Coronavírus: China começa a afrouxar restrição em Wuhan

Regras na província de Hubei serão afrouxadas a partir de quarta-feira, mas Wuhan - marco zero da pandemia - terá seu bloqueio suspenso em 08 de abril

A cidade de Wuhan, na China, foi o epicentro da pandemia de coronavírus. Foto: Reprodução/Agência Brasil

Jornal GGN – A cidade chinesa de Wuhan, marco zero da pandemia de coronavírus, terá seu bloqueio oficialmente suspenso no dia 08 de abril, o que deve ser um marco significativo em sua batalha contra a doença.

O anúncio ocorre dois meses depois de a cidade ter sido isolada, em uma tentativa de conter o avanço do vírus. As autoridades anunciaram que medidas semelhantes serão adotadas em outras cidades da província de Hubei, onde Wuhan é a capital.

Segundo informações da emissora CNN, o afrouxamento da restrição ocorre após uma considerável redução no volume de novas infecções em Hubei, a ponto de não se registrar nenhum novo caso de Covid-19 por cinco dias consecutivos. Na última terça-feira, houve o registro de um novo caso de Wuhan, por parte de um médico do Hospital Geral de Hubei.

A cidade foi a percursora das medidas que mais tarde seriam adotadas mundo afora. Com 11 milhões de habitantes, a cidade foi colocada em confinamento pelo Estado em 23 de janeiro: todos os voos, trens e ônibus foram cancelados, e as rodovias fechadas. Outras cidades adotaram protocolo semelhante.

Segundo o governo da província de Hubei, a partir de quarta-feira as pessoas da província (exceto da cidade de Wuhan) poderão deixar a região se tiverem um código QR verde em seus celulares – o governo ordenou aos seus residentes que obtenham o código QR baseado em cores (vermelho, amarelo e verde) e atua como um indicador do estado de saúde das pessoas.

Quem receber o código verde é considerado saudável e seguro para viajar, enquanto aqueles que foram diagnosticados como casos confirmados, suspeitos ou assintomáticos receberão a cor vermelha.

A redução das restrições será estendida a Wuhan em 08 de abril, e os residentes com um código QR verde poderão deixar a cidade e a província. Os negócios em Wuhan também retomarão gradualmente as operações, com base na avaliação de riscos, enquanto as datas de reabertura para escolas e universidades ainda precisam ser determinadas.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador