Coronavírus: EUA e Reino Unidos lideram ação contra união de países por patentes de medicamentos

Ministros e autoridades de todos os países se reunirão hoje para a assembleia mundial anual da saúde, que tem como mote os esforços para impedir que países ricos monopolizem medicamentos e futuras vacinas contra o coronavírus.

Agência Brasil

Jornal GGN – Estados Unidos e Reino Unidos, países ricos, querem impedir a ação global de países por patentes para medicamentos contra a Covid-19 capitaneada pela Organização Mundial da Saúde. Ministros e autoridades de todos os países se reunirão hoje para a assembleia mundial anual da saúde, que tem como mote os esforços para impedir que países ricos monopolizem medicamentos e futuras vacinas contra o coronavírus.

Alguns países estão comprando drogas consideradas úteis contra o coronavírus, causando assim escassez global, e o governo Trump vem negociando com empresas de vacinas o fornecimento para a América primeiro. Especialistas em saúde pública e ativistas acreditam que é vital a união de todos para acabar com a pandemia.

Enquanto há o embate entre EUA e China, a União Europeia assumiu a liderança. Os líderes da Itália, França, Alemanha e Noruega, bem como a comissão e o conselho europeus, pediram no início do mês que quaisquer ferramentas inovadoras, terapêuticas ou vacinas, sejam compartilhadas de forma igual e justa.

“Se pudermos desenvolver uma vacina que é produzida pelo mundo, para todo o mundo, este será um bem público global único do século 21”, afirmaram eles em comunicado.

A única resolução antes da assembleia deste ano é uma proposta da UE para um pool voluntário de patentes. As empresas de medicamentos e vacinas estariam sob pressão para abrir mão do monopólio que as patentes lhes permitem em suas invenções, o que significa que podem cobrar preços altos, para que todos os países possam fabricar ou comprar versões acessíveis.

Com informações do The Guardian.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trump e Boris?

    Tudo bem que OMS, Bil Gates …

    mas DONALD TRUMP PREOCUPADO COM A EXCLUSIVIDADE, EXCLUSÃO DE PAÍSES POBRES????

    Deep state pensando globalmente, coletivamente…

    Qual que é?

    Contem outra…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador