Nunca mais houve uma mulher como Rita Hayworth

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Rita Hayworth (Margarita Carmen Cansino)
(New York, 17 de outubro de 1918 – New York, 14 de maio de 1987)

Uma das atrizes mais sensuais da história de Hollywood Rita Hayworth morreu no dia 14 de maio de 1987. Durante vários anos na década de 1970, ela havia sido diagnosticada como alcoólatra. Em 1976, no aeroporto de Londres, Hayworth foi retirada de um voo no qual ela teve uma explosão de raiva, enquanto viaja com seu agente. O incidente atraiu muita publicidade negativa; uma fotografia perturbadora foi publicada nos jornais mostrando-a descabelada, triste, perdida, doente e quase irreconhecível. Ela tinha ataques de fúria que confundiam a família, os amigos e colegas, e todos pensavam que fosse demência alcoólica, até mesmo os médicos não foram capazes de reconhecer imediatamente o mal de Alzheimer. Na década de 1980, Rita já se encontrava com a saúde bastante debilitada, ainda mais com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, a tal ponto que um juiz de Los Angeles decidiu que ela era incapaz de cuidar de si mesma, e foi colocada sob os cuidados de sua filha Yasmin Khan até sua morte aos 68 anos.

Rita Hayworth alcançou a fama na década de 1940, não só como uma das principais estrelas da época, mas também como o maior símbolo sexual, principalmente como Gilda. Ela apareceu em 61 filmes e é listada como uma das maiores atrizes de todos os tempos. Filha de um dançarino de flamenco que queria que ela fosse uma dançarina e uma irlandesa que a queria como atriz, foi seu avô, dono de uma mundialmente famosa escola de dança em Madrid quem a ensinou dançar. E Margarita Carmen Cansino deixou de ser uma simples dançarina de Tijuana, no México, para se transformar em mito como Rita Hayworth.

O filme ‘Gilda’ dirigido por Charles Vidor em 1946 contém o mais famoso papel e desempenho máximo da bela, sedutora e provocante Rita Hayworth, com seu erotismo elegante e sofisticado. Com esse papel imortal, o diretor Charles Vidor ajudou-a a alcançar a apoteose como a deusa de Hollywood. E nunca mais houve uma mulher como Gilda! A cena mais famosa de Hayworth é o striptease sedutor, quando ela remove apenas as longas luvas de cetim preto de seus braços. E depois de Gilda, a vida de Rita Hayworth ficou para sempre afetada por esse papel, uma vez que ela teria dito: Todo homem que eu conheci se deitava com Gilda e acordava comigo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=SJO5PjXnkU0

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador