ETA anuncia fim de luta armada

Por raquel_

Do Opera Mundi

ETA anuncia ‘fim definitivo’ da atividade armada

Redação | São Paulo

A organização separatista basca ETA anunciou nesta quinta-feira (20/10) que “decidiu o fim definitivo de suas atividades armadas”, segundo um comunicado divulgado na edição digital do jornal basco Gara.

 No comunicado, o ETA expressou seu “compromisso claro, firme e definitivo” de “superar a confrontação armada” e pede aos governos da Espanha e da França a abrir um “diálogo direto” para solucionar “as consequências do conflito”. As informações são do jornal espanhol El Mundo.

O grupo afirmou que não teve um “caminho fácil” e que “a luta de longos anos criou esta oportunidade” e ainda insiste no reconhecimento do País Basco como pátria e no respeito da vontade popular sobre a imposição. “É tempo de olhar o futuro com esperança. É tempo de atuar com responsabilidade e valentia”.

O anúncio do grupo ocorreu três dias depois da realização da Conferência da Paz, evento internacional sediado em San Sebastián. Ela foi concluída com uma declaração de cinco pontos em que diversos representantes internacionais – como o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan, e líderes políticos da Irlanda e Irlanda do Norte – pediram ao ETA o encerramento total da violência; e aos governos espanhol e francês para iniciar conversações.

Para o ETA, a declaração “reúne ingredientes para uma solução total do conflito”.

As forças de segurança espanholas interpretaram o comunicado como um cessar-fogo condicional ao cumprimento das exigências do grupo terrorista. O presidente de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, deverá fazer uma declaração oficial ainda na noite desta quinta-feira.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador