Coronavírus: OMS volta a ressaltar importância de lockdown e testes

Medidas são necessárias para combater propagação do vírus; resposta é recado a Bolsonaro, que distorceu fala de diretor-geral

A OMS, liderada por Tedros Adhanom Ghebreyesus (esq.), rebateu declarações de Jair Bolsonaro

Jornal GGN – A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou a rebater o presidente Jair Bolsonaro, que distorceu as orientações da entidade para fazer a população voltar às ruas em meio à pandemia do coronavírus.

Em entrevista realizada nesta quarta-feira, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, foi questionado por um jornalista sobre o pronunciamento de Bolsonaro, e passou a palavra a Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências sanitárias da entidade.

Ryan foi sucinto: “Além das medidas de lockdown, precisamos de estratégias abrangentes baseadas em vigilância, em intervenção de saúde pública, detecção de casos, testagem, isolamento, quarentena, e fortalecer nossos sistemas de saúde para absorver o golpe”. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, Ryan ressaltou que a mensagem não era direcionada apenas ao Brasil, mas a todos os países.

Bolsonaro distorceu o pronunciamento de Tedros Adhanom, afirmando que o representante da OMS defendeu que os trabalhadores informais continuassem circulando, o que não é verdade – Adhanom afirmou que, ao se elaborar políticas que restringem a circulação das pessoas, é preciso considerar os profissionais que precisam ganhar o pão de cada dia.

O presidente também citou o diretor da OMS em pronunciamento em rede nacional feito nesta terça-feira, desta vez para sustentar a tese que compara o salvamento de vidas com o de empregos. E mais uma vez, não disse que Tedros defende o isolamento e as restrições de mobilidade para conter o coronavírus.

Leia Também
Diretor da OMS rebate Bolsonaro após ter discurso manipulado pelo presidente
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador