Vereador liderança da greve da PM na Bahia é detido por crime político grave

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Estadão

Vereador que liderou greve da Polícia Militar na Bahia é preso

Ex-PM foi detido por policiais federais em resort; de acordo com Ministério Público Federal, Prisco responde por crime político grave, entre eles contra a segurança nacional

Fausto Macedo, Marcelo Godoy e Heliana Frazão, especial para o Estado – O Estado de S. Paulo
 
O vereador Prisco - Lúcio Távora-Agência A Tarde/Estadão
Lúcio Távora-Agência A Tarde/Estadão
O vereador Prisco
 

SALVADOR – A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira, 18, o líder da greve dos policiais militares da Bahia e vereador Marco Prisco (PSDB), de Salvador. A prisão foi decretada pela Justiça Federal com base em pedido feito pelo Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA). Diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado, Prisco foi detido em um resort na Costa do Sauipe, por agentes federais.

A PF levou o detido de imediato para o aeroporto de Salvador e, de lá, o transferiu para a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal. A transferência ocorreu porque a 17.ª Vara Federal determinou que ele ficasse em uma penitenciária de segurança máxima. De acordo com a Procuradoria da República, “Prisco é processado pelo MPF por crime político grave, e qualquer recurso contra sua prisão só poderá ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal”.

Estado não conseguiu localizar o advogado de Prisco. Outras lideranças da PM reagiram à prisão do vereador e ex-policial. O deputado estadual e capitão da PM Tadeu Fernandes (PSB) disse que a prisão era uma “traição” aos policiais e conclamou seus colegas a fazer uma nova greve (leia abaixo).

Durante os quase dois dias de movimento – encerrado nesta quinta-feira, 17 -, Prisco liderou a paralisação que provocou desordem, saques e uma onda de violência na Bahia. Só na Grande Salvador, o número de homicídios contabilizados nesse período, relacionado à falta de policiamento nas ruas, chegou a 59 durante a greve – seis vezes mais do que normal, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Foram registrados ainda nas delegacias um total de 159 roubos de veículos durante a paralisação da Polícia Militar da Bahia. A média diária desse tipo de crime é de 30.

Por isso, o governador Jaques Wagner (PT) pediu e obteve o envio de tropas federais – 6 mil homens da Força Nacional e do Exército – para o policiamento das principais cidades baianas. Nesta quinta-feira, mesmo depois de saber do término da paralisação, o governador havia anunciado que essas tropas iam permanecer na Bahia pelo menos até segunda-feira.

Acordo. A greve acabou após um acordo entre o governo e os grevistas. Foi concedido um aumento de 6% aos policiais por meio do reajuste de uma gratificação por trabalho especial – o salário-base de um PM na Bahia é de R$ 2,3 mil. Além disso, o governo aceitou rever o plano de cargos e salários da polícia e a proposta de Código de Ética da PM, que havia sido enviado à Assembleia.

Foi Prisco quem liderou a assembleia com cerca de 2 mil policiais que encerrou a greve. “O acordo é bom para a associação”, disse então, depois que a volta ao trabalho foi aprovada por aclamação aos gritos de “a PM voltou”. O que o líder dos grevistas não sabia era que, desde o dia 15, a sua prisão havia sido decretada pela Justiça.

A decisão é baseada em ação aberta em 2013 contra ele e outras seis pessoas, entre vereadores, soldados e cabos, segundo o MPF, por “diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados na greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012”.

Garantia. Prisco foi um dos líderes dessa paralisação – acabou expulso da PM. Ele foi eleito vereador pelo PSDB naquele ano em Salvador – foi o quarto mais votado. Ao liderar outra greve, o MPF considerou que, em liberdade, ele voltara a promover desordens, cometendo os mesmo delitos. Assim, a prisão seria necessária para a garantia da ordem pública.

Por isso, a Procuradoria da República encaminhara, no dia 14, o pedido de prisão de Prisco à Justiça. O mandado de prisão foi assinado pelo juiz federal Antônio Oswaldo Scarpa.

Na quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, com sede em Brasília, já havia concedido liminar, a pedido do MPF, determinando a paralisação da greve, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhão para as associações envolvidas no movimento em caso de desobediência.

A Justiça Federal determinou também o bloqueio de bens de Prisco e de mais 13 dirigentes das associações dos policiais. Segundo a Procuradoria da República, o objetivo da medida – ainda em vigor – é garantir “a possibilidade de ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos”. / COLABOROU FELIPE CORAZZA

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Será?

      Engano seu,se assim fosse,lá estariam o demóstenes, o azeredo e  quase uma centena de tucanos salafrários que foram cassados por terem sido  pegos com a mão na boca da botija afanando a grana pública e que o PIG que lhe desinforma, esconde.

  1. Acordaram,foi?

    D E M O R O U…

    Até que enfim resolveram mostrar que esse país tem  um  Governo.

    Mas e o tal deputado federal Imbassahy? Esse continua solto?

    Humm, se coloca-lo atrás das grades por incentivar a greve as agitações na Bahia, o PIG irá dizer que “estamos numa ditadura comunista”, porque pros tais barões borra botas  da mídia e seus asseclas,,a única ditadura válida é a  que eles  praticam diuturnamente.
     

    1. Como o governo?

      Ele foi preso por determinação da Justiça Federal, por crimes cometidos na greve de 2012. A justiça é muito lenta e só agora mandou prender o ex-policial terrorista. Eu até já imaginava que os crimes que ele – e outros mais, cometeram na greve anterior, iam ficar impunes.

  2. Primeiro, o vereador deveria

    Primeiro, o vereador deveria ter seu mandato cassado. Segundo, deveria ser expulso do partido. Já sou contra greve de servidores públicos no geral. Greve de policiais, então, é inaceitável. E, até onde sei, é proibido mesmo.

    1. Ah, sim. E como faz para
      Ah, sim. E como faz para pressionar por melhores condições de trabalho e aumento? Pede por gentileza, em carta dirigida ao exmo. sr. governador?
      Tem que ter direito a greve sim. Paralisação completa é outra discussão.

  3. Entendam. O capítulo

    Entendam. O capítulo Petrobrás chegou ao final sem nenhum voto conquistado pela oposição. Agora mídia e oposição flertam com assuntos mais perigosos para atingir Dilma. A ameaça de greve na segurança pública em estados governados pelo PT ou mesmo na Policia Federal e outros serviços essenciais durante a Copa. 

    Os caras não pensam duas vezes em destruir a imagem do Brasil para atingir seus objetivos eleitorais.

     

  4. Prisco é O MESMO que

    Prisco é O MESMO que decretou, dois anos atrás: “NÃO VAI TER CARNAVAL, EM SALVADOR”, levando o caos à cidade.  TEVE!

    Sua atuação, hoje, não é mais como policial. Foi expulso na época. HOJE É QUANTO PIOR MELHOR, pelo PSDB.

    Portanto…FERRE-SE!

  5. PSDB

    Grupo organizado para saquear o estado, é milha opinião! vide: Privataria Tucana, escandalo do metro de São Paulo, reeleição de FHC que gerou o mensalão mineiro com dinheiro público, esse partido o PSDB, acabou com minha geração, onde um aluno não precisava nem freguentar as aulas, nem tirar notas positivas, e passava de ano; que odio eu tenho desse partido e todos que neles estão, quem vota, deve ser mal informado, ou é mau-caráter igual.

  6. A candidata do PSB ao governo

    A candidata do PSB ao governo baiano deve prestar atenção à liderança dos PMs de Salvador. Independente de partido, Lídice da Matta é uma mulher e política democrática. Há grande possibilidade da senadora ganhar o governo. Mas essa turma vai continuar a dar trabalho feio para as autoridades. Não são sindicalistas, são testas de ferro de políticos rançosos e poderososa da velha olítica baiana. Na greve de 2012 da mesma PM, ficou constatado até projetos de atos terroristas. E a violência tanto naquela ocasião como agora, são insufladas por esses elementos. Não são oficiais, são criminosos, a julgar pelo clima de medo e terror que cercou a cidade. 

  7. Esses colegas de blog sao uma

    Esses colegas de blog sao uma piada pronta mesmo…rs

    incrivel

    O cara é grevista ( a cara do PT ) é politico eleito democraticametne e ainda assim preso na Papuda ( uma blasfemia segundo eles  ultimamente ) é acusado pelo MP ( instrumento da direita segundo eles )  e o ato foi feito mediante determinaçao judicial ( poder vendido segundo eles ) 

    Mas…

    Não é do PT rsrsrs

    Entao do nada tudo aquilo que eles vivem falando e torrando o saco , vira nada, e a ação é legitima

    kkkkkkkkkk

    brincadeira viu…rs

      1. Para o Ruy todo mundo é troll

        Para o Ruy todo mundo é troll se não puxar o saco do governo.

        Para o Ivan os comentários só devem se ater ao texto, assim ele acha que intimida e cerceia a critica.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador