Segurança aérea de Brasília é reforçada para posse de Bolsonaro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Agência Brasil

Segurança aérea de Brasília é reforçada para posse de Bolsonaro

A cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira (1º), terá um esquema especial para defesa aérea e o controle de tráfego aéreo na capital federal. Um decreto assinado pelo presidente Michel Temer e o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna publicado hoje (28) autoriza a interceptação e o abate de aeronaves consideradas suspeitas ou hostis pela Força Aérea Brasileira (FAB), que possam apresentar ameaça à segurança.

A medida tem validade de 24 horas e estará em vigor de a partir da zero hora do dia 1º de janeiro ao mesmo horário do dia 2 de janeiro.

O decreto estabelece que as aeronaves classificadas como suspeitas estarão sujeitas “às medidas coercitivas de averiguação, intervenção e persuasão, de forma progressiva”. O texto estabelece situações nas quais uma aeronave pode ser considerada “hostil”, como o não cumprimento de determinações das autoridades de defesa aeroespacial, o lnaçmento de artefatos bélicos ou de paraquedistas e o desembarque de tropas ou materiais de uso militar no território nacional sem autorização.

A medida também vai considerar suspeita a aeronave que “adentrar sem autorização em espaço aéreo segregado, áreas restritas ou proibidas estabelecidos pelos órgãos de controle de tráfego aéreo”. Além de aviões, estão inseridas no decreto como aeronave, balões, dirigíveis, planadores, ultraleves, aeronaves experimentais, aeromodelos, aeronaves remotamente pilotadas e asas-deltas.

Restrição

Segundo a FAB, o planejamento de segurança aérea da posse de Jair Bolsonaro prevê a criação de áreas de exclusão, com três níveis de restrição, em que só aeronaves autorizadas poderão sobrevoar. As áreas vermelha, amarela e branca serão acionadas ao meio-dia do dia 1º.

De acordo com a FAB, a operação não terá impactos para a aviação comercial. A aviação geral, que inclui aeronaves de táxi aéreo, instrução, aviação agrícola, e outros, se submeterão às normas adotadas nas áreas vermelha, amarela e branca.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Bozo teme um atentado

    O Bozo teme um atentado terrorista. Quer saber quem criou esse grupo terrorista que não existia? O próprio Jair Bolsonaro. Afinal, para fechar o Congresso e fazer expurgos no STF em especial e em geral no Judiciário e no MPF ele precisará se tornar um ditador. Feito isso ele poderá matar a vontade.

    O único terrorista experiente em Brasília hoje é o capitão vagabundo que a Embaixada dos EUA conseguiu enfiar goela abaixo dos brasileiros. O Exército jurou lealdade ao Bozo e, portanto, já declarou guerra ao Brasil.

  2. E eu achando que a “saidinha de banco” já estava cara

    Pra um cara que não tinha tempo de ir ao banco, são espantosas as caravanas que o ainda eleito presidente utiliza para ir ao banco…(e qualquer outra movimentação, que nós, como este fantástico esquema de segurança, também pagamos).

    Eu, que tenho tempo, faço tudo pela internet, será que é para distrair sobre receber pagamentos de Queirózes e Quetais?

    É impressionante que ex-presidentes sejam condenados por “conviccções” enquanto náo há nem “desconfiança” de que em 27 anos no “sistema”, o capetão não tenha recebido, por ex. metade (é pouco) dos salários do seu gabinete que sob um cálculo conservador de 50% de ~10 mil de ~10 assessores por 27 anos dá uma “convicçãozinha” de ~ 50k x12x27=> R$ 16,2 milhões.

    Isso para quem já ganhou por dentro pelo menos 33k x 12 x 27 => 10 milhões. 

    Faça o cálculo semelhante para os filhos em seus mandatos e veja, faceiro e ilustre passageiro, quanto esta família nos custa!

    Sim, sim, é só uma “convicção”, por isso a mídia e as otoridades sequer investigam…

     

    1. A segurança do mito

      Isso é acusação de comunista.

      O presidento é um homem honesto e só teve filhos machos ( e pelo orgulho demonstrado deve tê-los parido).

      Duvidar da sua lisura e da de seus rebentos é uma prática muito grave.

      Ele é tão íntegro quanto a farinha com bromato do pão francês.

      Tão ilibado quanto alexandre frota.

      Sua vida é um livro aberto (de obscenidades e grosserias)

      Esses seus cálculos aí são muito biliares, diria ele.

  3. #

    Ele tem seus motivos para tanta segurança, oras!

    De repente algum agente cubano, desses médicos espiões, resolve precipitar um avião sobre essa gente honesta que vai salvar o País da corrupção…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador