Revista GGN

Assine
imagem de Fernando Augusto Botelho

CONTEÚDOS DO USUÁRIO

Postagens

Imprensa brasileira ignora Estatuto da Igualdade Racial

Pedro Caribé - Observatório do Direito à Comunicação Leia mais »

Sem votos

Setor calçadista coloca Franca em 1ª na criação de vagas fora das capitais

"O emprego em Franca está bombando". A frase de Leonel Alves, de 40 anos, supervisor da produção de uma indústria de calçados em Franca, no interior de São Paulo, resume a percepção de autoridades, empresários e trabalhadores locais.

Os dados do governo federal comprovam o bom momento: sem considerar as capitais, a cidade teve a maior criação de vagas com carteira assinada desde o começo do ano. A explicação para o "fenômeno", diz a prefeitura, é a retomada do setor calçadista, que volta a crescer em 2010, na esteira do desempenho geral da economia brasileira e da restrição oficial à entrada de calçados chineses no Brasil. Leia mais »

Sem votos

Por que a zona do euro vai sobreviver :: Martin Wolf

Valor Econômico

Em 16 de dezembro de 2010, os chefes de governo europeus declararam solenemente estar "dispostos a fazer o que for necessário" para proteger a zona do euro. Palavras nada custam. Os céticos podem se perguntar se podem levá-las a sério. Nesse caso, deveriam. É extremente provável que zona do euro sobreviva, embora não sem novas turbulências. Há três argumentos: primeiro, a zona euro se apoia em profundo engajamento político; em segundo lugar, os interesses de longo prazo dos países participantes estão por trás dela; e, por último, os membros têm condições de arcar com seu custo. Em suma, a zona do euro tem a determinação e os meios necessários para manter o experimento do euro à tona. Leia mais »

Sem votos

O programa "Almanaque Brasil" da TV Brasil.

-  vai ao ar todo Sábado às 19h00 

  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Telespectadores consideram TV Brasil uma alternativa às emissoras comerciais

Jacson Segundo - Observatório do Direito à Comunicação 21.01.2011

Mesmo com índices de audiência ainda baixos se comparados com as emissoras comerciais abertas, a TV Brasil, carro-chefe da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), tem se mostrado uma alternativa cultural e informativa para muitas pessoas. Ela é a televisão nacional que mais exibe filmes brasileiros, produções independentes e tem uma elogiada programação infantil.

É a única que mantém um programa de crítica de mídia (Observatório da Imprensa) e tem uma janela direta para os telespectadores, por meio do quadro Outro Olhar, em que qualquer cidadão pode ter seu vídeo exibido em horário nobre pelo telejornal da emissora. Também talvez seja um dos únicos canais que privilegia o continente africano, com produções que falam da África e um correspondente de jornalismo na região. Leia mais »

Sem votos

Nuclep completa 30 anos com previsão de lucro recorde em 2010

 

Rio de Janeiro - Com previsão de ter o maior lucro da sua história e da retomada da construção da Usina Nuclear Angra 3, a Nuclebras Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep) comemorou hoje (6) os 30 anos de operação da fábrica em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A Nuclep é uma empresa estatal, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e está num processo de recuperação de projetos.

De acordo com o presidente da Nuclep, Jaime Cardoso, a empresa vive o melhor momento e terá este ano o maior lucro de sua história, de aproximadamente R$ 500 milhões, graças à retomada de projetos nacionais após o período de estagnação que o setor enfrentou nos últimos anos.

Segundo ele, o programa nuclear brasileiro foi desativado na década de 80, por pressões internacionais e devido “à falta de um projeto de nação”. “Agora a Nuclep está sendo contratada pela Eletronuclear para fazer equipamentos importantes para a Usina Nuclear Angra 3, além de outras encomendas. Nós estamos com encomendas de cascos de submarinos, de equipamentos nucleares, encomendas da Petrobras”, destacou Cardoso. Leia mais »

Sem votos

Venda de armas à Líbia, um bumerangue para o Ocidente

Por Thalif Deen, da IPS

Leia mais »

Sem votos

Será que Darcy Ribeiro tem razão quando disse “falta nacionalismo na nossa esquerda”?

Energia renovável e soberania

A Petrobrás assumiu uma linha de compra de empresas de etanol para barrar a desnacionalização, visando tornar-se líder no ramo. É uma tentativa de correr atrás do tempo perdido pois, estipula-se, cerca de 40 por cento do etanol já foi desnacionalizado. O governo Lula buscou implementar mecanismos de contenção à desnacionalização fundiária, ainda longe da necessidade, e constituiu uma empresa estatal no setor, a Petrobrás Biocombustíveis, opção correta, muito embora sua ação ainda esteja dependente da soja, controlada por um cartel de multinacionais no Brasil. Mas, é um caminho no qual se deve avançar sem medo, pois há imenso apoio popular. O artigo é de Beto Almeida.

Sem votos

Reino Unido ensina a montar "kit enchente" para moradores em áreas de risco

 

Fernanda Calgaro 

Especial para o UOL Notícias

Em Londres

 

 

Uma em cada seis casas na Inglaterra e no País de Gales está em área de risco de enchente. Para prevenir e minimizar catástrofes, o governo dos dois países realizou um treinamento em conjunto que envolveu mais de 10 mil pessoas durante quatro dias nesta semana. O treinamento ensinou os moradores em área de risco a montar um “kit enchente”, que inclui até uma casinha portátil para o animal de estimação. Leia mais »

Sem votos

Fantasmas à solta

A crescente oferta de notícias e opinião desmente a tese de que a liberdade de imprensa corre riscos

O jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto é um paradoxo ambulante. Sua história poderia ser o perfeito exemplo para quem acredita haver, no Brasil atual, sérios riscos à liberdade de imprensa e de expressão. Criador do Jornal Pessoal, publicação quinzenal de 2 mil exemplares editada em Belém, Lúcio Flávio já foi fisicamente agredido, coleciona 33 processos judiciais, 19 deles propostos pela mesma família, e está proibido pela Justiça de citar nominalmente em sua publicação figuras públicas por ele investigadas. “É um claro movimento para sufocar a minha atividade. Gasto tempo e dinheiro nesses processos e cogitei fechar o jornal. Estou mais pobre do que há dez anos. Mantenho a operação por uma questão de honra”, afirma. Leia mais »

Sem votos

Agentes da Defesa Civil se reúnem para aperfeiçoar ações em casos de desastre

 

Brasília - Instrutores da Defesa Civil se reúnem esta semana para discutir melhorias nos cursos oferecidos aos agentes da Defesa Civil. A finalidade da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) é aperfeiçoar as ações do órgão em casos de desastre, como enchentes e deslizamentos.

De acordo com a diretora do Departamento de Minimização de Desastres, Daniela Lopes, foram feitas consultas com Coordenadores da Defesa Civil de todo o Brasil que apontaram onde poderiam melhorar e, de acordo com a realidade de cada estado, melhorar a interação entre as redes institucionais.

“Após definirmos os cursos teremos o Programa de Formação Continuada do Sistema Nacional de Defesa Civil para fazer o acompanhamento em cada estado do andamento dos cursos e dos resultados apresentados”, disse. Leia mais »

Sem votos

Renato Andrade, um dos maiores mestres da Viola Caipira instrumental.

Instituto Cultural Cravo Albin

Biografia Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Lilith - a primeira mulher de Adão, aquela defendia a igualdade.

Lilith (1892 E.C.), em gravura de John Collier

Lilith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lilith é referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai81:455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido

Na Bíblia

No primeiro capítulo do Gênesis versículo 27 está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".[1] É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith. Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Média: 4 (1 voto)

O Sudão do Sul é agora a mais jovem nação do mundo.

Sudão do Sul se torna o mais novo país do mundo  Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Artista desenha celebridades usando apenas sal de cozinha

Editora Globo

 Bashir Sultani filma todo o processo com o iPhone, acelera a imagem e posta no Youtube Leia mais »

Vídeos

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Sem votos

Fotos

TRANSNORDESTINA

Bacia Tietê-Paraná

Hidrovias no Brasil

Porto do Itaqui - São Luis - Maranhão

Terminal Portuário do Pecém - Ceará

Eclusas de Tucuruí

Eclusas de Tucuruí

Vídeos

Ministra do Meio Ambiente: "recursos hídricos são finitos"

O apresentador André Trigueiro (GloboNews) conversou com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre previsão de falta de água no Brasil até 2015. Ela ressaltou que os recursos hídricos são finitos, mas os investimentos já começaram a ser feitos na área. Os sistemas de abastecimento de água precisam ser renovados, para que se evite o desperdício. Veja no vídeo ao lado trechos da entrevista que não foram ao ar no Jornal das Dez.

No Dia Mundial da Água - soluções para problemas hídricos

22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Criado pela ONU durante a Eco92, todos os países celebram a data e buscam encontrar soluções para problemas relacionados aos recursos hídricos.

Mais de 50% das cidades brasileiras podem sofrer com falta d

Segundo estudo divulgado pelo governo, 55% dos municípios brasileiros poderão ter sérios problemas de abastecimemto de água até 2015. De acordo com a Agência Nacional de Água é preciso garantir investimentos que custarão R$ 22 bilhões.

Semente Seca

Exibido no Reporter Rio em 02/02/2011

Dados da dívida pública em 2010

A dívida pública federal atingiu, no ano passado, 1 trilhão 694 bilhões de reais. Um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Mesmo assim, o valor devido é menor do que havia sido previsto como gasto máximo pelo governo para 2010. É o que mostra o relatório divulgado pela secretaria do Tesouro Nacional.

Prêmio Equipe Sustentável.

O Governo Federal vai incentivar os órgãos públicos a comprar produtos que são fabricados sem agredir a natureza. Esse é um dos objetivos do primeiro Prêmio Equipe Sustentável. A idéia é identificar e valorizar iniciativas da administração pública com as chamadas licitações verdes, uma referência para outras instituições.

Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias

Foi publicada no Diário Oficial a portaria que institui o Programa Nacional de Fomento às Boas Práticas Agropecuárias. O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos agropecuários, garantir condições adequadas de trabalho nas propriedades rurais e preservar o meio ambiente.

Uma solução para reduzir custos

Ricardo Wargas, gerente da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae/RJ, fala sobre a importância dos investimentos em eficiência energética para micro e pequenas empresas.

Um parque para energias alternativas

Professor Valdo Marques fala sobre os resultados do trabalho feito pela Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf) na área de energia. Espaço, que testa soluções para eólica e solar, foi construído com materiais ecológicos

Belo Monte

Vídeo sobre a hidrelétrica de Belo Monte, que terá potência instalada de 11.233 MW e exercerá importante papel no fornecimento de energia para o país.

Complexo Tapajós

Integrante do PAC, o Complexo Hidrelétrico de Tapajós é um dos grandes empreendimentos de geração de energia da Eletrobras.

O que é uma usina plataforma

Conheça as usinas-plataforma, novo conceito de construção e operação de hidrelétricas que será adotado no Complexo Tapajós, no Pará. Vídeo produzido pela Eletrobras e pelo Núcleo Jovem da Editora Abril para um projeto em parceria com a revista Superinteressante. Mais informações em www.complexotapajos.com.br.

Como funciona uma usina hidrelétrica

Entenda como funciona uma usina hidrelétrica. Vídeo produzido pela Eletrobras e pelo Núcleo Jovem da Editora Abril para um projeto em parceria com a revista Superinteressante sobre as usinas-plataforma - um novo conceito em hidrelétricas. Mais informações em www.complexotapajos.com.br.

Usinas plataforma: solução brasileira para geração

Vídeo produzido pela Eletrobras explica o conceito que se pretente utilizar para explorar potencial hidrelétrico da região Amazônica, minimizando os impactos ambientais das futuras usinas

Dilma sanciona lei que trata do Sistema Nacional de Viação

Entrevista com Fabiana Todesco, Secretária de Aviação Civil, do Ministério da Defesa.

Documentos

Hidrovias no Brasil

 

Hidrovias no Brasil


Leia mais »

Hidrovias no Brasil

Áudio

Feitiço da Vila by Nilze Carvalho e Conj. Época de Ouro


2:43 minutos (2.5 MB)

Tags: 

chorinho

Pedacinho do céu by Roberto Barbosa


3:31 minutos (3.22 MB)

Tags: 

chorinho

Tags: 

Roberto Barbosa

Brasileirinho by Roberto Barbosa


2:03 minutos (1.88 MB)

Tags: 

chorinho

Espinha de Bacalhau by Orquestra Tabajara


3:12 minutos (2.93 MB)

Noites Cariocas by Nilze Carvalho e Conj. Época de Ouro


2:49 minutos (2.58 MB)

Tags: 

chorinho

Brejeiro by Robertinho e Regional


2:23 minutos (2.18 MB)

Tags: 

chorinho

Carinhoso by Robertinho e Regional


2:33 minutos (2.35 MB)

Tags: 

chorinho

Murmurando by Nilze Carvalho e Conj. Época de Ouro


3:15 minutos (2.97 MB)

Tags: 

chorinho

Lamento by Nilze Carvalho e Conj. Época de Ouro


3:29 minutos (3.2 MB)

Tags: 

chorinho

Doce de coco by Nilze Carvalho e Conj. Época de Ouro


4:04 minutos (3.73 MB)

Tags: 

chorinho

Delicado by Roberto Barbosa


2:34 minutos (2.36 MB)

Tags: 

chorinho

Odeon by Nilze Carvalho


2:41 minutos (2.46 MB)

Tags: 

chorinho

Ingênuo by Nilze Carvalho


3:21 minutos (3.08 MB)

Tags: 

chorinho

Encabulado by Toco Preto


2:01 minutos (1.85 MB)

Tags: 

chorinho

Etude for piano in D sharp minor, Op. 8/12, Alexander Scriabin de Vladimir Horowitz


2:27 minutos (2.25 MB)