Revista GGN

Assine
imagem de Marcelo Castro
Formação tecnico eletronica, tecnólogo, matemática

CONTEÚDOS DO USUÁRIO

Postagens

A febre facebook

Com base em modelos epidemiológicos, os engenheiros  John Cannarella e Joshua Spechler afirmaram que, assim como as doenças infecciosas, as ideias se disseminam atingem o ápice e morrem. Previram que até 2017 o Facebook perderia  80% dos seus usuários. Não é o que apontam os números neste início de 2015. Apenas no terceiro trimestre de 2014, o Facebook teve um aumento de 14% pelo mundo, chegando a um total de 1,35 bilhão de usuários. No Brasil a febre toma contornos mais dramáticos. Em 2013 eram 71 milhões de perfis criados, o segundo lugar em usuários no mundo, atrás apenas dos EUA (158 milhões). Introjetado em  35% da população brasileira, atinge 90% dos internautas. Leia mais »

Sem votos

ciência X religião: o debate com os farsantes

Dia destes  fui surpreendido por artigo de um notório divulgador cientifico a serviço das organizações Folha. No titulo de chamada o autor afirma que a ciência não é inimiga da religião, logo nos primeiros parágrafos afirma que ciência e religião são complementares e depois, utilizando sólidos conceitos da seleção natural de Darwin, desenvolve seu texto em completa desconexão com as afirmações iniciais, mas, de fato, sem apresentar conflitos entre ciência e religião.

Havia pelo menos 500 comentários  em harmoniosos confraternização e consenso, todos elogiando o texto “maravilhoso” do dito cujo, e o autor devolvendo pessoalmente os elogios recebidos. Apesar de tudo aquilo me cheirar muito mal, fiz um comentário educado, com vocabulário elevado, criticando duramente o texto. Fui censurado. Ficou claro que o autor só aceitava comentários favoráveis, uma atitude lamentável partindo de um divulgador de ciências. Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Fronteiras da filosofia

Autor: 

Meu último post, Ocaso da filosofia, gerou polêmica e inquirição cujos esclarecimentos não caberiam em comentários individualizados. Portanto, resolvi escrever este novo post que tentarei manter ao nível dos conceitos.

Embora tenha deixado indicado , houve uma "provocação" que gerou certa indignação . Afirmei que a filosofia nada mais tinha a oferecer. Mais adiante, em comentários, afirmei que os últimos conceitos filosóficos vigorosos datavam do século XIX. Fui indagado sobre o que seria um conceito filosófico vigoroso ?

o Übermensch nietzschiano ou O Capital de Karl Marx diria eu. Todos do século XIX. Nos dias atuais os conceitos vigorosos são cientificos : a teoria da relatividade, a mecânica quântica e a teoria da evolução de Darwin . São estes conceitos vigorosos os nossos filtros da realidade.

Leia mais »

Média: 3.1 (12 votos)

Ocaso da filosofia

Marcelo Castro

Me meti num debate com o blogueiro zegomes, aqui no Nassif, e penso que o tema merece um post explicativo mais detalhado.

O zegomes defende a aplicação da Filosofia como disciplina escolar, com testes no Enem e no Vestibular. A primeira vez que me vi diante desta questão foi a uns 15 anos atrás , se não me engano o ministro da educação era Paulo Renato no (des)governo de péssimas lembranças fhc. Na época eu era simpático a idéia. Mais jovem e ainda sujeito a utopias, via na filosofia os ideais de Bertrand Russell, para quem a filosofia não se reservam definições herméticas; pelo contrário, segundo Russell : "qualquer definição é questionável e já implica uma atitude filosófica. O único modo de se descobrir o que é filosofia é fazer filosofia" . Hoje vejo que a proposta de Russell não é simplesmente um projeto escolar.

Leia mais »

Média: 3.3 (6 votos)

NSA tenta quebra da criptografia

 da BBC


A NSA quer usar um computador quântico para quebrar criptografia usada para proteger comunicação online.


 A agência de segurança americana está construindo um computador quântico para quebrar a criptografia que mantém a segurança de mensagens, reportagem do WASHINGTON POST.


O projeto da NSA surgiu através de documentos passados para o jornal por Edward Snowden


 A agência de espionagem espera usar as qualidades especiais do computador quântico para aumentar a velocidade de quebra de códigos.


 A NSA acredita que o custo do projeto é de cerca de U$ 80 milhões, mas ainda tem que produzir a máquina.


 Se a NSA gerencia o desenvolvimento de um computador quântico funcional, este seria posto a serviço da quebra de criptografia de sistemas online de mensagens seguras oficiais de governos estrangeiros, sugerem os documentos.


 O computador quântico está sendo desenvolvido através de um programa de pesquisa chamado “Penetrating Hard Targets” (tradução livre: penetrando alvos duros) e acredita-se estar sendo conduzido em laboratório em Maryland.


   Poder de processamento Leia mais »

Média: 5 (1 voto)

Grafos sociais da NSA

NSA uses metadata 'to create sophisticated graphs' of US citizens’ social connections

Published time: September 28, 2013 16:56
Edited time: September 29, 2013 19:10

Reuters / Carlos Barria Leia mais »

Sem votos

Uma breve história da espionagem

Autor: 

 

Segundo a Wikipédia, engenharia social seria um conceito delimitado: “Engenharia social compreende a inaptidão dos indivíduos manterem-se atualizados com diversas questões pertinentes a tecnologia da informação além de não estarem conscientes do valor da informação que eles possuem e, portanto, não terem preocupação em proteger essa informação conscientemente.”.

Associada a capacidade de espionagem em larga escala, a engenharia social toma contornos pertubadores.

Há um conjunto de caracteristicas que nos define enquanto cidadãos e consumidores. Nossas inclinações politicas, psicológicas, artisticas, intelectuais, hábitos de consumo. A supremacia do dominio, concatenação e precisão destes dados podem levar a eficientes politicas públicas pelos governos, oferecer enormes vantagens competitivas no mercado e poder militar. Leia mais »

Média: 3.5 (2 votos)

Genoma : a guerra científica e a batalha ideológica

Autor: 

 

O final da década de 90 foi o cenário de uma simbólica batalha, prenúncio da grande crise dos mercados de 2008, e que curiosamente não se tornou sequer roteiro de um bom livro. Os ingredientes da trama não são de fácil costura: ciência, mercados, ética, religião e a aflorada ideologia neoliberal dos anos 90.

A saga do completo mapeamento do genoma humano teve inicio em 1990. Um longo e exaustivo trabalho de montagem de um quebra cabeça de 3 bilhões de peças, correspondentes ao total de pares de cromossomos humanos. Num trabalho inicialmente previsto para duração de 15 anos, envolvendo 5000 cientistas e institutos de todo o mundo, liderados pelo governo norte-americano. O custo previsto para o projeto foi de U$ 50 Bilhões e inicialmente teve como diretor James Watson, laureado com prêmio Nobel pela descoberta, juntamente com Francis Crick, da dupla hélice do DNA. Logo depois, o bastão do projeto genoma humano passaria para Francis Collins.

Collins sempre foi um cientista respeitado e também controverso pela rara característica entre seus pares de professar sua fé religiosa. Autor do livro "A linguagem de Deus”, é um homem de espirito público, sempre defendeu que os dados obtidos pelo projeto sejam de domínio público.

Leia mais »

Média: 3.8 (9 votos)

Chips espiões

Autor: 

Chips produzidos para enviar dados a um espião oculto. Uma realidade que mesmo os EUA  estão sujeitos.'Porta dos Fundos' da NSA Pode Ainda Ser um "Problema do Inferno"

A revelação de que a NSA têm comprometido hardware por motivos de vigilância destaca a vulnerabilidade de sistemas de computador a tais ataques.

  •  


Em 2011, o general Michael Hayden, que anteriormente já foi diretor tanto da Agência de Segurança Nacional quanto da Agência Central de Inteligência, descreveu a ideia de hardware com "portas dos fundos" ocultas plantadas por inimigos como "o problema do inferno." Este mês, reportagens com base em documentos vazados dizem que a própria NSA usou essa tática, trabalhando com empresas norte-americanas para inserir portas dos fundos secretas em chips e outros materiais para ajudar em seus esforços de vigilância. Leia mais »

Média: 2 (1 voto)

A memória é moldavel

Autor: 

A Memória é Inerentemente Falível e Isso é Uma Coisa Boa

Neurocientista Daniela Schiller diz que toda vez que você puxa algo da memória ela muda e isso pode ser uma coisa útil.

Susan Young


Audio »
Print

small text
medium text
large text

--> Leia mais »

Sem votos

os novos gurus

Autor: 

  •  
  •  
  •  
  •  
  • Sob o titulo "Estatais estragam charme das economias emergentes" o guru neoliberal da nova era faz a cabeça de grandes medalhões da nossa valorosa mídia, correm ideias de Ruchir Sharma copiadas sem qualquer critério pela grande mídia. O artigo é de junho do The Wall Street Journal e ao meu ver tras erros crassos de avaliação e falácias incriveis. Vale saber como pensa a ultima safra de neoliberais
  •  
  •  
  • RUCHIR SHARMA

Enlarge Image Leia mais »

Fotos

Sem colaborações até o momento.

Vídeos

Sem colaborações até o momento.

Documentos

Sem colaborações até o momento.

Áudio

Sem colaborações até o momento.