A autonomia do Banco Central

A independência do Banco Central é um tema que voltou com força no debate político depois que os candidatos à presidência Marina Silva, do PSB, e Aécio Neves, do PSDB, apresentaram em seus planos de governo propostas para mudar a relação formal entre o Banco Central e o Governo Federal.

Atualmente, a instituição financeira é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Seu presidente é indicado pela Presidência da República e depois de passar em uma sabatina no Senado o nome é aprovado.

O Banco Central tem um papel fundamental na condução da política econômica do país e para garantir a estabilidade da moeda.

Para discutir a missão do Banco Central e sua maior ou menor independência, o jornalista Luis Nassif recebeu no programa Brasilianas.org o ex-economista chefe da Federação Brasileira dos Bancos, Roberto Troster; o pesquisador e diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da UNICAMP, André Biancareli; e o professor do Ibmec e conselheiro do Sindicato do Banco Central no Distrito Federal, José Ricardo da Costa e Silva.

https://www.youtube.com/watch?v=Xy8Qqhh1Wqg

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador