Humberto Costa apresenta proposta de mobilidade urbana

Crescimento econômico, desenvolvimento social e mobilidade são conceitos que precisam estar articulados para que a urbanização de qualquer cidade ocorra de modo sustentável e para o bem das pessoas e do meio ambiente. Porém, se por um lado o crescimento econômico vivenciado no Brasil na última década trouxe bons frutos, por outro passou a exigir dos grandes municípios, em especial do Recife, mais atenção para superar novos desafios – principalmente quando se trata das possibilidades de locomoção menos poluentes e mais inteligentes.

 

Pensando nisto, o candidato do PT à Prefeitura do Recife, Humberto Costa, pretende trabalhar alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade, que prioriza o transporte coletivo, o pedestre e a bicicleta. Com foco na integração dos diversos meios de transporte urbano, Humberto vai ampliar a parceria com o Governo de Pernambuco para a realização dos corredores exclusivos de ônibus (Norte-Sul e Leste-Oeste), que darão mais rapidez à locomoção das pessoas, e investir em transportes coletivos mais confortáveis para os cidadãos, pensando na adequação desses serviços para os portadores de necessidades especiais.

 

O objetivo é melhorar a qualidade do sistema coletivo, para que o cidadão se sinta mais seguro para investir nestas opções em detrimento do carro. Esta preocupação baseia-se em pesquisa recente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) que afirma que cerca de 70% da população nas regiões metropolitanas se desloca a pé, de bicicleta ou de transporte público, enquanto os outros 30% utilizam carros, sendo, no entanto, estes os principais componentes dos crescentes congestionamentos do trânsito.

 

As ciclovias têm lugar de destaque no Plano de Mobilidade que o candidato vai implementar na cidade. Integrar as ciclovias de Boa Viagem, Piedade e da Avenida Brasília Formosa até a escultura de Brennand é um dos projetos iniciais para que estas vias possam efetivamente ser utilizadas como trajeto de longa distância dentro da cidade.

 

A proposta, neste caso, é implantar um sistema de travessia para o ciclista em embarcações para o Marco Zero e integrar as ciclovias da Zona Sul ao Centro. Finalmente, transformar a ciclofaixa do Centro – utilizada apenas para lazer nos fins de semana – em uma ciclovia permanente ligada à ciclovia da Avenida Norte, que deve ser requalificada. Essa proposta tem o objetivo de oferecer uma alternativa de trajeto para que o ciclista possa sair de Piedade até Casa Amarela.

 

Para garantir a segurança dos ciclistas, serão instaladas câmeras de monitoramento de alta definição pelas ciclovias da cidade. Além disso, novas ciclovias serão implantadas na Avenida Mascarenhas de Morais e, em parceria com o Governo do Estado, nas perimetrais.

 

Outra proposta é que a prefeitura assuma a responsabilidade pelas calçadas dos principais corredores de transporte e avenidas do Recife, ajudando na acessibilidade destas áreas.

Para tratar todas essas questões de forma organizada, Humberto pretende revisar o plano diretor da cidade. “Meu compromisso é regulamentar tudo o que já foi objeto de análise na revisão de 2008 e fazer um debate sobre o Plano Diretor, já que nós temos que pensar em termo de futuro o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou Humberto Costa.

 

Durante todo o processo de elaboração da nova política de mobilidade da cidade, a população será ouvida e poderá fiscalizar o andamento dos projetos por meio do chamado Gabinete Cidadão, que vai ouvir, usando os mais diversos meios eletrônicos, as demandas da população com relação à prefeitura.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador