Coronavírus: Quais são as restrições impostas ao povo italiano

As medidas do novo decreto preveem o que pode ou não ser feito, de compras a viagens, de passeios ou saúde.

Jornal GGN – O premier italiano Giuseppe Conte estendeu a todas as regiões da Itália, a partir de hoje, 10, até 3 de abril, as medidas já ativas na Lombardia e em outras 14 províncias, relacionadas à emergência do coronavírus. As medidas do novo decreto preveem o que pode ou não ser feito, de compras a viagens, de passeios ou saúde.

A Itália, a partir do decreto, é definida como uma ‘zona de segurança’ até o dia 3 de abril de 2020 para tentar conter o vírus que já atinge 9.172 pessoas e com 463 mortes. Não se pode sair de casa a não ser em determinadas situações. O decreto fala explicitamente de proibição de movimento, exceto por ‘razões comprovadas de trabalho’ ou ‘sérias necessidades familiares ou de saúde’. Em qualquer situação em que se possa sair, o decreto exige que se mantenha um metro de distância de outras pessoas.

O cidadão pode sair para trabalhar, bastando fazer a autocertificação. Para isso basta provar que a empresa não funciona sem você, que é preciso estar fisicamente nela.

Podem, ainda, se locomover para buscar filhos (em casos de guarda compartilhada) ou ainda atender parente idoso, desde que tomadas as medidas anti-contágio. Caso os idosos estejam bem, as restrições poderão valer. O caso é provar a necessidade.

É possível se mudar, desde que dentro dos motivos indicados no decreto e seguindo as instruções ali contidas. Pode-se, ainda, ir para outro município em caso de necessidade, mas levando a autocertificação ou se explicando para a polícia.

Namoro a distância, continuará distante, até o fim do período indicado. Mas o cidadão poderá ir ao médico, fazer exames e outros testes diagnósticos e verificações. No entanto, alerta para o risco que se corre em salas de emergência, nesse caso é melhor ligar para os números de emergência. Outro ponto de alerta é que, caso esteja com febre, não deve sair de casa, conforme determina o decreto.

É permitido sair para comprar comida pois as lojas estão abertas. Qualquer compra é permitida, mas é preciso observar a segurança da distância de pelo menos um metro de qualquer pessoa.

Esportes individuais não estão proibidos, desde que minimizem os contatos sociais. Conforme diz o premier explicitamente, ‘o significado de todo o decreto está resumido na frase: eu fico em casa’.

Com informações do Corriere Della Sera

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador