Vivemos a ditadura do politicamente correto, diz comandante do Exército

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O comandante do Exército Eduardo Villas Bôas disse ao Estadão, entre entrevista publicada neste final de semana, que a chance de ocorrer uma intervenção militar como pedem alguns setores da direita brasileira é praticamente zero. 

Em abril, durante um evento em comemoração ao Dia do Exército, o general disse, contudo, que hoje vivemos a “ditadura do politicamente correto” e que a crise que se vê hoje no Brasil é discutida de maneira rasa, deixando de lado os pilares da moral e ética.

“A crise é de natureza política, econômica e ética. E aqui entra outro problema que está inflingindo com profundidade a socidade. Nós vivemos impregandos desse pensamento do politicamente correto. Ditadura do relativismo. E todos os parâmetros estão se esgarçando, se relativizando para menos, para baixo, e estamos perdendo todas as referências. Nos degradamos nos padrão éticos, nos parâmetros de deficiência, por exemplo, tudo se aceita. Os parâmetros estéticos. Nosso país está feio. Enfim, o que me preocupa é que, nas discussões que se vê em busca do caminho para superar a crise, essas discussões não tem profundidade. Ficam apenas na política econômica financeira.”

Segundo ele, a diferença em relação ao Brasil de hoje, que afastou Dilma Rousseff em um processo de impeachment questionável, e o de 1964, é que as instituições atualmente são mais sólidas. “Nossa paós tem instituições fortalecidas, é um país sofisticado que tem sistema de peso e contrapeso, o que dispensa a sociedade de ser tutelada.”

Para o general, contudo, é preciso voltar ao Brasil da década de 1930, quando existia um “sentido de projeto nacional”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostei de ouvir a palavra

    Gostei de ouvir a palavra “Projeto nacional” de um General que fala em “Não intervenção Militar”!

    Salvou meu dia…

  2. Alguém deveria lembrá-lo de

    Alguém deveria lembrá-lo de que foram justamente as forças armadas que acabaram com o projeto de 1930 e entregaram o país de bandeja ao neoliberalismo. O fato dele ter sido implementado a partir dos governos civis não os exime de sua responsabilidade.

  3. Discordo.
    As instituições
    Discordo.

    As instituições foram capturadas por bandidos (Senado e Câmara) ou se acovardam e protegem bandidos poderosos do PMDB e PSDB (STF e MPF).

    Isto para não falar que a principal instituição democrática, o voto popular, deixou de ter valor político e jurídico.

  4. Não acredito em uma palavra desse senhor

    A verdade é uma só: as forças armadas não passam de lambe botas dos EUA. Eles estão prontinhos para voltar ao poder e a amando dos EUA. Ele fala besteira quando afirma que temos instituições sólidas. Sólidas só se for para o lado dos bandidos mafiosos da direita fascista.

      1. O golpe de 64

        foi ou não comandado pelos EUA com o intuito de barrar o comunismo? E você acha que mudou alguma coisa?

        Infelizmente tem muita gente que não aprendeu com a historia.

    1. Salvo engago, não é a

      Salvo engago, não é a primeira vez que esse Comandante do Exército “entra no assunto”. Aqui no GGN já li sobre manifestação dele antes do impeachment. Nunca li nada, porém, sobre eventual manifestação dos demais comandantes (marinha e aeronática). Daí, uma indagação: ele expressa o posicionamento das FFAA como um todo?

      1. Sim

            O Villas – Boas ( O “Chinês ” ) tambem fala pelo Chefe do EM – Conjunto, que é o militar de mais alto cargo no País, o Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho.

          1. Pode escolher

                Vamos ver se vcs. compreendem de uma vez por todas :

                1. O Almirante RESERVA Othon estava na Eletronuclear, não tinha mais nenhuma relação com o PNM há anos.

                2. Não se preservou, “se achou ” ( ação muito costumeira que ele levou em toda a sua carreira na MB ) jamais deveria ter aceitado envolver-se com civis, mas vaidade as vezes envenena o vaidoso. 

                3. Ele esqueceu uma maxima da profissão para um ex-militar : Não envolver-se com civis, pois as negociações e acordos na area militar são completamente diferentes, em ritmo, controle, exatidão, alem de cobertas por outras formas de acordo, inclusive internacionais ( exemplo : aquisições militares/defesa não seguem nenhuma norma da OMC ).

                4. Alm ( R ) Othon eternamente será considerado na MB, NÃO como insistem em dizer, na condição de “Pai do PNM”, pois ele somente prosseguiu no caminho aberto pelo AE Alvaro Alberto.

                 Defender hj. o Alm. Othon – que aliás não necessita de defesa militar , pois suas ações ( Eletronuclear ) encontram-se na esfera civil – seria um tiro no pé , ele foi aconselhado inumeras vezes, por seus companheiros a não entrar na “enrolada” Eletronuclear, um ninho de cobras criadas, onde interesses internacionais de empresas e governos estavam em conflito, e sendo uma empresa e não uma “força armada”, ser dela o “Presidente” não passa de um cargo honorifico.

                  P.S.: Cá entre nós, que ninguem nos leia, o obnubilado Othon conseguiu muitos desafetos, até inimigos na MB, vc. pode verificar isto, que nem seus companheiros, almirantes e/ou oficiais superiores agregados, reservistas como ele, todos irmanados no ” Clube Naval “, não dissseram um A sobre sua prisão, até mesmo alguns que foram seus assistentes, imediatos e diretos colaboradores,  isto foi grave, pois submarinistas – caso dele – são muito unidos, “até debaixo d’ agua “.

             

          2. Observo que as informações

            Observo que as informações sobre o Almirante preso foram exibindo um personagem polêmico, cercado de conflitos e de desafetos. Mas, a sua prisão foi justificada? A dura codenação que lhe foi imposta pelo tb polêmico juiz faz sentido? Até o momento, partindo das informações negativas sobre ele, não vi nada que reduzisse a sua importância para o projeto nuclear brasileiro, nem mesmo que fosse, de fato, corrupto?  Eis uma questão que, ao meu ver, merece uma análise mais aprofundada, considerando a relevância do assunto para o país, pois até onde desinformados como eu podem avaliar, quem “lucrou” nesse episódio foi o Tio Sam. Ou não?

        1. Uma retificação: O

          Uma retificação: O Estado-Maior Conjunto é orgão de STAFF. O grau hierárquico do seu Chefe é o MESMO dos Comandantes Militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Acima dos quatro o Ministro da Defesa e acima de todos o Presidente da República. 

          1. Em termos

                O nivel hierarquico de Rossato ( FAB ), Villas ( Exercito ), Leal Ferreira ( Marinha ), são os mesmos do AE Ademir, o qual encontra-se em uma posição “rotativa” , substituiu o De Nardi ( Exercito ), e o próximo Chefe do EM será algum oficial-general da FAB, esta é a legislação vigente, inclusive moderna, concernente a profissionalização das FFAA.

                 E como vc. coloca, a Constituição, e tb. o RDE informa : Qualquer operação militar, ou mesmo ação localizada que exija a presença das FFAA, é apenas coordenada pelo EMCFFAA, desde que demandada pelo Poder CIVIL , representado diretamente pelo MinDefesa, ou em sua vacancia pelo C-in – C das FFAA, o Presidente da Republica.

                 A criação do EMCFFAA, sua conduta e doutrina, são muito claras quanto as disposições legais da CF/88, a de que o poder armado do Estado submete-se as leis, as cumpre – não lhe cabe avaliar o que é demandado pelo Poder Civil, ao qual é subordinado.

    2. Eh um discurso direitoide,

      Eh um discurso direitoide, claro -as insstituicoes estao funcionando?  Ele tem direito a opiniao propria mas precisa de oculos.

      Das coisas certas que ele diz, todas elas funcionam como discurso.  E depois de analise completa, a chamada ainda termina apontando pro unico -aberrante- non sequitur de um discurso respeitavel, com comeco, meio, e fim.

  5. Não esperemos nada do

    Não esperemos nada do exército na pessoa deste senhor,ao qual está mais preocupado com o soldo e a

    previdência militar,ficou claríssimo na entrevista ao uol ontem,p mim é mais um medíocre egoista e sem noção !!

  6. ele disse que podemos ter…

    uma nova divisão. Pois está atrasado, JÁ estamos divididos novamente e com esta Globo que está ai, ficaremos divididos cada vez mais!

  7. FALOU UM NACIONALISTA

    A mensagem do general Villas Bôas é altamente positiva. Quando ele menciona 1930, se refere à única vez em que as Forças Armadas estiveram do lado certo da história; ao lado de Getúlio Vargas, um nacionalista que tinha um projeto nacional. Mesmo em 1964, apesar de manipulados e com uma visão errônea de país, os militares foram pelo menos nacionalistas, criaram empresas estatais como a Embratel, etc. Para bom entendedor meia palavra basta: os militares estão preocupados com a falta de nacionalismo e o entreguismo deste governo espúrio e estúpido.

  8. FALOU UM NACIONALISTA

    A mensagem do general Villas Bôas é altamente positiva. Quando ele menciona 1930, se refere à única vez em que as Forças Armadas estiveram do lado certo da história; ao lado de Getúlio Vargas, um nacionalista que tinha um projeto nacional. Mesmo em 1964, apesar de manipulados e com uma visão errônea de país, os militares foram pelo menos nacionalistas, criaram empresas estatais como a Embratel, etc. Para bom entendedor meia palavra basta: os militares estão preocupados com a falta de nacionalismo e o entreguismo deste governo espúrio e estúpido.

  9. Discurso X Entrevista

         O discurso do Villas Boas de 19/04 ( Dia do Exército ) foi para o “publico interno”, e há 08 meses atrás, quando a situação ainda não encontrava-se tão agravada, alem do que, discursos e/ou ordens do dia, publicadas nestas ocasiões tendem a ser mais incisivas, sempre foram, a deste ano somente conseguiu uma maior ( ainda que pequena comparada a de outras ocasiões ) publicidade pelo momento que passa a Nação, e vivandeiras estão alvoroçadas.

          Quanto a entrevista ao “Estadão”, tambem dirigida e avaliada como necessária, visando um publico “especifico”, teve principalmente, de origem, reafirmar o compromisso das FFAA com o que manda a Constituição, tanto que o Villas Boas colocou claramente, por 2 vezes , o artigo 142 da CF em resposta ao tipico açodamento dos senhores jornalistas, que as vezes parecem estar ainda nos anos 50/60.

           Mas, ha de se ressaltar que o artigo 142 tem em seu corpo a palavra “ordem”, relativo a situações internas, portanto apesar do mutismo atualmente auferido as FFAA, o distanciamento delas em relação a atual crise, a qual possui muito potencial de recrudescer, está sendo acompanhada em todos seus aspectos e possiveis cenários futuros, como por exemplo :  

            Principal : A “quebra” de comando/hierarquia, até posições insurrecionais, que poderão ocorrer nas instituiçoes de segurança publica estaduais, algo já fermentando em Estados como RJ, RS e PE.

            Secundaria : Um agravamento das condições politicas e sociais, que leve o “Poder” as ruas, ou seja, uma total compreensão popular de que o Estado Central e suas ramificações institucionais, não mais o representam, e insulflados/dirigidos por vertentes agressivas alheias/ paralelas ao processo politico, reclamem o acesso ao Poder, o exijam, e confrontos entre facções ocorram.

    1. Ontem recebi msgs de

      Ontem recebi msgs de familiares, apavorados com tanques do exército em vários pontos do Recife e de  helicóptero sobrevoando o bairro próximo ao QG da PM.  Uma exibição, segundo ele, bem marcante. Tinham a notícia de que na sexta-feira, durante visita do Temer a PE, o governador solicitara formalmente o envio da Força Nacional que, até onde sei, não é o Exército. Hoje, não li qq menção a isso na imprensa.

      1. Operação ” Leão do Norte “

            Solicitada pelo Gov. Paulo Camara, iniciou-se neste final de semana, com duração prevista até 19/12, esta operação GLO no Grande Recife, onde aproximandamente 3.500 efetivos das FFAA, oriundos de PE e estados limitrofes, sob comando do general Montenegro, irão intervir nas ações de segurança publica.

             Tal fato é originário de uma possivel greve dos policiais militares do estado, e da prisão de alguns de seus lideres com referencia ao atraso de soldos e subsidios, os quais deixaram a corporação estadual em estado de greve, nas suas patentes mais baixas ( o “grosso” do policiamento ostensivo da região metropolitana recifense ).

              Já neste final de semana p.p., mais de 1.000 efetivos das FFAA, apoiados por blindados e apoio aereo ( FAB ), deram inicio a esta operação com a ocupação de pontos especificos na região previamente definida, incluindo como é comum e doutrinário, demonstração de força presente frente as unidades estaduais.

          1. Sim, mas

                  3.500 só para a Grande Recife, significam quase todo o efetivo profissional da região Nordeste ( são 5 Batalhões ), para operar em uma area bastante restrita, pportanto nada quase sobrou na região do CMNE, portanto se outra capital esta região entrar na mesma, não teremos tropa disponivel, e conscritos ( nivel Btl 2 e 3  ) não servem para nada.

                   Imagine caro gaucho, se os mais de 20.000 efetivos ( os do policiamento ostensivo, de sargentos e praças), de sua Brigada Militar entrarem em greve, ou até mesmo em insubordinação, quebra de comando de gente armada pelo Estado, o CMS/ 3 a DE de Santa Maria é a divisão mais poderosa do EB, em peso – é a “blindada” – mas para “achar” uns 5.000 efetivos de infantaria/patrulha/intervenção urbana, seria necessário recrutar unidades de todo o Sul ( Cascavel, Apucarana e região fronteira Foz ).

                    Não sei se vc. recorda, mas uma vez vc. perguntou, sobre se as FFAA teriam efetivo para atuar em varias operações GLO internas, a resposta continua a mesma : Nem em sonho.

          2. Já fiz meus cálculos de forma mais apurada.

            Se começar algum protesto de pequenos agricultores que serão ferrados completamente com a reforma da previdência todo o país cai.

            Se alguém conseguir mobilizar o campo e este fizer uma ação para impedir o que eles produzem cheguem as grandes cidades, o governo, as polícias militares e o exército cai tudo junto.

            A irresponsabilidade deste governo com eles mesmo é surpreendente, estão manipulando com explosivos sem a mínima proteção.

  10. Com certeza houve uma

    Com certeza houve uma evolução no comando das forças armadas de ’64 para hoje. Não que, por exemplo, alunos da AFA tenham deixado de usar a foto de Dilma como alvo para dardos durante a campanha para demonização do PT promovida pelas firmas “Globo”, “Abril” etc. Mas tenho certeza de que assim como muitos “patos” civis verde-amarelos da frente da Fiesp, os primeiros níveis do oficialato das nossas forças armadas estão, se não abertamente, de forma secreta dizendo que “naquele tempo éramos felizes e não sabíamos”. Com certeza, nas zoerias em Pirassununga, estão jogando coisas bem mais mal cheirosas do que dardos na foto oficial de Michel Temer…

  11. Manifestação que certamente

    Manifestação que certamente decepciona os intervencionistas(o termo mais adequado seria “intervendiotistas”) que simplesmente não apreendem a nova conjuntura nos seus mais amplos aspectos. 

    Dois  pontos a meu ver devem ser destacados: 1º) O firme posicionamento acerca do papel das Forças Armadas num contexto de normalidade institucional. Ou seja, foi-se o tempo que as mesmas se prestavam ao papel de guarda pretoriana para interesses outros que não os nacionais. 2º) A crítica à superficialidade na abordagem e enfrentamento dos nossos  problemas(citou o economicismo e o financismo)que impede a formulação de um projeto de país. 

    Lúcidas  palavras do Comandante do nosso Exército. 

  12. Há se distinguir Instituições

    Há se distinguir Instituições sólidas de Instituições não funcionais ou pouco funcionais. Esses dois últimos aspectos dependem de conjunturas e de contextos. A crítica que alguns comentaristas fazem ao General quando avalia nossas instituições como sólidas a meu ver é equivocada. 

    Se o foco for nas instituições políticas lato sensu, por exemplo, não podemos confundir o mau uso delas por seus integrantes ocasionais com a sua fortaleza intrínseca que repousa na Constituição. Se o Congresso não vem atendendo aos anseios dos representados não é porque intrinsecamente é disfuncional, mas porque seus integrantes ocasionalmente não estão cumprindo com suas obrigações a contento. Cuidam mais dos seus interesses do que os do país. O mesmo vale para o Judiciário e o Executivo. 

     

  13. No YouTube tá um mimimi e palavrões contra o general.

    O maior reduto da direita imbecilizada é o Youtube, primeiro porque idiotas tem dificuldade na leitura e segundo porque não conseguem montar um texto com dois parágrafos, logo no YouTube eles só precisam assistir seu Vlogueiro preferido (quanto mais idiota melhor) e podem vocifera e desaforar qualquer um.

    Pois neste ambiente tramendamente cultural, os desforos contra o General vão de pequenos aos mais cabeludos, pois os adeptos do golpe militar estão se sentindo traídos.

    1. ” B-4 “

            Para mim vc. sempre será o “parente” do B-4, o Dorneles – um ” Adelphi ” para ele

            E como conheço um pouco do ” Chinês”, e da ASCOM/EMC, esta entrevista foi considerada para desarmar estas vivandeiras histéricas, e demais debilóides que estão a propor absurdos, eles não são de “extremas direita “, são apenas burros dinossauricos, reles ignorantes, que como a esquerda militante bocó, ainda não compreenderam que as atuais FFAA, não irão contribuir com qualquer golpe, nem acessórias a ele, ou com origem nelas.

            Para a “esquerda” e a “direita” : PAREM de encher o saco, golpes na quadra atual, não necessitam de “pronunciamentos” ou blindados, basta um juiz, sai muito mais barato, não se gasta diesel, muito menos munição e pessoal, nem aquele circo de tropas e “tanques” na rua, é só papel, discursos e assinaturas, é até mais “limpinho”

      1. Verdade.

        Ocorrem os assassinatos sem derramamento de sangue (POR ENQUANTO), pelo simples exercício da capacidade de destruição da parceria do judiciário corrupto com as quadrilhas de empresários sonegadores titulares de Concessões (?) Públicas (?) de canais de comunicação. E, dessa forma, tudo transcorre com as devidas cores e retoques que emprestam ares de normalidade para os olhos desatentos da imensa maioria da manada supostamente bem informada. Agora, ressalvando que tem razão o General e não cabe interferir no processo político, hoje dominado pelo judiciário corrupto, isso não exime os altos escalões das FFAA das suas responsabilidades com a soberania e adefesa dos interesses nacionais. Assistir a toda essa bandalheira, odne se joga fora o projeto de um país que se erguia do sono eterno em berço esplêndido, sem emitir uma nota quando se prende o Pai do Projeto Nuclear brasileiro, Almirante Othon Bastos por supostas denúncias de supostos moleques supostamente cooptados por interesses estrangeiros, com base em supostas denúncias de apropriação indébita de R$ 4 milhões, dinheiro de pinga para a dimensão dos projestos sob a responsabilidade do Almirante, caracteriza evidênicas de COVARDIA, ou ignorância, falta de patriotismo, omissão e tantas outras deficiências, tudo junto e misturado, que igualam as FFAA às outras instituições também falidas, por ação ou omissão, da moribunda República.

  14. Senhores esse golpe somente

    Senhores esse golpe somente foi possível pelo aval das forças armadas que se comporta como um batalhão de quinta categoria dos USA,entendam pois que a farda FEDE! Estes vermes trocaram o futuro de uma Nação por gordas aposentadorias.Quem conheceu a mão destes gusanos neles jamais confiam,jamais foram Nacionalistas não passam de golpistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador