(Des) caminhos do Minhocão na Praça Marechal Deodoro

DIVULGUEM!!!

 

 

Caminhada de Memória, Participação, Ação e Resgate do espaço público

# Data: dia 24 de janeiro de 2015
# Horário: a partir das 9h00
# Local de encontro e início do passeio: junto ao “playground “
# Metrô: estação Marechal Deodoro 

EVENTO GRATUITO, sem necessidade de inscrição.

Somos um grupo formado por pessoas que participaram da organização do “Fórum de Diálogo sobre o Futuro do Minhocão”, ao qual se juntaram outras, desejosas de participar da discussão do futuro do espaço público da região. 

Nosso objetivo é o resgate, possível e imediato, desse espaço para as pessoas, sendo os nossos focos preferenciais o pedestre, a acessibilidade, o lazer, o convívio social e os aspectos históricos da região.

Escolhemos, para esta primeira ação, a praça marechal Deodoro. 

Praça sempre lembrada por todos como o lugar, dentre outros, que perdeu seu encanto e entrou em um processo de decadência acelerada, após a construção do Minhocão. Surge, então, a pergunta: O que podemos fazer por ela?

UMA CAMINHADA!

Resolvemos promover uma caminhada crítica, onde falarão alguns especialistas sobre sua história, o seu entorno e os seus problemas:

a) um arquiteto discorrerá sobre as construções existentes nas proximidades, sua história e a possibilidade do resgate de uma memória de quase um século, oculta e degradada pela existência do Minhocão. Quais seriam algumas das ações imediatas possíveis?

b) Teremos uma estudiosa sobre o ruído provocado pelo trânsito embaixo e sobre o Minhocão, suas consequências para as pessoas que caminham ou moram na sua redondeza. Quais seriam algumas das ações imediatas possíveis? 

As pessoas que participarem da caminhada poderão, ao final do passeio, dar a sua contribuição para o processo de renascimento deste espaço de convivência. Qual seria a sua sugestão?

Queremos o início imediato de ações dos órgãos públicos, que demonstrem inegavelmente o compromisso de resolver uma parte dos grandes problemas que a região possui.

Contamos com a sua participação neste evento, enquanto morador da região ou pessoa interessada num futuro melhor para a cidade.

Um futuro melhor significa devolver espaços ao pedestre e permitir que todas as pessoas possam usufruir, democraticamente, de um espaço público que seja digno deste nome.

 

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador