Pier Paolo Pasolini, o cineasta solitário

Por Tamára Baranov – Rio Claro/SP

Em 02 de novembro de 1975, o cineasta e escritor graduado em literatura pela Universidade de Bologna, Pier Paolo Pasolini, foi espancado até a morte. Encontrado em um terreno baldio, até hoje o crime continua cercado de mistério. Um adolescente de 17 anos foi preso e confessou o assassinato, depois de ter cumprido pena declarou não ter sido ele o assassino de Pasolini. Não foi descartada também a hipótese de crime político. Homossexual assumido, ateu, comunista e fascinado pela marginalidade, o diretor também foi escritor, poeta e um intenso participante dos debates intelectuais da época. Um artista solitário, de porte atlético e que usava óculos com lentes muito grossas, antes de cineasta foi professor, poeta e novelista. Membro do Partido Comunista Italiano, foi expulso acusado de corrupção de menores.

Pasolini gerou amor e ódio. Seus filmes criticam os italianos abastados e o governo italiano, na época fortemente ligado à igreja católica, que promovia a alienação e hábitos conservadores. Em 1956, com Fellini escreveu ‘As noites de Cabiria’. ‘O Evangelho Segundo São Mateus’, ‘Mamma Roma’, ‘Teorema’, ‘Desajuste Social’, ‘Édipo Rei’ e ‘Gaviões e Passarinhos’ são considerados os seus melhores filmes. ‘Saló’ ou ‘Os 120 dias de Sodoma’ é uma crítica ao fascismo, e mistura elementos no estilo Marquês de Sade.

Censurado na Itália por obscenidade, ‘Mamma Roma’, de 1962, com a atriz Anna Magnani, é o segundo filme de Pasolini e segue princípios do neorrealismo. Apresenta uma visão crítica e pessimista da sociedade e cenas que flertam com o sagrado e o profano.

‘I Raconti di Canterbury’ (Contos de Canterbury) filme de 1972, recebeu o Urso de Ouro do Festival de Berlim em 1973, é baseado nos contos eróticos de Geoffrey Chaucer. Com trilha sonora de Ennio Morricone, Pasolini celebrou o sexo de maneira bem humorada, numa atmosfera ao mesmo tempo mágica e rústica.

 

http://www.youtube.com/watch?v=9VRyFxF1PjM
http://www.youtube.com/watch?v=DtX7hmZ6tXE

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador