Revista GGN

Assine

Velloso diz que sua amizade com Aécio não vai influenciar gestão

 
Jornal GGN - O presidente Michel Temer teria pedido ao ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Mário Velloso, que ajude "a salvar o Brasil", assumindo o posto do Ministério da Justiça, no lugar de Alexandre de Moraes.
 
Lembrando que a ajuda ao Brasil viria do amigo da família e do próprio político Aécio Neves (PSDB-MG), há mais de 30 anos. A proximidade de Velloso ao PSDB vai além: advogou para o senador.
 
O ex-ministro do STF tem  apoio total do PSDB, principal partido aliado de Michel Temer, e traz a imagem tão perseguida pelo presidente de "perfil inquestionável", não podendo dar tantas margens a críticas da opinião pública, relativas por exemplo, a avanços da Operação Lava Jato, sobretudo na atuação junto à Polícia Federal.
 
Isso porque, publicamente, Carlos Velloso é visível "fã" da Operação Lava Jato, anunciando apoios e elogios a toda a imprensa sobre a conduta do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sérgio Moro. 
 
"O juiz Sérgio Moro tem demonstrado muita independência, tem mostrado que é possível examinar, estudar, processar e decidir, em tempo razoável, aqueles que são levados à barra da Justiça. Então, o comportamento dele é elogiável. Sérgio Moro está prestando um grande serviço à sociedade", disse em entrevista, em novembro de 2016.
 
A peça seria chave e isonômica não fosse por sua extrema proximidade a Aécio e a cúpula tucana do governo Temer. Apenas ao senador, Velloso o defende em duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF), cujo relator é o ministro Gilmar Mendes.
 
Ainda foi o ex-ministro do STF que assinou um parecer em defesa de Aécio sobre o caso do aeroporto de Cláudio, em Minas Gerais, próximo a fazenda da família do tucano e cujo governo de Minas gastou quase R$ 14 milhões na construção do aeródromo. 
 
Se aceitar o posto oferecido por Temer, mas intermediado pelo próprio Aécio (em reunião que o parlamentar tinha com o presidente da República, nesta terça), o ex-ministro promete que sua amizade com o tucano e a família não irá influenciar na gestão.
 
A resposta, de praxe, é porque se aceitar o cargo que foi claramente indicado pelo senador, Velloso será responsável pelo comando da Polícia Federal, que apesar de órgão teoricamente independente, é subordinado ao Ministério da Justiça.
 
Ainda, em sua atuação na advocacia, o ex-ministro do Supremo é apontado por outros advogados como "selecionador", por dar preferência a pessoas próximas. Além de Aécio, comanda casos como do deputado Afonso Motta (PDT-RS), investigado na Zelotes, e tem seu escritório atuando diretamente em processos de tribunais superiores.
 
Média: 4.7 (3 votos)
8 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de +almeida
+almeida

Depravação

Escárnio é a matéria prima principal que enxerta as indicações e as nomeações feitas pelos golpistas e usurpadores do poder.

Seu voto: Nenhum

Mas não é possível que não

Mas não é possível que não tenha um jurista que queira vincular-se a esse governo.  Não dá pra descolar um diploma pro Beira-Mar? Deve vender é muito lá no IDP.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Jackson da Viola
Jackson da Viola

Que coincidência incrivel !!!!!!!!!

Materia no Conjur:

http://www.conjur.com.br/2015-mai-05/stj-julga-pedidos-milionarios-homol...

Olha so a coincidência incrivel !!!!!!!!!

"No STJ, a Chevron é defendida no caso pelo advogado e ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso".

PS:Parece que ele recusou o posto segundo o brasil247.........o globo diz que "resiste a assumir".....

Seu voto: Nenhum
imagem de sergioa
sergioa

só rindo mesmo ...

só rindo mesmo ...

Seu voto: Nenhum
imagem de Jus Ad Rem
Jus Ad Rem

Os coxinhas merecem!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Velloso não só amigo, mas

Velloso não só amigo, mas advogado de Aécio Neves...

"Tutto in famiglia". Velloso no Ministéria da Justiça (e ex-STF); Alexandre Moraes no STF; Aécio delatado na lavajato, envolvido e suspeito de inúmeros atos ilícitos; Elke Batista o esquecido rei de "mineradoras" (nióbio, ferro, ouro...) preso para "voluntária" delação premiada... e assim vai...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Se for todo mundo pro governo

Se for todo mundo pro governo a AIRécio's vai falir

Seu voto: Nenhum
imagem de josé neves
josé neves

Velloso desiste do MJ

17 DE FEVEREIRO DE 2017 ÀS 12:26 // RECEBA O 247 NO TELEGRAM Telegram

 

 

247 - O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso, escolhido por Michel Temer para ocupar o ministério da Justiça no lugar de Alexandre de Moraes, não irá aceitar o cargo. Ele já teria ligado para Temer e comunicado sua desistência.

Se virasse ministro, Velloso teria de fechar o escritório de advocacia que tem com o filho, e todos os contratos com diversos clientes - entre eles a Chevron - teriam de ser cancelados.

A indicação do nome de Velloso foi feita pelo senador Aécio Neves (MG), para quem Velloso trabalha e diz não cobrar honorários, e provocou irritação na bancada do PMDB na Câmara, onde deputados começaram a chamar o tucano de "traidor". Os dois partidos disputam espaços no governo Temer.

Agora, Aécio tenta emplacar na vaga o procurador mineiro José Bonifácio Borges de Andrada, que é o número 2 da Procuradoria Geral da República. Andrada está como vice na PGR, onde substituiu Ela Wiecko, também por indicação do presidente do PSDB.

 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

A questão não é a amizade

A questão não é a amizade entre o Ministro e o futuro réu na Lava Jato.

O que é relevante neste caso é a relação profissional entre o Ministro e alguém que deve ser perseguido pelo Estado.

É óbvio que Velloso usará o cargo para beneficiar seu cliente.

A advocacia administrativa é crime.

Quem vai meter o Ministro do usurpador na prisão?

O MPF-PGR que tem protegido acintosamente o mafioso tucano de Minas Gerais?

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.