As pesquisas chinesas sobre a cloroquina

As discussões sobre a cloroquina e outras formas de combate ao coronavirus são eminentemente técnicas.

Por isso solicito a ajuda dos leitores especialistas para explicarem as conclusões da pesquisa anexada no fim do post, produzida pela Universidade de Sichuan e pela Yibin University.

Sichuan é uma universidade pública de pesquisa localizada em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China (https://tinyurl.com/ubsj8s2).

Aqui, o resumo usando o Google Tradutor.

Resumo

A nova pneumonia por coronavírus (COVID-19) é uma infecção respiratória aguda infecciosa causada pelo novo coronavírus.  O vírus é um vírus de RNA de fita positiva com alta homologia para combater coronavírus.

Neste estudo, análise de domínio conservado, modelagem de homologia e encaixe molecular foram usados para comparar os papéis biológicos de certas proteínas do novo coronavírus.

Os resultados mostraram que a ORF8 e a glicoproteína de superfície podiam se ligar à porfirina, respectivamente. Ao mesmo tempo, as proteínas orf1ab, ORF10 e ORF3a podem coordenar o ataque do heme na cadeia 1-beta da hemoglobina para dissociar o ferro para formar a porfirina. O ataque causará cada vez menos hemoglobina que pode transportar oxigênio e dióxido de carbono. As células pulmonares têm envenenamento extremamente intenso e inflamatória devido à incapacidade de trocar dióxido de carbono e oxigênio com frequência, o que resulta em imagens de pulmão semelhantes a vidro fosco. O mecanismo também interferiu com o anabolizante heme normal. caminho do corpo humano, é esperado que resulte em doenças humanas.

Na análise desses achados, a cloroquina poderia impedir que orf1ab, ORF3a e ORF10 atacassem o heme para formar a porfirina e inibir a ligação de ORF8 e glicoproteínas de superfície a porfirinas a um em certa medida, aliviar efetivamente os sintomas de desconforto respiratório. O favipiravir pode inibir a a proteína do envelope e a proteína ORF7a se ligam à porfirina, impedem que o vírus entre nas células hospedeiras e pegando porfirinas livres. Como o novo coronavírus é dependente de porfirinas, ele pode originar de um vírus antigo. Portanto, essa pesquisa é de alto valor para os experimentos biológicos contemporâneos, prevenção de doenças e tratamento clínico

Não existem medicamentos e vacinas particularmente eficazes para controlar a doença contra novos coronavírus. No entanto, existem vários medicamentos antigos encontrados nos tratamentos clínicos mais recentes, que pode inibir algumas funções do vírus, por exemplo, o fosfato de cloroquina tem um efeito definitivo na pneumonia pelo novo coronavírus

O fosfato de cloroquina é um medicamento antimalárico que tem sido utilizado clinicamente por mais de 70 anos. As experiências mostram que os eritrócitos infectados pela malária podem causar grande quantidade de cloroquina a acumular-se. O medicamento leva à perda da enzima hemoglobina e morte do parasita devido a aminoácidos insuficientes no crescimento e desenvolvimento do parasita. O efeito terapêutico do fosfato de cloroquina na nova pneumonia por coronavírus sugere que novas a pneumonia por coronavírus pode estar intimamente relacionada ao metabolismo anormal da hemoglobina em humanos.

Enquanto isso, um detalhe que podemos notar é que a cloroquina também é um medicamento comumente usado no tratamento porfiria.

Portanto, acredita-se que a combinação de proteínas virais e porfirinas causará uma série de  reações patológicas, como diminuição da hemoglobina. Devido à severa epidemia, e ao condições existentes, com métodos limitados de teste experimental para as funções das proteínas, é de grande significado científico para analisar a função das proteínas do novo coronavírus por bioinformática.

covid19-202000328-EN-1
Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif. Este trabalho foi desenvolvido através de simulações computacionais para modelagem molecular. Contudo, acaba de sair um artigo da Univ. de Cambridge contestando e apontando muitos erros de análise neste trabalho. Há também o que os pesquisadores de Cambridge chamam de erro catastrófico na metodologia empregada por este grupo chinês. As conclusões baseadas neste trabalho não são confiáveis. Confira o artigo dos ingleses:
    https://chemrxiv.org/articles/Flawed_methods_in_COVID-19_Attacks_the_1-Beta_Chain_of_Hemoglobin_and_Captures_the_Porphyrin_to_Inhibit_Human_Heme_Metabolism_/12120912

    Saudações

  2. Nassif, é um estudo bem especulativo e pouco confiável. As tecnicas usadas (modelagem por homologia e docking) tem baixa acuracidade e precisam de validação experimental. As análises e conclusões parecem exageradas e até absurdas/erradas. Aonde vc conseguiu o PDF?!

  3. Nassif, tenho alguma experiência com bioinformática (experiências em um lab de biologia molecular e um doutorado na USP, não terimando). Recebi esse artigo ainda na semana passada.
    Aparentemente, os autores descobriram o possível (eles mesmos definem o trabalho como teórico e não confirmado) mecanismo de atuação da cloroquina: inibiria a ligação do vírus, a partir de algumas das proteínas que o compõem, à hemoglobina.
    Em resumo, com quantidade “suficiente” de cloroquina no sangue, seria possível diminuir (lembro que estamos falando em teoria, ainda) um efeito colateral importante da infecção, a indisponibilidade da hemoglobina em transportar O2 no sangue, pois a hemoglobina que se liga ao vírus é “desativada” para fins de trocas gasosas.
    É um trabalho puramente teórico, mas interessante. Não sei quanto ao estado-da-arte da proteômica nos dias de hoje, mas 20 anos atrás, seria um modelo para defender a bioinformática.
    Do ponto de vista prático, não ajuda muito a definir a situação da cloroquina, se heroína ou vilã. É necessário o respaldo de testes clínicos randomizados, sob estritas regras estatísticas e médicas. Também não melhora a situação dos efeitos colaterais da cloroquina, pois um remédio para vírus não pode matar o paciente do coração.
    Mas, se verdadeiro, pode ajudar a abrir uma nova (seria nova mesmo?) fronteira no tratamento, a de diminuição dos efeitos trágicos no pulmão, causados pelo vírus

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador