Zico diz que Dunga é obcecado por geração de 82

Jornal GGN – Em carta divulgada na última quarta-feira, o ex-jogador e atual técnico Zico criticou o técnico da seleção, Dunga. Para o ídolo do Flamengo, Dunga insiste, diante de qualquer crítica, em atacar a geração que disputou a Copa de 1982.

Zico também se revelou incomodado com Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, que antes de assumir o cargo era empresário de jogadores. O ex-jogador disse que tem a “percepção de que a nossa equipe principal entra em campo com jogadores jovens que se valorizam rapidamente e nem sempre atuam em campeonatos competitivos”. 

Ele também citou os escândalos do futebol e a prisão do ex-presidente da CBF, José Maria Marin, e afirma que o “futebol brasileiro hoje vive uma lacuna de comando”.

Enviado por Cláudio José

Do Globo Esporte

Zico reclama da postura de “pop star” de atletas e volta a questionar Gilmar
 
Após troca de farpas, Galinho diz que presença de ex-empresário no comando das seleções o incomoda e, sobre críticas de Dunga, diz: “Obcecado com geração de 82”

Após entrar em uma troca de farpas com o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, ao longo da semana, Zico divulgou uma longa carta nesta quarta-feira para explicar o seu ponto de vista. E o Galinho se mostrou incomodado com as palavras do treinador Dunga sobre a geração de 82 e voltou a questionar a presença do ex-empresário Gilmar na CBF.

– O ponto é que o futebol brasileiro hoje vive uma lacuna de comando e se desvia o foco com muita facilidade. Após a eliminação trágica na Copa do Mundo no ano passado, a CBF se apressou em dar uma resposta. Vale lembrar que o presidente da entidade na ocasião está preso na Suíça atualmente. E a estruturação começou por um coordenador de seleções que era empresário até o dia anterior  – disse, citando a função de Gilmar na CBF.

As críticas a Gilmar e Dunga não pararam por aí.

– O que tenho é o incomodo com a presença de um ex-empresário no comando das seleções e a percepção de que a nossa equipe principal entra em campo com jogadores jovens que se valorizam rapidamente e nem sempre atuam em campeonatos competitivos. E um treinador obcecado com a geração de 82… 

O ídolo do Flamengo, que jogou as Copas de 82 e 86, deixou claro que a reclamação não é contra os jogadores da atual geração, mas falou de um ponto que o incomoda.

– Quero deixar claro que minha crítica não é aos jogadores que foram à Copa América e nem os culpo pela eliminação. Até acho a postura de “pop star” atual dos jogadores de futebol em geral um aspecto que me incomoda, mas esse é um fenômeno mundial. Há qualidade em muitos que foram ao Chile, sem dúvida, e a questão é mais profunda. 

Veja abaixo o texto na íntegra

“Nos últimos dias acabei parando no centro da polêmica ao declarar que ficava incomodado com a hipótese de ver a Seleção Brasileira ser um balcão de negócios. Jogadores que atuam fora dos grandes centros, um time dependente de um jogador só e uma dificuldade exagerada para enfrentar rivais da América do Sul. Quero deixar claro que minha crítica não é aos jogadores que foram à Copa América e nem os culpo pela eliminação. Até acho a postura de ‘pop star’ atual dos jogadores de futebol em geral um aspecto que me incomoda, mas esse é um fenômeno mundial. Há qualidade em muitos que foram ao Chile, sem dúvida, e a questão é mais profunda. 

O técnico da Seleção insiste, diante de qualquer crítica, em atacar a geração que disputou a Copa de 82. Eu nunca entendi a razão. O que sei é que nas minhas andanças pelo mundo sou sempre recebido com carinho e lembrado exatamente por 82. Tenho orgulho da carreira que construí e nenhum problema em comentar os erros que cometi. Falo sobre qualquer tema sem desviar o foco. E minha carreira está aberta.

O ponto é que o futebol brasileiro hoje vive uma lacuna de comando e se desvia o foco com muita facilidade. Após a eliminação trágica na Copa do Mundo no ano passado, a CBF se apressou em dar uma resposta. Vale lembrar que o presidente da entidade na ocasião está preso na Suíça atualmente. E a estruturação começou por um coordenador de seleções que era empresário até o dia anterior. 

Já fiquei incomodado ali. 

Sempre tive boa relação com o Gilmar, mas lembrei imediatamente do papo que tive com ele na passagem pelo Flamengo como supervisor, quando ele me disse num jantar que o escritório de intermediação de jogadores estava fechado para ele se tornar dirigente. Ele foi firme na declaração, mas ao deixar o Flamengo levou como clientes três importantes titulares: Adriano, Juan e Reinaldo. Eu não esqueci o aquele papo e foi natural imaginar que faria a mesma pergunta a ele no ano passado, caso tivesse a chance: você ainda é empresário?

A primeira questão que passa pela minha cabeça é a ética. O termo “balcão de negócios” é uma preocupação natural, principalmente ao ver que o coordenador de seleções tem acesso a todo o desenvolvimento das divisões de base do país, além das convocações e análises de desempenho. Não é difícil perceber como a seleção atual sofre há anos com a falta de continuidade nas seleções de base. Jogadores passam por lá historicamente e depois somem. As razões podem ser muitas, mas será que estou falando alguma novidade? 

A CBF vem sendo envolvida em denúncias e acusações muito mais sérias do que o dilema ético que me preocupa. Jornalistas, ex-jogadores e personalidades do esporte colocam constantemente os dedos em feridas bem mais profundas, que realmente não sou capaz de me pronunciar. Não tenho provas. O que tenho é o incomodo com a presença de um ex-empresário no comando das seleções e a percepção de que a nossa equipe principal entra em campo com jogadores jovens que se valorizam rapidamente e nem sempre atuam em campeonatos competitivos. E um treinador obcecado com a geração de 82… 

Eu quero o mesmo que todos os torcedores. O melhor para o futebol brasileiro. Espero que mais uma derrota, essa nova eliminação, e toda a crise institucional na CBF ajudem a colocar o futebol brasileiro em vias de uma mudança legítima, que leve democracia e transparência à entidade. Queremos as vitórias, mas o jogo precisa ser limpo dentro e fora de campo. Pelo menos foi assim que eu aprendi a jogar e foi assim que conduzi a minha história até aqui.

Até a próxima!”

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Zico participou de duas

    Zico participou de duas copas, em 1982 e 1998, em que o Brasil era bem superior a todos os demais times e mesmo assim perdeu os títulos.

    Dunga ganhou uma com um time bem mediano, igual aos outros.

    Perdeu outra com time inferior.

    No geral, é claro que Zico foi muito melhor jogador, mas Dunga é melhor como técnico é e indicutivelmente mais vitorioso que Zico.

    1. Que eu saiba, Dunga técnico

      Que eu saiba, Dunga técnico tem uma Copa América e uma Copa das Confederações. Perdeu uma Copa do Mundo e perdeu, vergonhosamente, uma Copa América. O que o faz tão vitorioso? A seleção atual montada por Dunga é uma tristeza e ponto. 

      O time “perdedor” de Zico sempre ajudou a manter o respeito dos outros times pela seleção. Os times “vencedores” de Dunga fizeram com que os outros percebessem que a seleção brasielira não só poderia ser vencida como humilhada. Hoje, estamos equiparados aos piores. A única vantagem que vejo nisso tudo, é que talvez diminua a obsessão do brasileiro pelo futebol.

      1. Não sei se leu meu comentário

        Não sei se leu meu comentário anterior.

        O que zico ganhou como técnico ? De importante nada. Perdeu uma Copa, a de 1998, como coordenador técnico, aonde o Brasil era muito superior a França e a todas as outras seleções, tinhamos uma das melhores safras de jogadores de todos os tempos e ele e Zagallo conseguiram perder a Copa.

        Dai Dunga não precisar ter ganhao muita coisa para ser melhor técnico que Zico.

        Dunga é mais vitorioso, pelo menos na seleção, pois ganhou uma Copa do mundo como jogador e ainda com um time mediano. Zico com uma equipe melhor que a s outras, perdeu, em 1982.

        O que não muda o fato, evidentemente, de que Zico foi muito melhor jogador, isso ninguem discute.

        Mas pelo que vejo ele se acha mais do que é. Foi um grande jogador, talvez dos maiores da história, mas não entende tudo isso para fazer críticas em outras áreas não.

         

        1. Bom Daniel, ele já foi

          Bom Daniel, ele já foi Ministro de Estado…

           

          Será que o Dunga tem experiência semelhante? Será que isso não O qualifica para emitir opinião…sobre o que mesmo????… Aaaa sobre futebol.

          rsrsrs

          Na boa, Daniel, vc se perdeu! Zico é mais que um técnico. É um embaixador do futebol brasileiro!

           

          Vc está defendendo a desqualificação como argumento. Pense sobre isso!

          Zico como o melhor jogador do Brasil e dono da camisa 10 da seleção por uma década, pode falar sobre futebol o que quiser, para quem quiser e a hora que der na telha!

          E ganha página de jornal, a hora que quiser, para falar sobre o que quiser.

           

          Já Dunga… só quando a quadrilha, a quem ele DEFENDE exaustivamente, der um emprego.

          1. Poder falar pode, mas

            Poder falar pode, mas geralmente ele não é muito ouvido não é mesmo.

            Não estou defendendo a desqualificação, apenas criticando a fala dele, que, a meu ver, não foca os pontos essenciais e não vai ao encontro do que é o futebol hoje no Brasil.

            O fato de ter sido ministro de Estado não é muita coisa, o que ele fez de importante como ministro ? Ninguem sabe.

             

    2. Dunga mais vitorioso que Zico

      Dunga mais vitorioso que Zico devido a uma Copa é de doer…..  4 Brasileiros, Libertadores, Mundial de Clubes, sendo escolhido melhor em campo….não dá para comparar…

      Mais duro de aguentar é comparar o dono de uma padaria, uma pequena fabrica ou confeccção, enfim empresários, com o mesmo nome de empresário para intermediadores de mão de obra, que são estes “empresários” do futebol.

      1. Miguel, neste caso voce tem

        Miguel, neste caso voce tem toda razão.

        Mudo meu comentário para “Dunga é mais vitorioso que Zico na seleção”, que aliás, é o principal assunto do post.

        Obrigado.

         

    3. Dunga mais vitorioso que o
      Dunga mais vitorioso que o meio de campo com maior número de gols marcados na história do futebol?
      Acho que não.

      Menos Daniel!

      E Zico não foi melhor no geral. Foi melhor sob qualquer aspecto em que vc is compare. Sabe porque?
      Porque cabeças de área como Dunga vc acha as pencas. Já um 10 como Zico…vc não viu desde que ele parou.

      E não foram duas copas, foram 3 de Zico. 78 ,82 e 86.

      1. Eu sei de todas as copas que

        Eu sei de todas as copas que o Zico participou, citei apenas as de 1982, quando era meio campista e a de 1998 como coordenador técnico, pois nessas duas, o Brasil era claramente muito superior à demais equipes e não foi campeão.

        Em 78 e 86 o Brasil não tinha essa superioride, portanto era normal não vencer.

        Dunga ser mais vitorioso que Zico na seleção é um fato.

        E Zico ser melhor jogador que ele ( Aqui não entendi o seu “argumento” pois deu a impressão que eu poderia ter escrito o contrário do que escrevi) e também pior técnico é outro fato.

        E com relação a seu outro comentário lá de cima, penso que voce simplificou demais. Defesa boa não é apenas fisico e cumprir espaços, tem que ter bons jogadores sim, principalmente com o chamdo “tempo de bola” que é algo muito díficil e  a grande maioria não tem. Fora o fato de saber marcar, saber dar carrinho no tempo certo, etc…

        Sem contar que atualmente, no Brasil, nossa safra de jogadores é péssima. Não temos jogadores realmente habilidosos (fora o Neymar) ou mesmo com poderes de decisão coom um Ronaldo um Romário um Rivaldo ou mesmo um Kaka. O que nos resta para não tomarmos goleada e tentarmos ser competitivos, senão melhorar a defesa ? Na parte da defesa temos bons jogadores sim, acima da méida. Ate de laterais estamos péssimos. Creio que o melhor seria um esquema 3-5-2, com 3 zagueiros, dois bons volantes e dois bons ponteiros.

        Temos que nos adequar á safra de jogadores que temos e saber que, atualmente, em qualidade técnica, não estamos entre os 3 do mundo.

    4. 1982 e 1986. A de 82 era para

      1982 e 1986. A de 82 era para ter ficado entre os 4 melhores, mas o chaveamento em um grupo de onde três (Brasil, Argentina e Itália) só passaria um, acabou por fazê-la sair mais cedo. Em 86, a seleção não era do mesmo nível de 82. Tinha vários integrantes da copa anterior, mas quase todos com problemas físicos e mais velhos, já tinham passado seu auge. E a geração seguinte a 82, sem contar bebeto e romário não era brilhante. A copa de 94 se resume a dois jogos: Brasil x Holanda e Brasil x Itália. Todos os demais foram contra seleções de pouca tradição o que facilitou a vida de Dunga e companhia. Em 94 também, a preparação física fez a diferença para o Brasil, uma vez que os europeus sentiram ter que jogar ao meio-dia no versão dos EUA. Essa comparação que você faz de maneira rasa é coisa de engenheiro de obra pronta: se ganhou é o maior, se perdeu é ruim.

  2. Como fica facil pra esses

    Como fica facil pra esses bundões falarem depois que o outrora amigo cai. Esses cidadaozinhos do meu país, são brochantes. Foi conivente com toda corrupção no futebol durante décadas e só opina quando o dunga perde um campeonato. Eta gente covarde e oportunista. Se o Brasil tivesse ganho o campeonato, o sr zico estaria de boquita fechada e abraçando dunga na rede globo de tv, cuja desmoralizou e corrompeu o futebol brasiuleiro.Ziquito, vais falar alguma coisa sobre a corrupção no futebo? Nadica, né? 

  3. Zico tem razão, a.prova é o Barcelona!
    A crítica de Zico PARECE superficial mas vai no âmago da questão.

    O futebol brasileiro ficou obcecado por DEFESA após a derrota de 82. E paramos assim de jogar bola.
    Por aqui é comum escutar treinadores dizer que PRIMEIRO se arruma a defesa mas ninguém relaciona isso ao fato destes times não saberem JOGAR BOLA.

    Para defender, basta físico e ocupar espaços. Já para jogar. …

    Este sentimento de que NÃO ADIANTA saber jogar SE não souber defender (82) é o que formou a geração atual.

    Mas o problema é que este diagnóstico é incorreto, COMO O TIME DO BARCELONA prova!
    Barcelona é um time muito parecido com o Flamengo de 81. Pergunte para o Guardiola!
    O Flamengo de 81 era só ataque. Não sabia defender e POR ISSO buscava a posse de bola incessantemente. 2 pontas abertos, contribuindo muito no trabalho do meio e um camisa 10 matador.
    Alguma semelhança?

    Voltando ao assunto, a derrota de 82 criou esta idéia que era repetido incessantemente por técnicos e PRINCIPALMENTE críticos.
    Propagaram aos 4 ventos uma suposta superioridade do futebol europeu e o foco era justamente a defesa.

    O resultado disto tudo é o momento atual de nosso futebol e também é o motivo do “sucesso” de técnicos GAÚCHOS no Brasil.

    Futebol gaúcho não é brasileiro, é europeu. Focam na defesa e como europeus dão prioridade a jogadores grandes e com físico ao invés do técnico.

    O resultado é que foi a Europa imitou o Flamengo de 81 e o Brasil de 82. Eles entenderam que era possível o domínio ofensivo porque FORAM DOMINADOS.
    Nós não entendemos o que aconteceu devido ao complexo de inferioridade natural do brasileiro e da MÍDIA.
    Nunca precisamos de lições!

    A prova é o time de 82 e não o de 94!
    Pedemos o rumo com os gaúchos!

    E.por fim DUNGA!
    O cara foi injustamente perseguido por uma derrota em que o Brasil foi roubado e desenvolveu traumas psíquicos irreversíveis.

    Ele não consegue aceitar qualquer crítica. Se acha superior, como esta reportagem exemplifica, porque venceu uma copa do mundo nos pênaltis.
    Alguém chame o Pele para ter uma conversinha com ele por favor.
    Mas é bom o negao vir preparado porque , sabe como é, naquela época eles não defendiam como gaúchos e, como 82, hoje, de acordo com Dunga, perderiam.

    Fica a pergunta, perderiam mesmo?
    O Barcelona está aí. ..
    A prova de quem tem razão, Zico ou Dunga!

    1. Vc tá coberto de razão, Athos

      Veja o Palmeiras, contratou 24 jogadores, desses uns 20 são defensores.

      Resultado, o time só faz gol contra o São Paulo do Rogério Ceni…rs

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador