Adir Tavares

Curiosidade do Natal: o Quiz!

 

É Natal!
Quase.

Então entramos no clima natalício e a seguir algumas curiosidades acerca desta festa. Não que faltem notícias de economia, guerra, injustiças e outras coisas divertidas: mas sabem como é, é altura de ser bons.

E qual maneira melhor para festejar? Um quiz!
Eis o quiz.

Como teve origem a lenda de Pai Natal?

  1. A lenda de Pai Natal teve origem em 1931, quando a Coca Cola decidiu utilizar o velhote com barba e farda vermelha e branca para publicitar a própria bebida, capaz de apagar a ferrugem e derreter os ossos.
  2. Nasceu com os Annunaki, na Suméria, por volta do 3.000 a.C., para celebrar a primeira invasão do nosso planeta por parte dos habitantes de Nibiru.
  3. Nasceu antes do século XIX, na altura era conhecido como Santa Claus e utilizava um cavalo branco.
  4. A lenda nunca nasceu: Pai Natal existe mesmo.
  5. Pai Natal era segundo os Mayas o Deus encarregado de acabar o mundo em Dezembro de 2012. Ao que parece, adormeceu.

Quem era Pai Natal?

  1. Sa’ta Klauzt era um dos imperadores de Nibiru: para festejar a invasão do planeta Terra distribuiu sacos de ouro entre todos os seguidores. Por acaso era o 25 de Dezembro.
  2. Santa Claus era um homem de origem turca, de família nobre e rica, que ajudou uma outra família em miséria, onde três meninas deveriam ter começado a prostituir-se para sobreviver. O turco Santa Claus decidiu então doar sacos de moedas de ouro às meninas, de modo que estas tivessem possibilidade de casar-se. Mas encontrou a janela do quarto delas fechada e deixou cair os sacos na lareira.
  3. Santa Claus Von Rockefeller era uma dos accionistas da Coca Cola em 1931.
  4. Santa Claus era a versão católica de Hashan Krauz, primo de Odin, divindade nórdica que segundo a lenda acordava uma vez por ano perto do lago Baiktul: visitava as casas dos Celtas e deixava cair uma moeda de ouro na chaminé caso os mais pequenos da família se tivessem portado bem.
  5. Santa Claus era Nicolas, bispo de Myra, na Turquia, que encontrou e ressuscitou 5 crianças mortas por um dono duma taberna. Mais tarde, Nicolas foi feito santo e protector das crianças.

 

Porque o Natal é celebrado em 25 de Dezembro?

  1. O 25 de Dezembro foi escolhido por engano: a culpa foi do Papa Júlio I que em 337 d.C. fez mal as contas e escolheu aquele dia porque já era uma festividade romana, a Festa do Sol.
  2. O 25 de Dezembro foi escolhido por ser o dia mais curto do ano.
  3. O 25 de Dezembro foi escolhido porque calha numa Terça-feira.
  4. O 25 de Dezembro foi escolhido por ser já feriado em Nibiru.
  5. O 25 de Dezembro foi escolhido pois o 24 já estava ocupado.

 

Jesus nasceu no ano zero?

  1. Sim, às 00:00 horas.
  2. Não: não existe o ano 0 (zero), Cristo nasceu provavelmente entre 10 e 4 a.C.
  3. Sim, como ele mesmo afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: os últimos serão os primeiros, os primeiros serão os últimos e no meio ficarão os que nasceram no ano zero, tal como eu”.
  4. Não: não existe o ano 0 (zero), Cristo nasceu no ano 6 a.C., tal como relatado pelo censo que o Império Romano fez no ano 4 a.C.
  5. Não, não existe o ano 0 (zero): Cristo nasceu no ano 1 a.C., ano em que apareceu a super-nova Aldebarã (a Estrela dos Magos).

 

Jesus nasceu em Belém?

  1. Sim, temos prova disso.
  2. Sim, ainda existe a estalagem original.
  3. Não, nasceu em Jerusalém: Belém foi escolhida para que a figura dele coincidisse com quanto profetizado pelo Antigo Testamento.
  4. Não temos a certeza.
  5. Não, nasceu em Nazaré: Belém foi escolhida para que a figura dele coincidisse com quanto profetizado pelo Antigo Testamento.

 

Porque a árvore de Natal?

  1. A tradição remonta ao antigo Egipto, quando a Grande Pirâmide era enfeitada na festa do Sol. Mais tarde a tradição difundiu-se e os povos da Europa do Norte escolheram o abeto, que tem forma de pirâmide.
  2. A tradição remonta ao povo Celta, que costumava enfeitar uma árvore (o abeto) para festejar o fim do dia mais curto do ano.
  3. A tradição remonta aos Annunaki, que enfeitavam os discos voadores deles no dia mais curto do ano. 
  4. A ideia foi do fundador da Ikea, que desta forma utilizava as árvores cortadas para construir e vender móveis.
  5. A tradição remonta ao Império Romano, quando no dia do Sol era enfeitada uma coluna com estrelas de cobre a pequenas velas. Estas representavam a luz da vida.

 

E as prendas?

  1. Em Roma o Natal coincidia com os saturnali, dias em que as actividades eram suspensas e eram trocados presentes (nomeadamente mel, figos e pequenos ramos sagrados) segundo quanto estabelecido por Rómulo, o fundador de Roma.
  2. A tradição foi estabelecida por Cristo, que na última ceia homenageou cada Apóstolo com um telemóvel de madeira (o plástico era desconhecido na altura).
  3. No antigo Egipto, no dia do Sol, o Faraó perdoava as dívidas do povo, um número limitado de escravos era libertado e aos mais desfavorecidos era oferecido um prato com mel, figos e pequenos ramos sagrados.
  4. A tradição remonta aos Annunaki, que no dia de Natal perdoavam um número limitado de humanos que trabalhavam nas minas de ouro: eram homenageados com um prato de figos, mel, pequenos ramos sagrados e depois eram utilizados como tochas humanas ao anoitecer.
  5. A tradição remonta ao antigos Celtas que no dia do Sol homenageavam os mais pequenos com um pedaço da árvore da Vida, o salgueiro, e frutos do bosque.

 

Há lugares onde é Natal o ano todo?

  1. Sim, verdade e mais do que num lugar.
  2. Não, existe apenas um Natal.
  3. Todos os discos voadores dos Annunaki têm o nome de Natal.
  4. Sim, em todo o mundo nos anos bissextos.
  5. Esta é um a pergunta estúpida. 

 

Respostas!  
As soluções? Ah, pois as soluções…
Cá estão:

Como teve origem a lenda de Pai Natal?
A resposta correcta é a nº 3: a lenda é antiga, nasceu com certeza antes do século XIX, na altura era conhecido como Santa Claus e utilizava um cavalo branco, pois também as renas foram introduzidas pela Coca Cola. A empresa adaptou Santa Claus com as cores da bebida, mas a personagem já existia.

Quem era Pai Natal?
Aqui as respostas correctas são duas, no sentido que não há certeza acerca disso. Segundo algumas fontes, Santa Claus era de família nobre e rica que ajudou uma outra família em miséria (resposta nº 2), segundo outras fontes era São Nicolas (resposta nº 5), Bispo de Myra. Em qualquer caso era turco.

Porque o Natal é celebrado no dia 25 de Dezembro?
A resposta nº 1 é a acertada: o 25 de Dezembro foi escolhido pelo Papa Júlio I que em 337 d.C. “ocupou” desta forma uma festa pagã romana, o Aniversário do Sol.

Jesus nasceu no ano zero?
Obviamente não existe o ano 0 (zero) e faltam também fontes históricas acerca do nascimento de Cristo. Provavelmente nasceu entre 10 e 4 a.C. (reposta nº 2).

Jesus nasceu em Belém?
Não temos certezas (resposta nº 4). Os Evangelhos de Matias e Lucas indicam Belém como lugar de nascimento, mas divergem acerca de outros pormenores (como as razões do nascimento em Belém). O Evangelho de Marco não cita o lugar de nascimento enquanto o Evangelho de João parece excluir Belém (João, 7, 41-42).

Porque a árvore de Natal? 
De facto a tradição nasceu no antigo Egipto, quando a Grande Pirâmide era enfeitada na festa do Sol (resposta nº 1). Mais tarde a tradição difundiu-se e os povos da Europa do Norte escolheram o abeto, provavelmente por causa da forma piramidal da árvore (ou talvez porque abetos não faltam na zona).

E as prendas?
Também neste caso a resposta correcta é a nº 1:  Em Roma o Natal coincidia com o fim do Saturnalia, seis dias de banquetes, festas e orgias no fim dos quais eram trocadas as strenna, pequenas prendas simbólicas. E, ao que parece, esta tradição tinha sido implementada pelo fundador de Roma, Romolo.

Há lugares onde é Natal o ano todo?
Respostas correctas:  nº 1 e nº 5. Há 2 cidades Christmas (Michigan e Florida) nos Estados Unidos, uma ilha Christmas no Canada, algumas ilhas na Oceania, uma cidade no Brasil (Rio Grande do Norte), uma aldeia do Botswana.
No Brasil há também o município de Feliz Natal (Mato Grosso). http://informacaoincorrecta.blogspot.com.br/2012/12/curiosidade-do-natal-o-quiz.html

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador