Bob Marley e o dia nacional do reggae

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Bob Marley (Robert Nesta Marley)
(Nine Mile, 06 de fevereiro de 1945 – Miami, 11 de maio de 1981)

11 de maio é o Dia Nacional do Reggae, a lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012. De acordo com a lei, a data servirá para homenagear ‘o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley’. A data escolhida é o dia da sua morte.

Bob Marley foi um homem extraordinário. Muito tempo depois de sua morte, suas músicas continuam a inspirar e motivar mudanças. Ele era um rastafari e tinha uma forte crença de que a paz e o amor podem fazer do mundo um lugar melhor. E fiel a isso, Bob Marley usou suas letras como uma espada para lutar contra as injustiças. Existem muitos mitos, inverdades e meias verdades sobre Bob Marley. Seu pai era de uma família branca rica e sua mãe era uma mulher negra pobre que tinha 19 anos quando ele nasceu. Aparentemente, Bob Marley nunca conheceu seu pai biológico, e sua mãe o deixou ainda jovem para ir para a América.

O objetivo de Bob na vida era fazer música e começou com dezesseis anos quando deixou a escola, sua educação veio das ruas. Foi neste cenário que ele recebeu inspiração para suas composições. Bob Marley morreu de câncer em 11 de maio de 1981. Ele tinha apenas 36 anos, e estava no auge de sua popularidade. Onze dias depois, seu corpo foi levado para sua Jamaica natal, onde lhe foi dado um enterro de tal magnitude como nunca tinha sido visto antes na ilha. Seus irmãos rastafaris acreditam que Marley não nasceu e, portanto, nunca morreu. Eles acreditam que ele era um profeta. Bob Marley tornou-se uma celebridade de renome mundial no início de sua carreira, mas seus milhões não o mudaram, ao invés disso ele se manteve intransigente e fiel ao seu propósito.

O documentário ‘Bob Marley – Freedom Road, The Tracks Of The Journey’ feito em 2007, traz imagens exclusivas e entrevistas sobre sua vida com sua música como trilha sonora. É um documentário impressionante sobre a vida, amor e realizações musicais do maior representante do reggae.

http://www.youtube.com/watch?v=7iB7yJMeomk align:center

Bob Marley e a agonia de seus últimos dias
(Fonte: Documentário Time Will Tell)

Em julho de 1977, Marley percebeu uma ferida no dedão do pé direito, que pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu enquanto ele jogava bola. Somente então foi diagnosticado corretamente. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, um melanoma maligno que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris. Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do público.

Entretanto, o câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê em 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels. A primeira medida de Dr Issels foi raspar os dreadlocks de Marley. O tratamento, segundo amigos de Bob que o viram de perto, parecia mais com várias e incansáveis sessões de tortura. Dr. Issels enfiava agulhas gigantescas em pontos especialmente sensíveis do corpo do cantor, sem nenhuma aparente utilidade, e o deixava sofrendo durante horas, saindo calmamente da sala. Deixava-o sem comer durante dias. Nenhuma explicação era dada.

Na época em que Marley morreu, seu corpo estava tão fraco que qualquer chance de cura que poderia ter existido antes estava fora de cogitação. Mais tarde foi descoberto que o Dr. Issels era na verdade um médico nazista, pupilo do famigerado Dr. Joseph Menguele, O Anjo da Morte. O cantor desejava passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da religião Ortodoxa da Etiópia e do Rastafari. 

Apesar de ter sido formada 11 anos antes, a banda Bob Marley & The Wailers só conquistou o sucesso em 1973. Com letras militantes e hits imediatos, o álbum ‘Catch A Fire’ colocou o reggae na história da música mundial e Marley como seu maior representante. Sua capa controversa, com Bob Marley fumando um enorme cigarro de maconha, tornou-se ícone.

http://www.youtube.com/watch?v=tnLC3yWJhHI

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador