Vaticano anuncia prisão de ex-arcebispo por pedofilia

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Vaticano, pela primeira vez, anuncia a prisão de acusado de pedofilia. O anúncio foi feito nesta terça-feira e o acusado é o ex-arcebispo Jozef Wesolowoski. A acusação é que, quando servia como embaixador papal na República Dominicana, teria pago para fazer sexo com crianças.

No comunicado feito, o Vaticano diz que o polonês foi deposto por um tribunal em junho e está em prisão domiciliar à espera de um julgamento criminal. O ex-arcebispo, de 66 anos, é a mais importante figura da Igreja a ser preso desde que Paolo Gabriele, o mordomo papal, foi condenado em 2012 por roubo e vazamento de documentos privados do papa emérito Bento XVI.

Wesolowaski, no entanto, não está detido na prisão do Vaticano, um conjunto de quartos anexos ao tribunal local, mas sim em prisão domiciliar em um apartamento, por motivos médicos.

Ele retornou ao Vaticano ano passado, ainda como diplomata em Santo Domingo. Foi dispensado de suas funções após a imprensa dominicana divulgar casos de pedofilia. Wesolowski vivia livremente em Roma, até que as vítimas de abuso pediram por sua prisão, com medo que fugisse.

O ex-arcebispo pode ser condenado a até 12 anos de prisão no primeiro julgamento a ser realizado dentro da Cidade do Vaticano, por abuso sexual. Ele também está sendo investigado na República Dominicana pelas acusações de pagamento a meninos para realizar atos sexuais.

Segundo o Vaticano, a prisão refletiu os desejos do Papa Francisco “que um caso grave e delicado como tal deve ser tratado sem demora, com justiça e o rigor necessários”. O Papa prometeu tolerância zero contra clérigos católicos que abusam sexualmente de crianças, tratando tais crimes como “horríveis” e os comparou a “uma missa satânica”. Francisco disse, em julho, às vítimas, que a Igreja “deve chorar e fazer reparação” pelos crimes.

Com informações do jornal O Globo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É uma mudança total de comportamento.

    Pois não é que um papa Argentino está mudando por completo o comportamento do Vaticano!

    Não é que o Vaticano vá pendrer todos os padres e demais na hierarquia eclesástica que são pedófilos (nem treia espaço no Vaticano), mas isto é uma clara sinalização que não deve haver abrigo na Igreja deste tipo de comportamento.

    Sou completamente arredio em elogiar religiões e religiosos, mas não é que um papa (e Argentino!) está colocando a estrutura laica da sua igreja na direção correta!

  2. Demorou….
      Eu aplaudo a

    Demorou….

      Eu aplaudo a atitude do Papa.Mas não há cura pra pedófilo.

            Sendo assim, não basta um.Precisarua mandar embora mais de 75 por cento dos padres.

                  Não basta um,como balão de ensaio.

                      Rua pra todos esses vagabundos que se abrigaram na Igreja,porque não tinham competência pra nada.

                   Ou um casal de muitos filhos e ´pucos recursos que os jogavam pra Igreja cuidar.

                      SEM UM MÍNIMO DE VOCAÇÃO.

  3. Quem teria o domínio dos

    Quem teria o domínio dos fatos (roubo e vazamento de documentos privados do papa e pedofilia)?

     

    Chama a turma do mentirão!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador