e provisório da pasta da Justiça, Alexandre de Moraes.

Moraes, o ministro transitório, disse tratar-se de um grupo amador, mas que não poderia ser ignorado pelas forças de segurança pública. Segundo ele, a Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelo grupo em redes sociais como Telegram e Whatsapp e, então, com um monitoramento que foi impossível de ser feito por outras polícias e que levou uma juíza do Rio de Janeiro a suspender o aplicativo e o STF a suspender a suspensão do aplicativo, os homens da lei conseguiram descobrir ações preparatórias como planejamento para início de treinamento em artes marciais e a troca de mensagens com um site de armas clandestinas no Paraguai. Motivo paraguaio seria a compra de um fuzil. Tudo por aplicativos que são criptografados. Instado a explicar a quebra da criptografia, o ministro interino disse que não poderia, isso atrapalharia as investigações.

“Não vamos esperar um milímetro de qualquer ato preparatório, por mais insignificante que possa ser. Qualquer ato terá uma reação rápida, dura e certeira do Poder Público”,disse interinamente Moraes. O ministro transitório disse ainda que é “mínima a probabilidade de que haja algum ato terrorista no Brasil durante a Olimpíada”, mas mesmo assim prendeu os futuros prováveis terroristas.

Ele disse que os apreendidos fizeram o juramento pela internet, o tal do “batismo”, mas que não houve contato direto dos brasileiros com o Estado Islâmico por e-mail ou pessoalmente. Também não há indícios de que recebiam financiamento do Estado Islâmico, mas eles foram presos por segurança e bem estar da Nação na operação Hashtag, da PF.

Os terroristas, ainda não confirmados como tal, foram presos no Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As investigações, diz a PF, tiveram início em abril e foram dez mandados de prisão temporárias expedidos, além de duas conduções coercitivas e 19 buscas e apreensões. Segundo a inteligência da PF, os envolvidos participavam de um grupo virtual chamado Defensores de Sharia.

Sharia, como é descrito em sites pela internet, é um conjunto de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão, e responsáveis por ditar as regras de comportamento dos muçulmanos. Isso os tornaria uma célula do Estado Islâmico, grupo terrorista que eles contatavam via Redes Sociais e por ali combinavam tudo.

Uma das revistas de ocasião afirmou que a célula era embrionária. O mal foi cortado pela raiz?

Quando Sceretário de Segurança de São Paulo, o ministro em ação era chamado de Kojak por policiais civis, por sua determinação de ser informado sobre os menores crimes apurados, para poder exibir-se em coletivas de imprensa. Foi clicado em batidas policiais, galpão de torcida organizada, boca de fumo estourada e reunião de estudantes rebelados, disse e afirmou que no Brasil é assim. A justiça não tarda, pode ser falha, mas jamais será contestada.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sei não ! Estou achando que

    Sei não ! Estou achando que isso é um ensaio para coibirem qualquer movimento “fora Temer” durante as Olímpíadas, baseadas na lei anti-terror.

    Esse ministro acabou de dizer que não tem provas suficiente que ligam esse grupo ao ISIS, apenas um telefonema que um dos membros ao grupo deu ao grupo terrorista. Estranho ! Terrorista falando ao telefone que pode ser rastreado.

    Descobriram apenas que esse grupo pretendiam fazer passeatas durante as Olímpiadas.

    Estou achando que o Brasil vai ficar infestado de terroristas durante as Olímpiadas.Vai ter terrorista de todos os tipos.

    É só gritar “Fora Temer” que será enquadrado na lei anti-terror

  2. Pretexto para iniciar a

    Pretexto para iniciar a repressão, assim como as “armas de destruição em massa de Saddam Hussein” foram pretexto para invadir o Iraque.

  3. JUIZ CONTRADIZ MINISTRO E NEGA TERRORISMO

    Esse ministro golpista é um fanfarrão. Terrorismo é o que eles e sua gang estão fazendo com o país.

    :

    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/245239/Juiz-contradiz-ministro-e-nega-terrorismo.htm

    O juiz federal Marcos Josegrei da Silva, titular da 14ª Vara Federal de Curitiba, que determinou a prisão de dez brasileiros que supostamente estariam organizando um ataque terrorista durante a Olimpíada, deu uma coletiva de imprensa nesta tarde e contradisse o ministro interino da Justiça, Alexandre de Moraes, que disse que o líder do grupo estava preso em Curitiba; “Essa questão da liderança, quero esclarecer que foi uma leitura feita pelo ministro da Justiça”, disse o magistrado, que reiterou que os suspeitos não podem ser considerados “terroristas”

  4. Esposa de acusado de terrorismo diz que grupos no WhatsApp eram

    Esposa de acusado de terrorismo diz que grupos no WhatsApp eram de aula de árabe

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/245249/Esposa-de-acusado-de-terrorismo-diz-que-grupos-no-WhatsApp-eram-de-aula-de-%C3%A1rabe.htm

    :

    O paulista Vitor Magalhães foi preso na manhã desta quinta-feira, acusado de envolvimento com supostos atentados terroristas na Olimpíada; Larissa Rodrigues, de 24 anos, diz ainda que Vitor não possuía Telegram; “Os únicos grupos que ele tinha no WhatsApp sobre o islã, eram os de árabe, porque ele dá aula pelo youtube e responde as dúvidas por mensagem”, conta; o jovem apareceu em reportagem da última edição da Veja sobre terrorismo, que afirmou que ele fez juramento ao Estado Islâmico

     

     

    1. Tinha que ser invecionice da

      Tinha que ser invecionice da Veja, aquela do Boimate…mas isso é uma estratégia que esses golpistas de SP sabem muito bem usar: infundir medo na população, usar o terror como forma de se manter no poder, nem duvido que eles deem jeito de importar o Estado Islamico como parte do golpe….o que esperar do crime organizado que tomou de assalto o poder…

  5. A justiça virou poleiro de
    A justiça virou poleiro de catarse.

    Não é possível se encontrar um mínimo de lucidez nesta perseguição aos políticos e personalidades que ousem desafiar a mainstream, mesmo que de forma amena. O que se está querendo é dar o exemplo de que a rigidez contra os que apresentarem insatisfação irá aumentar.

    A criação de leis draconianas, a ascensão de lideranças radicais de direita, o discurso de intolerância, tudo caminha para uma década de extrema violência contra os dissidentes.

    A derrubada do governo Dilma é também uma mostra do endurecimento que esta acontecendo.

    A população brasileira vai sentir os efeitos dessa violência do Estado muito em breve. A olimpíada virá para demonstrar ao mundo para que lado se estará guinando.

    Muitos dos que estão aplaudindo os exageros das ações policiais e judiciais não têm a mínima noção do que isso irá desencadear.

    A preocupação dos estudiosos com o “estado leviatã” foi minimizado para fazer entender que se limita á economia.

    Bolas, tudo é economia.

    Os alertas dos observadores das cenas da sociedade passam, principalmente, pela área jurídica, mais precisamente nos direitos individuais.

    Nada pior em uma sociedade que uma justiça “salvadora da pátria”, quando se torna justiceira; perseguidora, carrasca.

    E é a própria sociedade, no desespero de uma cultura do medo, induzida intencionalmente, que escolhe esta justiça mastodonte no desespero de nela encontrar a segurança.

    Reles engano.

    Em nenhuma sociedade conhecida, o estamento do judiciário como regulador maior da sociedade funcionou.

    Uma sociedade não se equilibra por imposição repressiva, nem pela liderança fascista.

    A propósito, uma das origens do termo fascista vem da palavra “fasces”. De acordo com o Dicionário Informal, “ fasces, nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo. Os fascistas italianos também ficaram conhecidos pela expressão camisas negras, em virtude do uniforme que utilizavam.”

    Estranhas coincidências.

    Por favor, pesquisem a história.

    1. E é a própria sociedade, no

      E é a própria sociedade, no desespero de uma cultura do medo, induzida intencionalmente, que escolhe esta justiça mastodonte no desespero de nela encontrar a segurança.

      Reles engano.

      Em nenhuma sociedade conhecida, o estamento do judiciário como regulador maior da sociedade funcionou.

       Perfeito, Assis.

    2. excelente…

      ao que apenas acrescento que o fato de não ter funcionado não foi a melhor coisa que aconteceu, porque além de não ter funcionado, todos os núcleos de concentração de poder ou impérios, digamos assim, começaram a ruir por aí mesmo ou justamente pela percepção passar a ser a de perigo para todos e não de segurança

      e já passamos por uma situação dessas bem recentemente, com os milicianos cariocas

      também criaram uma falsa realidade, mas realidades não resistem às percepções

      até podem afetar por um certo tempo, mas nunca a de todos e ao mesmo tempo

      1. é por isso que eu gosto…

        quando começam com essas coisas

        dou maior força

        saca o lance das milícias: elas já atuavam antes, mas os moradores não sabiam, não tinhan conhecimento

        melhor coisa que se tem a fazer com inimigos, em prol da sociedade, é jogar luz neles

  6. Golpistas precisam de heróis,
    Golpistas precisam de heróis, heróis precisam de bandidos.

    Um perfeito casamento, mas com data marcada para o divórcio.

  7. Sei de fonte fidedigna,

    na gestão anterior de Alckmin, na Justiça, e Saulo na Segurança Pública, os colegas de secretariado infernizavam sua vida, a cada mudança, dizendo que ele estava na lista. Ficava aterrorizado e eram trotes e mais trotes. Um bobão, afinal. Queriam o quê?

  8. Vazamentos indicam que as
    Vazamentos indicam que as informações foram descobertas pelo ministro consultando arquivos secretados.

    ” . Um relatório de 2003, preparado sob a supervisão da Biblioteca do Congresso americano, por exemplo, afirma que o FBI rastreou diversos telefonemas de “terroristas islâmicos” provenientes da Tríplice Fronteira para o mundo inteiro. ”

    O arquivo consolador estava no site:

    https://noticias.terra.com.br/mundo/triplice-fronteira-poe-america-latina-na-guerra-contra-o-terror,472887f9ea2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

  9. A trupe que governa SP há

    A trupe que governa SP há décadas e que comandou esse golpe de Estado tem usado o PCC para se manter no poder…..é o mesmo modus operandi que repetem, só que agora usam o estado islâmico…e podem até nacionalizar o pcc como forma de aterrorizar a população como forma de se eterninzar no poder: era uma vez um país republicano…

  10. O Brasil já explodia na
    O Brasil já explodia na Tríplice fronteira desde 2002 com estudos da “inteligência” americana que apontava por lá células do Hamas e do Hezbollah.

    Depois, ainda por lá, apoiadores da al qaeda.

    Agora, seguidores do EI

    Kkkkkkkkkkkk

    Quanta inteligência para nos submeter às bases que os EUA querem construir por aqui

  11. A jogada inteligente, do
    A jogada inteligente, do nosso inteligente ministro, em inteligência espertra, é mostrar serviço, e de forma inteligente garantir o apoio as bases que os americanos querem instalar aqui no continente, sobretudo nas proximidades da Tríplice fronteira.

    Em ato de solene inteligência ele divulgou o que deveria ser mantido em sigilo operacional e cautelar.

    Haja inteligência.

  12. Sempre Curitiba

    Pode vir alguma coisa de bom lá de Curitiba?

    Até os três Patetas fariam melhor que esse palhaço da Justiça. “Terrorisstas” do EI? 

    Esse sujeito está “usando” o quê?

  13. Aqui no Brasil temos pessoas

    Aqui no Brasil temos pessoas que fazem apologia a bandidos. Vide muitos funkeiros por aí.

    Não seria de se espantar que houvessem pessoas fazendo apologia ao EI. Tem louco pra tudo.

    Mas daí a dizer que são “terroristas”, aí já é demais.

    É como bem disse um comentarista abaixo: Todo “herói” precisa de bandidos.

    O PCC é muuuito, mas muuuuuuito mais perigoso que esses idiotas aspirantes de terroristas que vociferam ódio na internet.

    E o AL sabe disso…

  14. Falta de convicção

    Super homem na gestão paulistana do prefeito e agora ministro Kassab, quando acumulou as secretarias de habitaçãoe  transporte (não sei como ele dava dois expedientes), Alexandre de Moraes nada fez de relevante nessas pastas e, de repente, foi defenestrado por Kassab. Nunca se soube os motivos. Depois, de forma surpreendente, foi alçado a secretário de segurança pública pelo governador Alckmin; nos 7 ou 8 meses que ficou no cargo antes de se tornar ministro interino da Justiça de Temer, a mal paga e pouco preparada polícia paulista (cvil e militar) deixou muito a desejar e envolveu-se em casos mal explicados. Agora, ministro da Justiça faz esse espetáculo midiático sobre terroristas que ele mesmo apresenta como amadores. Pelo passado e pelo presente, faltou convicção. O meu receio é que, ao chamar de ingênuos e/ou ignorantes esses simpatizantes do EI, alguém de fato tome as dores só para desmentir o exibido ministro. Tenho medo.

  15. Especulações:
    1) A célula era

    Especulações:

    1) A célula era amadora e por isso suas comunicações foram interceptadas; Por quê todo mundo tá achando que a criptografia foi quebrada? Não é possível escuta? Os caras são amadores, não suspeitam que estão sendo monitorados, é tão difícil assim grampear um celular? Nos anos 90 um colega comentou que havia feito um código em BASIC que copiava tudo que era digitado no teclado do computador… os profissionais de hoje não saberiam fazer algo do estilo? O fato do ministro ter dito que conversavam via whatsapp e telegram não implica em terem quebrado a criptografia feita pelos softwares, mas podem ter interceptado de outro modo. Se o grupo se reuniu via facebook, e era monitorado, qual a possibilidade de que um dos personagens do grupo fosse do grupo de monitoramento? não estariam sendo muito simplistas nas análises e comentários?

    2) Se a célula era amadora, qual o benefício em prendê-los antes mesmo de iniciar o treinamento em artes marciais? Alertar os grupos não amadores para redobrarem seus cuidados? Cuidados estes que tem deixado pra tras polícias com mais experiência em contraterrorismo …

    1. Quanto às mensagens de celular

      Também não acreditoq que quebraram qualquer código. Provavelmente conseguiram infiltrar um agente no grupo.

      Ou algum dos “terroristas” do grupo se assustou com o andamento das idéias e dedurou o grupo.

  16. Leiam este comentário que copiei no 247 postado por Marcos Leal.

    “Documentos descobertos e mantidos em sigilo pela Polícia Federal do Brasil, FBI e Polícia francesa revelam que o Estado Islâmico (ISIS), teria ordenado a execução de um atentado na capital carioca. O alvo da ação seria o Cristo Redentor, um dos símbolos mais conhecidos do Rio. Foram enviados para o sequestro de um avião que seria lançado contra a “estátua-símbolo dos infiéis cristãos”.

    .
    Nos registros da Polícia Federal consta que os dois terroristas chegaram ao aeroporto Galeão Tom Jobim no domingo, às 21p7m, num voo da Air France. A missão começou a sofrer embaraços já no desembarque, quando a bagagem dos muçulmanos foi extraviada, seguindo num voo para o Paraguai.
    Depois de quase seis horas de peregrinação por diversos guichês e dificuldade de comunicação pelo inglês ruim, os dois saem do aeroporto, aconselhados por funcionários da Infraero a voltar no dia seguinte, com intérprete.
    .

    Os terroristas pegaram um táxi pirata na saída do aeroporto, sendo que o motorista percebeu que eram estrangeiros e rodou duas horas dando voltas pela cidade, até abandoná-los em lugar ermo da Baixada Fluminense. No trajeto, ele parou o carro e três cúmplices os assaltaram e espancaram. Eles conseguiram ficar com alguns dólares que tinham escondido em cintos próprios para transportar 
    dinheiro e pegaram carona num caminhão que entregava gás.
    .

    Na segunda-feira, às 7p3m, graças ao treinamento de guerrilha no Afeganistão, os dois terroristas conseguem chegar a um hotel de Copacabana. Alugaram, então, um carro e se perderam no Rio: entraram numa favela e o carro foi totalmente metralhado. Mais uma vez, devido ao treinamento de guerrilha, se safaram e voltaram para o aeroporto, determinados a sequestrar logo um avião e jogá-lo bem no meio do Cristo.
    .

    Enfrentam um congestionamento monstro por causa de uma manifestação de estudantes e professores em greve – e ficaram três horas parados na Avenida Brasil, altura de Manguinhos, onde seus relógios foram roubados em um arrastão.
    .

    Por fim, às 15p5m chegam ao Tom Jobim para sequestrar um avião. Aeroviários e passageiros estão no saguão do aeroporto, tocando pagode e gritando slogans contra o governo. O Batalhão de Choque da PM chega batendo em todos, inclusive nos terroristas.

    .

    Às 18h, aproveitando o resgate de presos feito por um esquadrão de bandidos do Comando Vermelho, eles conseguem fugir da delegacia em meio à confusão e ao tiroteio.

    .

    Às 19h05 eles se dirigem ao balcão da GOL para comprar as passagens. Mas o funcionário omite a informação de que os voos da companhia estão suspensos.
    .

    Eles,então, discutem entre si: começam a ficar em dúvida se destruir o Rio de Janeiro, no fim das contas, é um ato terrorista ou uma obra de caridade.
    .

    Às 23p0m, sujos, doloridos e mortos de fome, decidem comer alguma coisa no restaurante do aeroporto. Pedem sanduíches de churrasquinho com queijo de coalho e limonadas. Só na terça-feira, às 4p5m, conseguem se recuperar da intoxicação alimentar de proporções equinas, decorrente da ingestão de carne estragada usada nos sanduíches.
    .

    Foram levados para o Hospital Miguel Couto, depois de terem esperado três horas para que o socorro chegasse e percorresse os hospitais da rede pública até encontrar vaga. Debilitados, só terão alta hospitalar no domingo.
    .

    Domingo, 18p0h: os homens do Estado Islâmico saem do hospital e chegam perto do estádio do Maracanã. O Flamengo acabara de perder o jogo de 6 X 0 para o Bangu . A torcida rubro-negra confunde os terroristas com integrantes da galera adversária, e lhes dá uma surra sem precedentes. .

    Ao verem uma barraca de venda de bebida nas proximidades, decidem se embriagar uma vez na vida. Tomam cachaça adulterada com metanol e precisam voltar ao Miguel Couto.
    .

    Segunda-feira,23p2m: os dois terroristas fogem do Rio escondidos na traseira de um caminhão de eletrodomésticos, assaltado horas depois na Serra das Araras. Desnorteados, famintos, sem poder andar e sentar, eles são levados pela van de uma ONG ligada a direitos humanos. Conseguiram fugir do retiro da ONG no dia seguinte e perambulam o dia todo à cata de comida. Cansados, acabam adormecendo debaixo da marquise de uma loja.

    .
    A Polícia Federal ainda não revelou o hospital onde os dois foram internados em estado grave, depois de espancados quase até a morte por um grupo de mata-mendigos. O porta-voz da PF declarou que, depois que os dois saírem da UTI, serão recolhidos no setor de imigrantes ilegais, em Brasília, onde permanecerão até o Ministério da Justiça autorizar a deportação – se tiver verba, é claro.
    .

    Os dois consideraram desnecessário o terrorismo no Brasil e elegem o Rio área de treinamento especializado.”

  17. Terroristas do Jungmann

    Terroristas do Jungmann fizeram, via facebook, pesquisa de mercado procurando “promoção” para aquisição dos insumos operacionais. Já estava tudo combinado com o fornecedor. O problema é que o Serviço de Inteligência foi alertado quando um gerente do BNDES negou o financiamento porque desconfiou da autenticidade do Diploma de Terroristas. O selo de autenticação era do Vaticano. [video:https://www.youtube.com/watch?v=cEv_X7p_6Cs%5D

  18. Grande Trapalhada
    Alguns pontos para a análise.
    Quanto ao watsapp e telegram existem duas possibilidades tecnicamente válidas:
    A) A PF ou a ABIN plantou um agente no meio do grupo e assim teria acesso pleno.
    B) De alguma forma instalaram um software espião em um ou mais telefones. Serviços de segurança do Brasil eram clientes da empresa Hacker Team que trabalha com este tipo de software.
    As duas possibilidades podem ter se somado.
    A mera citação por uma autoridade de tal monitoramento coloca em risco operações do tipo desenvolvidas contra outros alvos.
    Quanto a ação:
    Quem acompanha a forma de ação de organismos de inteligência e antiterrorismo internacionais há de ter estranhado a divulgação pela folha de São Paulo da informação de que mais de 100 pessoas estavam sendo monitoradas e logo em seguida no mesmo dia a deflagração da operação. Não é , nem costuma ser esse o método de ação
    de forças antiterrorismo. Normalmente só se divulga informações a imprensa após as operações, nunca antes (parece que a cultura de vazamentos permeia a PF) e segundo só se deflagra operações deste tipo na iminência de um ataque (o que não pareceu o caso), pois quanto mais tempo se monitora estes grupos, maiores as chances de localizar e deter todas as ramificações.
    Quanto a forma de organização do grupo:
    O Daesh não costuma se organizar em células deste tipo, esta forma de organização se mostrou muito frágil a detecção. Quando se organizam em grupos , são normalmente grupos com laços pessoais ( vide ataque ao Charlie Hebdo e Bélgica).
    Embora possível pela forma de insurgencia chamada de “open source terrorism” por analistas como Dan Rob do site Global Guerrilas, não se parece, nem oferece o mesmo perigo de ações totalmente isoladas que por sua caracteristica individual se tornam virtualmente indetectaveis.
    A meu ver o ponto principal foi criar um teatro para a mídia local tão afeita a elogios ao governo interino, e não uma operação focada nas boas práticas de segurança pública.

    1. grande trapalhada…

      Analise tucanodidática do nosso Ministro: “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.”. Tanta peudo-competência anti terrorista poderia ter sido utilizada no bloqueio da festança de uso de armas de guerra dentro do território nacional, principalemnte em SP.  Onde estão os milhões de reais roubados em diversos mega assaltos em gandes cidades do estado? Ninguém preso, passearam por nossas estradas privatizadas, mataram algumas pessoas, alguns policiais. Será que pagaram o pedágio?! E as chacinas, caro Ministro? Diversas. Mataram meia dúzia, de dia na maior e mais movimentada avenida da cidade, do estado, do país. Onde está tamanha competência? E o fuzilamento daquele ônibus no pedágio da Castelinho/Rod. Antonio Ermirio de Moraes, em Sorocaba? 16 mortos, nenhum ferido, nenhum policial atingido? Esta é a evolução politica brasileira, propagandeada por um novo governo? Quanta competência Ministro!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador