Vale vai brigar na Justiça para manter acordo do Rio Doce

Jornal GGN – A Vale esclarece que, ao contrário do que foi noticiado ao longo do dia, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu apenas a homologação do Acordo Judicial da empresa com a Samarco, a BHP Billiton Brasil e a União.  

“Continua válido o Acordo e as partes continuarão cumprindo com as suas obrigações lá previstas, ao mesmo tempo em que esclarecerão em juízo as razões pela qual o Acordo é o melhor caminho para a célere e justa reparação dos danos causados às comunidades e meio ambiente afetados pelo rompimento da barragem de fundão da Samarco”.

O documento foi assinado em março. Ali, a Samarco e suas acionistas se comprometem a adotar medidas de recuperação da área atingida pelo rompimento da barragem de Fundão. Além disso, o acordo prevê a criação de um fundo de R$ 20 bilhões para recuperar em 15 anos a Bacia do Rio Doce.

“Estamos confiantes que a homologação será mantida”, disse a Vale em nota.

O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público Federal. Os procuradores dizem que o acordo não tem legitimidade porque não ouviu as pessoas prejudicadas diretamente pelo desastre ambiental.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador