Vale recorre de interdição no porto de Tubarão

Jornal GGN – A Vale recorreu da decisão da Justiça Federal do Espírito Santo de interditar parte das suas operações no porto de Tubarão, em Vitória. O advogado da empresa disse que a interdição causa prejuízos de R$ 35 milhões por dia. “A interdição afeta catastroficamente a economia do Espírito Santo e do Brasil e tem reflexo em empresas menores que operam na área”, disse.

Do Valor Econômico

Vale recorre de decisão que interditou porto de Tubarão, em Vitória

Por Rafael Rosas

A Vale recorreu nesta sexta­feira no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) da decisão da Justiça Federal do Espírito Santo que interditou parte das operações da mineradora e da ArcelorMittal no porto de Tubarão, em Vitória.

O advogado Sergio Bermudes, que representa a Vale, afirmou que a interdição causa prejuízo diário de R$ 35 milhões em cargas que deixam de ser movimentadas. “A interdição afeta catastroficamente a economia do Espírito Santo e do Brasil e tem reflexo em empresas menores que operam na área”, disse Bermudes.

O mandado de segurança impetrado pela Vale foi distribuído ao juiz Vigdor Teitel, que tem 48 horas para decidir se mantém ou não a interdição.

A interdição foi determinada pelo juiz Marcus Vinicius Figueiredo de Oliveira Costa, da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, em medida cautelar solicitada pela Polícia Federal, que investiga supostos crimes ambientais praticados pelas empresas que atuam no porto de Tubarão.

A Vale já havia informado que a interdição pode impedir que a companhia exporte cerca de 200 mil toneladas de minério de ferro a cada dia que o píer continuar fechado. No caso da importação de carvão mineral, a perda diária seria de 44 mil toneladas por dia.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vale e ArcelorMittal

    Ora, contaminação ambiental é apenas uma “externalidade”. Quem vai se preocupar com isso? O que interessa é o lucro da Vale e da ArcelorMittal. Será que esta última agiria assim na França? E porque a Vale – “dona” da Samarco – e a ArcelorMittal até hoje não tomaram nenhuma providência? Essa contaminação ocorre há muitos anos. Espero que o juiz que vai analisar o pedido da mineradora use um mínimo de bom senso e saiba que está na hora do país para de pagar por “externalidades” como a que ocorreu recentemente em Minas Gerais. Chega de privatização dos lucros e socialização dos prejuízos.

  2. juiz do meio ambiente

    Nassif,

    Parece existir uma disputa dentro do Judiciário, para definir qual dos juízes/procuradores possui o nível mais elevado de imbecilidade.

    Desta vez, mais um dos vários deles a ficarem preocupados com supostos crimes ambientais cometidos pela CVRD. Por qual motivo são ainda supostos, o ilustre juiz tem ou não tem algo concreto em mãos?

    Em função da quantidade, acredito que muitos dos tais juízes deveriam prestar concurso público para fiscal do meio ambiente.

  3. Esse Bermudes é uma

    Esse Bermudes é uma figuraça.

    Dizer que a interdição afeta catastróficamente

    a economia do Espírito Santo é meia verdade.

    Este Estado para receber impostos da Vale

    tem que entrar na justiça. Uma rápida busca

    no site do TJ pode comprovar.  Aliás, o Bermudes

    está demorando a entrar no caso Samarco.

  4.  
    Oh my god! A interdição

     

    Oh my god! A interdição causa prejuízo! Alguem tem que explicar para o causidico que a idéia é exatamente essa, após várias tentativas de se sensibilizar a empresa por outros meios para que pare de emporcalhar o ambiente com sua operação só restou fazer doer no bolso dela o preço do seu desleixo.

  5. Então …..

    Bom, como se já não bastasse esta famigerada Operação Vasa Jato, MPF, PF,PGR e outros traidores, agora temos tb  a justiça capixaba. 

    Vale dizer que o Brasil, não precisa de inimigos, pois já os tem aqui mesmo. São os “brasileiros” entreguistas e traidores da pátria!

    Fuder com nossas empresas, acabar com os empregos de milhões de trabalhadores para eles não passa de brincadeira!!!

    Bando de saqueadores a soldo do capitgal e interesses internacionais!!!

    Nossos inimigos agradecem !!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador