Coronavírus: Secretário-geral da ONU solta nota em apoio à atuação da OMS após críticas

Donald Trump havia dito no Twitter que a OMS ‘realmente estragou tudo’, acrescentando que a organização foi ‘por algum motivo, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrada na China’.

Jornal GGN – O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, soltou nota em apoio à Organização Mundial de Saúde, após esta ter sido atacada por críticos, incluindo o presidente dos Estados Unidos, que alegou que medidas estavam em choque com a China.

Guterres se pronunciou depois que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez uma defesa do trabalho da OMS e de si mesmo, em resposta a jornalistas durante coletiva de imprensa. Donald Trump havia dito no Twitter que a OMS ‘realmente estragou tudo’, acrescentando que a organização foi ‘por algum motivo, financiada em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrada na China’.

Respondendo ao certame em declaração pública, Gueterres elogiou a ‘coragem e determinação’ da equipe da OMS e acrescentou:

“É minha convicção que a Organização Mundial da Saúde deve ser apoiada, pois é absolutamente crítico para os esforços do mundo para vencer a guerra contra o Covid-19.

Este vírus é sem precedentes em nossa vida e requer uma resposta sem precedentes. Obviamente, nessas condições, é possível que os mesmos fatos tenham tido leituras diferentes por entidades diferentes. Depois que finalmente virarmos a página desta epidemia, é preciso um tempo para olharmos para trás, para entendermos como essa doença surgiu e espalhou sua devastação tão rapidamente em todo o mundo, e como todos os envolvidos reagiram à crise. As lições aprendidas serão essenciais para enfrentar efetivamente desafios semelhantes, pois eles podem surgir no futuro.

Mas agora não é a hora. Agora é a hora da unidade, para a comunidade internacional trabalhar em conjunto, em solidariedade, para impedir esse vírus e suas consequências devastadoras.”

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador