Zanin descobre que EUA investigam Petrobras em “processo paralelo” no Brasil

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Órgão de investigação norte-americano teria feito questionamentos a Delcídio do Amaral em uma audiência no Mato Grosso do Sul
 

Foto: Instituto Lula
 
Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva descobriu que um desdobramento da Operação Lava Jato no Mato Grosso do Sul está sendo levado a cabo, com a participação de órgão de investigação dos Estados Unidos. Questionado pelos advogados de Lula, o ex-senador Delcídio do Amaral confirmou que foi ouvido por um investigador norte-americano sobre a sua delação na Lava Jato e a Petrobras. Delcídio confirmou a investigação, que na visão da defesa de Lula, é “paralela”. 
 
A investigação dos EUA teria tido uma de suas etapas em oitiva no Mato Grosso do Sul, com a participação de um juiz local, dos advogados do ex-senador e de representantes da Petrobras. “Tais informações estavam à disposição e eram do conhecimento apenas do MPF e da Petrobras, sonegadas, portanto, à defesa”, revelou a defesa.
 
De acordo com o advogado Cristiano Zanin Martins, o ex-executivo da Toyo Setal, Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, também trouxe à tona “a incompetência do Juízo da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba”. Segundo Zanin, Augusto Ribeiro teria confirmado as informações já prestadas em seu acordo de delação premiada de outubro de 2014.
 
Ele teria dito, em nova audiência com o magistrado do Paraná, que “o pagamento das supostas vantagens indevidas saia da ‘margem da empresa’ e que acreditava que isso ocorria igualmente com as demais construtoras”, reafirmando as informações já fornecidas à Lava Jato de Curitiba, de que esses pagamentos eram provenientes do lucro da Toyo, e não com recursos da estatal brasileira. 
 
Na mesma sessão, o ex-presidente de Engenharia da Camargo Corrêa, Dalton Avancini e Augusto Ribeiro não trouxeram nenhuma informação sobre os imóveis do Instituto Lula. Sem informações certas, Delcídio afirmou apenas que teria ouvido do empresário José Carlos Bumlai que ele estava cuidando da implementação do Instituto Lula, em uma referência genérica, sem clareza de informações, e que, ainda, o ex-senador desconhecia o desfecho do tema.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sempre disse que na Lava Jato

    Sempre disse que na Lava Jato tinha o dedo dos EUA e que o Moro é agente da CIA. Aos poucos a verdade vai aparecendo.

  2. Isto é grave.A jurisdição de

    Isto é grave.

    A jurisdição de um país não se projeta no território de outro.

    Se aceitar a intromissão da Justiça Americana no Brasil nosso país se tornará oficialmente um satélite desprovido de soberania e autonomia política.

    E nós, brasileiros, passaremos a ser cidadãos de quinta categoria num império decadente que mal consegue se sustentar dentro de suas fronteiras. 

  3. Vieram direto pro Mato

    Vieram direto pro Mato Grosso,  dispensando a  turma de Curitiba?

    Não é um bom sinal para a força tarefa … 

    O MPF sabia.

    O STJ, segundo li, autorizou. Tinha essa competência?

    Soberania?  Quem liga?

  4. Absurdo.

    Absurdo.

    Como podem os juizes e procuradores entrarem nessa patota de audiência com os eua? nem eles compareceram, devem rir da cara de trouxa do brasileiro e da inocência burra da nossa “justi$$a”

     

    que isso cara, era só ignorarem o pedido dos eua e bola pra frente. mas não, coxinha adora sonhar com a disneylândia. 

     

  5. estados unidos do sul.

    Para explicar corretamente: vamos nos tornar os estados unidos do sul, filial e totalmente dependente das decisões dos estados unidos do norte. Parabéns, políticos perversos e corruptos, vocês venceram com a sua mediocridade, mas será temporário, podem ter essa certeza. O povo é ordeiro e hospitaleiro, mas sagaz para saber quando está sendo enganado e vendido. Podem esperar porque será por pouco tempo essa euforia de pretensa vantagem. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador